quinta-feira, 19 de novembro de 2009

Fique-Rico - Escola para Blogueiros e Webmasters

Fique-Rico - Escola para Blogueiros e Webmasters


Exercícios para bloggers – ressuscite um artigo antigo do seu blog (20)

Posted: 19 Nov 2009 04:52 AM PST



Exercícios para bloggers – ressuscite um artigo antigo do seu blog (20)

Hoje damos continuidade à nossa série de artigos com exercícios para bloggers, que irá durar algumas semanas, com o objectivo de ajudar todos os blogueiros e webmasters que acompanham regularmente este blog a encontrarem formas práticas de melhorarem os seus blogs. Considere imprimir estes exercícios, enviá-los aos seus amigos, ou simplesmente guardá-los para futura consulta. O objectivo desta série de artigos é providenciar exercícios, objectividade e prática no melhoramento do seu blog, para que num futuro próximo (quando a série terminar) você possa sentir que levou o seu blog ao próximo nível. Os artigos já publicados são:

Entenda que ganhar dinheiro com blogs é muito interessante, mas quando se falha no campo da produção e objectividade, dificilmente se consegue atingir um objectivo como os seis dígitos anuais de que falámos recentemente. Considere participar activamente nestes exercícios colocando comentários, dúvidas, sugestões, exemplos, ou simplesmente para deixar a sua opinião acerca do exercício e da forma como pretende cumpri-lo no seu próprio blog. A sua participação é extremamente importante para nós e também para todos os leitores que posteriormente terão acesso a todos estes artigos e exercícios práticos.

Se por ventura não quiser perder pitada dos exercícios que vamos publicar diariamente aqui no blog, considere seguir-nos no Twitter, ou então subscrever a nossa newsletter diária que irá enviar-lhe por email todos os exercícios que iremos publicar, de uma forma prática e construtiva:

Endereço de Email:

A TAREFA DE HOJE
Se por ventura não sabia, deixe-me relembrá-lo de que nem todos os conteúdos armazenados nos arquivos do seu blog valem a pena. Por mais que sejamos imperativos na forma como escrevemos, existem sempre uma série de conteúdos que falham em diferentes pormenores. Eu digo isto por experiência com os meus próprios blogs. Por mais que você se esforce para que os seus conteúdos sejam perfeitos, a verdade é que existe sempre formas de melhorar aquilo que até então você achava “perfeito”. Existem ainda aqueles conteúdos que se encontram nos arquivos do seu blog e que por uma razão ou outra nunca tiveram sucesso.

O seu exercício de hoje passa por melhorar um artigo que você tenha nos arquivos do seu blog. Este exercício é um bocadinho diferente daquele que propus na 14ª aula, que visava actualizar páginas-chave, enquanto que este tem como objectivo actualizar artigos, que por qualquer razão não se tornam referências no seu blog. Este tipo de cenário pode acontecer por diversos motivos, vejamos alguns:

  • O seu artigo foi escrito há algum tempo e a sua linguagem não é a mais apropriada;
  • O seu artigo falha na profundidade que dá ao assunto;
  • A informação do artigo está ultrapassada e necessita ser actualizada;
  • A sua opinião sobre o assunto escrito entretanto alterou-se;
  • Um dos elementos chave do artigo não está bem formado: título, formatação, etc;
  • O seu artigo está errado e contem erros factuais que necessitam ser emendados;
  • Você sabe muito mais agora sobre o assunto do que sabia na altura em que o escreveu;
  • etc.

Qualquer que seja a razão por detrás do insucesso do seu artigo, o seu objectivo de hoje é actualizar pelo menos um artigo que não tenha obtido o mesmo sucesso de outros. A actualização poderá ser efectuada de diversas formas e consoante aquilo que você considerar relevante. Isso significa que você poderá actualizar o artigo apenas com algumas modificações, ou escrevê-lo por completo novamente. Se a actualização for demasiado grande e incisiva, considere escrever um novo artigo no seu blog sobre o mesmo assunto, linkando directamente para o conteúdo antigo que você está agora a rever. Poderá aproveitar também para promover o novo artigo em redes sociais como o Twitter, Facebook, agregadores de conteúdo, etc.

7 FORMAS DE RESSUSCITAR UM ARTIGO ANTIGO DO SEU BLOG
Deixo-lhe de seguida sete formas de actualizar os seus conteúdos antigos. Estas ideologias e técnicas devem ser sempre aplicadas de acordo com a necessidade existente, pelo que caberá a si próprio a tomada de decisões.

