sexta-feira, 19 de março de 2010

18 segredos para tornar o seu blog numa verdadeira comunidade - Escola de Ganhar Dinheiro

18 segredos para tornar o seu blog numa verdadeira comunidade - Escola de Ganhar Dinheiro


18 segredos para tornar o seu blog numa verdadeira comunidade

Posted: 19 Mar 2010 05:01 AM PDT

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18 segredos para tornar o seu blog numa verdadeira comunidade

Construir uma audiência de qualidade em torno de um blog não é seguramente uma das tarefas mais fáceis para um blogueiro. Embora seja possível criar blogs de sucesso na internet de hoje, a realidade é que conseguir traduzir esse tráfego em subscritores, comentadores e membros activos da sua comunidade, é um trabalho árduo e muitas vezes complicado. No entanto, existem alguns segredos interessantes relativos à criação de um comunidade em torno de um blog, os quais gostaríamos de partilhar consigo. São pequenos truques que marcaram a diferença na Escola Dinheiro e que podem marcar a diferença no seu blog!

1. TÍTULOS DOS ARTIGOS

Como provavelmente sabe, um artigo escrito com um título intrigante é a melhor forma de captar a atenção dos leitores e visitantes. Como também já referimos por diversas vezes aqui no blog, os títulos com numerais funcionam extremamente bem e acabam por direccionar muito mais tráfego para o seu blog. O nosso último artigo com numerais, intitulado 30 formas de fazer o seu blog destacar-se da concorrência foi apenas e somente mais um exemplo de popularidade associado aos títulos intrigantes e atractivos.

2. ILUSTRAÇÃO DOS ARTIGOS

Infelizmente ainda são muitos os blogueiros que não têm em conta a importância da ilustração dos seus artigos. Escrever é um processo moroso por natureza, e encontrar boas fotografias ou ilustrações para artigos pode na verdade ser um processo igualmente moroso. Por vezes investimento mais de 30 minutos na procura de fotografias de qualidade que possam criar impacto visual nos nossos artigos. Essa é também uma das razões de sucesso da Escola Dinheiro. Aproveite e conheça mais de 70 websites onde encontrar fotografias para os seus artigos.

3. FAÇA PERGUNTAS

Iniciar ou concluir um artigo com uma pergunta é uma estratégia extremamente inteligente para todos aqueles que pretendem de alguma forma manter o leitor atento ao conteúdo escrito. Quando colocamos uma pergunta directa num artigo, estamos a dar ao leitor a oportunidade de ele reflectir e participar numa possível discussão a partir dos comentários do blog. Embora não seja recomendável fazê-lo constantemente, é importante que você de tempos a tempos incite os seus leitores à participação.

4. QUEBRE O CICLO DE LEITURA

Quando se escreve um artigo num blog, é importante utilizar tags H2 e H3 para os títulos e sub-títulos do artigo, utilizar listas e pontos para sintetizar parte da informação e acima de tudo, ter consciência da importância de quebrar o ciclo de leitura. Quanto mais simples a leitura for, mais agradável esta se torna. Isso faz com que a sua audiência se prenda por mais tempo, originando mais comentários e interactividade com os seus conteúdos.

5. AJUDE OS SEUS LEITORES

Uma das técnicas que tentamos sempre realçar aqui no blog, é a importância de escrever conteúdos que de alguma forma ajudem os seus leitores. Sejam tutoriais, exercícios, ou simplesmente reflexões, é extremamente importante que tenha em conta a necessidade que os leitores têm em colmatar determinadas falhas ou faltas de informação. Por norma, artigos educacionais ou tutoriais recebem imensos comentários, mas se ainda assim desejar uma maior interactividade entre a sua equipa e a sua audiência, remeta as perguntas e dúvidas para os comentários do artigo. Não se esqueça obviamente que depois deverá prestar o máximo de auxílio possível!

6. ARTIGOS BREVES FUNCIONAM MELHOR

Embora muitos internautas não gostem particularmente de ler conteúdos demasiado extensos, existem sempre excessões à regra. Acreditamos que a Escola Dinheiro é uma dessas excessões, uma vez que procuramos sempre escrever conteúdos de qualidade e que ajudem o leitor desde a primeira à última letra. No entanto, se pretende criar uma maior empatia com os seus leitores, considere começar com artigos mais breves, concisos e coerentes.

7. CONSIDERE UTILIZAR UM CALENDÁRIO EDITORIAL

Tal como a Regina Santana referiu no seu artigo 6 pontos básicos para evitar as consequências da desorganização, ter uma agenda editorial e organizacional é a melhor forma de criar uma rotina diária de qualidade e a favor do seu blog. Aproveite a sua agenda para escrever não só o tipo de artigos que pretende escrever, como também as datas em que pretende publicá-los. À medida que for utilizando a sua agenda, você irá ficando com um background dos artigos que já escreveu, os quais poderá interligar nos novos artigos, gerando maior sinergia e envolvimento entre os seus leitores e o seu blog.

8. UM TEMPLATE DE QUALIDADE

Um template de qualidade pode na verdade fazer muito pelo seu blog. Uma imagem de marca com pragmatismo é meio caminho andado para despertar o interesse dos seus visitantes e a leitores a participarem activamente na sua comunidade. Quando mudámos o layout deste blog para a nova Escola Dinheiro, o volume de tráfego cresceu cerca de 20%, bem os níveis de comentários, subscritores e assinantes também dispararam. Isso aconteceu precisamente pela imagem que passámos a transmitir aos nossos leitores.

