quinta-feira, 4 de março de 2010

O seu blog está preparado para vender publicidade? Parte II - Escola de Ganhar Dinheiro

O seu blog está preparado para vender publicidade? Parte II - Escola de Ganhar Dinheiro


O seu blog está preparado para vender publicidade? Parte II

Posted: 04 Mar 2010 08:06 AM PST



O seu blog está preparado para vender publicidade? Parte II

Quando a Escola Dinheiro se iniciou, fez em Fevereiro passado dois anos, comercializar publicidade era na realidade uma utopia. O blog não tinha tráfego suficiente para comercializar publicidade ainda, da mesma forma que não considerámos sequer essa possibilidade numa primeira fase. Passados cerca de 4 meses do lançamento do blog, decidimos que era altura de começar a comercializar espaços publicitários . No entanto, comercializar publicidade num blog remete-nos para uma série de questões às quais devemos conseguir responder, nomeadamente:

  1. Porque razão pretendo vender publicidade?
  2. Será demasiado cedo para vender publicidade?
  3. A venda de publicidade enquadra-se nos objectivos do blog?
  4. Recebo tráfego suficiente para atrair anunciantes para o blog?
  5. O blog produz páginas lidas suficientes para justificar o investimento do anunciante?
  6. Que valores deverei cobrar?
  7. Que gestor de anúncios deverei utilizar / Como deverei vender publicidade?
  8. Deverei comercializar links de texto, banners, artigos, etc?
  9. Que tipo de pagamentos aceitar?
  10. Durante quanto tempo as campanhas ficam online?
  11. Qual será a política de devolução a ter em conta?
  12. Como é que conseguirei convencer os anunciantes a comprarem publicidade?

Para responder a todas estas questões, é necessário ter uma série de pontos em consideração, pontos esses que gostaria de debater neste artigo. Na primeira parte intitulada O seu blog está preparado para vender publicidade? Parte I abordámos as primeiras três questões, e neste artigo pretendemos falar um pouco sobre a necessidade de tráfego, o número de páginas lidas e o preço a cobrar pelos seus anúncios.

Este é o segundo artigo de uma série sobre "Como vender publicidade no seu blog" pelo que se não quiser perder pitada dos próximos artigos que vamos publicar, considere seguir-nos no Twitter, ou então subscrever a nossa newsletter diária que irá enviar-lhe por email todos os conteúdos, de uma forma prática e construtiva:

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RECEBO TRÁFEGO SUFICIENTE PARA ATRAIR ANUNCIANTES PARA O BLOG?

Tal como mencionámos na primeira parte, não consideramos interessante uma estratégia que visa a tentativa de comercialização de publicidade sem que na realidade alguns objectivos não estejam cumpridos, nomeadamente ter uma porção considerável de tráfego. Na realidade, quem é que está disposto a comprar um espaço publicitário num site ou blog que não recebe tráfego? O ponto principal é dar ao seu blog o tempo suficiente para gerar tráfego quantitativo e qualitativo.

Portanto, o que é uma porção de tráfego de qualidade? Será que 5000 visitantes por mês é um valor aceitável? Ou será que era melhor 10,000 visitantes? Na nossa opinião, não existem fórmulas de sucesso para definir esse valor, mas existem uma série de factores a ter em conta, vejamos:

QUANTO VOCÊ DESEJA COBRAR POR UM ANÚNCIO

Se você pretende cobrar 200EUR/mês por um anúncio no seu blog, quando ele apenas recebe 1,000 visitantes/mês, você provavelmente fará os seus potenciais anunciantes rir. Na realidade o seu blog não lhes justifica o tempo e dinheiro investido.

A experiência profissional diz-nos que você poderá começar a comercializar publicidade no seu blog a partir do primeiro dia em que o lançar se o preço dos seus anúncios reflectir os benefícios dos anunciantes. Você deverá tentar ser o mais justo possível com os preços a cobrar e acima de tudo evitar comparações. Você sabe – comparar os seus preços com outros blogs ou blogueiros devidamente estabelecidos. Se tiver em conta que eles recebem imenso tráfego, provavelmente, os preços que eles praticam reflectem precisamente isso.

Você deverá olhar para o seu blog do ponto de vista de um anunciante. Baseado no tipo e volume de tráfego que recebe, quanto é que você estaria disposto a pagar por um anúncio na sua barra lateral?

QUANTOS NOVOS VISITANTES VOCÊ RECEBE POR MÊS?

Embora muitos blogueiros não considerem importante a percentagem de novos visitantes que o seu blog recebe, este dado estatístico é de extrema importância no que concerne à comercialização de publicidade. Os anunciantes desejam ter os seus banners expostos ao máximo número de pessoas. Se por ventura o seu blog já tem uma audiência/seguidores, você provavelmente tem uma pequena percentagem de visitantes repetidos, ou seja, aqueles que visitam o seu blog todos os dias ou semanalmente. Embora os anunciantes não estejam propriamente interessados nos seus visitantes repetidos, eles estão seguramente interessados nos novos visitantes que diariamente chegam ao seu blog .

Analise os seus dados estatísticos e observe quantos novos visitantes você recebe mensalmente. A Escola Dinheiro, neste momento, recebe cerca de 69% de novos visitantes mensalmente. Esta é uma das grandes vantagens que os anunciantes irão ter em conta na altura de comprarem publicidade! Este dado indica que você está constantemente a receber novas fontes de tráfego.

NÃO SE ESQUEÇA DE CONTAR OS SEGUIDORES!