  • Reescrever o título do seu artigo – se existe algo que pode de alguma forma influenciar directamente o sucesso de um artigo seu é o título desse mesmo artigo. O título marca a diferenciação entre um artigo que é desejado de ser lido e outro que não, embora o conteúdo possa em ambos os casos ser muito interessante e relevante. Se nunca experienciou uma edição deste tipo, irá ficar surpreendido com os resultados. Aproveite também para ler estes conteúdos com dicas sobre como escrever títulos de qualidade para os seus artigos e também 10 fantásticos tipos de títulos para artigos.
  • Reescrever a introdução do seu artigo – o objectivo do título do seu artigo, é levar as pessoas a interessarem-se pela leitura do conteúdo. Essa leitura começa na introdução do artigo que se encontra precisamente por baixo do título. Se deseja que os seus artigos tenham objectividade e sucesso, é importante ter uma introdução de qualidade.
  • Chamadas para acção – o que é que você deseja que os seus leitores façam depois de lerem o seu conteúdo? Ainda existem muitos blogueiros que não se preocupam com as acções e que acabam por escrever artigos que terminam de uma forma pouco objectivo e não dão seguimento ao leitor. Os artigos com chamadas para acções dão aos seus leitores um próximo passo a seguir. Se tiver dúvidas sobre como colocar esta dica em prática, leia o nosso artigo “O seu blog morreu na passividade? 10 exemplos para remotivar os seus leitores novamente!“.
  • Dê mais profundidade ao seu artigo – muitos artigos que leio recorrentemente em blogs, poderiam ser muito mais bem sucedidos se dessem ao leitor mais exemplos, ilustrações, conteúdos extra para ler, opiniões, e por aí adiante. Muitos deles falham na perspectiva de profundidade ao conteúdo. Considere melhorar a forma como expõe os seus conteúdos, para que eles ofereçam ao seu leitor um caminho paralelo a percorrer.
  • Controlo de qualidade – muitos artigos podem ser melhorados consideravelmente se você gastasse pelo menos 5 minutos a lê-los de “fio a pavio”. Eu próprio quando releio alguns dos meus conteúdos acabo por encontrar erros de sintaxe graves e falhas na ortografia que são completamente desnecessárias. Aproveite para verificar também todos os links presentes nos seus artigos, que podem estar a enviar os seus leitores para sítio nenhum ou páginas já não existentes. Se tiver um blog Wordpress, poderá sempre recorrer ao plugin Broken Link Checker para ajudá-lo nesta tarefa.
  • Polimento de artigos – o aspecto geral dos seus conteúdos (e do seu blog também) tem um impacto massivo na forma como estes são tratados pelos seus leitores/visitantes. Um artigo bem concebido e com um aspecto polido pode marcar uma enorme diferença entre ser lido por milhares de pessoas, ou permanecer irrelevante nos arquivos do seu blog.
  • Conversação – muitos blogueiros que escrevem com regularidade, têm tendência para depois de publicarem o seu artigo, deixarem de interagir directamente com ele. O que acontece muitas vezes é que esses artigos recebem comentários durante semanas e semanas, e o autor não lhes dá a atenção devida. Procure dedicar algum do seu tempo a responder aos comentários que o seu blog recebe.

DICAS PARA RESSUSCITAR UM ARTIGO ANTIGO DO SEU BLOG
Tenho noção de que existem milhares de blogueiros que detestam à partida o exercício de hoje. Muitos sentem-no porque é muito mais interessante redigir novos conteúdos ao invés de estar a actualizar coisas que têm meses ou mesmo anos. Outros sentem-no porque actualizar conteúdos do passado é mexer na história e evolução do blog.

Respeito profundamente qualquer uma das sensações. No entanto, actualizar um artigo pode não mexer com o passado e raíz do seu blog. Você poderá actualizar o conteúdo deixando uma nota de actualização apenas no final ou mesmo no início do conteúdo. Tudo o resto se mantém intacto e original. Se ainda assim prefere não actualizar os seus conteúdos antigos, porque não optar por escrever um novo conteúdo sobre o assunto e linkar para o artigo mais antigo? Para executar o exercício de hoje, procure por conteúdos datados nos arquivos do seu blog, e escolha aqueles que você gostaria de actualizar e/ou extender. Dessa forma o artigo antigo irá manter-se intacto e você apenas terá de redigir um novo conteúdo, actualizado e mais profundo que o seu antecessor. Pense nisso!

Considere participar activamente nestes exercícios colocando comentários, dúvidas, sugestões, exemplos, ou simplesmente para deixar a sua opinião acerca do exercício e da forma como pretende cumpri-lo no seu próprio blog. A sua participação é extremamente importante para nós e também para todos os leitores que posteriormente terão acesso a todos estes artigos e exercícios práticos.

Se por ventura não quiser perder pitada dos exercícios que vamos publicar diariamente aqui no blog, considere seguir-nos no Twitter, ou então subscrever a nossa newsletter diária que irá enviar-lhe por email todos os exercícios que iremos publicar, de uma forma prática e construtiva:

Endereço de Email:

Se gostou deste post, considere subscrever o nosso RSS Feed Completo!
Ou então Subscreva o Fique Rico por Email!

Leia também estes artigos:

Sem comentários:

Enviar um comentário

Sabias que