terça-feira, 28 de julho de 2009

Fique-Rico - Escola para Blogueiros e Webmasters

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Ganhar Dinheiro com o Adsense (parte 4) - aumentando o seu potencial de rentabilização

Posted: 28 Jul 2009 06:45 AM PDT

Ganhar Dinheiro com o Adsense (parte 4) - aumentando o seu potencial de rentabilização

Depois de termos falado ontem sobre a importância de atrair mais visitantes para melhorar as suas receitas Adsense, hoje regressamos à nossa série de artigos sobre rentabilização com Adsense, para analisarmos diferentes formas de aumentar o potencial de rentabilização do seu blog. Existem numerosas formas de melhorar as suas receitas com Adsense, sendo que uma das estratégias mais importantes, prende-se com a optimização dos anúncios e da publicidade colocada no seu blog.

Durante os próximos dias, poderá ir tentando implementar as diversas dicas publicadas, atraindo mais visitantes, aumentando o potencial de rentabilização do seu blog, e atraindo mais dinheiro para a sua conta. Ao longo dos próximos artigos, convidamo-lo a partilhar também as suas experiências, lucros e frustrações, para que todos juntos possamos melhorar ao máximo a rentabilização com Adsense.

Existem seguramente muitas formas de optimizar o Adsense no seu blog, embora existam 5 regras que são consideradas pela Google como as mais eficientes no que toca à optimização de anúncios contextuais. Estas são consideras as dicas mais importantes para aumentar o potencial de receita do seu blog, tendo já sido utilizadas por centenas de anunciantes, obtendo elevadas taxas de retorno e sucesso. Vejamos…

DICA Nº1:
Analisar as suas páginas

O primeiro passo para uma optimização Adsense de sucesso, passa seguramente pela análise das páginas presentes no seu blog. Quando pretende posicionar os anúncios no seu blog, e/ou quando realiza inúmeros testes de optimização não obtendo as receitas que deseja, torna-se essencial questionar-se sobre algumas coisas. Da próxima vez que pretender fazer alterações ao posicionamento dos seus anúncios, considere fazer a si próprio as seguintes questões:

  • Que tipo de conteúdo você tem no seu blog? Os visitantes interagem de forma diferente a artigos curtos, artigos profundos, fórums e blogs com videos. Considere pensar primeiro de que forma esses utilizadores irão interagir com o seu blog e com o seu conteúdo, antes de tudo o resto. Se necessário, faça questões a outros blogueiros e webmasters que tenham fórums, sites de videos, e outros formatos que você pretende utilizar, para compreender se estes estão a obter receitas consideráveis ou não.
  • Onde é que os seus visitantes vão centrar a sua atenção? Os seus anúncios deverão estar colocados nos locais onde os seus visitantes terão maior percepção deles, mas conforme referimos no artigo sobre reter os visitantes mais tempo para aumentar as receitas Adsense, nunca considere colocar os seus anúncios como uma forma de interromper uma tarefa que os seus leitores estejam a realizar, seja ela ver um video, preencher um formulário ou ler um artigo extensivo. Os anúncios funcionam melhor como forma de sair do seu blog e nunca como forma de interromper um processo de leitura.
  • Você consegue colocar os seus anúncios no seu blog, sem que estes dificultem a leitura? De acordo com o heat map do Google que colocámos em cima, é perceptível quais os locais que rendem mais receita ou aqueles que têm maiores taxas de conversão, no entanto, é importante ter em conta que os anúncios nunca deverão interromper a tarefa que o seu visitante está a realizar. Como provavelmente sabe, os anúncios Adsense quando clicados não abrem numa nova página, o que significa que gerar muita receita, por vezes pode significar também a perda de muitos visitantes.
  • Não se esqueça sob a forma como os anunciantes gostariam de aparecer no seu blog. Se você conseguir tornar o seu blog mais apresentável e interessante para os anunciantes, mantendo as dicas de cima em mente, você estará numa melhor posição para atrair mais anunciantes e fazer uso de anúncios orientados para os seus visitantes.

