segunda-feira, 17 de agosto de 2009

Fique-Rico - Escola para Blogueiros e Webmasters

Fique-Rico - Escola para Blogueiros e Webmasters


Semana do SEO - 7 novidades interessantes sobre o Google Caffeine

Posted: 17 Aug 2009 03:00 AM PDT


A Google lançou recentemente o Google Caffeine, o novo algoritmo para o seu motor de busca, que na verdade não é apenas um novo algoritmo, mas sim uma arquitectura completa para rescrever a sua pesquisa web na íntegra. O líder da equipa Google Webspam, Matt Cutts, fez inclusivamente uma comparação da actualização do Caffeine ao famoso "Big Daddy Update" de 2005.

No entanto, a grande questão que se coloca neste momento é: o que é que o Google Caffeine significa para os SEOs? Para quem se preocupa com o SEO e a devida optimização do seu blog, deixamos de seguida algumas dicas úteis para prever a movimentação da Google, especialmente quando o Caffeine for integrado oficialmente no motor de busca da empresa.

1. TESTAR O CAFFEINE
O Google Caffeine está disponível para testes em http://www2.sandbox.google.com/. Este é um interface de demonstração e ainda se encontra em progressos e em evoluções. Portanto, espere algumas novidades nos resultados dos SERPs e também alguns downtimes na altura em que a Google estiver a efectuar actualizações ao motor. Uma das coisas mais simples de notar, é que este motor de pesquisa é bastante mais rápido que o actual motor da Google, produzindo mais resultados, em menos tempo.

2. NÃO ENTRE EM PÂNICO
Quem trabalha com optimização SEO numa base regular, geralmente a tendência é para entrar em pânico sempre que a Google anuncia actualizações no seu motor de busca - sejam elas actualizações de PageRank ou no algoritmo de pesquisa. A grande vantagem do Caffeine é que permite ser testado e ao mesmo tempo enviar feedback do funcionalismo para a Google. Simples faça uma pesquisa, e depois disso faça scroll até ao fundo da página, onde irá encontrar um botão que diz "Dissatisfied? Help us improve." Clique nesse link, digite o seu feedback na caixa de texto e depois disso coloque a palavra caffeine algures durante a sua observação ou sugestão, para que a equipa saiba que a recomendação/feedback foi feita e é relativa ao motor do Google Caffeine.

3. LINK BUILDING - FOQUE-SE NA QUALIDADE AO INVÉS DA QUANTIDADE
Corri alguns testes em blogs da minha autoria, alguns com muitos backlinks e outros que não recebem praticamente links nenhuns. Foi interessante reparar que neste momento ainda não há grande diferença entre os blogs que recebem links de baixa qualidade, face aos que recebem links de qualidade média e alta. As posições de todos eles mantê-se praticamente intactas e a Google não alterou o algoritmo ao ponto de penalizar quem recebe links de menor qualidade.

O meu conselho para quem pratica SEO e pretende criar novos projectos ou gerir blogs já existentes ao nível da optimização para motores de busca, será em focar-se na qualidade ao invés da quantidade. Se pretende conseguir melhores rankings no Google Caffeine, será primordial a longo prazo, ter links de qualidade e com peso no “mercado”.

4. TESTE O CAFFEINE BASEADO NA LOCALIZAÇÃO E LÍNGUA
Embora o endereço original do Caffeine esteja em http://www2.sandbox.google.com/, utilizando parâmetro de query, poderá visualizar resultados baseados em língua & e localização geográfica. Os parâmetros que poderá utilizar são os seguintes:

  • hl = língua
  • gl = código do país

Vejamos um exemplo:

  • Para verificar os resultados em Portugal, utilizamos o parâmetro "gl=pt": http://www2.sandbox.google.com/search?gl=pt
  • Para verificar os resultados em Brasileiro no Reino Unido, poderemos utilizar o seguinte código; "hl=br" e "gl=uk": http://www2.sandbox.google.com/search?hl=br&gl=uk

5. RESOLVA TODOS OS PROBLEMAS DE CRAWLING NOS SEUS BLOGS
Fundamentalmente, o Caffeine é o sistema de indexação da Google, devidamente rescrito para maior performance e qualidade de resultados. Foram executados vários melhoramentos no crawling do motor de pesquisa da Google, na velocidade de indexação e na relevância dos resultados obtidos. O facto de a Google ter melhorado substancialmente cada um destes elementos de indexação chave, significa que o crawling se torna cada vez mais importante para webmasters e blogueiros, que deverão tornar os seus projectos mais acessíveis e mais simples de indexar. Assegure-se de que verificar as estatísticas de crawling do seu blog, erros de crawling e estatísticas do sitemap XML, através da consola Google Webmaster Tools. Tenha também em mente que o seu website/blog deverá estar completamente acessível e pronto a ser totalmente indexado, sem erros e gafes escusadas. Desta forma, poderá focar-se na popularidade dos seus links.

6. VELOCIDADE - O TEMPO DE CARREGAMENTO DAS SUAS PÁGINAS
Não existem quaisqueres dúvidas que o tempo de carregamento do seu blog é extremamente importante e crucial no crawling e indexação do seu blog. Assegure de que o seu blog tem um tempo de carregamento aceitável para retirar o máximo proveito do Google Caffeine e para manter uma taxa de crawling elevada. Notei que alguns dos meus blogs mais lentos acabaram por descer algumas posições nos resultados de pesquisas do Caffeine, muito por culpa do tempo de crawling disponível VS informação a indexar - isto é obviamente especulativo e poderá não ter nada a ver com a velocidade de carregamento, embora também possa ter, uma vez que não encontrei outra razão.

7. PESQUISA EM TEMPO REAL
Com os actuais avanços na pesquisa em tempo real através de empresas como o Facebook ou o Twitter, acreditamos piamente que a arquitectura da Google através do Caffeine, está totalmente orientada para indexação e pesquisa em tempo real. Neste momento os resultados de pesquisa do Caffeine não são exageradamente diferentes do actual motor da Google, embora se esperem brevemente novidades, tendo já lido que o Caffeine está neste momento a indexar muito mais resultados do Twitter por exemplo. Se já testou o Caffeine, deverá ter reparado não só na velocidade de resposta do motor, mas também a quantidade de resultados apresentados.

CONCLUSÃO
O cerco ao nível da optimização para motores de busca está a apertar cada vez mais, com regras e mudanças razoáveis as quais teremos de nos adaptar rapidamente para não perder o comboio e acima de tudo os rankings. A mídias sociais irão desempenhar um papel cada vez mais importante nas campanhas de SEO e a Google irá seguramente focar-se cada vez mais na qualidade dos links para determinar a relevância de determinados resultados, páginas e blogs. Se por ventura tem praticado técnicas de SEO simples e limpas, não há razão para se preocupar em demasia com as mudanças.

Deixe a sua opinião! Por ventura já testou o Google Caffeine?

Até Já!

Se gostou deste post, considere subscrever o nosso RSS Feed Completo!
Ou então Subscreva o Fique Rico por Email!

Leia também estes artigos:

Semana do SEO - 7 novidades interessantes sobre o Google Caffeine

Sem comentários:

Enviar um comentário

Sabias que