segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

13 dicas para ganhar mais links e tweets nos seus artigos - Escola de Ganhar Dinheiro

13 dicas para ganhar mais links e tweets nos seus artigos - Escola de Ganhar Dinheiro


13 dicas para ganhar mais links e tweets nos seus artigos

Posted: 08 Feb 2010 05:45 AM PST



13 dicas para ganhar mais links e tweets nos seus artigos

Um dos maiores problemas da blogosfera de hoje, é quantidade de conteúdo concorrencial que existe. Cada vez é mais difícil conseguir links e tweets para os seus artigos, ou então conseguir a atenção dos seus leitores para os conteúdos que escreve. Ganhar dinheiro com o seu blog é importante, mas e o resto? Como é que você consegue ganhar dinheiro sem que o seu blog seja autoritário? Nem todos os blogs têm a capacidade de conseguirem receber dezenas de backlinks ou tweets nos seus artigos, pelo que hoje gostaria de partilhar algumas ideias para que você consiga melhorar o impacto dos seus conteúdos e ao mesmo tempo atrair mais tráfego, links e tweets para os artigos que escreve regularmente.

DIRECCIONE O SEU CONTEÚDO PARA QUEM O PODE AJUDAR A PROMOVÊ-LO!

Independentemente do que dizem as boas práticas, a verdade e a realidade é que existem uma série de blogueiros influentes no seu nicho de mercado (ou não), que o podem ajudar a promover os seus conteúdos de uma forma que você nem imagina. Estes membros influentes são uma das formas de canalizar tráfego, links e tweets para os seus artigos. No entanto, agradar-lhes não é geralmente uma tarefa fácil.

Dou-lhe um exemplo interessante. Em Outubro de 2008, escrevi o artigo sobre Os 30 webmasters que criaram impérios online antes dos 30 anos de idade. A curiosidade e originalidade do artigo, além de ter produzido 43 comentários no blog, chamou à atenção de alguns dos maiores blogs do Brasil e tornou-se também extremamente influente dos agregadores de conteúdos. O artigo foi publicado no dia 6 de Outubro, e durante esse mês o blog não parou de crescer e de receber toneladas de tráfego graças a um único artigo. Confira:

Como provavelmente sabe, Oblog.com.br é um dos projectos mais interessantes da actualidade ao nível de tráfego para blog. É um agregador de conteúdos para blogs, da mesma equipa do Sedentário.org e do Ocioso.com.br. Com o artigo que escrevemos aqui na Escola Dinheiro, conseguimos não só a atenção deste agregador, como também do Sedentario.org, o qual criou inclusive um artigo dedicado a este post que fizemos, o que logicamente se traduziu em alguns milhares de visitantes. O artigo foi ainda primeira página nos agregadores Uêba.com.br e Dihitt.com.br, gerando no total mais de 11 mil visualizações no artigo.

O que isto significa? Significa que nesse momento conseguimos direccionar o nosso conteúdo para quem o pode ajudar a promover. No entanto, nunca perdemos a identidade do blog e mantivemos a nossa qualidade e estrutura editorial intacta. Escrever para os motores de busca ou para blogs como o Sedentário.org não é a estratégia que lhe recomendamos, obviamente, mas sim ter em conta que existem blogs e blogueiros extremamente influentes, que o podem ajudar a lançar-se na blogosfera!

AGRADEÇA A QUEM PARTILHA!

Por norma e por natureza, as pessoas são invejosas, e então no mundo da blogosfera, todos aqueles que lidam com o Twitter e com as Mídias Sociais, estão mais preocupados em melhorar os seus rankings do que ajudar outros blogueiros a sair do fundo da tabela – eles pretendem mais seguidores, mais atenção, melhores rankings – dê-lhos! Todos aqueles que partilham conteúdos, links, tweets e dados interessantes pelos seus seguidores, amigos ou companheiros, terão seguramente muito mais sucesso do que todos os outros. Quando você criar o seu próximo artigo, pergunte-se: “Se eu lê-se este conteúdo, iria retweetar ou citá-lo num artigo meu?” Se a sua resposta for “Absolutamente!”, então você está no caminho certo.