DICA Nº2:
Faça uso dos canais de filtragem

O Adsense tem dentro do seu painel de administração um menu, que é gerado sempre que você tenta criar um novo anúncio. Esse menu em inglês chama-se “Custom Channels”, e em português chama-se “Critérios”. Se tentar criar um novo anúncio para o seu blog, irá chegar a um dos passos em que lhe aparece uma janela idêntica a esta:

Aqui você poderá definir nomes para os seus canais de filtragem, que depois irão aparecer no relatório de ganhos do Adsense. Sempre que você criar um bloco de anúncios, deverá criar um canal para perceber quais os anúncios que estão a gerar mais receita e quais aqueles que podem ser eliminados do seu blog. Os critérios irão ajudá-lo a perceber quais os anúncios que necessitam de sofrer alterações, sendo que posteriormente poderá optar por alterar o seu posicionamento, as suas dimensões e também a palete de cores utilizada, com o intuito de melhorar a sua receita.
Por exemplo, você poderá controlar o banner de 728×90 que tem no topo do seu blog, juntamente com o banner rectangular que está inserido dentro dos seus artigos, e percepcionar qual dos dois está a obter mais cliques e a gerar mais receita. Os critérios são também uma forma de ajudá-lo a realizar testes no seu blog e a procurar melhores formas de rentabilização para o seu blog.

DICA Nº3:
Optimize o posicionamento e estilo dos seus anúncios

O próximo passo prende-se com optimizar as diferentes características dos seus anúncios, nomeadamente a cor, posicionamento e dimensão, e optimizar esses recursos em prol da experiência dos seus visitantes, dos seus anunciantes, e também da performance desses mesmos anúncios. A Google já referiu várias vezes que os anúncios com melhor performance são o rectângulo médio (300 x 250), o arranha-céus (160 x 600), e o the leaderboard (728 x 90). Você poderá ainda seleccionar a opção para receber anúncios de imagem e de video ao invés de receber anúncios de texto, sendo que os primeiros acabam por render mais pela sua atractiva e dinamismo. É importante que você implemente os seus anúncios de uma forma consistente e que traga também uma melhor experiência aos anunciantes. Utilize a palete de cor dos seus anúncios de uma forma inteligente e eficaz. Tente camuflar os seus anúncios com o teor e características do seu blog, mas nunca de uma forma excessiva ao ponto de os seus visitantes não darem por eles. Os anúncios sem bordas acabam por funcionar melhor, bem como os anúncios que destacam eficientemente os títulos e endereços URL do seus anunciantes. Teste diferentes cores e posicionamentos, e posteriormente mantenha apenas aquelas que são mais eficientes.

DICA Nº4:
Maximize a receita com anúncios múltiplos

Recomenda-se a utilização de anúncios múltiplos nas suas páginas, ao mesmo tempo que mantém a experiência dos seus visitantes em mente na altura de posicionar esses mesmos anúncios. Poderá utilizar os critérios para perceber quais as unidades que funcionam melhor e geram mais receita, e posteriormente estruturar a sua página de acordo com os anúncios que obtêm mais performance. Os anúncios do Google são colocados por ordem de rentabilização. Isso significa que o anunciante mais rentável é colocado sempre em primeiro lugar no seu código HTML, ou seja. Se você tiver um leaderboard no topo do seu blog, mas através dos critérios chega à conclusão de que o rectângulo médio que tem nos conteúdos está a gerar um CTR e um eCPM melhores, tente colocar este último bloco de anúncios em primeiro lugar no seu código HTML.

