sábado, 21 de março de 2009

Biovolts

Biovolts

Músculo de robô, mais forte que aço e mais duro que diamante

Posted: 21 Mar 2009 05:07 AM PDT

  Os músculos de robô são um sonho de muitos cientistas que trabalham nessa área e são muitos os avanços que se tem feito nos últimos anos, mas mais recentemente uma equipa de pesquisadores da Universidade do Texas produziu um material que pode ser a chave para construir fatos para soldados invendáveis, ou para equipar robôs para tarefas muito exigentes.

 Este material denominado de músculo de robô é composto por nano-tubos ligados entre si por fitas, podendo ampliar a sua largura em 220% quando é aplicada uma voltagem e voltar à sua forma normal em milissegundos quando a voltagem é removida. Para terem uma noção deste avanço tecnológico, este fino e leve material é mais forte que o aço e mais duro que o diamante, é capaz de resistir a temperaturas de -196ºC e a 1538ºC.

 Quando li esta noticia no site engadget, associei este músculo de robô com o material utilizado no fato da personagem principal do jogo Crysis, criar fatos para soldados, ultra leves que lhes conceba muita habilidade e ainda ultra-fortes que lhes conceba resistência, torna um soldado quase invencível. Este tipo de material pode também ser utilizado em robôs, podendo assim enviar robôs para ambientes mais agressivos.Veja o vídeo (continue a ler) ...

Novo Intel Atom atinge os 2.0 GHz

Posted: 20 Mar 2009 02:49 PM PDT

  A Intel revelou os novos processadores Silverthorne, os famosos Atom que equiparam quase todos os portáteis de baixo custo mais conhecidos como Netbooks. Foi à sensivelmente 1 ano que a Intel lançou os primeiros Atom Z500, Z510, Z520, Z530 e Z540.

 Estes novos Intel Atom ficam já famosos por atingirem a barreira dos 2.0 GHz de velocidade, pelo menos um deles, o Z550 com um FSB de 533MHz, 512Kb de memória cache e um TDP de 2.4W á semelhança do Z540.

 O Outro modelo, Intel Atom Z515 não atinge os 2.0 GHz, nem anda por lá perto, a sua velocidade varia dos 800MHz a 1.2 GHz, tem um FSB de 400MHz, 512 Kb de memória cache e um TDP de 1.4W. Este processador fica caracterizado pela sua tecnologia Intel Burst Desempenho (BPT) que consegue optimizar a sua frequência consoante a necessidade do utilizador.

 Estes processadores Atom foram projectados para operar na plataforma Menlow, com o System Controller Hub Poulsbo US15W que integra o subsistema gráfico Intel GMA 500, suporta até 2GB de memória, é capaz de reproduzir vídeos HD com uma resolução de 720p nos formatos H.264, MPEG 2, MPEG 4, VC1 e WMV9. O Intel Atom Z515 apenas suporta vídeo até uma resolução de 540p.

 Os preços para estes processadores Intel Atom ainda não foram revelados, mas a sua divulgação deve chegar no próximo mês.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Sabias que