quarta-feira, 11 de novembro de 2009

Fique-Rico - Escola para Blogueiros e Webmasters

Fique-Rico - Escola para Blogueiros e Webmasters


Exercícios para bloggers – resolva um problema comum (15)

Posted: 11 Nov 2009 09:27 AM PST



Exercícios para bloggers – resolva um problema comum (15)

Hoje damos continuidade à nossa série de artigos com exercícios para bloggers, que irá durar algumas semanas, com o objectivo de ajudar todos os blogueiros e webmasters que acompanham regularmente este blog a encontrarem formas práticas de melhorarem os seus blogs. Considere imprimir estes exercícios, enviá-los aos seus amigos, ou simplesmente guardá-los para futura consulta. O objectivo desta série de artigos é providenciar exercícios, objectividade e prática no melhoramento do seu blog, para que num futuro próximo (quando a série terminar) você possa sentir que levou o seu blog ao próximo nível. Os artigos já publicados são:

Entenda que ganhar dinheiro com blogs é muito interessante, mas quando se falha no campo da produção e objectividade, dificilmente se consegue atingir um objectivo como os seis dígitos anuais de que falámos recentemente. Considere participar activamente nestes exercícios colocando comentários, dúvidas, sugestões, exemplos, ou simplesmente para deixar a sua opinião acerca do exercício e da forma como pretende cumpri-lo no seu próprio blog. A sua participação é extremamente importante para nós e também para todos os leitores que posteriormente terão acesso a todos estes artigos e exercícios práticos.

Se por ventura não quiser perder pitada dos exercícios que vamos publicar diariamente aqui no blog, considere seguir-nos no Twitter, ou então subscrever a nossa newsletter diária que irá enviar-lhe por email todos os exercícios que iremos publicar, de uma forma prática e construtiva:

Endereço de Email:

A TAREFA DE HOJE
O exercício de hoje tem como objectivo solucionar um problema comum aos seus leitores. Costumo dizer que todo e qualquer blogueiro que tiver capacidade de identificar problemas e apresentar soluções tem pela frente um caminho directo ao sucesso. Nos dias de hoje existem imensas oportunidades de escrever conteúdos baseados na resolução de soluções comuns e você pode tirar partido disso no seu próprio blog.

Muitos blogueiros de topo são motivados por este exercício pois ele oferece em troca uma série de coisas fundamentais ao crescimento de um blog, nomeadamente: boa impressão, mais subscritores, mais viralidade, entre outros. Se você resolve um problema que é comum, você consegue num único artigo criar uma boa impressão, reunir muitos visitantes e leitores que se identificam com o conteúdo e provavelmente subscrevem o blog e/ou retornam com maior frequência, e ainda consegue criar viralidade ao ponto do conteúdo ser partilhado entre amigos, nas redes sociais, no Twitter e por ai adiante…

7 FORMAS DE IDENTIFICAR PROBLEMAS COMUNS
Para muitos blogueiros identificar problemas comuns na sua audiência é um processo relativamente simples. Isso acontece quando a audiência do seu blog é bem definida e você tem o pulso medido quanto às necessidades dessa mesma audiência. No entanto, muitos outros blogueiros tendem a ter dificuldades em identificar problemas e muitas vezes em saber como resolvê-los. Posto isto, vejamos como identificar problemas comuns:

1. RESOLVA OS SEUS PRÓPRIOS PROBLEMAS
Uma das formas mais eficientes de encontrar problemas que são comuns a outros, passa por identificar problemas que nós próprios tenhamos. Foi precisamente esse exercício que fiz quando escrevi o Tutorial sobre o OpenX, por exemplo. Identifiquei um problema que era meu, consegui solucioná-lo e aproveitei para escrever um artigo que na minha opinião solucionava problemas comuns a muitos leitores. Tendo em conta os 130 comentários do artigo, presumo que tenha sido uma boa aposta.

2. PROCURE QUESTÕES NAS REFERÊNCIAS DE PESQUISA
Quando você se encontra na blogosfera há mais de 3 ou 6 meses, existe uma grande oportunidade de tirar partido dos problemas que os seus leitores apresentam. Se por ventura os seus leitores não lhe dizem quais são os seus problemas, uma forma de os encontrar passa por pesquisar no seu software de dados estatísticos (ex.: Google Analytics) e procurar o que levou a que esses visitantes encontrassem o seu blog. Analise bem os termos que levaram esses visitantes a chegarem até ao seu blog. Muitas vezes, a grande maioria dos termos de pesquisa dão origem a artigos interessantes.

3. ANALISE AS PESQUISAS INTERNAS
Outra forma de encontrar problemas comuns aos seus leitores passa por analisar o seu comportamento quando estes se encontram dentro do seu blog. Muitas vezes os visitantes aterram no seu blog, pesquisam por determinados conteúdos e muitos deles provavelmente você não tem sequer resposta/solução. Isso dá-lhe uma visão periférica sobre aquilo que pode ser interessante (ou não) de escrever no seu blog.

