terça-feira, 10 de novembro de 2009

Fique-Rico - Escola para Blogueiros e Webmasters

Fique-Rico - Escola para Blogueiros e Webmasters


Exercícios para bloggers – encontre um parceiro de blogagem (14)

Posted: 10 Nov 2009 09:27 AM PST



Exercícios para bloggers – encontre um parceiro de blogagem (14)

Hoje damos continuidade à nossa série de artigos com exercícios para bloggers, que irá durar algumas semanas, com o objectivo de ajudar todos os blogueiros e webmasters que acompanham regularmente este blog a encontrarem formas práticas de melhorarem os seus blogs. Considere imprimir estes exercícios, enviá-los aos seus amigos, ou simplesmente guardá-los para futura consulta. O objectivo desta série de artigos é providenciar exercícios, objectividade e prática no melhoramento do seu blog, para que num futuro próximo (quando a série terminar) você possa sentir que levou o seu blog ao próximo nível. Os artigos já publicados são:

Entenda que ganhar dinheiro com blogs é muito interessante, mas quando se falha no campo da produção e objectividade, dificilmente se consegue atingir um objectivo como os seis dígitos anuais de que falámos recentemente. Considere participar activamente nestes exercícios colocando comentários, dúvidas, sugestões, exemplos, ou simplesmente para deixar a sua opinião acerca do exercício e da forma como pretende cumpri-lo no seu próprio blog. A sua participação é extremamente importante para nós e também para todos os leitores que posteriormente terão acesso a todos estes artigos e exercícios práticos.

Se por ventura não quiser perder pitada dos exercícios que vamos publicar diariamente aqui no blog, considere seguir-nos no Twitter, ou então subscrever a nossa newsletter diária que irá enviar-lhe por email todos os exercícios que iremos publicar, de uma forma prática e construtiva:

Endereço de Email:

A TAREFA DE HOJE
Acredito que não sou propriamente um dos melhores exemplos de blogging cooperativo que existem, mas também não sou certamente dos piores. Embora não seja co-autor de nenhum blog, a verdade é que a partilha de conhecimentos e experiências com outros blogueiros ajuda-me a acelerar o ritmo de crescimento dos meus projectos e também a visão que tenho da blogosfera.

O trabalho de equipa é na minha opinião sempre benéfico em todos os sentidos. Acredito na filosofia de que trabalhar em conjunto com outros blogueiros não significa ser co-autor de um mesmo blog, mas sim partilhar experiências, trocas de publicidade/links, análise de conteúdos, partilha de links úteis, e acima de tudo troca de sinergias que levem ambos os blogueiros a convergirem o seu tráfego entre si de forma a beneficiar mutuamente ambas as partes.

VANTAGENS DE TRABALHAR JUNTAMENTE COM OUTROS BLOGUEIROS
Da experiência que tenho vindo a adquirir na internet ao longo dos últimos 3 ou 4 anos, cada vez chego mais facilmente à conclusão de que os blogueiros de maior sucesso são todos aqueles que trabalham de um forma, ou de outra, com blogueiros igualmente de topo. Os casos de Darren Rowse, John Chow, Copyblogger, Shoemoney, são apenas um exemplo na área da rentabilização massiva online, onde todos eles trabalham em cooperação em determinados momentos, mas existem muitos outros exemplos como a Smashing Magazine que trabalha de perto com mais outros 10 blogs relacionados com criatividade e usabilidade online. O mesmo se passa na área da tecnologia, onde os gigantes Mashable, Techcrunch e Engadget trocam sinergias constantemente.

Existem múltiplos benefícios em encontrar um parceiro de blogagem, sendo que na verdade o comportamento mutuo, leva a melhorias mutuas em ambos os blogs. Deixo-lhe de seguida 10 pontos que acho cruciais na blogagem cooperativa e que podem ajudá-lo a conseguir benefícios imediatos e também uma sustentabilidade necessária. Eu próprio faço isso com blogs como o Criar Sites do Celso Lemos. Vejamos:

  • Você recebe feedback dos seus artigos antes de os publicar;
  • Você tem consigo alguém que compreende a sua situação e as suas necessidades;
  • Você pode trabalhar conjuntamente em projectos de peso;
  • Você pode partilhar links, publicidade e tráfego;
  • Você pode partilhar artigos em redes sociais, trocar votos, e publicitar conteúdos;
  • Você pode partilhar comunidades específicas;
  • Você pode motivar e ser motivado a partir do encorajamento e partilha de experiências;
  • Você pode escrever e receber artigos de convidado;
  • Você pode partilhar talento e experiência profissional;
  • Você terá ao seu dispor, pelo menos, o dobro do potencial de blogagem.

COMO ENCONTRAR UM PARCEIRO PARA BLOGGAR?
Encontrar um parceiro capaz de partilhar consigo o acto de bloggar é na verdade um processo muito simples e ao mesmo tempo muito divertido. Encontram-se pessoas fantásticas por essa blogosfera fora à medida que se pretende encontrar blogueiros competentes e capazes de trabalhar a sério em projectos de qualidade. Deixe-me só resumir-lhe imediatamente 7 formas de conseguir encontrar o seu parceiro de blogagem imediatamente:

  1. Ofereça assistência sempre que necessário. A grande maioria das pessoas movimenta-se nos dias de hoje por dinheiro. Mesmo na blogosfera. No entanto, quando você estende a mão a alguém numa situação em que esta se encontra relativamente confusa e/ou desesperada, revela não só simpatia mas também muito altruismo.
  2. Adicione blogueiros à sua lista de links. A grande maioria dos blogs têm uma blogroll na barra lateral e/ou num outro qualquer local dos seus blogs. Utilizar a sua blogroll para atrair novos parceiros é uma das formas mais eficientes de dizer “olá estou disponível para criar sinergias” e/ou é o mesmo que dizer que você gostaria de conhecer aquele autor. Ainda que o tráfego que você envie seja minoritário, a acção pode ser valorizada, e apreciada por um qualquer blogueiro que seja mais atento. Se você está deliberadamente a convidá-lo para comunicar, a probabilidade de o conseguir é muito maior, obviamente.
  3. Linke para potenciais parceiros nos seus artigos. Outra das formas mais eficientes de estabelecer uma comunicação com um novo blogueiro é através do reconhecimento do seu trabalho. Quando você linka para alguém nos seus artigos, você está a dar-lhe a oportunidade de este visualizar o apreço e respeito que você tem pelo seu trabalho. É um género de aplauso, correcto? Linkar para potenciais parceiros nos seus artigos é basicamente a mesma coisa que convidá-los para comunicar.
  4. Envie emails complementares para blogueiros que você respeita. Tal como um link dentro de um artigo, um email é um convite. A diferença está apenas na privacidade de ambas as acções. Um Email permite-lhe ser mais directo na forma como expressa o seu respeito e admiração, bem como na forma como lhe transmite os seus desejos.
  5. Peça ajuda a outros blogueiros. Se você contacta um blogueiro na procura de ajuda, e este não lhe responde ou apresenta-se relutante, isso pode ser um sinal de que o próprio não tem disponibilidade imediata para fazê-lo. Nunca devemos assumir que sabemos qual o comportamento que alguém irá ter connosco, e muito menos deveremos ser rudes ou agressivos na comunicação. Se essa ajuda tiver de surgir, irá surgir com naturalidade e então a ligação estabelecesse naturalmente.
  6. Procure pontos de interesse. O contacto por email é uma das formas mais eficientes de abrir as portas à comunicação. Se você nota-se que estava a receber conteúdos ou links relacionados com coisas que você até gosta, provavelmente seguiria esses contactos, correcto? Então tente descobrir os pontos de interesse entre ambas as partes, e determine aquilo que tem em comum com o seu colega de blogagem. Quanto mais fluída for a comunicação, maior é o potencial de amizade e relacionamento.
  7. Não se mostre desesperado! Tal como na vida, este tipo de atitude não o irá ajudar a encontrar o seu parceiro de blogagem. Alguém que é contactado por si numa situação de desespero ou stress, tem uma grande probabilidade de não se interessar num primeiro contacto. É importante você manter-se fiel aos seus princípios e também fazer uma abordagem relaxada e tranquila. Uma boa decisão é muito rara de ser conseguida em desespero.

DICAS EXTRA PARA ENCONTRAR UM PARCEIRO DE BLOGAGEM
Antes de você começar a realizar contactos com outros blogueiros na perspectiva de conseguir relacionar-se com eles, deixo-lhe algumas dicas que considero extremamente importantes de reter:

  • Torne a sua acção num benefício mutuo – Este tipo de contacto e interacção funciona tanto melhor quanto ambas as partes saírem a ganhar com ela. É uma situação de dar-e-receber portanto, tenha a certeza de que ambas as partes contribuem e beneficiam de forma tangível.
  • Procure um blogueiro num nicho idêntico ao seu – Embora este exercício seja complicado para muitos blogueiros que se encontram em nichos de mercado muito específico e onde o seu foco é unilateral, existe sempre a possibilidade de criar relações com blogueiros que se encontrem em nichos similares. Isso irá abrir-lhe um leque vasto de novas oportunidades a vários níveis. Se você sente dificuldade em encontrar alguém no seu nicho de mercado, não se esqueça que não está sozinho.
  • Procure blogueiros que estejam ao seu nível – Já reparei que existem muitos blogueiros que quando aliciados a conhecer e a comunicar com outros, geralmente procuram os blogueiros de topo. Embora não exista nada de errado na estratégia de manter uma relação com um blogueiro bem sucedido, é mais interessante e benéfico encontrar alguém que esteja ao seu nível. Isso significa que ambos estarão ao mesmo nível, terão precisamente os mesmos desafios e poderão passar por cima deles juntos.
  • Torne o blog de cada um, melhor! – Acredito que quando dois blogueiros trabalham juntos e se preocupam em melhorar o blog do seu companheiro, ambos saem a ganhar. Embora a grande maioria dos blogueiros se preocupe exclusivamente em melhorar o seu blog, o processo inverso traz também resultados incríveis a curto/médio prazo.

Considere participar activamente nestes exercícios colocando comentários, dúvidas, sugestões, exemplos, ou simplesmente para deixar a sua opinião acerca do exercício e da forma como pretende cumpri-lo no seu próprio blog. A sua participação é extremamente importante para nós e também para todos os leitores que posteriormente terão acesso a todos estes artigos e exercícios práticos.

Se por ventura não quiser perder pitada dos exercícios que vamos publicar diariamente aqui no blog, considere seguir-nos no Twitter, ou então subscrever a nossa newsletter diária que irá enviar-lhe por email todos os exercícios que iremos publicar, de uma forma prática e construtiva:

Endereço de Email:

Se gostou deste post, considere subscrever o nosso RSS Feed Completo!
Ou então Subscreva o Fique Rico por Email!

Leia também estes artigos:

Sem comentários:

Enviar um comentário

Sabias que