Você pode ir ainda mais longe, e agradecer a todos aqueles que enviarem links e tweets para si na mesma moeda, ou enviando um email personalizado em agradecimento. Este processo pode ajudá-lo a criar as fundações para um próximo artigo, desde que você se mantenha sempre bem intencionado e discreto. O Twitter é especialmente interessante nesta estratégia, especialmente se você enviar retweets com a citação @escoladinheiro, por exemplo, a qual irá ajudá-lo a conseguir mais alguns seguidores.

ESCOLHA UM ASSUNTO QUE CRIE DEBATE

Se por ventura o assunto do seu próximo artigo é algo que os seus utilizadores já experienciaram, independentemente de o colocarem por palavras ou não, você tem nas suas mãos a oportunidade de o tornar viral. Para todos aqueles que sabem o que é linkbaiting, provavelmente também sabem que é muito mais fácil discutir assuntos como sexo, notícias da actualidade, política ou racismo, do que falar por exemplo de bombas hidráulicas de alta performance. Correcto?

Isto não significa que se você escrever sobre mecânica automóvel, finanças, imobiliário, recursos humanos ou saúde, não terá as mesmas chances das áreas citadas em cima. Você só precisa de encontrar uma forma de tornar os seus artigos relacionados e mais interessantes aos olhos do público. Acredito que todos aqueles que escreverem um artigo do tipo 15 dicas para melhorar a sua carreira hoje, têm a possibilidade de serem bem sucedidos, ainda que escrevendo numa área relativamente aborrecida do ponto de vista técnico. É necessário dar magia a conteúdos que à partida não têm magia nenhuma…!

A chave é você encontrar o ângulo correcto para uma abordagem a um assunto aborrecido, de uma forma interessante, inteligente e ao mesmo tempo atractiva – nem sempre é uma tarefa fácil, mas também não é impossível. Relembre-se também que quanto menor for o seu nicho de mercado, menor será a sua necessidade de sobressair. Algumas dezenas de links e retweets podem ser o suficiente para descatá-lo num mercado onde supostamente nada se destaca…

ESCREVA EXCEPCIONALMENTE BEM

É duro, eu sei. No entanto, escrever bem é um processo a longo prazo, que requer imensa prática e espírito de sacrifício. De acordo com alguns estudos feitos nos Estados Unidos, chegou-se à conclusão de que a escrita de qualidade e compreensiva, traduz-se numa maior viralidade dos conteúdos. Se pretende escrever com maior qualidade, considere ler as nossas dicas para escrever artigos de qualidade no seu blog, ou então as 4 grandes vantagens de escrever com qualidade.

ESCREVA UM TÍTULO QUE CHAME À ATENÇÃO!

O título do seu artigo é seguramente a peça mais importante de todo o processo viral. Enquanto um título curto, directo e ao mesmo tempo chamativo, pode direccionar milhares de visitantes para o seu blog, um título aborrecido, pode deitar por terra todas as esperanças de sucesso existentes, mesmo que o conteúdo do artigo seja de primeira qualidade. Existem 4 pontos essenciais na produção de um título de primeira qualiade:

  • Simplicidade
  • Comunicação
  • Palavras-Chave
  • Chamar à Atenção

Essa é a combinação perfeita não apenas para quem escreve todos os dias, como também para todos aqueles que andam nas mídias sociais e nos agregadores de conteúdos. Recomendamos-lhe a leitura do nosso artigo 10 fantásticos tipos de títulos para artigos que realmente funcionam!.

UTILIZE IMAGENS NO INÍCIO DOS ARTIGOS

As imagens são seguramente uma das formas mais interessantes de manter os seus leitores ocupados, bem como são uma forma de manter os seus novos visitantes um pouco mais no seu blog, bem antes de você os conseguir angariar. Um erro comum, no entanto, e que nós aqui na Escola Dinheiro já cometemos diversas vezes, é o de colocar aquela imagem perfeita a dois ou três scrolls de distância dos olhos. Essa foi também uma das razões porque colocámos imagens junto dos conteúdos na homepage, para que todos aqueles que nos visitam tenham curiosidade em ler os nossos conteúdos.

O que lhe aconselhamos, é que coloque essa imagem fantástica que tem, logo no início do seu conteúdo. E certifique-se de que não utiliza imagens simples ou stockphotos – você precisa de algo que dê destaque ao seu artigo, algo que conte uma história e que acima de tudo alicie os seus visitantes a ler o conteúdo na íntegra.

