quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

6 razões para você utilizar o email e o email marketing no seu blog - Escola de Ganhar Dinheiro

6 razões para você utilizar o email e o email marketing no seu blog - Escola de Ganhar Dinheiro


6 razões para você utilizar o email e o email marketing no seu blog

Posted: 11 Feb 2010 05:11 AM PST



6 razões para você utilizar o email e o email marketing no seu blog

Embora o email e o email marketing tivessem perdido enorme popularidade nos últimos anos, fruto do excesso de spam e métodos menos correctos da sua utilização, a realidade é que cada vez mais blogueiros estão comprometidos com Newsletters e com o envio de emails de massa, segmentados e geralmente com o objectivo da rentabilização. O Email Marketing é a prova viva de que o email está de volta, cada vez com mais força e orientado para uma via mais profissional e uma utilização mais correcta.

O email é hoje utilizado também por milhões de blogueiros que promovem os seus conteúdos através de RSS Feeds, por exemplo. Os RSS Feeds estão muito de longe de se tornarem obsoletos enquanto forma de comunicação com audiências específicas, e muitos blogueiros vêem hoje nesse potencial uma forma de rentabilização segura e eficiente.

Se estiver interessado em entrar no mundo do Email Marketing, considere ler estes artigos:

Hoje gostaria de lhe propor 6 razões, alimentadas por factos concretos, a partir das quais você deverá repensar a sua estratégia de publicação de conteúdos e divulgação, passando então pelo email e pelo email marketing. São apenas sugestões, as quais consideramos realmente importantes num crescimento sustentado a longo prazo, sendo que você será sempre o último a decidir o que é melhor para si e para o seu blog. Mas não se esqueça: o email e o email marketing não morreram…estão na verdade melhores que nunca!

1. OS NÚMEROS FALAM POR SI

A Escola Dinheiro tem neste momento 4,812 subscritores, sendo que 3455 desses subscritores recebem os conteúdos por email – e os restantes 1357 subscrevem os mesmos conteúdos através de um agregador de RSS. Isto significa um rácio de 3:1 a favor do email e em detrimento dos agregadores de RSS. Embora este rácio de subscrição varie de blog para blog consideravelmente e dependendo do nicho de mercado, a verdade é que acredito que esta seja uma tendência cada vez mais clara nos blogs de hoje.

2. O EMAIL GERA TRÁFEGO

Todos os dias e praticamente sem excepção, o pico de tráfego da Escola Dinheiro durante o dia acontece precisamente quando é enviada a Newsletter de conteúdos do dia, o chamado RSS Feed para Email. Como pode ver no gráfico horário do dia de ontem, por exemplo, o pico de tráfego acontece por volta das 17h de Portugal/15h do Brasil, precisamente no momento em que o artigo do dia é enviado por email para os subscritores. Nos outros momentos e independentemente de o artigo já se encontrar disponível nos agregadores de RSS Feeds de muitos leitores, o pico acontece quando é enviada a Newsletter e não noutro momento qualquer.

O mesmo acontece quando enviamos a Newsletter da Escola Dinheiro. Nesse momento o pico de tráfego dispara claramente no nosso Analytics, com centenas de acessos vindos dessa mesma Newsletter. Isto tudo para justificar que o email é uma das melhores formas de direccionar tráfego para o seu blog.

3. OS SUBSCRITORES DE EMAIL GERAM MAIS DINHEIRO

Uma das coisas mais interessantes que acontecem nos dias em que enviamos a nossa Newsletter personalizada, é que a taxa de cliques em anúncios e campanhas é extremamente maior do que nos dias ditos “normais”. Esta foi uma grande surpresa para mim, tendo em conta que os subscritores do blog tendem a ser cegos para campanhas publicitárias, mesmo as relacionadas com programas de afiliados. No entanto, o email marketing veio demonstrar mais uma vez que é possível ganhar dinheiro, mesmo recorrendo aos subscritores de sempre.

