terça-feira, 15 de setembro de 2009

Fique-Rico - Escola para Blogueiros e Webmasters

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10 passos para uma relação de qualidade com a sua provedora de alojamento/hospedagem

Posted: 15 Sep 2009 09:51 AM PDT

10 passos para uma relação de qualidade com a sua provedora de alojamento/hospedagem

Nos dias de hoje são inúmeros os blogueiros e webmasters que não se preocupam com os serviços de alojamento/hospedagem dos seus websites e blogs. Embora não seja crucial ter uma relação de qualidade e afectividade com a empresa de alojamento/hospedagem com que trabalha, é sempre importante manter os níveis de confiança elevados para que os seus websites e blogs nunca saiam prejudicados. Costumo dizer que o alojamento profissional é o melhor investimento que um webmaster pode fazer em toda a sua carreira, e também uma das formas de evitar problemas com alojamento/hospedagem.

Embora existam milhares de empresas de prestação de serviços de alojamento/hospedagem, a verdade é que a grande maioria oferece condições que na prática são utópicas e não correspondem à verdade. Uma das coisas mais importantes antes de adquirir um alojamento/hospedagem de qualidade, é assegurar-se de que aquilo que está a comprar efectivamente existe. Para isso, nada como ler atentamente os Termos e Condições dos diversos serviços.

Para ajudá-lo a criar uma relação de qualidade com a sua provedora de serviço de alojamento/hospedagem, deixamos-lhe hoje 10 passos fundamentais para a sua protecção e sanidade profissional, que deverá tentar sempre respeitar para que seja servido com a qualidade que realmente merece.

1. O PREÇO NÃO É TUDO!
Embora para muitos empreendedores o preço de um serviço de alojamento/hospedagem seja extremamente importante, principalmente no início, a verdade é que geralmente quando se paga por um serviço, obtem-se aquilo pelo qual se está a pagar. Um serviço de baixo custo ou gratuito muitas vezes depreende poucas opções de escolha, pouca expansibilidade, pouco suporte e em alguns casos, problemas atrás de problemas.
Se pretende iniciar-se no mundo da internet com um negócio sólido e robusto, considere investir um pouco mais na sua infraestrutura de dados e segurança.

Muitos blogueiros vivem ainda do marketing existente nas empresas de alojamento/hospedagem, e acabam por cometer o erro de subscrever um plano muito barato, quando na verdade não sabiam sequer que esse plano não permitia a utilização de múltiplos domínios, por exemplo. O que acontece nestes casos? O blogueiro acaba por fazer o upgrade para um pacote superior, arcando com uma despesa extra totalmente desnecessária. Provavelmente não lhe custaria nada sondar o mercado, participar em fórums de discussão e comparar os preços e ofertas de diferentes alojamentos/hospedagens. Na verdade, muitos blogueiros acabam por seguir o “efeito rebanho” e subscrever um plano que um outro blogueiro também subscreveu, mas que na verdade não corresponde às suas expectativas.

Eis algumas opções que geralmente não estão incluídas em planos de alojamento/hospedagem básico:

  • Backups Diários automatizados
  • Opções SSH
  • Uptime garantido de 99.9%
  • Opções de pagamento mensal, trimestral e anual
  • Bases de dados MySQL ilimitadas ou em número suficiente
  • Sub-Domínios adicionais
  • Múltiplas contas e acessos FTP
  • Parqueamento automatizado de domínios
  • Fantástico e Cpanel
  • Privacidade Whois
  • Garantia de devolução do dinheiro em 90 dias

2. O UPTIME É (QUASE) TUDO!
Embora nem sempre seja fácil perceber até que ponto o uptime de determinada empresa é infalível ou de acordo com aquilo que é comercializado, a verdade é que você deverá exigir um gráfico ou tabela estatística com os resultados de uptime dos últimos 3 a 6 meses. A situação ideal é seguramente um uptime de 100%, embora seja impossível garanti-lo pelo simples facto de existem muitas condicionantes não controláveis, como falhas de hardware, erros humanos, falhas de redundância, entre outras. O standard mais comum é o uptime de 99.9%, o que significa que o seu website ou blog só poderá ficar offline no máximo 8 horas num ano. Se por ventura tem vivido um calvário de downtimes consecutivos, ou falhas graves de segurança, provavelmente está na altura de procurar um novo provedor de alojamento/hospedagem para os seus websites e blogs.