CRIE CONTROVÉRSIA

Uma das coisas que acontece com maior frequência na blogosfera, é os autores de artigos resumirem a sua actividade à cedência de informação, ao invés de gerarem controvérsia e debate. Nos dias de hoje, os utilizadores activos da internet, “scanam” milhares de conteúdos numa base diária, e muitas vezes, mesmo que o seu artigo seja fenomenalmente interessante, ele irá passar despercebido, simplesmente porque você não ofereceu um incentivo aos blogueiros e os utilizadores do Twitter para o visitarem. Interessante é bom, mas controverso é ainda melhor – pois cria a necessidade de interacção ou resposta – e seguramente pode atingir bastante mais sucesso no meio social.

Isto não significa que você tenha de ser rude, antagónico, disparatado ou sensacionalista. Significa que você deverá conseguir apelar à necessidade humana de interagir e comunicar – independentemente do nível emocional. Crie debate!

NÃO ESCREVA ARTIGOS DEMASIADO LONGOS EXCEPTO…

De leitura fácil, normalmente significa curto e digerível. No entanto, muitas vezes pode ser exaustivo. O objectivo aqui é você ser o mais curto e directo possível, não omitindo informação e/ou tornando a leitura agradável. Como sabe, sou um autor que escreve (in)felizmente artigos extensos, mas sempre devidamente organizados para que a leitura seja acessível e o mais rápida possível.

PUBLIQUE NA HORA CERTA

Para todos aqueles que trabalham com tráfego de Portugal e do Brasil, é necessário ter em conta as diferenças horárias existentes entre ambos os países. Embora não exista um horário preferido, a verdade é por volta das 12h00 de Brasília, o mercado Brasileiro já está bastante activo, nomeadamente as mídias sociais como o Twitter e os agregadores de conteúdos como o Dihitt. Tente publicar os seus artigos nas “horas de ponta”, que o resultado final será bastante mais satisfatório. Experimente!

OFEREÇA FORMAS DE PARTILHA RÁPIDA!

Nos dias de hoje, os links sociais são cada vez mais uma moda e também uma forma simples de tornar os seus conteúdos virais e mais fáceis de propagar. Considere adicionar formas rápidas de partilha aos seus artigos. Existem vários plugins para Wordpress e códigos para Blogger que o ajudarão a colmatar esta falha técnica.

FAÇA UMA PESQUISA POR PALAVRAS-CHAVE

Não existe razão nenhuma para você não fazer uma pesquisa pesquisa por palavras-chave para o título e conteúdo do seu artigo, utilizando ferramentas gratuitas como a Google Keyword Tool. Utilize esta ferramenta para verificar se o título/descrição e as palavras-chave que você esta a incluir, deverão ser melhoradas ou alteradas. Isto não é somente importante para o futuro do seu tráfego orgânico vindo dos motores de busca, como também o é do ponto de vista do direccionamento aos seus leitores.

MOSTRE CREDIBILIDADE

O design do seu blog, o seu layout, a sua navegação ou o título do seu artigo, terão todos eles uma cota parte do sucesso relacionado com o seu artigo. Se você tem um blog com um design profissional e polido, que à partida cria um sentimento de credibilidade e bem-estar no visitante, significa que você já está em vantagem.

Outro dado importante é a sua biografia – pode estar na barra lateral, na página “Sobre”, em qualquer local, mas deverá ser representativa e autêntica. Além de trazer ao seu blog um maior respeito e autoridade, irá também ajudá-lo a cimentar a credibilidade da sua escrita e a experiência que você partilha com os seus leitores.

ESTEJA PREPARADO PARA FALHAR!

Independentemente do esforço que você fez para conseguir, tenha em mente que nem todos os seus artigos serão bem sucedidos, muito menos será você a decidir quais o serão. A minha recomendação é que você deverá tentar que um artigo seu se torne viral, mais ou menos a cada 5-10 novos conteúdos publicados. Não tente que todos os seus artigos sejam autênticos ícones sociais, muito menos adultere os seus títulos e a sua estrutura editorial em detrimento disso. Seja genuíno, que a sorte seguramente lhe irá bater à porta um dia!

Qual é a sua experiência com artigos virais? Qual o tipo de artigos que funciona melhor? Comente!

Até Já!

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