DICA Nº5:
Faça medição dos resultados e testes

O último passo, é na verdade a compreensão que você tem sob a performance dos anúncios que acabou de optimizar no seu blog. Para fazer uma medição correcta dos locais que geram mais receita no seu blog, comece por utilizar os critérios de filtragem desses mesmos anúncios. Poderá ainda fazer diferentes testes ao longo de um mês, e depois extrair um relatório completo por canais, tentando perceber quais os anúncios mais eficientes, mesmo aqueles que usam diferentes dimensões, cores e posicionamentos. Você poderá ainda utilizar os relatórios de posicionamento de anúncios contextuais, para verificar quais os anúncios que estão a receber anunciantes orientados para os seus conteúdos, e se estes melhoraram a sua performance depois da optimização realizada.

CONCLUSÃO
Tal como referi nos últimos artigos, durante os próximos dias, poderá ir tentando implementar as diversas dicas publicadas, atraindo mais visitantes, aumentando o potencial de rentabilização do blog, e atraindo mais dinheiro para a sua conta. Ao longo dos próximos artigos, convidamo-lo a partilhar também as suas experiências, lucros e frustrações, para que todos juntos possamos melhorar ao máximo a rentabilização com Adsense. Comente!

Até Já!


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Leia também estes artigos:

Ganhar Dinheiro com o Adsense (parte 3) - atraindo mais visitantes com conteúdo e comunidade

Posted: 27 Jul 2009 01:39 PM PDT

Ganhar Dinheiro com o Adsense (parte 3) - atraindo mais visitantes com conteúdo e comunidade

Depois de termos falado sobre como ganhar dinheiro com adsense utilizando o básico e as estatísticas e de termos analisado também como reter os visitantes mais tempo e ganhar mais dinheiro com o Adsense, hoje voltamos à carga para falar sobre como atrair mais visitantes e tráfego, através do seu conteúdo e da comunidade em torno do seu blog.

Durante os próximos dias, poderá ir tentando implementar as diversas dicas publicadas, atraindo mais visitantes, aumentando o potencial de rentabilização do seu blog, e atraindo mais dinheiro para a sua conta. Ao longo dos próximos artigos, convidamo-lo a partilhar também as suas experiências, lucros e frustrações, para que todos juntos possamos melhorar ao máximo a rentabilização com Adsense.

Como provavelmente sabe de cor, atrair visitantes e tráfego para o seu blog, é um dos métodos essenciais para manter as suas receitas Adsense a crescer. No entanto e embora já tenhamos falado aqui no blog sobre diferentes formas de atrair tráfego, hoje gostaria de falar concretamente em 3 dicas, baseadas na filosofia da Google, que são consideradas as três técnicas fundamentais para a angariação de tráfego em blogs que pretendem melhorar as suas receitas com Adsense. Vejamos então…

DICA Nº1:
Produzir conteúdo fantástico

A primeira dica é óbvia, mas é também a mais importante de todas. Aqui no blog tenho vindo a experienciar que determinados tipos de artigos recebem muito mais tráfego do que outros artigos não tão completos ou atractivos do ponto de vista do conteúdo. Olhando um pouco para a conta do Google Analytics, rapidamente chego à conclusão de que artigos como “Saiba como criar um blog de sucesso em apenas 12 meses utilizando apenas o Google” ou então “Lista de Motores de Busca e Diretórios onde adicionar o seu blog” são autênticas fontes de tráfego orgânico constante. No entanto, o que é que diferencia este tipo de artigos, de outros já desenvolvidos aqui no blog?