Com o crescimento cada vez mais acentuado das redes sociais e do tráfego social, torna-se primordial manter-se a par do que a sua empresa de alojamento/hospedagem está a fazer. Procure segui-la no Twitter, nos grupos do Facebook, ou mesmo manter o seu blog debaixo de olho para estar sempre a par das novidades e dos processos de segurança que vão sendo realizados.

3. ALOJAMENTO PARTILHADO
Se você comprou um plano de alojamento simples, tenha em mente que acabou de entrar num servidor partilhado, ou seja, o seu website/blog será partilhado no mesmo servidor com centenas de outros websites e blogs de outros clientes. É importante que você consiga saber quem está alojado no servidor para onde você pretende transferir o seu website/blog, por variadíssimas razões. Se por ventura um dos clientes alojados no servidor efectuar envio de newsletters diariamente, pode ter a certeza de que o seu servidor sentirá o peso da tarefa e todos os websites alojados irão sofrer as consequências de um processador constantemente a tratar informação. Situações como esta podem mesmo levar a erros de processos, excesso de utilização de CPU e memória, e na grande maioria dos casos a downtimes.

Outro exemplo são os website e blogs relacionados com downloads. Regra geral este tipo de projectos consome imenso tráfego e largura de banda, sendo que alguma forma poderá colocar em causa a performance do servidor, bem como bani-lo nas listagens de endereços de IPs e provedoras de serviços de internet. Se pretende investir num alojamento de qualidade, considere analisar bem as suas condições antes de correr o risco de usufruir de apenas 10% do serviço que acabou de contratar.

Tenha em mente também que você está completamente à mercê do seu provedor de alojamento/hospedagem quando contrata um plano de alojamento partilhado. A implementação de software e segurança é regra geral efectuada para todo o servidor e para todos os clientes, e se por ventura a sua conta não estiver devidamente configurada e habilitada a sofrer actualizações, poderá estar na iminência de problemas graves.

Outro problema que surge da minha experiência profissional é que basta uma falha de segurança num servidor partilhado ou num determinado website/blog para que todo o servidor sofra um exploit ou um ataque severo. Já vivi esse drama algumas vezes enquanto estive presente em alojamentos partilhados, e seguramente que adoptar este tipo de experiência é o risco enorme.

Algumas condições que deverá procurar no seu pacote de alojamento/hospedagem:

  • Actualizações no servidor (PHP 4 para PHP 5 por ex.)
  • Endereço de IP não dedicado (ex. 75.132.32.54)
  • Suporte a acessos HTTPS
  • Vulnerabilidades de segurança no passado
  • Instalação manual de software e programas
  • Falhas de configuração no servidor que levam clientes a cometerem erros de impacto geral

4. ANALISE A REPUTAÇÃO DA EMPRESA
Esta é seguramente uma das formas mais simples e práticas de garantir uma relação de qualidade com a sua nova provedora de alojamento/hospedagem. Procure saber o máximo de informação sobre as empresas com as quais gostaria de trabalhar, leia fórums relacionados com alojamentos web ou onde essa secção esteja presente, como por exemplo no fórum MaisTráfego.pt. Não existe nenhuma empresa de alojamento/hospedagem que receba apenas comentários positivos dos seus clientes; na verdade uma situação desse tipo poderá ser até de estranhar. No entanto, o que você procura é uma empresa que na sua generalidade receba o máximo de análises positivas possível. Conhecendo de antemão a sua nova provedora, será mais fácil para si garantir que no futuro a sua relação comercial será pacífica e de qualidade.

Tente não se deixar enganar pelos testemunhos colocados nos sites das próprias empresas. Em alguns casos, testemunhos como esses são comprados ou então totalmente falsos, apenas para garantir uma boa imagem que na verdade a empresa não tem. O que uma empresa deste tipo pretende é mostrar aos seus futuros clientes apenas análises positivas, sobrevalorizando um serviço que na verdade pode não ser assim tão bom.

