sexta-feira, 25 de setembro de 2009

Fique-Rico - Escola para Blogueiros e Webmasters

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10 dicas essenciais para conseguir uma troca de links com outro blog

Posted: 25 Sep 2009 09:09 AM PDT

10 dicas essenciais para conseguir uma troca de links com outro blog

A criação de um perfil funcional de link building é extremamente importante no desenvolvimento e criação de autoridade no seu blog. Os links ajudam-no não só a gerar mais tráfego via clique, aumentar a sua exposição social, e ainda mais importante que isso, ajudam-no a subir nos resultados de pesquisas nos motores de busca. Indirectamente, um bom perfil de link building acabará por fazê-lo ganhar dinheiro e/ou gerar mais receitas para o seu blog. No artigo de ontem sobre como não promover o seu blog, expliquei que um dos erros mais comuns é o pedido de troca de links. Embora seja uma estratégia bastante popular entre blogs e blogueiros, a verdade é que quando utilizada de forma pouco eficiente ou estratégica, poderá colocá-lo em risco ao nível do reconhecimento.

Praticamente todos os dias recebo emails de blogueiros interessados em efectuar trocas de links com os meus blogs. Embora alguns dos emails sejam devidamente bem estruturados, a grande maioria são completamente absurdos e a probabilidade de algum dia conseguirem uma troca de links é muito muito reduzida. Obviamente, quando recebo essas propostas, provavelmente existem mais blogs e blogueiros que as recebem em simultâneo, pelo que se a estratégia for mesmo errónea, é bem provável que esse blogueiro tenha acabado de perder tempo em prol de nada.

Com uma estratégia bem definida, as trocas de links até podem ser bastante benéficas para blogs e blogueiros, especialmente aqueles que estão agora a começar na área. Deixo-lhe de seguida 10 dicas essenciais para conseguir uma troca de links com outro blog. Siga-me no Twitter ou subscreva a nossa Newsletter para mais dicas e debates interessantes!

1. VÁ DIRECTO AO ASSUNTO

Se o propósito do seu email é conseguir uma troca de links com outro blog ou blogueiro, tenha a certeza de que é claro na transmissão da sua imagem, o que oferece em troca (como um link na blogroll) e torne o seu comunicado simples e curto. Obviamente, não é mau colocar um pouco de personalidade e informação no seu email, mas evite ao máximo tornar o email denso e maçudo. Acredito que este tipo de teoria depende do contacto alvo, embora seja recomendável sempre a brevidade do contacto. Os grandes blogueiros recebem centenas de emails diariamente, pelo que o seu seu contacto for curto e directo, tem mais possibilidade de ser visualizado. Se por ventura está a contactar blogueiros que entraram no mercado há pouco tempo, então terá um pouco mais de liberdade nesta área.

2. COMECE COM CONTACTOS QUE CONHECE

A sua melhor oportunidade de obter sucesso com um contacto para troca de links, acontece provavelmente quando você contacta alguém que pelo menos sabe quem você é, ou o que faz. Embora eu recuse praticamente todos os pedidos de troca de links neste momento, por vezes efectuo trocas com aqueles que considero serem amigos na área de negócio onde me encontro. Se por ventura está começar na blogosfera, provavelmente os seus contactos ainda são reduzidos, portanto, esta é uma boa oportunidade de você começar a criar amizades e a conhecer outros blogueiros dentro da sua área. Se possível, comece por enviar links nos seus artigos para outros blogs, comentar nos blogs desses autores e participar activamente em comunidades, antes de pedir uma troca de links.

3. LIMITE-SE A CONTACTAR BLOGS RELEVANTES

É perfeitamente comum receber emails de blogueiros a convidarem-me para uma troca de links, quando na verdade os seus blogs não estão sequer na mesma área de negócio que a minha. Se por ventura recebo emails de blogueiros que pretendem trocar links com sites de encontros, videos ou assuntos não relacionados, a primeira coisa que faço é eliminá-los. Se pretende ter sucesso com a troca de links, preocupe-se em abordar blogs e blogueiros que sejam relevantes para o seu nicho de mercado e vice-versa. Nem tudo na blogosfera é pagerank….

