sexta-feira, 24 de julho de 2009

Fique-Rico - Escola para Blogueiros e Webmasters

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Ganhar Dinheiro com o Adsense (parte 2) - retendo os visitantes mais tempo e com qualidade

Posted: 24 Jul 2009 10:06 AM PDT

Ganhar Dinheiro com o Adsense (parte 2) - retendo os visitantes mais tempo e com qualidade

Dando continuidade ao artigo de ontem sobre Ganhar Dinheiro com o Adsense - o básico e as estatísticas, hoje vamos voltar a falar sobre como melhorar os rendimentos com Google Adsense, retendo os visitantes durante mais tempo, e providenciando-lhes uma experiência de utilização relevante e de qualidade, no seu blog. O artigo de hoje tem foco em algo que não é tido muito em conta por blogueiros e webmasters, mas que na verdade pode criar uma enorme diferença nos rendimentos da sua conta Adsense.

De acordo com os engenheiros do Google, todo e qualquer blogueiro e webmaster que se preocupar essencialmente com o seu utilizador, irá retirar imensos benefícios indirectos desse tipo de estratégia. Basicamente, a Google quando cria os seus projectos online, pensa sempre no utilizador como o seu grande foco, providenciando ferramentas simples, intuitivas e divertidas, para que os utilizadores regressem com regularidade às suas páginas. O princípio é perfeitamente aplicável ao blogs, sendo que na verdade é quase uma regra do bom blogueiro. Vejamos então 3 dicas super interessantes para desenvolver em torno do seu blog imediatamente…

DICA Nº1
Utilize um design para as tarefas que os seus utilizadores cumprem no seu blog.

Antes de desenvolver um layout para um blog seu, deverá preocupar-se com as tarefas antes de se preocupar com a imagem do seu blog. Na verdade é interessante ter um blog muito bonito que possa inclusivamente estimular as suas capacidades enquanto webdesigner ou programador, mas lembre-se que os visitantes chegam ao seu website com objectivos definidos em mente, como por exemplo ler os seus conteúdos, ou verificar a sua galeria de imagens panorâmicas. Comece por escrever num papel as 3 ou 4 tarefas primárias que um utilizador poderá ou deverá fazer quando visita o seu blog, e só depois crie um layout que vá de encontro a essas mesmas tarefas, ou seja, crie um design optimizado para que os seus utilizadores tirem o máximo proveito dessas tarefas, eficientemente e com qualidade.

Um blog exemplo de uma tarefa importante nos dias de hoje, poderá ser por exemplo a subscrição de um Feed RSS por email ou leitor. Dada a importância dessa tarefa, porque não desenvolver um blog que tenha esse objectivo em mente desde o primeiro dia? É por essa razão que alguns blogs têm um subscritor de newsletter no cabeçalho do blog, e outros não.

DICA Nº2
Utilize anúncios como possíveis saídas e não como interrupções.

Tenha em mente que os seus anúncios Adsense deverão funcionar como um complemento ao seu blog e não propriamente como uma distracção. O local mais propício aos seus utilizadores clicarem na sua publicidade, é quando esta esta localizada no fim do seu objectivo. Para o exemplo de um blog em que a sua tarefa principal é fazer com que os utilizadores leiam os conteúdos, a publicidade deverá estar localizada após o texto, ou seja, o leitor cumpre a tarefa e depois é brindado com publicidade contextual, que poderá ajudá-lo a sair do blog à procura de informação complementar. Ao invés de tentar interromper as tarefas dos seus utilizadores, utilizando publicidade Adsense mal localizada, tente oferecer-lhes anúncios contextualizados, mas que sirvam como saída do blog, depois de estes terem lido e assimilado a informação primeiro.

DICA Nº3
Optimização para Motores de Busca, apenas quando faz sentido.

Tenha sempre em mente que só vale a pena fazer optimização para motores de busca, quando essa acção beneficia directamente os seus leitores e visitantes. Por exemplo, os títulos das suas páginas, são extremamente importantes quando se tornam relevantes para os seus leitores compreenderem sobre qual o assunto do artigo que estão a ler e no qual estão a navegar. Essa é uma das razões pelas quais os permalinks são extremamente importantes num blog ou website. Por outro lado, existem dezenas de formas de melhorar o seu ranking nos resultados das pesquisas dos motores de busca. A grande maioria já não tem efeitos nos dias de hoje, sendo que poderão inclusivamente colocar a autoridade do seu blog em causa. Caso pretenda optimizar um pouco o seu blog, considere ler estas 12 técnicas de SEO básicas para blogs.

CONCLUSÃO
Tal como referi ontem, durante os próximos dias, poderá ir tentando implementar as diversas dicas publicadas, atraindo mais visitantes, aumentando o potencial de rentabilização do blog, e atraindo mais dinheiro para a sua conta. Ao longo dos próximos artigos, convidamo-lo a partilhar também as suas experiências, lucros e frustrações, para que todos juntos possamos melhorar ao máximo a rentabilização com Adsense. Comente!

Até Já!


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