Este é um exemplo da campanha de inscrição de blogueiros e webmasters na Netaffiliation, aquela que para mim foi a maior fonte de rendimentos em 2009. Na segunda coluna estão presentes o número de cliques numa base diária. Como pode verificar facilmente, no dia 28 de Dezembro, quando enviámos a Newsletter personalizada do blog, a taxa de cliques nos mesmos anúncios disparou, gerando bastante mais conversões que nos dias ditos “comuns”.

4. O EMAIL PODE SER MULTI-RENTABILIZADO

O email marketing, independentemente da forma como é utilizado, pode ser extremamente rentável a todos os níveis, aumentando as suas conversões, os seus cliques e também os seus rendimentos. Além dos visitantes que caem no seu blog e geram mais cliques em anúncios de Adsense, por exemplo, você pode monetizar a sua newsletter com pelo menos mais três opções rentáveis:

  • Programas de Afiliados
    Os programas de afiliados, tal como referi no exemplo de cima, têm funcionado muito bem para a Escola Dinheiro. Já efectuei também outros testes em outros projectos, e em praticamente todos eles o sucesso da campanha foi idêntico. Uma das coisas importantes para o número de conversões, passa na minha opinião, pela escrita de um artigo sobre o produto ou programa, e posteriormente fazer referência a esse artigo numa campanha de email marketing. Regra geral, funciona muito bem.
  • Lançamento de Produtos
    Se você tiver produzido um produto, vá dar uma palestra ou seminário, ou tenha um programa de afiliados próprio, a promoção por email é um dos canais mais eficientes de comunicação – especialmente e no que toca a vender o seu produto. Novamente – escrevendo no seu blog e posteriormente por email pode ajudá-lo a melhorar as suas vendas drasticamente.
  • Venda directa de anúncios
    Uma das coisas que já começámos a fazer na Escola Dinheiro, por exemplo, é comercializar espaços publicitários na Newsletter. Já firmámos um contrato anual com um patrocinador, e temos a certeza de que ele ficará satisfeito com os resultados das campanhas. Esta é também uma forma muito eficiente de você angariar anunciantes e gerar mais receita para o seu blog, especialmente se a sua lista de emails tiver qualidade e for relativamente grande.

5. O EMAIL UNE A COMUNIDADE

Outro dos aspectos interessantes de uma Newsletter bem construída, é a interligação que ela faz entre o seu blog e os seus subscritores. Outro dado interessante, é que os subscritores da Newsletter, quando recebem conteúdos específicos e direccionados para eles, normalmente sentem esse mesmo email como algo mais pessoal, algo feito especialmente para eles.

Temos recebido na Escola Dinheiro imensos emails de subscritores e leitores regulares a agradecerem o envio dos conteúdos de email e da Newsletter, por exemplo. Embora a Newsletter seja enviada apenas uma vez por mês, ela tem um impacto muito positivo nos leitores e subscritores que gostam da Escola. As Newsletters, além de gerarem tráfego e dinheiro, elas criam acima de tudo uma ligação especial entre o leitor e o blog, o que invariavelmente une e melhora o sentido de comunidade do blog, gerando mais interacção, mais comentários e melhores debates.

6. O EMAIL É MAIS ACESSÍVEL

Uma das coisas mais práticas do email é precisamente a sua acessibilidade. Embora o blog possa ser subscrito por RSS Feed, a verdade é que nem todos os visitantes e leitores sabem o que isso é, mas provavelmente sabem como subscrever um blog por email. Esse facilitismo geralmente leva a maiores taxas de conversão a favor do email.

Se você apenas oferece o RSS como forma de subscrição do seu blog, você está claramente  excluir pelo menos 1/3 da sua audiência provável. Essa é uma das razões porque recomendo sempre a blogueiros e webmasters que ofereçam múltiplas formas de subscrição de conteúdos nos seus blogs.

Você gosta e utiliza email ou email marketing? Partilhe connosco as suas experiências!

Até Já!

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