4. CONTACTE BLOGS COM DIMENSÕES SIMILARES

Se por ventura lançou o seu blog na semana passada, evite ao máximo pedir uma troca de links a blogs devidamente estabelecidos e reconhecidos (excepto se conhecer o blogueiro ou já tiver uma reputação construída na área). O seu tempo é muito mais bem empregue a contactar outros blogueiros novatos, e provavelmente até conseguirá uma taxa de retorno muito superior. À medida que o seu blog for crescendo, você passará a ter melhores oportunidades de contactar outros blogs maiores.

Os blogs grandes, de acordo com o cartoon que publiquei, terão uma série de razões para não aceitar uma troca de links com o seu blog:

  • Não há nada no seu blog para eles. Na verdade não é completamente nada, mas é necessário compreender que um blogueiro de topo não se motiva numa troca de links com um blog acabado de ser criado. Compreenda também que o link de um blog de topo no seu blog recente, não lhe trás muito tráfego directo, e seguramente que também não o vai ajudar a subir nos motores de busca pela simples razão de que nem você próprio tem expressão nos motores de busca.
  • Eles recebem demasiados contactos. Se os blogueiros de topo aceitassem todos os pedidos de troca de links que recebem, provavelmente a sua barra lateral seria interminável.
  • Eles não sabem nada acerca da sua motivação. Falando um pouco por mim, não vejo grande interesse em trocar links com um blog que não está estabelecido há pelo menos 6 meses. Infelizmente mais de 65% dos blogueiros desistem de bloggar num espaço de 3 meses. Como resultado disso, você terá de provar primeiro que vale a pena confiar no seu trabalho, até conseguir trocar links com blogs de topo.

5. ENCONTRE O NOME DO AUTOR

Para a grande maioria dos blogueiros de topo que recebem centenas de pedidos de troca de links, pode fazer uma grande diferença você preocupar-se em saber o nome da pessoa que está a contactar. Infelizmente ainda são poucos os blogueiros que se dão a esse trabalho, pois não compreendem a importância de um contacto mais pessoal e directo.

6. NÃO IGNORE OS LINKS NOS ARTIGOS

Embora a troca de links na barra lateral seja o processo mais comum, e garanta que o seu blog aparece listado em todas as páginas, não é seguramente o único modelo de negócio existente. De tempos a tempos faço um “roundup” de artigos de outros blogs, enviando links para cerca de 10 a 20 blogs diferentes. Esse tipo de estratégia funciona muito bem, especialmente porque os outros blogueiros acabam por visitar o blog seguindo o backlink, bem como deixam comentários a agradecer o “link love”. Linkar para outros blogs é uma excelente forma de travar novas amizades. Leia mais no artigo com 6 razões para linkar para fora do seu blog.

Uma forma de contornar a troca de links, é contactar blogs e blogueiros que façam regularmente “roundups” deste estilo, propondo a troca de links numa situação deste tipo. Numa tentativa deste tipo, a grande maioria dos blogueiros acaba por aceitar, pois não interfere directamente com o peso global dos seus blogs, e torna-se também atractivo do ponto de vista social.

7. NÃO ENVIE O MESMO EMAIL PARA DEZENAS DE CONTACTOS

Se pretende ter alguma hipótese de conseguir trocar links, por favor tente mostrar que o seu email é pessoal e não um contacto genérico enviado para centenas de contactos. Utilizando simplesmente o nome de contacto da pessoa torna a sua investida muito mais pessoal. Evite também contactar vários blogueiros ao mesmo tempo, expondo todos os endereços de email. Utilize o “BCC” para esconder os seus contactos quando envia emails. É detestável receber mensagens genéricas enviadas para centenas de pessoas, puramente com o intuito de retirar dividendos e nada mais.

