quinta-feira, 26 de março de 2009

Tecnosh.com | Newsletter

Tecnosh.com | Newsletter

Link to TECNOSH | Tecnologia, Gadgets e Design.

Tata Nano | o Mini indiano

Posted: 25 Mar 2009 08:54 AM PDT

This image has no alt text

Ok, muita gente deve ter visto ou ouvido falar desta notícia recentemente. Na Índia, a empresa Tata Motors tenciona lançar um carro, o Tata Nano, que  pode revolucionar o mercado doméstico, e não só.

Primeiro que tudo, vamos ao carro em si: trata-se de um quatro portas urbano levado ao limite do que esta categoria permite. O diabo do carro só tem 1,5m de largura e 1,6m de altura, e 3m de comprimento - isto é que é pequeno! O motor é um modesto 2 cilindros com 623cc. Apresenta consumos de 4,5 litros aos 100km, e o depósito leva 15 litros, praticamente o mesmo que uma mota como a Yamaha XT660Z Ténéré.

Mas, incrivelmente, o Tata Nano será mais barato que a maior parte das motas de cilindrada equivalente à sua. Na Índia, a Tata pretende vender o carro por 1500 euros (feitas as contas). Sim, 1500 euros. Espera-se que o Nano chegue à Europa por volta de 2010, mas cá o preço será na ordem dos 6000 euros. Porquê o aumento? Simples. Porque o Tata Nano, na sua forma original, é o mais básico dos básicos - não tem airbag, a frente é toda feita de plástico, a bagageira não abre (temos de dobrar os bancos de trás para poder aceder a ela, por dentro), algumas partes da carroçaria não são soldadas, são COLADAS… entre muitas outras coisas, que a regulações europeias não permitem. Portanto, por cá vamos receber uma versão mais completa do bicho, e também mais segura, que à partida se chamará Nano Europa.

Já se prevê que o mercado indiano possa crescer até 65% graças a este pequeno carro, mas também há preocupações em relação ao aumento súbito dos níveis de poluição caso toda a gente comece a comprar um Nano. E isto não é brincadeira. Basta a todos as famílias chinesas e indianas terem um Nano, e já não há protocolos de Quioto que nos salvem o coiro. Contudo, a Tata Motors diz que também irá produzir outros modelos do Nano que suportem energias alternativas. Entre estes, teremos um modelo totalmente eléctrico, um híbrido, e até um modelo que funcionará a ar comprimido.

carro tata nanootata nano

Vista as coisas assim, só nos resta preocuparmo-nos com os engarrafamentos descomunais que o futuro - repleto de carros baratos e quase descartáveis - nos reserva. Entretanto, podem visitar a página oficial do Tata Nano, e consultar a mui informativa entrada na Wikipedia sobre este tópico.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Sabias que