No ínicio de qualquer blog, ou no ínicio da vida de qualquer blogueiro, escrever com autoridade é praticamente um processo inexistente. Ao longo dos primeiros passos o blogueiro terá tendência em melhorar a sua escrita e a sua postura, o que invariavelmente se traduz num crescimento que leva à sua autoridade. Muitos, tal como eu, começaram por escrever de uma forma mais descontraída e menos sustentada, e ao longo do seu processo de blogging foram evoluíndo até se tornarem autoridades naquilo que escrevem e na forma como transmitem o seu conhecimento aos seus leitores.
Um dos maiores problemas de escrever com autoridade está directamente relacionado com a falta de sensibilidade para com os leitores. Aqueles que são directos e extremanente pragmáticos, geralmente não deixam espaço para os seus leitores expressarem as suas opiniões, muito menos criam um sentido de comunidade em torno do seu blog. Isto acontece porque esses blogueiros na verdade apresentam factos, teorias e explicações de uma forma extremamente directa.
Enquanto leitor, todos nós gostamos de pessoas que sabem do que escrevem. Pessoas confiantes e pragmáticas nos seus discursos. Escrever com autoridade traz-lhe uma maior credibilidade perante os seus leitores, pelo que quando é feito correctamente, traduz-se em mais comentários no seu próprio blog. Experimente-o da próxima vez que equacionar escrever um artigo no seu blog.
1. TENHA A CERTEZA QUE PARTILHA ALGO REALMENTE INTERESSANTE
Escrever com perseverança e pragmatismo geralmente é um processo que está associado a um líder. Os seus leitores, quando o visitam, procuram encontrar do outro lado um líder. Evite utilizar palavras como “poderá ser”, “talvez”, “acredito”, “espero”, etc., uma vez que estas são extremamente relutantes e traduzem dúvida.
Quando se é um líder, regra geral, dever-se-á ter sempre a certeza daquilo que se diz, e/ou pelo menos, transparecer isso.
Vá para o terreno e apresente aos seus leitores soluções realmente interessantes e que valham a pena de ser transmitidas.
2. PARTILHE PROCESSOS QUE POSSAM SER REPLICADOS
Alguém que escreve com autoridade, regra geral é alguém que tem conhecimento e experiência para partilhar. Isso significa apresentar processos, técnicas e métodos que o autor já experiênciou e na verdade funcionaram. Esses processos são também passíveis de ser replicados pelos seus utilizadores, levando-os a obter o mesmo sucesso que você já obteve.
Quando não se é um líder e/ou se tem tendência para ter medo de o ser, comete-se o erro de apresentar processos não exequíveis e/ou que têm falhas, levando os seus leitores a questionar a veracidade de alguma informação. Isso acontece na maioria das vezes quando um autor está a replicar algo de um outro autor, sem que na verdade tenha experienciado.
3. PARTILHE A SUA OPINIÃO E NÃO PEÇA NADA EM TROCA
Quando um leitor visita o seu blog, ele procura que você partilhe a sua própria experiência pessoal e nada mais do que isso. Quando alguém visita um projecto, procura que o autor partilhe a sua experiência pessoal e profissional, e não se remeta a partilhar experiências e resultados que outros já fizeram no passado.
Ao longo do tempo e à medida que você vai aprendendo mais sobre a sua indústria, o seu conhecimento e a sua área de actuação, melhor você se vai tornando. Isso traduz-se também na passagem de conhecimento mais profundo, técnico e vencedor. Se necessário, visite os arquivos do seu blog e introduza aos seus leitores alguns dos seus conceitos já partilhados no passado. E lembre-se, nunca exija nada em troca!
4. CUMPRA AQUILO QUE PROMETE
Se por ventura prometeu aos seus leitores uma série de artigos sobre um determinado assunto, um livro, um ebook, uma conferência, seja o que for, cumpra-o! Ao longo do tempo e à medida que for falhando as suas diversas promessas, os seus leitores irão afastar-se e colocá-lo numa posição delicada.
Uma forma de evitar promessas directas poderá ser o comprometimento com os seus leitores e com os seus objectivos. No ínicio do ano dei a conhecer os meus objectivos para 2009, tendo-me comprometido automaticamente com os meus leitores e comigo mesmo.
Mais recentemente disse aqui no blog que a Netaffiliation era a minha grande aposta para 2009 e não menti. Tem sido nas redes mais produtivas para os meus projectos profissionais e também uma excelente forma de ganhar dinheiro com blogs ou websites.
5. SEJA ABERTO AO FEEDBACK POSITIVO….E NEGATIVO!
Ninguém sabe tudo, sobre tudo. Até aqui penso que estamos de acordo. Quando na verdade você se preocupa em concentrar-se nas coisas que não sabe, deveria estar a canalizar todo o seu conhecimento para as coisas que realmente sabe. Aproveite também para se juntar a algumas redes sociais e começar a construir um circulo de amigos e uma rede de contactos muito interessantes.
O Twitter é por exemplo uma das formas mais eficientes de receber feedback dos seus seguidores, ao mesmo tempo que estes o ajudam, com conhecimentos extra, dicas, notas, entre outras coisas.
Seja um livro aberto para o feedback, tanto no seu blog, como no seu email, no seu IM, nas suas redes sociais, etc.
6. SEJA AUTORITÁRIO HOJE!
Se por ventura é um autor com medo relativamente ao impacto daquilo que diz, comece por mudar essa atitude hoje. Aquilo que você sabe poderá ser o suficiente para o lançar na blogosfera! Não vá adiando a sua posição de liderança simplesmente porque existe um vizinho devidamente estabelecido no mercado. O conhecimento é multi-facetado e existe seguramente espaço para todos nesse nicho de mercado!
Até Já!
Se gostou deste post, considere subscrever o nosso RSS Feed Completo!
Ou então Subscreva o Fique Rico por Email!
Leia também estes artigos:
a
Como escrever com autoridade no seu blog?
Sem comentários:
Enviar um comentário