10 dicas para ganhar mais de $5500 a vender links de texto no seu blog
Embora muito já se tenha falado sobre as penalizações do Google face à comercialização de links de texto em blogs, a verdade é que existem formas eficientes e rentáveis de maximizar a rendibilidade do seu blog sem prejudicar o seu blog. Temos diversos projectos na Internet, alguns em nichos de mercado muito específicos, os quais têm rendido alguns milhares de dólares apenas e somente com a comercialização de links de texto, exceptuando claro a venda de publicidade, os programas de afiliados, o Adsense e todas as outras formas de ganhar dinheiro existentes no mercado.
No entanto, permanece sempre a dúvida, junto dos nossos leitores, sobre quais as potenciais represálias do Google face a uma estratégia de rendibilidade deste tipo. Tendo isso em conta, seleccionámos para si 10 dicas para ganhar mais de $5500 dólares a vender links de texto no seu blog, seguindo alguns dos melhores princípios de segurança existentes no mercado.
VENDER LINKS DE TEXTO É SEGURO?
Esta é provavelmente a pergunta mais frequente entre blogueiros e webmasters, especialmente aqueles que lêem as matérias publicadas aqui na Escola Dinheiro. A resposta a esta pergunta é não, não é seguro. Se você comercializar links de texto no seu blog, a probabilidade de perder grande parte do seu Pagerank é grande, e caso tenha uma abordagem demasiado agressiva, poderá eventualmente ser banido dos resultados de pesquisa do Google. Mas, se você tiver em conta alguns dos princípios de segurança que lhe indicamos de seguida, pode reduzir bastante a probabilidade de ser penalizado. Durante os últimos 2 anos, comercializámos noutros projectos links de texto e em momento algum fomos penalizados por isso. Todavia, tenha em conta que sempre o fizemos de uma forma inteligente, em segurança e que nunca adulterasse ou tentasse adulterar os resultados de pesquisas dos motores de busca.
1. DEFINA BEM OS SEUS OBJECTIVOS
Regra geral, o princípio básica da monetização de blogs prende-se com a maximização do potencial de rendibilidade existente. Mas na realidade as coisas não funcionam bem assim. Quando você coloca anúncios no seu blog, você deverá ter sempre em conta uma série de regras. Por exemplo, quando você utiliza campanhas do Adsense, você sabe que não pode colocar mais de 3 blocos de anúncios por página, não pode colocar anúncios em páginas sem conteúdo, não pode incentivar os seus leitores a clicarem nos anúncios, e por aí adiante. Quando você vende links de texto no seu blog, terá de cingir a sua actividade a algumas das regras existentes também. A única diferença é que essas regras são empíricas. Não existem segredos ou fórmulas para você comercializar links de texto no seu blog e não ser banido. As regras existentes, fazem parte da partilha de experiências de vários webmasters e também das nossas próprias experiências profissionais ao longo dos últimos anos. Portanto, o seu objectivo deverá ser sempre o de conseguir o máximo de rendibilidade possível com a venda dos seus links de texto, reduzindo ao máximo (também) a probabilidade de ser penalizado de alguma forma.
2. NÃO COLOQUE DEMASIADOS LINKS POR PÁGINA
Quando você se inicia na comercialização de links de texto no seu blog, a probabilidade de você se entusiasmar com os rendimentos que obtem é muito grande, levando-o provavelmente a comercializar todo o tipo de links e em quantidades não aceitáveis. Se pretende preservar o seu blog, tome nota: não coloque mais de 2 links por página. O ideal seria ter apenas 1 link por página. A nossa experiência diz-nos que é preferível que você venda links de texto durante anos e mantenha sempre a integridade do seu blog, do que comercializar dezenas de links por página e ser banido imediatamente dos motores de busca. Quase todas as empresas de venda de links de texto possibilitam a venda de links em palavras-chave dos seus artigos, sendo que se você vender 20 links, poderá conseguir que estes estejam localizados em 20 artigos diferentes, minimizando portanto os riscos de penalização.
3. OS LINKS DE TEXTO SÃO ANÚNCIOS
Os seus links de texto são anúncios, pelo que é importante que estejam devidamente localizados nas suas páginas. Evite colocar esses links no fundo das suas páginas, camufla-los com a mesma cor de fundo do seu blog ou simplesmente esconde-los. Procure colocar esses links em posições mais atractivas, evite que estes destruam a harmonia do layout do seu blog e acima de tudo, faça com que esses links tenham um posicionamento orgânico e natural.
4. PENSE NO VALOR DOS ANUNCIANTES
Seja sempre honesto consigo e com os seus anunciantes. Aqueles que compram links de texto no seu blog, regra geral procuram melhorar os seus índices de rankeamento nos resultados de pesquisas dos motores de busca, ou então procuram melhorar o tráfego dos seus projectos. Se você os ajudar a atingir esse objectivo, eles provavelmente irão renovar a compra de links no seu blog. Se você colocar os seus links com um atributo nofollow, você está a retirar todo o valor que o anunciante adquiriu, e provavelmente acabará por não conseguir renovar esse cliente para o mês seguinte.
5. EVITE QUE OS LINKS SEJAM FACILMENTE DETECTADOS
Existem já diversas ferramentas de detecção de links pagos em blogs, pelo que é importante que você tente fazer com que os seus links não sejam facilmente detectados. Isso é possível de fazer através das URL canônicas e dos permalinks. Existem blogueiros e webmasters que apresentam dois endereços diferentes para um mesmo artigo, sendo que um deles apresenta anúncios em links de texto e outro não. Embora não sejamos propriamente fãs deste tipo de abordagem, a verdade é que é funcional. Para quem não domina a questão das URL canônicas e os permalinks, aconselhamos vivamente a leitura do ponto número 2.
