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Como escolher um tema rentável para um novo website ou blog? - Parte I Posted: 11 Feb 2009 04:23 AM PST Uma das coisas mais complicadas do Make Money Online dos dias de hoje, é seguramente saber qual o tipo de assunto/área a escolher para um novo projecto. Muitas vezes quando nos iniciamos num novo projecto não sabemos bem para que lado remar. Já me aconteceu repetidamente, chegar a esse ponto, em que a única certeza que tinha, é que queria ganhar dinheiro. Decidir qual o tipo de website ou blog a fazer a seguir, é seguramente uma proposta complicada e um grande calcanhar de aquiles para muitos webmasters, que mais tarde, ou mais cedo, acabam por colocar o pé na argola, e dedicarem-se a algo que posteriormente se apresenta sem grande futuro. Antes de decidir qual o tópico do seu próximo website ou blog, é importante perceber pequenos conceitos como por exemplo, as diferentes formas de ganhar dinheiro online. Existem várias vias para ganhar dinheiro com um website ou blog, pelo que é extremamente importante conhecer as possibilidades, antes de avançar com as ideias. Existem vários tipos de formas de rentabilização, mas as 3 que gosto mais são:
Outrora as lojas de comércio electrónico foram consideradas uma excelente oportunidade de negócio na internet, mas hoje significariam a venda de produtos, preenchimento de formulários, envio de encomendas, processamento de facturas e pagamentos, etc. Isto, é no mínimo, a última coisa que você desejaria para si enquanto webmaster online…. Uma das vantagens dos 3 modelos que blogs que apresentei em cima, é que qualquer um deles é passível de ser rentabilizado quando você não está presente. Sempre que um novo visitante vai ao seu blog, existe uma pequena probabilidade de esse visitante se converter em dinheiro, seja através de Adsense, programas de afiliação, ou outras formas de rentabilização. Isso significa também, que você poderá estar a dormir, ao mesmo tempo que o seu blog vai sendo rentabilizado automaticamente. COMO ESCOLHER O ASSUNTO DO SEU NOVO BLOG Para descobrir se você consegue ganhar dinheiro com um determinado tópico ou assunto, é importante fazer uma investigação acerca desse mesmo tópico/assunto. Uma das ferramentas que mais utilizo para esse tipo de investigação, é a Google Keywords Tool. Esta poderosa ferramenta, tem a particularidade de não só apresentar quais as palavras-chave mais procuradas no Google, como também revelar se os anúnciantes estão dispostos a pagar pelo tráfego dessas mesmas palavras. O primeiro exercício a executar, começa por escrever as diversas palavras-chave que estão associadas ao tema/assunto que deseja. Se por exemplo eu quisesse iniciar neste momento um blog de análise a telemóveis, provavelmente iria sugerir alguns dos seguintes termos:
Este exercício não tem de ser muito complicado de executar. Basicamente é realizar o brainstorming de todo o tipo de palavras-chave que se possam encaixar na temática do blog. Não interessa se alguém procura por essas palavras, ou não, uma vez que é essa resposta que o software nos irá dar…. Ao analisar uma pesquisa deste tipo, somos brindados com um gráfico do nível de concorrência em anúncios, do volume de pesquisa mensal, entre outros factores mais minuciosos que poderão ajudá-lo a decidir convenientemente qual o melhor tema para o seu próximo mini-site. Esta exploração mais pormenorizada é extremanente interessante e permite-lhe ter uma noção real de quanto dinheiro será possível facturar por clique, só com publicidade contextual Google Adsense. Num exemplo presente nesta tabela, você sabe que o CPC médio estimado para palavra-chave ‘iPhone’ é de 1,07EUR, o que significa que o Google recebe em média 1,07EUR por clique na palavra referida. Isso também significa que se o seu blog falar sobre o iPhone, existe uma boa probabilidade de você receber uma fatia interessante desses 1,07EUR, promovendo os anúncios da Google. Quanto mais rentável for a palavra, maior será a probabilidade de facturar dinheiro a sério. Uma das coisas mais interessantes desta ferramenta, é que ela oferece-nos livremente, uma série de sinónimos para as palavras-chave que introduzimos no sistema, o que nos ajuda imenso a encontrar outro tipo de pesquisas igualmente rentáveis. VAMOS REALIZAR UM EXERCÍCIO A primeira coisa a fazer, é um brainstorming de palavras-chave potenciais para o seu novo blog/website. Quando utilizo esta ferramenta para a construção de mini-sites, procuro sempre áreas de negócio com CPC’s superiores a 0,70EUR ou mesmo 1,00EUR. É importante perceber que se uma determinada palavra-chave tem um CPC médio de $5 por exemplo, se você receber apenas 10 cliques por dia, essa pode muito bem ser a sua galinha dos ovos de ouro. Em mini-sites e blogs informativos, não interessa receber muito tráfego. Interessa converter devidamente aquele que se recebe. Procure neste momento concentrar-se no brainstorming de palavras-chave, e na filtração dessas mesmas palavras na ferramenta da Google. Procure palavras singulares, que recebam pelo menos 1500 a 3000 pesquisas por dia, com CPC’s médios elevados. Depois faça uma lista dessas palavras, organize-a num ficheiro de Excel e aguarde pela segunda parte deste artigo!
Bons exercícios! Até Já!
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