8. INDIQUE O SEU BLOG

Parece óbvio, mas recebo dezenas de emails a dizer "viva, gostava de efectuar uma troca de links com o seu blog. É possível?" Manter a mensagem curta e directa é essencial, como referi no ponto Nº1, mas se por ventura não coloca o contacto do seu blog, de que forma poderei avaliar a proposta?!

9. NÃO EXAGERE

Embora as trocas de links possam ser benéficas para o seu blog, principalmente nos seus primórdios, são apenas uma das centenas de estratégias necessárias para levar o seu blog ao sucesso. Não exagere. Evite passar horas e horas a enviar emails e a tentar trocar links com todos os blogs e blogueiros que encontra na rede. Preocupe-se em utilizar grande parte do seu tempo em prol do seu conteúdo.

10. O SEU CONTEÚDO VEM PRIMEIRO QUE TUDO O RESTO!

A melhor forma de atrair links para o seu blog, esquecendo um pouco a troca de links, é focando a sua mente na criação de conteúdos de grande qualidade. Se por ventura tentar trocar links com um autor que não conhece o seu blog, a primeira coisa que ele fará é visitar o seu endereço e analisar o tipo de conteúdos que você produz. Se você produzir conteúdos de qualidade, as suas chances de ser bem sucedido numa troca de links são maiores. Nunca se esqueça: o conteúdo vem primeiro que tudo o resto!

QUAL É A SUA EXPERIÊNCIA COM TROCA DE LINKS?

Deixe o seu comentário, histórias, relatos, dúvidas, ideias e outras coisas que considere importantes acerca da troca de links de texto. Você efectua trocas de links? É bem sucedido? Comente!

Até Já!

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Como não promover o seu blog: As 10 piores estratégias de promoção para o seu blog!

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Verdade seja dita, por cada estratégia de promoção com qualidade para o seu blog, existem outras 3 ou 4 que na verdade são péssimas. Utilizando correctamente as estratégias mais absurdas, você coloca-se numa posição complicada, podendo ser marcado pela sua concorrência, ignorado pelos seus leitores, removido do Twitter pelos seus seguidores, e possivelmente algo ainda pior.

Ter sucesso com blog ou na blogosfera não tem necessariamente a ver com fazer as coisas correctamente ou da melhor forma possível. Muitas vezes obter sucesso, tem tudo a ver com evitar cometer erros e ao mesmo tempo manter-se fiel aos seus princípios. Nem eu nem você gostaríamos de dar 2 passos em frente, para mais tarde darmos 3 passos atrás; especialmente na blogosfera onde a concorrência é tanta e diariamente mais intensa, onde o sucesso e o insucesso trabalham tão de perto, e também porque em determinados momentos obter sucesso pode levar realmente muito tempo.

Se o seu objectivo na blogosfera é obter sucesso, então é melhor proteger ao máximo o seu blog de si próprio. Quando digo isto, falo da sua ignorância, da sua sede de querer ser melhor, da sua vontade de se tornar um problogueiro em meia dúzia de meses, e de todos os erros comuns que milhares de blogueiros cometem todos os dias na ansia de serem bem sucedidos.

As 10 piores estratégias de promoção para o seu blog!

1. DEIXAR COMENTÁRIOS "MUITO BOM!" EM OUTROS BLOGS

Já falámos inúmeras vezes aqui no blog, na importância de escrever comentários em outros blogs. Obviamente, existem estratégias correctas e incorrectas para realizar esta tarefa. Quando se deixa um comentário num blog com o intuito de receber apenas tráfego de volta, ou alguma exposição social, geralmente passa-se uma má imagem. Aqueles que são relevantes, sinceros e introduzem valor acrescentado aos debates, conseguem geralmente produzir melhores resultados, e também construir uma autoridade mais eficiente, sendo reconhecidos pela sua importância e conhecimento.