Este é o tipo de pergunta que deverá fazer-se quando faz uma análise do tráfego por conteúdos. Geralmente os conteúdos que recebem mais tráfego, estão orientados para necessidades dos seus leitores, ou seja, os seus leitores têm uma dúvida ou um objectivo, e o seu conteúdo vai totalmente de encontro a essa dúvida, solucionando-a ou até esse objectivo, ajudando o leitor a cumpri-lo.
Produzir conteúdos fantásticos é uma das formas de atrair mais tráfego para o seu blog, mas não apenas a única forma. Artigos como “Os 30 webmasters online que criaram impérios antes dos 30 anos de idade” revelam-se não como uma solução para algo, mas como uma imagem motivadora para todos aqueles que trabalham na internet ou aspiram a isso. Este artigo recebeu imenso tráfego nas redes sociais e esteve cotado nas primeiras páginas de praticamente todas elas. Quando um artigo tem substância e revela-se importante para o leitor, o próprio leitor encarrega-se de torná-lo numa autêntica fonte de tráfego. Por isso digo e repito, concentre-se em criar conteúdo de qualidade, que possa atrair mais tráfego e aumentar indirectamente a sua receita com Adsense.

DICA Nº2:
Aprenda a partilhar

Esta segunda ideia é um pouco mais revoltante para muitos blogueiros e webmasters, no entanto, é uma forma eficiente de partilhar conteúdo e angariar mais visitantes e tráfego de qualidade para o seu blog. Para atrair mais leitores para o seu blog, considere colocar o seu conteúdo sob uma licença da Creative Commons para que este possa ser distribuído livremente, por exemplo. Existem inúmeros exemplos de webmasters e blogueiros que trabalham com licenças deste tipo, permitindo a outros blogueiros utilizarem, modificarem e adaptarem os seus conteúdos livremente, levando o conhecimento a mais leitores. Muitos webmasters não gostam de partilhar o seu conteúdo, com medo da competição criada em torno desse tipo de partilha. Partilhando, o que na verdade você estará a fazer é a permitir que os seus competidores façam publicidade gratuitamente aos seus conteúdos e ao seu blog. Quantos mais leitores visualizarem os seus conteúdos em outros websites e blogs, maior é a probabilidade de estes acabarem por encontrá-lo. Poderá inclusivamente criar um gerador de código HTML automático, que forneça o código fonte do seu artigo, juntamente com um link de crédito no fundo do artigo. Isso irá ajudá-lo a ganhar alguns links de volta e também alguma popularidade extra.

DICA Nº3:
Torne a sua comunidade numa equipa

A última dica prende-se com colaboração e sentido de comunidade com os leitores e visitantes do seu blog. Muitos blogs nos dias de hoje vivem apenas dos comentários e nada mais. No entanto, a criação de uma comunidade lógica e em prol do crescimento do blog é na verdade muito mais do que isso. Um bom exemplo de como a colaboração funciona são por exemplo as Wikis, que na verdade só sobrevivem graças ao sentido de trabalho comunitário. Permitindo isso, você irá criar um sentimento de paixão nos seus leitores e visitantes, que ficaram entusiasmados por puder ajudar e fazer parte do projecto, ajudando-o a crescer e a tornar-se mais forte. Nos blogs, é possível fazê-lo utilizando multi-editores, é possível aceitar Guest-Posts, conteúdos recomendados, entre outras formas de valorizar os leitores regulares, aproximando-os mais da sua marca pessoal e também dos objectivos do seu blog. Você na verdade só tem a ganhar com isso. Aqui no Fique-Rico aceitam-se guest-posts desde Novembro do ano passado, por exemplo!

CONCLUSÃO
Existem seguramente outras formas de atrair conteúdo, nomeadamente através de páginas como a Squidoo, a HubPages, ou mesmo o Google Knol,  embora tudo  dependa da sua capacidade de explorar todas essas áreas em prol do crescimento do seu blog. O Adwords poderá também ser uma solução viável, quando utilizado com mestria.

Tal como referi nos últimos artigos, durante os próximos dias, poderá ir tentando implementar as diversas dicas publicadas, atraindo mais visitantes, aumentando o potencial de rentabilização do blog, e atraindo mais dinheiro para a sua conta. Ao longo dos próximos artigos, convidamo-lo a partilhar também as suas experiências, lucros e frustrações, para que todos juntos possamos melhorar ao máximo a rentabilização com Adsense. Comente!

Até Já!


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