quarta-feira, 9 de setembro de 2009

Fique-Rico - Escola para Blogueiros e Webmasters

Fique-Rico - Escola para Blogueiros e Webmasters


9 formas de colocar os seus conteúdos na frente de mais leitores!

Posted: 08 Sep 2009 12:11 PM PDT

9 formas de colocar os seus conteúdos na frente de mais leitores!

Uma das coisas importantes de um site ou blog é o seu conteúdo. Regularmente muitos webmasters e blogueiros perdem-se e afundam-se na análise estatística dos seus blogs, procurando ao máximo receber mais visitantes, mais subscritores, mais seguidores no twitter, diminuir a taxa de rejeição e ganhar dinheiro a sério, esquecendo um ponto fundamental: o conteúdo. O que será mais importante num blog? Receber muito tráfego, ou receber tráfego que efectivamente leia os conteúdos que você publica?

O próprio RSS Feed é uma forma de levar os seus conteúdos a um grupo de utilizadores que na sua grande maioria não chegam sequer a visitar o seu site ou blog. O que interessa realmente é o conteúdo, não o blog. Partindo deste princípio, o passo mais importante é fazer chegar o seu conteúdo ao maior número de leitores possível, e não propriamente o seu site.

Tendo esta visão em mente, é extremamente importante conseguir levar os seus conteúdos até um grupo maior de leitores, através de diversas técnicas e ferramentas. Deixamos-lhe 9 formas de colocar os seus conteúdos em frente de mais leitores, sendo que deverá ter sempre em mente que é extremamente importante construir uma comunidade em torno do seu blog, através dessas mesmas ferramentas. Quanto mais for o sentido comunitário do seu blog, maior é a probabilidade de você angariar leitores e subscritores regulares para as suas matérias.

1. O SEU BLOG EM VERSÃO MOBILE
Da forma com que caminhamos para o futuro da internet, cada vez são mais os utilizadores que navegam em websites e blogs através de telemóveis, smartphones e gadgets. Será uma questão de tempo até esse grupo de utilizadores se tornar maior que o grupo de utilizadores que acedem à internet por outras vias de comunicação.

É importante ter em conta que os utilizadores que navegam através de telemóveis na internet, procuram acima de tudo conteúdo directo e informação sucinta e prática de ler. Muitos blogs e websites não estão ainda preparados para serem acedidos a partir da internet, tornando-os praticamente numa carta fora deste baralho. Se por ventura utiliza o Wordpress, considere utilizar um plugin que transforme rapidamente o seu blog numa versão Mobile. Existem algumas dezenas disponíveis gratuitamente. Leia este artigo com 10 plugins Mobile para Wordpress.

Para quem pretende interagir ao máximo com os utilizadores que navegam através de telemóveis, algumas das hipotesses mais interessantes são por exemplo:

  • Versão Mobile do seu blog
    O mercado mobile tem características muito próprias. O seu blog, caso esteja disponível numa versão mobile, deverá ser adaptável ao ecrã de telemóvel, deverá evitar ao máximo a utilização de imagens e procurar acima de tudo o envio directo e preciso de conteúdo. Considere bem as características do mercado Mobile antes de se iniciar neste mundo. É importante que quando o fizer, ofereça qualidade acrescida e funcionalismo.
  • Mensagens de texto
    A utilização de serviços de envio de mensagens de texto é uma forma muito eficiente de manter os seus utilizadores informados sobre actualizações, novos conteúdos e ofertas no seu blog. Procure um serviço gratuito de envio de mensagens de texto e procure adaptá-lo eficientemente ao seu blog.
  • Aplicações Mobile
    Com a era dos smartphones a chegar, é altura de desenvolver aplicações. São já inúmeras as aplicações disponíveis para iPhone, Android ou Palm Pre, pelo que investir no desenvolvimento de uma aplicação para o seu blog poderá ser uma excelente forma de levar os seus conteúdos a um grupo de utilizadores muito específico e interessante. Muitas das grandes empresas e portais da internet oferecem já aplicativos para telemóveis, alargando ao máximo a audiência alvo dos seus conteúdos.