Comentários do tipo: “Muito bom, valeu!”, são geralmente comentários que visam apenas o próprio interesse pessoal, ao invés de valorizarem a comunicação do grupo, criando um debate de ideias interessantes e proveitoso para todos.

Se quer ser bem sucedido nesta estratégia, lembre-se de 3 coisas fundamentais: sinceridade, relevância e valor acrescentado.

2. PEDIR A BLOGUEIROS PARA LINKAREM OS SEUS CONTEÚDOS

Infelizmente vejo diariamente muitos blogueiros cometerem este erro. Recebo regularmente emails de blogueiros a pedirem links para os seus conteúdos, o que na grande maioria das vezes me leva a não responder-lhes sequer.

Lembre-se de que você nunca terá uma segunda oportunidade para passar uma boa imagem. Se a primeira impressão que as comunidades e os leitores têm de si, é de alguém que faz recorrentemente spam (independentemente das suas boas intenções) por email, com o objectivo de receber links nos seus artigos.

Ao contrário do que parece mais lógico, a verdade é que existem estratégias muito mais eficientes para conseguir os links que deseja no seu blog. Por alguma razão, quando você escreve conteúdo de qualidade e envia links regularmente para outros blogueiros, o efeito “link love” rapidamente acontece. Tenha em mente que antes de receber links nos seus artigos, é preciso você construir credibilidade e aceitação na sua área de negócio/acção.

3. PEDIR TROCA DE LINKS

Esta estratégia está directamente associada ao ponto Nº 2. São muitos os blogueiros que nos dias de hoje enviam emails a pedir trocas de links. Eu por exemplo recebo dezenas de emails com propostas desse tipo, quando na realidade até faço menção a essa questão no documento de Perguntas e Respostas do blog. A grande maioria dos blogueiros não perde sequer tempo a procurar pela dúvida à questão da troca de links no artigo, porque razão hei-de eu perder tempo a responder ao email? Infelizmente a grande maioria dos contactos que recebo (e provavelmente você também) são de blogueiros que se preocupam exclusivamente com o seu blog, não analisando sequer os prós e contras de uma troca de links que beneficie ambas as partes.

São inúmeras as propostas que recebo de blogs criados recentemente, sem pagerank e sem qualquer tipo de autoridade, que na verdade não me estariam a beneficiar de forma alguma, antes pelo contrário. A troca de links é um processo de ajuda mutua, que deverá sempre tentar beneficiar ambas as partes. Infelizmente muitos blogueiros não pensam sequer nisso, e a grande maioria deles não chega sequer a receber respostas aos seus emails, que geralmente são enviados para dezenas de blogueiros em simultâneo.

Se pretende ter sucesso com troca de links, equacione primeiro criar autoridade e reconhecimento no seu meio. Adicionar valor acrescentado à blogosfera, e em pouco tempo terá certamente a compensação pelo seu trabalho. Não se preocupe também em demasia com o crescimento do tráfego do seu blog. Preocupe-se primeiro em desenvolver um trabalho de qualidade.

4. UM TWITTER DEDICADO APENAS A SÍ PRÓPRIO

O Twitter é seguramente uma das melhores formas de criar uma comunidade em torno do seu blog, bem como direccionar tráfego para os seus artigos. Infelizmente, à medida que o Twitter vem crecendo e tornando-se cada vez mais comum, vem perdendo algum valor. Essa é também a natureza dos serviços gratuitos e rotineiros.

O Twitter é uma das minhas boas fontes de tráfego e na verdade não tenho muitos seguidores. O que tenho são seguidores relevantes e interessados nas matérias e links publico diariamente. Os chamados seguidores relevantes e de qualidade. E tal como falei no artigo com 20 formas de se motivar para o Twitter, mantenho-me fiel ao princípio de que devemos seguir apenas utilizadores que sejam uma mais-valia para nós próprios, caso contrário é impossível seguir tanta gente. Foi para isso que o Twitter foi feito: ser pessoas que para si tenham relevância e qualidade.

