sexta-feira, 7 de agosto de 2009

Fique-Rico - Escola para Blogueiros e Webmasters

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Semana do SEO - As melhores práticas para Title Tags

Posted: 06 Aug 2009 02:54 PM PDT

Semana do SEO - As melhores práticas para Title Tags

Depois de termos concluído a nossa série sobre Ganhar Dinheiro com o Adsense, hoje introduzimos aquilo a que resolvi chamar a semana do SEO. Esta rubrica tem como objectivo levar diversos artigos até ao leitor, todos eles relacionados com a Optimização para Motores de Busca, e sempre com o objectivo de atrair mais tráfego orgânico para o seu blog, melhorar os seus posicionamentos nos motores de busca, tornar o seu blog mais rapidamente uma autoridade, entre outros assuntos.

Ganhar Dinheiro na internet não se resume a programas de afiliação ou a Adsense, uma vez que todas as formas de rentabilização dependem directamente do volume de tráfego que o seu blog recebe. Embora nem todo o tipo de tráfego seja facilmente convertível (redes sociais, sites adultos, etc), o tráfego orgânico é considerado por unanimidade o tráfego mais importante e aquele que melhor converte o seu blog em dinheiro e receita.

Faz também algum tempo que não abordamos a temática da Optimização para Motores de Busca aqui no blog, que é verdadeiramente importante, pelo que vamos começar com uma análise sobre Title Tags, e quais as melhores práticas a seguir, seja-se um iniciante na matéria ou um verdadeiro Problogger.

1. UTILIZE O NOME DO SEU BLOG SEMPRE

Utilizar o título do seu site ou blog no ínicio e no fim de cada title tag ajuda os utilizadores que efectuam pesquisas, a perceberem para onde se estão a dirigir e é também uma forma de aumentar o retorno de uma boa percentagem desses visitantes. Se por ventura tem dificuldade em perceber este comportamento web, relembre-se de todos aqueles estudos que indicam que o consumidor tem maior propensão a adquirir um produto de marca do que um genérico perfeitamente idêntico - utilize esta mesma lógica nos SERPs (Search Engine Result Pages) e irá perceber que os leitores e utilizadores da web têm maior propensão a clicar num link que os leva para uma determinada marca ou nome, do que precisamente o contrário. Provavelmente até você próprio tem esse tipo de atitude quando navega na internet e procura por respostas às suas dúvidas.

2. LIMITE A DIMENSÃO DO ENDEREÇO A 65 CARACTERES

Nos endereços das páginas e artigos do seu blog, tente ao máximo evitar ultrapassar os 65 caracteres, já contando com espaços, travessões, números e qualquer conteúdo que faça parte desse mesmo endereço. Não tem lógica nenhuma ter o endereço do seu artigo cortado num formato deste tipo: “…”.
Tenha em conta também que os motores de busca têm evoluído e procurado minimizar estas questões, sendo que o próprio Google, em particular, suporta agora até 70 caracteres na maioria dos casos.

3. INCORPORE SEMPRE PALAVRAS-CHAVE

Esta dica pode parecer bastante básica, mas é crítica no que concerne ao tráfego orgânico. Tenha sempre em mente que não deverá cair no erro de começar a escrever artigos para os motores de busca ao invés de os escrever para os seus leitores, mas sim, incluir nos seus Title Tags as palavras-chaves que podem ir de encontro ao tipo de leitores que você procura captar nesses mesmos motores de busca. Não existe necessidade alguma que essas palavras-chave sejam as primeiras da Title Tag, mas deverão ser a semântica e lógica dos seus endereços a funcionar como um centro de atenção e captação de novos leitores. Imagine sempre o seu comportamento quando procura por algo num motor de busca. Será que não lê os títulos à procura daqueles que incluem as palavras-chave que são a resposta à sua dúvida?