Nem tudo tem a ver com o volume de tráfego que você recebe, mas com o volume de tráfego que você consegue atrair para o seu blog. Portanto, tenha também em conta os seus Seguidores no Twitter, os fãs no Facebook, os assinantes de RSS e Newsletter, e por aí adiante. Estas redes sociais poderão ter um papel fundamental no número de visitantes do próximo mês e seguramente que os anunciantes terão isso em conta.

Em adição, cada um dos seus seguidores tem o potencial de falar sobre os seus artigos, de tweetar, de recomendar e de gerar novas fontes de tráfego para o seu blog!

A QUALIDADE DOS CONTEÚDOS

Os seus conteúdos atraem visitantes? e comentários? Os seus conteúdos são responsáveis por criarem uma comunidade em torno do seu blog? Caso tenha respondido que sim, então você está a criar relações e acima de tudo confiança com os seus leitores. E com essas relações chega também um potencial extra para os anunciantes, uma vez que os seus leitores terão maior propensão para clicar num banner que você tenha presente no seu blog.

O BLOG PRODUZ PÁGINAS LIDAS SUFICIENTES PARA JUSTIFICAR O INVESTIMENTO DO ANUNCIANTE?

Tenha em mente que a grande maioria dos anunciantes paga por Páginas Lidas – não por visitantes únicos. Portanto, se você receber 1,000 visitantes únicos por mês, mas gerar 10,000 páginas lidas, você poderá criar uma oportunidade interessante para novos anunciantes. Embora na blogosfera de Portugal não se trabalhe muito em modelos de CPM, no Brasil muitos blogueiros apresentam preços baseados nas impressões de página.

As páginas lidas são também um dado muito interessante a ter em conta. Elas dizem-lhe de que forma as suas chamadas para a acção estão a funcionar (conseguir mais subscritores é uma acção, por ex.) ou de que forma os seus visitantes/leitores estão a gostar dos seus conteúdos. Se por ventura o seu blog gera menos de 2 páginas lidas por visitante, isso significa que grande parte dos seus visitantes saem do seu blog sem lerem mais do que aquela página em que aterraram.

Idealmente, o que você e qualquer outro blogueiro gostariam era de ter visitantes que lessem todas as páginas do blog. Mas, tenha em consideração que no mínimo eles deverão ler duas páginas. Isso significa que eles lêem a primeira página e pelo menos visitam uma outra página qualquer.

Ter muitas páginas lidas significa o quê para um Anunciante?

  • O seu blog mantém os visitantes atentos aos conteúdos e “prende-os”.
  • Os seus anunciantes têm mais possibilidades de aparecerem e também de serem clicados.

Se por ventura o seu número de páginas lidas é relativamente baixo, comece por analisar o seu blog para determinar qual o problema em causa. A sua navegação é fácil de encontrar? O seu conteúdo está bem organizado? O seu conteúdo é relevante para os seus leitores?

QUE VALORES DEVEREI COBRAR?

Esta é daquelas questões que praticamente todos os blogueiros fazem a si próprios – também o foi para nós. Para conseguir determinar um preço correcto para os seus anúncios, você deverá entender primeiro o que os anunciantes estão neste momento a pagar.

CUSTO POR IMPRESSÕES

Como mencionado em cima, muitos anunciantes no Brasil costumam pagar por Páginas Lidas – não apenas por visitantes únicos. E geralmente eles comprar pacotes de 1000 páginas lidas (ou impressões de página).

  • Páginas Lidas = Impressões de Página
  • CPM = Custo por 1,000 Impressões

Portanto, você deverá determinar quanto cobrar aos seus anunciantes por 1000 impressões que estes recebam nos banners que têm presentes no seu blog. Quando você tem poucas páginas lidas, provavelmente vender publicidade poderá ser mais complicado. Nunca se esqueça que o seu preço deverá reflectir o retorno do anunciante. Vejamos alguns exemplos:

EXEMPLO #1:

Banner de 125×125 → aparece em todas as páginas → 10,000 impressões/mês = 15EUR/mês.

A forma como o anunciante irá avaliar o custo da sua campanha, começa no valor ($15.00) dividindo-o pelo número de páginas lidas (10,000). O resultado deverá então ser multiplicado por 1,000 para que se descubra o Custo por 1000 Impressões (CPM). Vejamos então o custo desta campanha de exemplo:

1. Divida o custo do seu banner pelo número de impressões:

15EUR / 10,000 impressões = 0,0015EUR

2. Calcule o CPM (Custo por 1,000 Impressões):

0,0015EUR X 1,000 = 1.50EUR

Neste exemplo, você poderia cobrar a um anunciante 1.50EUR por cada 1,000 impressões de banner (ou páginas lidas) no caso de você querer comercializar o seu banner de 125×125 a 15EUR/mês.

Portanto, porque não utilizar o valor 0,0015EUR e dizer ao anunciante que você cobra 0,0015EUR por cada página lida? Na realidade, isto acontece porque o standard fixou-se nas 1000 impressões, pela simples razão de que menos de 1000 impressões de página seria um péssimo negócio para qualquer anunciante.

DETERMINE O SEU PREÇO!

Provavelmente a melhor forma de determinar o preço dos seus anúncios passa por utilizar outros blogs do seu nicho como exemplos. Procure por blogs que comercializem anúncios, analise os dados estatísticos, faça as contas e procure um equilíbrio entre aquilo que eles produzem e cobram, e aquilo que você produz e deseja cobrar.

Este é o segundo artigo de uma série sobre "Como vender publicidade no seu blog" pelo que se não quiser perder pitada dos próximos artigos que vamos publicar, considere seguir-nos no Twitter, ou então subscrever a nossa newsletter diária que irá enviar-lhe por email todos os conteúdos, de uma forma prática e construtiva:

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