Infelizmente ainda são muitos os blogueiros que não fazem um uso correcto do Twitter para se auto promoverem ou promoverem os seus blogs. Quando um blogueiro tem o objectivo principal de direccionar apenas tráfego, ao invés de providenciar informação de qualidade, existe sempre o risco de não ser bem sucedido.

Em termos estratégicos, o exagero da auto-promoção poderá levá-lo a um beco sem saída. Este princípio aplica-se a quase todo o tipo de rede social ou microblogging. É preciso haver uma grande coerência e equilíbrio entre a auto promoção, e o providenciar conteúdo de qualidade aos seus seguidores, amigos, e outros.

5. JUNTAR-SE A FÓRUMS APENAS PARA SE PROMOVER

Este ponto está directamente relacionado com o ponto Nº 4. Os Forums de discussão são uma excelente forma de direccionar tráfego para o seu blog, caso a sua estratégia seja montada de uma forma correcta. Coloque um link ou banner do seu blog na sua assinatura, e comprometa-se a interagir e a ajudar a comunidade da forma que esta funciona e para a qual foi desenhada. Estar num fórum de discussão é um princípio de ajuda e ser ajudado, não propriamente promover um blog. Se adicionar constantemente valor ao fórum e aos tópicos de discussão, garantidamente que irá ver os seus níveis de tráfego subir.

6. SUBMETER TODOS OS SEUS ARTIGOS NAS REDES SOCIAIS

Considera-se um spammer social? Faz uso de mais de 10 botões sociais no fundo dos seus artigos? Submete todos os seus artigos para a grande maioria dessas redes? Tenha cuidado. Novamente, as coisas que são gratuitas, rapidamente se tornam num antro de spam e irrelevância. O seu trabalho e o seu objectivo deve ser não abusar dessas vantagens. Se escrever conteúdo de qualidade no seu blog, acredite que será reconhecido por isso. Se você forçar a sua popularidade, será rapidamente reconhecido como um spammer na área.

Tal como escrevi no meu desafio de 4 semanas nas redes sociais, é importante você centrar a sua atenção e o seu exercício em apenas 3 ou 4 redes sociais relevantes. Limite-se a um número mais restrito de redes, seja participativo, activo e publique os seus conteúdos por lá, ao mesmo tempo que interage com os outros blogueiros, publica comentários e cria debates. E não se esqueça: sinceridade, relevância, e valor acrescentado.

7. ESCREVER PARA OS MOTORES DE BUSCA

É lógico que todo e qualquer blogueiro deseja ficar em primeiro lugar no Google para diversos termos de pesquisa. Eu também pretendo, acredite. No entanto e como leitor, procuro acima de tudo bons conteúdos que sejam sinceros, agradáveis e acima de tudo, fáceis de digerir. O excesso de palavras-chave e a criação de conteúdos com vista exclusiva aos motores de busca, geralmente faz com que os utilizadores se afastem rapidamente do seu blog.

Embora a estratégia de escrever para os motores de busca até tenha alguma lógica para determinados mercados e blogueiros, a verdade é que embora você até consiga o primeiro lugar no Google, grandes quantidades de tráfego e alguma receita com adsense, a verdade é que você não construiu um blog de sucesso. Os blogs de sucesso são aqueles que vivem de comunidades, subscritores, leitores e fãs.

Tenha em mente que as “spiders” dos motores de busca que fazem a indexação do seu conteúdo, não espalham a palavra acerca da qualidade e competência do seu blog. Importante também, é perceber que muitos dos paraquedistas que caiem no seu blog através dos motores de busca, acabam por sair pelas razões que você não consegue construir uma audiência de qualidade.