5. CRESÇA JUNTAMENTE COM A SUA PROVEDORA DE SERVIÇOS
Uma das razões para criar um website ou blog é que um dia este se torne famoso e preencha as primeiras páginas das redes sociais e comunidades à sua volta. No início da sua caminhada, provavelmente os seus acessos serão reduzidos, bem como o seu tráfego e consumo de largura de banda. Mas à medida que o tempo vai passando, poderá ter de efectuar um upgrade à sua conta. Garanta junto da sua nova provedora de serviços de alojamento/hospedagem que uma actualização de pacote é um processo relativamente simples e fácil de conseguir, principalmente se você estiver num alojamento partilhado e desejar mudar-se de malas e bagagens para um servidor virtual ou para um servidor dedicado.

Obviamente, antes de fechar negócio com uma empresa, certifique-se de que é possível você actualizar a sua conta de alojamento à medida das suas necessidades actuais e futuras. Algumas empresas especializam-se apenas em alojamento partilhado, pelo que muitas vezes o empreendedor nunca terá hipótese de expandir os seus projectos.

6. SUPORTE DE PRIMEIRA QUALIDADE
Será que você consegue contactar o departamento técnico da sua provedora caso o seu website ou blog apresente alguma anomalia? Consegue fazê-lo 24 horas por dia, 365 dias por ano? Não estamos a falar de suporte telefónico que apenas se encontra disponível parcialmente durante o dia, regra geral em dias úteis. O suporte mais eficiente é seguramente o online, que a grande maioria das empresas de alojamento/hospedagem oferecem. Conversações online e tickets de suporte eficientes, são uma excelente forma de você manter um registo sobre as promessas efectuadas pela empresa, que posteriormente poderá utilizar para efectuar as suas exigências.

Uma das coisas que mais valorizo numa empresa de alojamento/hospedagem é seguramente o suporte técnico. Sempre que alguma coisa acontece com o seu website ou blog, você deverá ter sempre ao seu dispor duas ou três formas de contactar imediatamente a equipa técnica que trata da gestão e segurança dos seus projectos.

7. CUIDADO COM OS MITOS
A grande maioria das empresas oferece ou promove uma panóplia de serviços que na verdade não correspondem precisamente à verdade dos factos. Os chamados mitos são para muitos empreendedores e iniciantes uma autêntica pedra no sapato. Vejamos:

  • Tráfego Ilimitado
    Dificilmente alguma empresa consegue garantir tráfego ilimitado aos seus clientes. A grande razão para um marketing deste tipo, é que na verdade você provavelmente nunca chegará a atingir os limites de tráfego que a empresa define para si como sendo o “limite”. Tenha atenção à palavra “ilimitado”, que na verdade é um erro comum no mercado.
  • Espaço em disco ilimitado
    Este mito é praticamente idêntico ao primeiro: não existe espaço ilimitado em lado nenhum. Até mesmo a Google limitou o espaço de armazenamento do seu Gmail. A grande maioria das empresas de alojamento/hospedagem que publicitam este tipo de opção, regra geral, não oferecem sequer espaço suficiente para os seus projectos futuros.
  • Suporte por email 24/7
    Este é seguramente um dos maiores mito da indústria dos alojamentos web. Na verdade o utilizador poderá enviar um email à empresa 24 horas por dia, 7 dias por semana. É um facto. Mas a verdade é que a grande maioria das empresas não fala sobre o “timming” de resposta da sua equipa, o que significa que o seu email poderá ser respondido apenas algumas horas depois, ou então no dia seguinte. Procure uma empresa que garanta contacto telefónico ou chat 24/7, para que sempre que você tenha um problema, esteja alguém disponível para ajudá-lo.
  • Uptime de 99,9% garantido
    Embora este seja um standard muito utilizado na indústria dos alojamentos web, a verdade é que muitas empresas fazem uso dele como forma de dizerem aos seus clientes que os seus servidores nunca ficam offline. Embora um uptime deste tipo seja tangível, a verdade é que muitas empresas garantem-no quando na verdade isso não acontece de facto.
  • Activação Instantânea
    Registe-se, pague via cartão de crédito, e o seu website está pronto a correr. Na verdade, isso é um mito. Pode demorar até 48 horas aos servidores de DNS actualizarem as suas bases de dados para o seu novo domínio e alojamento, pelo que nunca seria possível garantir um serviço deste tipo.
  • Transfira o seu website/blog em poucos passos
    Na verdade este mito de “poucos passos” é uma realidade de várias horas de trabalho. O importante não é efectuar uma transferência acelerada, mas sim garantir um serviço de primeira qualidade. Assegure-se de que escolhe uma empresa que lhe oferece uma transferência de contas com segurança e qualidade.
  • Contas de Email ilimitadas
    Embora seja possível criar contas de email ilimitadas na grande maioria das prestadoras de serviços web, a verdade é que a quota de alojamento para cada uma dessas contas é relativamente limitada. Exceder esse espaço de armazenamento, muitas vezes pode custar-lhe caro.