2. UTILIZE O TWITTER
O Twitter é hoje, mais que nunca, um dos serviços com maior “hype” na internet no momento. O site de microblogging é o que mais cresce no mundo, e não aproveitar esta oportunidade é seguramente perder um comboio muito importante para o seu blog. Muitas empresas, blogs e webmasters utilizam o Twitter como um serviço de complemento ao seu blog, no qual escrevem não só conteúdos pessoais, mas também actualizações de conteúdos dos seus websites e blogs.

Uma das formas mais eficientes de criar uma comunidade em torno do seu blog e do Twitter, poderá ser conseguida de diversas formas. Existem muitas empresas a ganhar já milhões de euros com a utilização do Twitter, pelo que você poderá seguramente fazer o mesmo. Vejamos como:

  • Indicação de actualizações para artigos;
  • Criação de questionários e pedidos de ajuda sobre determinadas temáticas;
  • Suporte e resolução de dúvidas diversas através do serviço apenas;
  • Criação de concursos em torno do seu perfil no Twitter;
  • Recomendação de produtos e conteúdos específicos para os seus seguidores;

Utilize sempre o Twitter como uma forma de comunicar com os seus leitores a partir de um outro ângulo. Encoraje também os seus leitores a enviar Tweets e a passarem os seus conteúdos para os seus leitores.

Aproveitando a deixa, siga-nos no Twitter e fique a par das últimas novidades do blog e não só!

3. ESCREVER PARA OUTROS BLOGS
Escrever artigos para outros blogs e websites é na minha opinião uma das estratégias mais eficientes do momento para quem procura alargar ao máximo a sua audiência. Regularmente chamados de “Guest-Posts”, os artigos de convidados são uma forma de expor o seu conteúdo e conhecimento perante uma nova audiência que provavelmente seria impossível de atingir de outra forma.

Infelizmente uma das coisas que vejo regularmente acontecer em Portugal e no Brasil, é que os blogueiros limitam-se a utilizar os melhores conteúdos nos seus blogs, rejeitando a possibilidade de investir tempo e conhecimento para publicar esses mesmos conteúdos num blog de um outro autor, onde exista uma audiência de qualidade, maior e atractiva para o próprio editor.

Existem algumas regras que quanto a mim são profundamente essenciais na escrita de um Guest-Post, especialmente para aqueles que procuram oportunidades únicas. São elas:

  • Evitar a auto-promoção através de um artigo de convidado;
  • Utilizar diversos links para artigos do blog em questão e apenas alguns para o seu próprio blog;
  • Escrever conteúdo em Português correcto e orientado para o leitor;
  • Oferecer conhecimento e qualidade de forma a atrair a atenção do leitor;

Procure blogs e websites dentro da sua área que estejam abertos a artigos convidados. Procure redigir um conteúdo de qualidade que vá de encontro com essa audiência, e experimente expor-se socialmente perante essa nova audiência.

Se por ventura gostava de ver um artigo seu publicado aqui no blog, contacte-nos!

4. COMUNIDADES E GRUPOS SOCIAIS
Utilizar as redes sociais é uma forma extremamente interessante de levar o seu branding e os seus conteúdos a uma maior audiência. Redes sociais como o Orkut ou o Facebook, permitem uma conectividade sem precedentes, sendo que com dedicação e uma estratégia acertada, é perfeitamente possível criar impérios e casos de sucesso a partir destas redes.

