quinta-feira, 6 de agosto de 2009

Fique-Rico - Escola para Blogueiros e Webmasters

Fique-Rico - Escola para Blogueiros e Webmasters


Tutorial: Inscreva o sitemap do seu blog na consola de Webmasters do Bing.com

Posted: 05 Aug 2009 02:52 PM PDT

Tutorial: Inscreva o sitemap do seu blog na consola de Webmasters do Bing.com

No ano passado falámos aqui no blog sobre como utilizar o Google Webmaster Tools a favor do seu blog, e também sobre a criação de sitemaps dinâmicos para o seu blog, sendo que ambas as ferramentas congregam-se posteriormente e podem elevar o SEO (optimização para motores de busca) do seu blog a um outro nível. Nos dias de hoje, é quase imprescindível ter um sitemap dinâmico no seu blog, e ainda mais imprescindível enviá-lo para as diferentes consolas de Webmastering que os motores de busca têm ao seu dispor. Verdade seja dita, até ao momento só o Google tinha uma consola de Webmasters, mas a verdade é que o novo Bing.com da Microsoft apareceu muito bem no mercado e apresenta agora também o Webmasters Center, onde poderá aproveitar para beneficiar o seu blog imediatamente.

Embora o Bing.com seja um motor de busca muito recente, a verdade é que ele veio substituir integralmente o Windows Live Search, o que significa que estamos a falar de um motor de pesquisa que recebe actualmente milhões de visitantes todos os meses, e a partir do qual será importante retirar alguns dividendos, especialmente e depois do acordo realizado entre a Yahoo e a Microsoft. Vamos então analisar como inscrever um sitemap na consola de Webmasters do Bing.com e providenciar um pouco mais de tráfego neste motor de busca promissor.

1. INSCREVER-SE NO WEBMASTER CENTER
Vamos começar por criar uma conta no Windows Live, caso ainda não tenha uma, para puder fazer o login na consola de Webmasters do Bing.com, tal como retratamos na imagem seguinte:

Uma das grandes vantagens do Windows Live ID, é que ele é retrocompatível com todos os serviços da Microsoft. Se por ventura você utiliza o MSN, esse endereço teve de ser confirmado e registado no Microsoft NET Passport e é um Windows Live ID válido para utilizar como login na consola de Webmasters do Bing. Foi precisamente isso que fiz. Aproveitei o endereço de MSN e a password de MSN, e fiz login no painel de Webmasters do Bing com sucesso!

2. INSCREVER O SEU BLOG E O SITEMAP DINÂMICO
Recomenda-se sempre a utilização de sitemaps dinâmicos, uma vez que estes são benéficos do ponto de vista de SEO, orientando os motores de busca de forma dinâmica, para um rastreio automatizado e constante dos conteúdos do seu blog. Sitemaps estáticos é o mesmo que dizer que só o conteúdo presente no sitemap é que vai ser indexado.

Neste segundo passo, vamos apenas colocar o endereço do blog, o endereço do sitemap dinâmico e também um endereço de email para o qual a Microsoft irá contacta-lo em caso de problemas com o seu blog ou website. Recomenda-se a subscrição da checkbox também, para ir recebendo novidades sobre a consola de Webmasters no seu email.

3. CONFIRMAR A AUTORIA DO SEU BLOG/WEBSITE
Tal como acontece com a consola de Webmasters da Google, é necessário confirmar a autoria do seu blog ou website. A forma mais prática é colocando o código de verificação no cabeçalho do seu blog, através da edição do ficheiro header.php, ou então através da colocação de um ficheiro .xml na raíz do seu servidor, ficheiro esse que o Bing fornece para download com um código específico de validação para o seu blog.

Depois de escolher o tipo de verificação que pretende realizar no seu blog, é altura de de verificar a autoria na consola do Bing.

Depois de inserir o código de validação no seu blog, deverá visitar a página “My Sites”, onde deverá clicar no endereço do seu blog para que o sistema faça uma tentativa de validação. Se a validação for efectuada com sucesso, irá aparecer-lhe uma página idêntica à da imagem seguinte, caso contrário será brindado com uma página de erro de validação e terá de verificar onde falhou no seu processo.

4. VALIDAR O SEU FICHEIRO ROBOTS.TXT
Ja falámos aqui no blog sobre como criar um ficheiro robots.txt para o seu blog e qual a importância dele ao nível da optimização para motores de busca. Se por ventura já tem um ficheiro robots.txt criado, visite o endereço “Robots.txt Validator” na consola de Webmasters do Bing e copie todo o conteúdo do seu ficheiro para a caixa do validador do Bing, tal como apresentado na imagem seguinte:

CONCLUSÃO
Vejo sinceramente o Bing.com com outros olhos desde que este começou a ganhar terreno no mercado das pesquisas online. Desde que foi lançado o motor de busca já cresceu cerca de 9% em quota de mercado e depois da parceria com a Yahoo, será seguramente uma excelente fonte de tráfego orgânico para todos os blogueiros e webmasters que aproveitarem o comboio da indexação e todos os recursos que a Microsoft vai agora disponibilizando para Webmasters. Fique atento!

Até Já!


Se gostou deste post, considere subscrever o nosso RSS Feed Completo!
Ou então Subscreva o Fique Rico por Email!

Leia também estes artigos:

Sem comentários:

Enviar um comentário

Sabias que