4. UTILIZE FRASES LONGAS SE FOREM RELEVANTES

Na altura de escolher quais as palavras-chave a escolher para a sua title tag, considere sempre utilizar o máximo de palavras que possam ser relevantes para o seu conteúdo, para os seus leitores e também para os motores de busca, mantendo sempre o título eficiente e legível. Provavelmente será muito mais eficiente ter um título do tipo “Fique-Rico | Diferentes Programas de Afiliados para Ganhar Dinheiro Online” do que ter algo do tipo “Fique-Rico | Programas Afiliados” - adicionar todos os outros termos que são relevantes para a sua página, podem ajudá-lo a captar mais tráfego orgânico ao mesmo tempo que ajudam o seu leitor a compreender melhor o conteúdo que irá ler. No entanto, se por ventura você tiver uma página de aterragem específica para “Programas Afiliados” do que por exemplo para “Ganhar Dinheiro Online,” então não deverá incluir ambos os termos no seu título - estará a canibalizar os seus rankings forçando os motores de busca a decidir por eles próprios quais as páginas mais relevantes para o assunto.

5. UTILIZE UM DIVISOR

Quando pretendo dividir o nome do blog num título de um artigo, geralmente utilizo o símbolo “|”. Há quem utilize a seta “>” ou o hífen “-” e todos eles funcionam perfeitamente bem. Esta técnica extremamente simples ajuda a definir o que é o título do artigo e o que é o título do blog, da mesma forma que torna a leitura mais facilitada para todos os seus leitores e visitantes.

6. FOQUE-SE NAS TAXAS DE CONVERSÃO E CLIQUE

A title tag é excepcionalmente idêntica ao títulos que você escreve em anúncios de texto ou campanhas do Adwords por exemplo, apenas é mais difícil de medir a sua eficácia e melhorá-la porque as estatísticas não são tão simples como nos anúncios. No entanto, se você operar num mercado que é bastante estável ao nível do tráfego mensal, você poderá realizar alguns testes nas suas title tags e melhorar a taxa de cliques nos seus artigos. Verifique a sua ferramenta Google Analytics e, caso faça sentido, adquira anúncios na mesma página de resultados - mesmo que seja apenas por uma ou duas semanas, pode fazer uma diferença abismal pelo seu próprio blog. No entanto, aproveitamos para alertá-lo - tenha em atenção para não se focar exclusivamente no CTR da campanha. Relembre-se de analisar constantemente as taxas de conversão que daí advêm. Um CTR baixo por vezes por significar uma taxa de conversão superior.

7. FOQUE-SE NA INTENÇÃO DOS PESQUISADORES

Quando você está a escrever títulos para as suas páginas ou artigos, tenha em mente que termos de pesquisa a sua audiência utiliza para chegar ao seu blog regularmente e qual o intuito dos seus leitores e paraquedistas. Se o seu tráfego é muitas vezes orientado a partir de pesquisas na internet, talvez uma Title Tag mais descritiva seja apropriada. Se você tiver uma grande certeza de que o intuito dos seus visitantes é comprar, efectuar um download, ler um artigo ou executar uma outra qualquer acção, torne claro que esse tipo de acção pode ser executada precisamente na sua página, ex.:. “Fique-Rico | Recomendamos as melhores plataformas de afiliação” ou “Fique-Rico | Faça o download de templates grátis para o Wordpress“.

8. SEJA CONSISTENTE

Depois de você criar uma boa formula para as suas páginas e artigos, numa determinada área do seu blog ou num todo, mantenha-se fiel a essa mesma formula - você irá perceber que à medida que se vai tornando numa “marca” de valor e de confiança nos resultados de pesquisas, os utilizadores irão procurá-lo em determinadas áreas e com o intuito de encontrar respostas para algo que você gostaria de puder responder seguramente.

9. REPITA-SE NA HEADLINE

Re-utilizar a title tag de cada página como a tag H1 do seu conteúdo poderá ser extremamente vantajoso para as palavras-chave do seu blog e também para a experiência dos seus leitores e visitantes. Os utilizadores que aterram numa determinada página que encontraram nos resultados de pesquisas dos motores de busca têm sempre a expectativa de encontrarem o título que estava presente nos resultados da sua própria pesquisa - se você cumprir esta dica, estará a dar-lhes precisamente o que eles procuram. Os utilizadores têm muito mais propensão a ficarem numa página que preenche os seus requesitos e objectivos.

Aproveite para fazer também as suas sugestões e se necessário discordar das ideias propostas! Deixe um comentário!

Até Já!

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