segunda-feira, 16 de novembro de 2009

Fique-Rico - Escola para Blogueiros e Webmasters

Fique-Rico - Escola para Blogueiros e Webmasters


Exercícios para bloggers – crie uma página de arquivo viral (17)

Posted: 16 Nov 2009 04:18 AM PST



Exercícios para bloggers – crie uma página de arquivo viral (17)

Hoje damos continuidade à nossa série de artigos com exercícios para bloggers, que irá durar algumas semanas, com o objectivo de ajudar todos os blogueiros e webmasters que acompanham regularmente este blog a encontrarem formas práticas de melhorarem os seus blogs. Considere imprimir estes exercícios, enviá-los aos seus amigos, ou simplesmente guardá-los para futura consulta. O objectivo desta série de artigos é providenciar exercícios, objectividade e prática no melhoramento do seu blog, para que num futuro próximo (quando a série terminar) você possa sentir que levou o seu blog ao próximo nível. Os artigos já publicados são:

Entenda que ganhar dinheiro com blogs é muito interessante, mas quando se falha no campo da produção e objectividade, dificilmente se consegue atingir um objectivo como os seis dígitos anuais de que falámos recentemente. Considere participar activamente nestes exercícios colocando comentários, dúvidas, sugestões, exemplos, ou simplesmente para deixar a sua opinião acerca do exercício e da forma como pretende cumpri-lo no seu próprio blog. A sua participação é extremamente importante para nós e também para todos os leitores que posteriormente terão acesso a todos estes artigos e exercícios práticos.

Se por ventura não quiser perder pitada dos exercícios que vamos publicar diariamente aqui no blog, considere seguir-nos no Twitter, ou então subscrever a nossa newsletter diária que irá enviar-lhe por email todos os exercícios que iremos publicar, de uma forma prática e construtiva:

Endereço de Email:

A TAREFA DE HOJE
O exercício de hoje prende-se com uma ideia muito interessante e que considero de grande valor para todos aqueles que pretendem maximizar o potencial de crescimento dos seus blogs. Do meu ponto de vista, as páginas de arquivo virais são todas aqueles que reúnem colectâneas de conteúdos que são interessantes para os seus leitores e que alguma forma se tornam virais face ao comportamento deste. Isto significa que são páginas com colecções de conteúdos diversos, que obrigam os seus leitores a a direccionarem-se de uma forma não homogénea para diversos pontos do seu blog. Há algum tempo que utilizo esta estratégia aqui no blog e com resultados muito interessantes.

Porquê construir uma página de arquivo viral?
Existem várias razões para construir uma página de arquivo viral, mas a ideia centra-se na dificuldade que os blogueiros de hoje têm em conseguir destacar conteúdos publicados há algum tempo. Muitos blogueiros apresentam dificuldades em fazer os seus leitores chegarem a determinados conteúdos, especialmente e à medida que os seus arquivos vão sendo populados com dezenas e centenas de artigos. O problema é que geralmente os blogs apenas dão destaque aos novos conteúdos publicados através da homepage, mas ao longo do tempo estes vão passando para páginas secundárias acabando por se tornarem irrelevantes e/ou não perceptíveis.

BENEFÍCIOS DE CRIAR UMA PÁGINA DE ARQUIVO VIRAL
Existem tal como referi uma série de razões para você desejar criar uma página de arquivo viral para o seu blog. Muitas delas só acontecem no seu blog se você de alguma forma potenciar isso mesmo. Imagine o potencial de crescimento que você poderá estar a perder ao não compilar a sua página de arquivo viral. Vejamos:

  • Ela dá valor acrescentado aos seus arquivos – quando eu perco horas (por vezes mais de 15h!) a escrever um artigo de qualidade para os meus leitores, eu desejo que eles o leiam! As páginas de arquivo viral ajudam-no a manter os seus leitores com os olhos em cima dos seus conteúdos mais antigos, que muitas vezes oferecem qualidades emergentes e de longa duração.
  • É uma página fantástica para SEO – tal como já referimos noutros artigos, a linkagem interna é muito importante na optimização para motores de busca. Da mesma forma que é importante receber links de outros blogs, é importante também ter uma boa linkagem interna. Este tipo de página irá seguramente ajudá-lo a melhorar o ranking dos seus artigos nos motores de busca.
  • Ajuda-o a criar um blog de bandeira – embora existam provavelmente estatísticas para confirmar isto, a verdade é que a lógica diz-me que um leitor que acabe de aterrar pela primeira vez no seu blog, terá um ímpeto muito maior de regressar se encontrar muitos conteúdos de grande qualidade, do que propriamente se eles estiverem escondidos. Experimente fazer esse exercício e analise os resultados.