4. PERGUNTE DIRECTAMENTE AOS SEUS LEITORES
Outra foram de conseguir chegar ao objectivo a que nos propomos hoje, passa por considerar escrever um conteúdo questionando os seus leitores sobre quais são os seus maiores problemas/desafios. Obviamente que assumimos que você já tem construída pelo menos uma audiência base, onde os seus próprios visitantes se sentirão confortáveis para lhe responder directamente. Existem múltiplas formas de você conseguir realizar esta tarefa, vejamos:

  • escreva um artigo questionando directamente os seus leitores;
  • envie um email aos últimos 20/30 comentadores questionando se existe algo em que possa ajudar;
  • inclua uma caixa de contacto/formulário só para questões;
  • corra um questionário no seu blog;

5. PROCURE PROBLEMAS NOUTROS BLOGS
Esta possibilidade é fantástica para todos aqueles que ainda não têm uma audiência muito participativa e activa. Para realizar esta tarefa, apenas necessita de visitar fórums, blogs, websites, ou redes sociais que sejam relevantes para o seu nicho de mercado, e navegar pelos conteúdos, artigos e tópicos na procura de dúvidas e potenciais problemas que possa resolver. Poderá fazê-lo em blogs que tenham bastante tráfego ou um rácio de comentários por artigo relativamente elevado, pois a sua tarefa torna-se muito mais simples de cumprir.

6. UTILIZE AS REDES SOCIAIS PARA ENCONTRAR DÚVIDAS/PROBLEMAS
A cada dia que passa as redes sociais como o diHiTT, o Twitter, o Facebook ou mesmo o Yahoo! Respostas, tornam-se primordiais para todo e qualquer blogueiro. Através das redes sociais é possível efectuar perguntas (especialmente no Twitter), obter respostas, analisar os conteúdos colocados por outras pessoas, etc. Analisando friamente e de uma forma funcional as competências destas redes, você conseguirá com facilidade encontrar diversos problemas comuns a muita gente.

7. PERGUNTE AOS AMIGOS E FAMILIARES
Obviamente e para terminar, deverá realizar questões directamente aos seus amigos e familiares. A grande maioria das conversações do dia-a-dia originam problemas comuns que são na verdade problemas que existem também na internet. Por exemplo: ainda hoje muita gente não sabe o que é um blog, como se utiliza e muito menos que é possível ganhar dinheiro com ele. Correcto? O mesmo se passa com o Twitter. Muitas pessoas (e provavelmente você conhece muitas), não fazem a mínima ideia do que é o Twitter e para que serve. Isso, é um problema para você resolver.

DICAS PARA IDENTIFICAR PROBLEMAS COMUNS
Quando se está num nível relativamente avançado, resolver problemas torna-se na verdade um problema para si. No entanto, uma das regras de ouro é ter consigo um parceiro de blogagem (ver aula nº 14) com quem você possa interagir e pedir auxílio, por exemplo. Quando alguém lhe faz uma pergunta mais específica, numa área onde você não é efectivamente um profissional, como é que você responde?

Quando você é questionado em áreas mais técnicas, onde você próprio não se sente confortável, sugiro que você contacte alguém com mais experiência e lhe proponha um destes três cenários:

  • escrever um artigo de convidado (guest post) no seu blog;
  • efectuar uma entrevista na primeira pessoa e relacionada com o assunto/dúvida;
  • realizar a mesma pergunta e pedir apenas uma resposta concreta sobre ela.

A primeira opção é na minha opinião a melhor e mais eficiente. É também aquela que beneficia ambas as partes e traz conteúdo de qualidade ao seu blog. Se por ventura o seu contacto não estiver disponível para ajudá-lo a resolver esse problema, procure outra pessoa especializada na área.

Outra forma de resolver problemas comuns, passa por identificá-los e posteriormente contactar 5 ou 10 profissionais especializados na área para que lhe respondam a essa mesma pergunta. Depois poderá confrontar todas as respostas num único artigo e oferecer assim visões dispares sobre problemas idênticos. Do ponto de vista do enriquecimento isso é fantástico!

Considere participar activamente nestes exercícios colocando comentários, dúvidas, sugestões, exemplos, ou simplesmente para deixar a sua opinião acerca do exercício e da forma como pretende cumpri-lo no seu próprio blog. A sua participação é extremamente importante para nós e também para todos os leitores que posteriormente terão acesso a todos estes artigos e exercícios práticos.

Se por ventura não quiser perder pitada dos exercícios que vamos publicar diariamente aqui no blog, considere seguir-nos no Twitter, ou então subscrever a nossa newsletter diária que irá enviar-lhe por email todos os exercícios que iremos publicar, de uma forma prática e construtiva:

Endereço de Email:

Se gostou deste post, considere subscrever o nosso RSS Feed Completo!
Ou então Subscreva o Fique Rico por Email!

Leia também estes artigos:

Sem comentários:

Enviar um comentário

Sabias que