6. MENOS LINKS A UM PREÇO MAIS ALTO
Quase todas as plataformas de venda de links de texto permitem-lhe definir o preço dos seus links manualmente. A estratégia ideal para minimizar os riscos de penalização prende-se com vender os seus links a um preço mais alto, comercializando menos unidades mas mantendo os seus rendimentos elevados. Se você vender menos espaços, você passa a ter uma estratégia bastante mais segura, ao mesmo tempo que valoriza os seus anunciantes: eles conseguem melhores posicionamentos e/ou menor concorrência ao nível de links externos no seu blog. Se você decidir aumentar o preço de venda dos seus links, você passa a ter controlo também sobre a velocidade a que vende links no seu blog, regularizando a situação para um ponto de maior segurança.
7. NÃO VENDA DEMASIADOS LINKS AO MESMO TEMPO
Alguns dos mercados de venda de links de texto permitem ao blogueiro e webmaster a comercialização de links de forma automatizada e a grande velocidade. Essa estratégia poderá não ser muito segura para o seu blog. Se pretende manter um maior controlo sobre as suas vendas, faça uma aprovação manual de todos os links, seleccione aqueles que melhor se enquadram no seu blog e evite vender demasiados links ao mesmo tempo.
8. NÃO MARQUE OS LINKS NATURAIS COM NOFOLLOW
Se você começar a marcar os seus links naturais com Nofollow de forma a reduzir o peso dos links externos do seu blog, você provavelmente irá demonstrar um comportamento não natural do ponto de vista dos motores de busca. Tenha em consideração que a Google distribui o seu link juice a praticamente todos os links de uma dada página; tanto os follow como os no follow. A única diferença é que os links marcados com nofollow não passam peso e autoridade para a página de destino.
9. GANHE AUTORIDADE E RANKEAMENTO DE FORMA NATURAL
Tudo se torna mais fácil quando você consegue rankear alto nos resultados de pesquisas de uma forma natural. Foque-se na criação de conteúdo interessante e fresco, participe em comunidades e procure sempre que outros blogueiros e webmasters linkem para o seu blog de uma forma natural. Este tipo de abordagem é muito mais estável, coerente e inteligente, do que se você andar a comprar links de texto para conseguir esses mesmos posicionamentos. Da nossa experiência profissional, os sites e blogs que conseguem uma presença e autoritarismo de uma forma natural são mais confiáveis aos olhos dos motores de busca e portanto, apresentam um risco de banimento inferior (seguindo todas as outras dicas, claro).
10. OS LINKS DE TEXTO NÃO SÃO O PROPÓSITO DO SEU BLOG!
Tenha em consideração que o seu blog existe por causa dos seus leitores, pelo que você deve sempre centrar a sua acção na produção de conteúdos interessantes e frescos, apresentar um design e usabilidade acima da média, e ter sempre presente a ideia de que a venda de links de texto é apenas um negócio! Se você construir o seu blog apenas com o propósito de o encher de anúncios, provavelmente ele nunca apresentará confiança aos motores de busca e a probabilidade de você ser banido é na realidade muito grande. Nunca se esqueça: o seu blog existe por causa dos seus leitores!
É POSSÍVEL GANHAR DINHEIRO A VENDER LINKS DE TEXTO?
Durante os últimos anos temos vindo a trabalhar com diversos mercados de compra e venda de links de texto, quase todos eles americanos. Embora sejamos extremamente selectivos quanto aos sites e blogs onde comercializamos links, a verdade é que seguindo todas as dicas apresentadas, é perfeitamente possível ter um blog natural, orgânico e de qualidade, que utilize a comercialização de links de texto como um dos seus modelos de negócio.
Nos últimos 6 meses ganhámos mais de $5500 dólares com a comercialização de links em alguns dos nossos projectos nacionais e internacionais, e tendo em conta que todas as empresas são eximias na emissão dos seus pagamentos, recomendamos apenas aquelas que se mostraram realmente fiáveis, rentáveis e ao mesmo tempo flexíveis ao nível de oferta. Tome nota e experimente no seu blog:
LINKWORTH
Com rendimentos superiores a $3600 dólares durante esse período, a LinkWorth é para nós, seguramente, a melhor plataforma de compra e venda de links de texto do momento. O interface de utilização é extremamente simples e com mais de 150 mil anunciantes, é muito fácil ganhar algumas centenas de dólares por mês com links de texto nos seus artigos. Leia alguns dos artigos que já escrevemos sobre a LinkWorth:
TEXT LINK ADS
Embora apresente rendimentos relativamente inferiores, a Text-Link-Ads é uma das melhores formas de compra e venda de links do mercado, a operar há vários anos a partir dos seus escritórios em Nova Iorque. Esta empresa americana apresenta a grande vantagem de ser facilmente integrada em blogs, possibilitando a automatização de venda de links de texto em artigos. Geralmente funciona muito melhor na venda de links de texto em palavras-chave de artigos.
TELIAD
A grande vantagem da Teliad prende-se com o facto de ser uma empresa europeia e que trabalha portanto em Euros. Extremamente rentável a todos os níveis e eximia nos seus pagamentos, a Teliad é um excelente complemento às empresas Americanas. As ferramentas que oferece para cálculo do valor de links e os mercados disponíveis são também fantásticas e uma grande mais-valia. Esta empresa tem contribuído com algumas centenas de euros ainda assim. Leia a nossa análise feita à Teliad:
Até Já!
Artigos Recomendados