Para quem pretende criar uma comunidade, um grupo ou simplesmente uma grande interacção com uma audiência completamente distinta, existem diversas opções a ter em conta, sendo que praticamente todas elas permitem-lhe criar sinergia e expor os seus conteúdos a muito mais leitores. Vejamos:

  • Crie um grupo/comunidade
    A criação de um grupo a partir de uma rede social é uma estratégia extremamente interessante para quem pretende alargar a comunicação do seu blog. Os grupos/comunidades sociais são uma excelente forma de cativar uma audiência realmente interessada pelo seu blog, e é também uma das estratégias de marketing viral mais eficientes do mercado, simplesmente porque a sua audiência tem a capacidade de convidar amigos e outros utilizadores a juntarem-se ao seu grupo.
  • Crie uma página para os seus fãs
    No Facebook é possível criar uma Fan Page através de um processo muito simples. As páginas de fãs são geralmente associadas a empresas ou instituições, como o seu blog por exemplo, e são direccionadas a um público muito vasto, uma vez que podem ser visualizadas por membros não registados na rede social em questão, e são também páginas que indexam mais facilmente nos motores de busca pelo simples facto de não serem privadas. Considere criar uma página dedica aos fãs do seu blog e comece já a construir uma comunidade em torno do seu blog!
  • Crie uma aplicação
    Tanto o Facebook como o Orkut permitem o desenvolvimento de aplicações por terceiros. Essa propriedade permite a criação de aplicações interessantes para utilização global, que vão desde jogos, agregadores de conteúdos, entre outras. O desenvolvimento de uma aplicação pode ser muito interessante para dar a conhecer o seu blog a uma determinada audiência, permitindo-lhes utilizar os seus conteúdos por exemplo, ou puxá-los via RSS para os seus próprios blogs.

Se por ventura gosta de redes sociais, considere juntar-se ao nosso grupo no Orkut e à minha rede de contactos no Facebook!

5. DESENVOLVIMENTO DE UM WIDGET OU API
Esta é seguramente uma das estratégias mais complicadas para blogueiros e webmasters. Embora o desenvolvimento de um widget ou API exija conhecimentos de programação, você poderá sempre contratar um programador externo para desenvolver uma ideia que teve. A grande maioria dos serviços relacionados com o Twitter foram desenvolvidos a partir da API do serviço, e muitos deles são agora autênticos modelos de negócio online, gerando milhares e milhares de dólares em receitas.

Embora não seja simples desenvolver uma API para um determinado projecto, é relativamente acessível desenvolver um widget que puxe informação, conteúdos ou produtos a partir do seu website ou blog. Os widgets, tanto para Wordpress, Drupal ou outros gestores de conteúdos, são uma excelente forma de levar o seu conteúdo a uma audiência enorme que se auto propaga eficientemente.
Muitos dos grandes blogueiros e webmasters dos dias de hoje, chegaram ao sucesso através do desenvolvimento de pequenos aplicativos e soluções que acabaram por tornar o seu conteúdo acessível a uma muito maior audiência.

6. OFEREÇA MELHORES FEEDS RSS
Nos dias de hoje os Feeds RSS são uma das melhores formas de se manter actualizado acerca dos conteúdos publicados em determinados blogs e websites. No entanto, existe um grupo de blogueiros e webmasters obcecados com com o tráfego dos seus blogs, que acabam por ceder aos seus leitores Feeds RSS parciais, que obrigam os leitores a clicar nos conteúdos para conseguirem visualizá-los por completo no blog. Esta estratégia do meu ponto de vista é altamente errada! Se pretende criar uma base de leitores fieis aos seus conteúdos, considere oferecer múltiplas formas de subscrição, nomeadamente através de Feeds RSS globais, Feeds RSS para comentários, Feeds RSS por categorias, e ainda subscrições por email e vários formatos de newsletters. Se deseja ter uma audiência de qualidade e interessada realmente nos seus conteúdos, considere oferecer-lhes os meios correctos para estes se propaguem.

Se por ventura gosta deste blog, considere subscrever-nos por RSS FEED para leitor ou então subscrever a nossa newsletter:

Endereço de Email:

7. UTILIZE A MULTIMEDIA
São muitos os blogueiros e webmasters que nos dias de hoje optam pela multimedia para fazer chegar os seus conteúdos a diferentes grupos de utilizadores. Criar videos e podcasts para blogs é hoje mais simples do que nunca e também uma oportunidade de levar o seu conteúdo a outras redes de publicação como o Youtube, o Vimeo e outros serviços multimedia idênticos.