8. DEMASIADOS LINKS, PERFIS E BANNERS PARA CONTACTOS SOCIAIS

Alguma vez esteve num blog recheado de links, perfis e banners para redes sociais de toda a espécie e feitio? Basicamente são blogueiros que estão presentes em tudo o que é redes sociais, comunidades, forums e afins. Como se isso não bastasse, uma grande maioria ainda faz uso de widgets, scrips e afins, para mostrar aos seus visitantes a quantidade de amigos que possuem, as suas fotos, descrições, entre outras informações.

Embora seja possível estar presente em todas as redes sociais, tenha em mente que você nunca se tornará um ícon em nenhuma delas, provavelmente. Juntamente com isso, aquilo que acaba de fazer, é tornar o seu blog extremamente poluído visualmente. O Google venceu na guerra com a Yahoo pela sua simplicidade. O que você deseja é destacar rapidamente os seus conteúdos, ou tudo aquilo que nada tem a ver com conteúdo?

9. COPIAR IDEIAS OU ESTILOS

A forma mais fácil de ser-se criativo, é na verdade não sê-lo. São muitos os que hoje em dia roubam logotipos, templates, estilos e designs sem que na verdade alguém se aperceba disso. Existem ainda aqueles que têm a lata de comercializar produtos que na verdade foram adquiridos ou “roubados” a algum criativo menos atento.

Não estou a falar de conteúdos em blogs. O que estou a falar, é de você encontrar algum blog bem sucedido numa determinada área de negócio e copiar ou a sua ideia, para criar um produto precisamente idêntico, ou então roubar partes do seu estilo ou mesmo porções de código CSS e imagens. Se eu tiver o mesmo estilo e a mesma ideia, provavelmente vou ser bem sucedido também. Na verdade não vai! Nunca se esqueça que você nunca conseguirá ser tão original, como o original.

Nunca se esqueça que alguém que é original tem sempre mais vantagens do que alguém que resolve copiar o seu estilo. Isso aplica-se a praticamente tudo o que tenha a ver com a blogosfera. Se alguém gostar de um determinado site ou blog pela sua originalidade, provavelmente você nem chegará a ser encontrado. No caso de alguém não gostar do projecto original, muito menos iria gostar de uma cópia. Você perde em ambas as frentes.

Não há muito tempo criei a Galeria de Blogs, um projecto interessante para divulgar blogs escritos em Português, que recentemente viu alguém tentar copiar a ideia sem sucesso no mesmo endereço .com.br. Quando se copia só por copiar, dificilmente se obtem sucesso.

Se pretende tornar-se o melhor na sua área, você terá seguramente de dar nas vistas. Criar relevo. Procure perceber o que os seus concorrentes fazem, e procure fazer diferente. Lembra-se do “think different”? Foi isso que trouxe sucesso à Apple. Se pretende criar um blog de sucesso e não tem conhecimentos técnicos, considere as nossas soluções de wordpress themes incríveis, que valem bem a pena customizar e adaptar com elevada facilidade.

10. UTILIZAR SISTEMAS DE SUBMISSÃO AUTOMÁTICOS

Alguma vez recebeu um email com algo do tipo: Coloque o seu website em 50000 motores de busca instantanemente! ?

Na verdade este tipo de serviços não é mau, é simplesmente uma perda de tempo e dinheiro. Algo que você seguramente não necessita. Verdade seja dita, o único motor de busca que vale a pena é seguramente o Google, embora em alguns mercados o Yahoo e o Bing já tenham alguma expressão.

Conseguir uma indexação no Google em poucas horas é relativamente simples, especialmente se utilizar um sitemap .xml e a consola Google Webmaster Tools. Se produzir conteúdo de qualidade, começar a receber algum “link love” e reconhecimento, em poucos dias está em condições de começar a atacar posições de destaque nos motores de busca!

Embora existam mais de 10 técnicas erradas para promover o seu blog, resolvei seleccionar apenas 10. As restantes gostaria que você apontasse nos comentários! Participe!

Até Já!

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