9. TORNE A SUBSCRIÇÃO FÁCIL

É importante que o processo de subscrição no seu blog seja fácil e de rápida intuição. Se você pretende que a sua audiência cresça exponencialmente, é importante que coloque vários métodos de subscrição disponíveis aos seus leitores, bem como deverá investir visualmente na captação desse grupo de utilizadores potencialmente interessados nos seus conteúdos. Se reparar, na barra lateral da Escola Dinheiro existem várias menções aos nossos subscritores, métodos de subscrição e formas simples de os leitores se manterem em contacto connosco. Isso não acontece por acaso…

10. TORNE O SEU BLOG VERSÁTIL

Para todos aqueles que utilizam Wordpress, existem múltiplos plugins e formas de tornar o seu blog mais versátil e acima de tudo mais único. Considere procurar alguns pontos de atractividade para o seu blog, incluindo novas formas de comunicação e procurando maneira de tornar a leitura e navegação pelo seu projecto numa experiência mais interessante e fora do vulgar. Tenha também em consideração se por ventura alguns desses plugins tornam o seu blog mais lento e/ou se realmente compensam enquanto ferramentas de trabalho. Para encontrar os melhores plugins, visite o blog Wordpress Themes.

11. EVITE OS REGISTOS

Tenha em consideração que os internautas de hoje, detestam a ideia de serem obrigados a registar uma conta no seu blog de forma a puderem comentar os seus artigos. Se por ventura tem receio de apreciações menos positivas acerca do seu trabalho, tenha em consideração que bloquear os comentários através de registo obrigatório, é um processo que simplesmente o estará a fazer diminuir o nível de interactividade e comunicação, nada mais do que isso.

12. PARTILHE OS SEUS ARTIGOS NAS MÍDIAS SOCIAIS

Partilhar os seus conteúdos no âmbito social é também uma forma muito interessante de manter os seus leitores atentos em várias frentes, bem como uma estratégia de gerar novos contactos para o seu blog. Participe em alguns agregadores de conteúdos, redes sociais e também em ferramentas de microblogging como o Twitter.

13. LINKE PARA OUTROS BLOGS REGULARMENTE

Como já referimos em artigos como 6 razões para linkar para outros blogs, é extremamente importante que você linke para outros blogs como parte da sua estratégia de comunicação e criação de comunidade. Ao linkar para outros blogs, você está não só a criar um maior dinamismo social, como também está a estabelecer ligações importantes com outros blogueiros relevantes. Considere também ter em conta que ao linkar para outros blogs, você está a abrir as portas do seu próprio blog para que outros leitores contactem e interajam consigo.

14. COMENTE NOUTROS BLOGS REGULARMENTE

Como também já referimos inúmeras vezes, comentar em outros blogs é o mesmo que dizer que grande parte desses leitores estarão potencialmente interessados em comentar no seu próprio blog. Este nível de interacção é extremamente importante e deverá fazer parte da sua estratégia de criação de uma comunidade. Se você deseja que outros blogueiros e internautas participem activamente no seu blog, você deverá ser o primeiro a dar o exemplo e a comunicar em outros espaços que não os seus.

15. RESPONDA SEMPRE AOS SEUS COMENTÁRIOS

Uma das estratégias que poucos blogueiros têm em consideração é o investimento de parte do seu tempo para comentar os comentários dos seus leitores. Tenha em mente que ninguém gosta de ficar sem resposta, muito menos alguém que se predispôs a comentar sobre uma determinada matéria que você escreveu. Ao responder activamente a esses comentários, você está a fidelizar a sua audiência no sentido de esta continuar a participar activamente. Na Escola Dinheiro temos esta iniciativa sempre em consideração e tentamos responder sempre aos nossos leitores em praticamente todos os comentários. Essa diferenciação faz com que o nosso blog seja certamente diferente dos demais presentes na blogosfera…

16. SEJA CONSISTENTE

Se você pretende que o seu blog se destaque da concorrência não só pelos níveis de tráfego, mas também pelo factor comunicação, você tem de ser forçosamente consistente. Independentemente do método de trabalho que pretende utilizar, instaure uma política editorial que vise uma actualização diária, semanal, bi-semanal ou mensal no seu blog. Se você escreve todos os dias durante uma semana, e na semana seguinte não escreve, a sua falta de consistência não o ajuda à construção de uma comunidade.

17. INTERLIGUE OS SEUS CONTEÚDOS ANTIGOS

A interligação de conteúdos antigos do seu blog é igualmente importante para o crescimento e comunicação do mesmo. É importante que de tempos a tempos você interligue alguns dos seus conteúdos antigos, citando-os nos seus novos artigos. Isso é extremamente importante para os novos leitores, criar uma relação de comunicação mais abrangente e ajuda-o também a construir metodicamente a sua reputação.

18. DÊ TUDO O QUE TIVER!

Uma das formas de conseguir construir credibilidade e uma comunidade em torno de um blog, passa seguramente pelo dar. Quando você se preocupa mais em ajudar os seus leitores e visitantes do que propriamente utilizá-los como forma de gerar dinheiro e/ou outro tipo de oportunidades, você está a perder valor. Quando você acha que já não consegue dar mais, continue a dar o melhor de si em prol da sua comunidade. Mais tarde ou mais cedo, isso irá ajudá-lo a dar o salto qualitativo que você tanto deseja!

QUAIS SÃO AS SUAS IDEIAS?

O que é que você adicionaria a esta lista? Que tipo de segredos o ajudaram a construir a sua comunidade? Existem algumas questões ou dúvidas para as quais não lhe demos resposta? Deixe os seus comentários!

Até Já!

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