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Como escolher um tema rentável para um novo website ou blog? - Parte II Posted: 24 Mar 2009 05:14 AM PDT No passado mês de fevereiro iniciei uma série de artigos sobre como escolher um tema rentável para um novo website ou blog, a qual não sei quantas partes terá, mas que fica em aberto para uma exploração ao longo das próximas semanas. Poderá ler a primeira parte em ‘Como escolher um tema rentável para um novo website ou blog? - Parte I‘. Seguramente existem pesquisas para determinadas palavras-chave que recebem milhares de milhões de pesquisas mensalmente e têm em comum excelentes CPC’s ao nível de publicidade Pay-per-Click. No entanto, a grande maioria destes termos são extremamente competitivos, o que exige uma equipa de várias pessoas a trabalhar na rentabilização e rankeamento nos motores de busca, por exemplo. Se por ventura você encontrar um nicho de mercado rentável, mas extremamente competitivo, não cometa o erro de perder o seu tempo a tentar rankear para um termo demasiado complexo e concorrencial. Uma boa estratégia parte pela noção da realidade, e essa noção significa saber quais são as suas limitações. ANÁLISE COMPETITIVA Fazendo uma análise um pouco mais profunda sobre o que acabei de falar, vamos verificar quais os exemplos a ter em conta na escolha do novo tema do seu próximo website ou blog. Abra o Google e faça por exemplo uma pesquisa pelo termo ‘telemóveis’ e veja os resultados. Um dos factores mais importantes após uma pesquisa deste tipo, é analisar até que ponto estas páginas listadas nos resultados são realmente fortes e difíceis de bater no terreno. Uma das formas de o fazer, poderá ser através do Pagerank individual de cada uma delas. O Pagerank é uma métrica que funciona numa escala de 0 a 10. Se uma determinada página tiver um Pagerank 10, o Google considera-a automaticamente como a melhor referência para aquela determinada área. No entanto, se uma página tiver um Pagerank 0, o Google considera-a uma página relativamente mais fraca, embora este tipo de ‘peso’ não seja linear. Existem páginas com pouco PageRank que têm uma autoridade bastante elevada. Uma das formas de tornar a leitura das pesquisas mais fácil, é instalando a extensão SEO para Firefox, um add-on para o browser Firefox que torna tudo mais simples ao nível da selecção e análise dos resultados. Vejamos uma pesquisa feita com o SEO para Firefox instalado no Firefox: Nos resultados apresentados é fácil perceber como funcionam os dados estatísticos inseridos pelo SEO para Firefox. No primeiro exemplo, temos uma página com PageRank 5 e criada em 1998. Isto dá-nos rapidamente a ideia de que estamos perante uma página extremamente antiga, com uma grande autoridade e com um PageRank bastante competitivo. Se formos descendo a coisa vai piorando ainda mais. Páginas como a Wikipédia e a Optimus apresentam PageRank 6, entre 7 a 10 anos e volumes de tráfego simplesmente incríveis (no caso da Wikipédia). Se com este tipo de análise à superfície ainda estiver a pensar entrar no nicho de mercado ‘telemóveis‘, à procura de um rankeamento para essa palavra-chave, então boa sorte! Na verdade é bastante mais fácil competir com páginas relativamente recentes, com volumes de tráfego aceitáveis e com PageRanks também acessíveis, do que entrar numa competição com as gigantes desse mesmo nicho de mercado. Se por ventura reparar na última página dos resultados, ela é uma página PageRank 4 e de uma empresa com grande notariedade na área, certamente com um orçamento bem maior que o seu para uma campanha de Search Engine Marketing. CONCLUSÃO Obviamente estamos perante cenários multi-variados. Existem praticamente casos para tudo, incluindo páginas recentes a ultrapassar as gigantes da área nos próprios motores de busca. Já imaginou quanto links serão precisos para rankear em primeiro lugar no Google para a pesquisa ‘telemóveis’? Pense nisso e deixe a sua opinião! Até Já!
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