Ao criar conteúdo de video e audio é extremamente importante ter em conta que não basta estar presente. É necessário criar uma ligação entre si e os seus leitores, que possa levá-los a subscrever inclusivamente o seu canal no Youtube ou assinar os RSS Feeds para a secção de videos apenas.
Embora seja importante dar a cara para criar rapidamente um sentimento de simpatia com os seus leitores, você deverá ter em mente que é muito importante não só fornecer conteúdo de qualidade através de video, mas acima de tudo motivar, e criar ligação com o leitor. Quanto maior for a ligação e a expectativa que você conseguir, maior é a probabilidade desse utilizador recomendar o video aos seus amigos.

Nunca se esqueça também que os seus conteúdos devem ser apropriados para a sua audiência alvo, pelo que não vale a pena procurar temáticas fora do contexto apenas com o intuito de criar um falso “hype”.

8. STREAMING ONLINE
O famoso portal de notícias Techcrunch tem online aquilo a que a empresa chamou de CrunchCam, que é nada mais, nada menos que um streaming de video activo diariamente, que filma a actividade nos escritórios da empresa. Isso dá aos leitores do blog, uma visão engraçada sobre os movimentos da equipa que se encontra por detrás do blog, criando um sentido de comunidade e amizade muito interessante.

Embora este modelo de streaming não seja para mim o mais eficiente, existem várias opções muito interessantes de criar um grande “hype” no seu blog, oferecendo conteúdos exclusivos e oportunidades únicas para os seus leitores. Vejamos algumas das possibilidades:

  • Demonstração/Análise de produtos em directo
    Poderá agendar no seu blog a apresentação de um determinado produto, seja ele um gadget ou simplesmente um eBook, através de streaming online. Isso irá exigir à sua audiência uma atenção redobrada para não perder pitada do video em directo, possibilitando inclusivamente aos seus leitores a colocação de comentários em directo, criando perguntas e respostas de uma forma eficiente e prática.
  • Sessões comunitárias
    Se pretende construir uma comunidade em torno do seu blog, porque não utilizar o streaming online para debates e questionários em directo com a audiência? Marque uma sessão semanal com os leitores, a uma hora específica, e ponha a sua comunidade a fazer-lhe perguntas em directo, ao mesmo tempo que você providencia respostas.
  • Treino e Cursos Online
    As sessões de streaming online podem servir também para treinamentos e cursos online. Se pretende ajudar ao máximo a sua comunidade, considere estabelecer um plano de treinos que vise ajudar e potenciar ao máximo cada um dos leitores através de sessões de video educativas. Programe bem as sessões, faça questões aos seus leitores e depois deixe-os usufruir do seu conhecimento e respostas.

9. SUBSCRIÇÕES POR EMAIL
Embora todas as ferramentas e opções que tenhamos falado sejam válidas, não nos podemos esquecer do velhinho e extremamente útil Email. As campanhas e subscrições por email são ainda uma das formas mais seguras e inteligentes de comunicar com determinadas comunidades. Se pretende colocar os seus conteúdos em frente de uma audiência de qualidade, o email é seguramente uma das ferramentas a utilizar recorrentemente.

Considere oferecer aos seus utilizadores uma oportunidade de subscreverem não são os conteúdos do seu blog por email, mas também diversas categorias, autores, e inclusivamente vários tipos de newsletters que vão de encontro as necessidades de diferentes grupos de leitores.

Se gostou deste artigo, considere subscrever a nossa newsletter que vai arrancar brevemente com conteúdos ultra exclusivos para assinantes! Prometemos não fazer SPAM :)

Endereço de Email:

CONCLUSÃO
Nos dias de hoje é extremamente importante ter um website ou um blog, mas é ainda mais importante conseguir colocar os seus conteúdos na frente do maior número de leitores possível. Costumo dizer que você pode ser um excelente escritor, que se ninguém ler as suas obras, dificilmente conseguirá chegar ao topo e tornar-se num sucesso. Pense nisso…

Até Já!

Se gostou deste post, considere subscrever o nosso RSS Feed Completo!
Ou então Subscreva o Fique Rico por Email!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Sabias que