domingo, 13 de março de 2011

Isabel dos Santos domina Continente; accionista maioritária rede de hipermercados da Sonae

A empresária Isabel dos Santos deverá ser a accionista maioritária na rede de hipermercados da Sonae em Angola, cujo arranque deverá anunciado nas próximas semanas, apurou o SOL.

A entrada no mercado angolano do grupo português liderado por Paulo Azevedo vai ser realizada através da marca Continente, apesar de a hipótese de criar supermercados de raiz ou adquirir insígnias locais existentes também estar em cima da mesa. Paulo Azevedo também já manifestou interesse em criar uma espécie de 'Clube de Produtores' em Angola, à imagem do que acontece em Portugal.

O modelo de investimento era o único 'entrave' nas negociações da Sonae DC - subsidiária para o retalho do grupo - com Isabel dos Santos, que se 'arrastam' há mais de um ano. Contactada pelo SOL, fonte oficial da Sonae recusou fazer comentários.

A parceria da empresária com a Sonae reforçar a presença ou ligação da filha do presidente de Angola a empresas portuguesas. Desde Março de 2009 que Isabel dos Santos detém uma participação de 9,7% no BPI, através da sociedade Santoro. A empresária angolana é ainda dona de 10% da Zon Multimédia, através da Kento. A joint venture entre a operadora portuguesa liderada por Rodrigo Costa e Isabel dos Santos, estabelecida em Fevereiro do ano passado, deu lugar, entretanto, a um projecto de televisão por satélite em Angola - Zap, onde detém 70%.

Nova marca Continente

As novidades do grupo de Belmiro de Azevedo não ficam por aqui. Na próxima segunda-feira, a Sonae apresenta oficialmente a fusão entre o Modelo e o Continente, o que «assinala uma nova etapa no sector da distribuição em Portugal», explica o grupo em comunicado. Como foi avançado pela imprensa, o Continente vai ser a marca umbrella do grupo.

O SOL apurou que a insígnia vai dividir-se em três conceitos distintos, de modo a 'substituir' as actuais marcas de retalho do grupo: Continente, Continente Modelo e Continente Bom Dia - que 'sucede' aos supermercados Modelo Bonjour. O próximo 'grande' anúncio da Sonae deverá ser a ida para Angola.

Recentemente, a Sonae também decidiu seguir os passos do principal concorrente, a Jerónimo Martins, e apostar nas redes de mercearias. Através de parcerias com comerciantes locais, a dona do Pingo Doce criou a marca Amanhecer, e a Sonae as mercearias Meu Super.

Além de Portugal, a Sonae está presente em Espanha, com 47 lojas no retalho especializado, com insígnias como Worten, Sportzone e Zippy.

SOL

Sem comentários:

Enviar um comentário

Sabias que