8. SEJA SIMPÁTICO E ATENCIOSO NA RELAÇÃO COMERCIAL
Independentemente das situações que viva, tente sempre manter a calma na abordagem que faz à equipa de suporte da sua provedora de serviços web. É muito fácil cair no exagero e na raiva criada com uma situação menos positiva que aconteça. No entanto, este tipo de situação não precisa de acontecer. Relaxe. O seu website ou blog poderá estar offline, e você poderá estar a perder tráfego e dinheiro, é verdade, mas também tem alguém do outro lado da linha a suportá-lo e a tentar ajudá-lo.

Muitos webmasters em situações críticas acabam por deitar tudo a perder, cancelando os seus contractos de serviço a troco de nada. Muitas vezes rixas e situações desagradáveis podem resolver-lhe um problema momentâneo, mas no futuro você irá acabar por sentir a distância e frieza da sua equipa de suporte. Nunca se esqueças que os profissionais de alojamento/hospedagem também são pessoas, têm sentimentos, razões e vontades próprias.

9. NÃO SEJA ESTÚPIDO!
Repetindo algo que devia estar intrínseco em todas as funções desempenhadas na internet: os clientes que violam os termos de serviço serão seguramente apanhados, e o seu contracto será anulado. Se por ventura está na área de conteúdo adulto ou pronográfico, spam, torrents ou upload ilegal de conteúdo, você está simplesmente a fazer a cama onde no futuro se irá deitar. No fim, quem viola os serviços prestados acaba sempre por ser apanhado; mas o tempo que as empresas perdem a tratar casos desse tipo, geralmente é tempo que podia estar a ser investido em prol dos seus clientes, do desenvolvimento e segurança de todos…

10. INVISTA EM SI PRÓPRIO
Ainda hoje, depois de tantos anos na internet, me faz confusão ver novos empreendedores, blogueiros e webmasters que não têm capacidade de perceber que é importante investirem em si próprios. Investir num bom alojamento, num servidor ou em domínios registados, é seguramente um investimento para o seu futuro e nada mais do que isso.

Se deseja ter sucesso num mundo tão competitivo como a internet, é importante que lute com as melhores armas que estão ao ser dispor. Se acredita que terá sucesso utilizando domínios gratuitos e com publicidade, alojamentos grátis que não lhe dão expansibilidade e suporte, ou mesmo serviços de blogging sem versatilidade suficiente para os seus objectivos, acredite em mim, está ENGANADO!

A MINHA APOSTA
Como já havia referido noutros artigos, estou há mais de um ano na empresa PTWS, na qual já tive um servidor virtual (VPS), do qual abdiquei em prol de um servidor dedicado mais tarde. É um facto de que a empresa não procura competir no mercado pelo preço, mas sim pela qualidade dos seus serviços, e embora pague uma quantia elevada por ano de alojamento, consigo garantir que tenho condições, espaço, tráfego, largura de banda e suporte quanto baste para os próximos anos. As migrações sempre foram super eficientes, sem downtimes e com um suporte técnico que para mim é de excelência.

Recomendo a empresa unicamente pela experiência pessoal e profissional que tenho. Deitar-me todos os dias e saber que tenho os meus projectos seguros, os backups diários em ordem, e uma equipa de profissionais super competentes a trabalhar comigo, vale muito mais do que todo o dinheiro que invisto anualmente em alojamento/hospedagem!

Agora que já lhe contei a minha versão, conte-me a sua! Comente!

Até Já!

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