TIPOS DE PÁGINAS DE ARQUIVO VIRAL
Existem muitas formas e maneiras de construir uma página de arquivo viral para o seu blog. Adopte o método que considerar mais adequado e enquadrado com o seu blog e/ou que seja exequível de por em prática. Vejamos:

  • Páginas de arquivo em torno de um tema – a minha página com recursos sobre Optimização para Motores de Busca é um excelente exemplo de uma página que compila informação (artigos) sobre um um determinado tema, e oferece essa mesma informação de uma forma organizada para o leitor. Isto pode ser feito para praticamente todas as áreas do seu blog, organizando e compilando informação e conteúdos já presentes no seu blog. Estas páginas podem inclusivamente fazer parte da navegação do seu blog se você assim o desejar.
  • Páginas de arquivo temporais – outra forma de produzir uma página de arquivo viral pode passar por construir por exemplo uma página com os melhores artigos do seu blog publicados em 2008, por exemplo. Há quem utilize também este tipo de páginas de forma semanal, quinzenal ou mensal, compilando a informação do blog de uma forma prática e mais acessível para o leitor. Algo do tipo “O melhor da semana aqui no blog!” ou “O que se passou no blog em Abril!”.
  • Páginas de arquivo em estilo retro – outra forma de produzir páginas de arquivo temporais passa pelo estilo retro. Existem muitos blogueiros que uma vez por ano escrevem uma página com uma compilação anual do que de melhor se passou no blog. Algo do tipo “O que se passou há 1 ano no blog xpto”. Este tipo de páginas pode ser muito interessante para de tempos a tempos, relembrar os seus leitores de conteúdos muito importantes que foram publicados durante o ano passado e que na verdade não deverão ser esquecidos.
  • Páginas de arquivos relacionadas com séries – escrever uma série de artigos como esta que estou a desenvolver neste momento é um objectivo a longo prazo e que na minha opinião visa não só ajudar os blogueiros a construir melhores blogs, mas também tornar-se um ícone de profissionalismo e competência para o blog. No entanto, um dos meus grandes interesses é que os novos leitores encontrem esta série de artigos e desejem lê-la por completo. Para que isso aconteça, no final do último artigo deverei construir uma página de arquivo viral com todos os exercícios propostos. As páginas de arquivo de séries de artigos tornam-se rapidamente ícones do seu blog. Uma das séries de maior sucesso aqui no blog é precisamente o “Blogging para Principiantes“, que começou numa série de artigos e hoje é uma referência de sucesso aqui no blog.

PROMOVA A SUA PÁGINA DE ARQUIVO VIRAL
Embora ainda não tenha escrito páginas propriamente ditas, no topo do blog faço uma série de recomendações para aquelas que são as minhas páginas de arquivo viral, nomeadamente o Blogging para Principiantes, a Rentabilização de Nichos de Mercado, entre outras. As páginas de arquivo são a forma mais viral e interessante de direccionar os seus leitores e visitantes para os seus conteúdos chave. No entanto, isso só acontece quando você tem capacidade de direccionar os seus leitores e visitantes para essas mesmas páginas (óbvio).

Como resultado disso, torna-se óbvio que você deverá promover e posicionar correctamente no seu blog a sua página de arquivo viral, para que os seus leitores e visitantes a possam ver facilmente. Faça isso linkando para a sua página de arquivo através da sua navegação, da barra lateral, ou de outras zonas importantes e influentes do seu blog.

DICAS PARA CRIAR UMA PÁGINA DE ARQUIVO VIRAL
Se por ventura você está a criar pela primeira vez uma página de arquivo viral, não tenha medo. A melhor forma de começar é construir uma página do tipo “best of”, referente ao seu último ano de blogging por exemplo. Ou então a mesma página, mas referente ao mês passado. Se o seu blog for relativamente novo, é óbvio que você não terá capacidade de criar uma página de arquivo viral relacionada com o seu último ano de trabalho. No entanto, é perfeitamente exequível criar uma página referente ao último mês, identificando os artigos mais populares e aqueles que você deseja que os seus leitores e visitantes consumam.

Outra forma de começar a construir a sua página, passa por considerar quais são as questões mais comuns dos seus leitores, e identificar um agrupamento de artigos que de alguma forma os ajudem a responder a grande parte dessas questões. Se os seus leitores lhe perguntam recorrentemente como fazer um blog de qualidade, então você poderá construir uma página de arquivo viral, apontando para uma série de artigos que respondem a essa mesma questão. Simples!

Considere participar activamente nestes exercícios colocando comentários, dúvidas, sugestões, exemplos, ou simplesmente para deixar a sua opinião acerca do exercício e da forma como pretende cumpri-lo no seu próprio blog. A sua participação é extremamente importante para nós e também para todos os leitores que posteriormente terão acesso a todos estes artigos e exercícios práticos.

Se por ventura não quiser perder pitada dos exercícios que vamos publicar diariamente aqui no blog, considere seguir-nos no Twitter, ou então subscrever a nossa newsletter diária que irá enviar-lhe por email todos os exercícios que iremos publicar, de uma forma prática e construtiva:

Endereço de Email:

Se gostou deste post, considere subscrever o nosso RSS Feed Completo!
Ou então Subscreva o Fique Rico por Email!

Leia também estes artigos:

Sem comentários:

Enviar um comentário

Sabias que