quinta-feira, 10 de setembro de 2009

Fique-Rico - Escola para Blogueiros e Webmasters

Fique-Rico - Escola para Blogueiros e Webmasters


O meu dia a dia enquanto Blogueiro e Webmaster a tempo inteiro!

Posted: 10 Sep 2009 11:38 AM PDT

O meu dia a dia enquanto Blogueiro e Webmaster a tempo inteiro!

Fez em Junho passado 1 ano que escrevi sobre o meu dia-a-dia enquanto Blogueiro, e embora muitos leitores e visitantes me conheçam em diversos meios de comunicação, desde fórums, blogs, websites, etc., muitos outros não fazem a mais pálida ideia de quem sou, como trabalho e quais os projectos que tenho em mãos. Embora não me considere um exemplo para ninguém, porque acho que existem inúmeras formas de trabalhar e muitas soluções para ganhar dinheiro, acho que tenho uma experiência de vida profissional bastante interessante e que poderá ser motivadora para muitos dos futuros empreendedores online.

A ideia básica deste artigo é fazer um ponto de situação sobre o actual estado da minha carreira enquanto Blogueiro e Webmaster. Recentemente o Darren Rowse escreveu um artigo sobre a Darren-Sphere que me inspirou a revelar quais os sites que lidero, quais as formas de rentabilização mais eficientes que utilizo, volumes de tráfego, objectivos futuros e muito mais. Costumo muitas vezes receber perguntas por email sobre quais os sites que administro, como consigo ter tempo para tudo, quais as formas de ganhar dinheiro que mais gosto e utilizo, entre muitas outras perguntas às quais gostaria de responder neste artigo.

Se gostar deste depoimento, considere subscrever o nosso blog por RSS Feed ou Email, ou seguir-me no Twitter. Estou sempre aberto a perguntas, sugestões, dúvidas e partilha regular de conhecimentos!

.OS MEUS BLOGS

Actualmente escrevo activamente em 4 blogs meus, em nichos de mercado muito pouco relacionados, os quais alimento única e exclusivamente de forma singular. Aceito que outros blogueiros se candidatem a escrever artigos de convidado, mas 99% dos conteúdos são desenvolvidos por mim o que acaba por exigir grande disponibilidade para tentar manter tudo actualizado ao máximo, e especialmente ir tentando elevar os níveis de tráfego sempre que possível.

No conjunto estes 4 blogs produzem mais de 200,000 visitantes únicos mensais, que geram mais de 1 milhão de páginas lidas por mês, resultando numa rede privada de conteúdos muito interessante e ao mesmo estimulante, uma vez que praticamente todas as realidades são distintas e os grupos de utilizadores também.

1. FIQUE-RICO

O Fique-Rico é seguramente uma das minhas maiores apostas a todos os níveis. É a minha escola de blogueiros e webmasters, um dos produtos mais antigos que tenho actualmente e também aquele que me rende mais dinheiro na equação visitantes-trabalho-tempo. Ao longo do seu último ano e meio de existência, o blog tornou-se para muitos uma referência na área da aprendizagem com blogs, especialmente ao nível da optimização, rentabilização, nichos de mercado, etc., contando actualmente com uma audiência muito grande e especializada numa área que considero extremamente interessante.

  • Ideias para o futuro
    Este projecto é seguramente um dos que vai receber a maior fatia de investimento na época de 2009/2010. Existem uma série de ideias e objectivos para colocar em prática nos próximos meses, nomeadamente um novo layout super profissional para o blog, mais opções de conteúdos, novas opções de subscrição, nova identidade, concursos, entre outras novidades que irão sendo reveladas ao longo dos próximos meses de blog.
  • Fontes de receita
    As maiores fontes de receita do blog são actualmente a Netaffiliation, o Google Adsense, a venda de publicidade privada e artigos, e ainda a Linkworth.
  • Tráfego e páginas lidas
    Desde a sua abertura a 6 de Fevereiro de 2008 o blog recebeu cerca de 780,000 visitantes e mais de 1,400,000 páginas lidas.
  • Horas de trabalho
    Este blog representa actualmente entre 2 a 4 horas de trabalho diário, divididas entre a escrita de artigos de qualidade, promoção de artigos em agregadores de conteúdos, respostas a comentários e emails, conta do Twitter, redes sociais, etc.

2. WORDPRESS-LOVE

O Wordpress-Love é infelizmente um dos projectos mais pequenos que ainda tenho. Embora tenha já uma audiência muito interessante, tem sido um dos blogs mais sacrificados quando a falta de tempo emerge. Felizmente este ano as coisas têm melhorado e ao longo das últimas semanas têm saído artigos muito interessantes, dicas, truques e muitos wordpress themes de grande qualidade que estão a criar furor dentro de comunidade. Ao longo dos próximos meses tenho também em vista grandes novidades para este blog, especialmente ao nível do crescimento sustentado, criação de mais tutoriais e artigos de qualidade, entre outras coisas.

  • Ideias para o futuro
    Este projecto tem uma série de objectivos para a próxima época, nomeadamente ao nível da qualidade e quantidade dos conteúdos a serem publicados. Estou deveras interessado em fazê-lo crescer, torná-lo mais robusto e acima de tudo um dos locais mais importantes para a procura de assuntos relacionados com Wordpress em Português. Espero conseguir traduzir esses objectivos em maiores actualizações, provavelmente um novo layout, desenvolvimento de eBooks especializados, criação e distribuição gratuita de templates Wordpress, entre outros.
  • Fontes de receita
    As maiores fontes de receita do blog são actualmente a Netaffiliation, e os programas de afiliados para templates Wordpress, nomeadamente a ThemeForest e a ElegantThemes.
  • Tráfego e páginas lidas
    Desde a sua abertura a 26 de Junho de 2008 o blog recebeu cerca de 293,000 visitantes.
  • Horas de trabalho
    Este blog representa actualmente entre 30 minutos a 1 hora de trabalho diário, divididas entre a escrita de artigos de qualidade, promoção de artigos em agregadores de conteúdos, respostas a comentários e emails, conta do Twitter, redes sociais, etc.

3. RANDOMWALLS

O RandomWalls é um projecto que tenho há algum tempo e que num mercado onde praticamente é impossível inovar, conseguiu estabelecer-se com um conceito muito próprio de Wallpapers seleccionados a dedo. São publicados por dia apenas 3 wallpapers, devidamente seleccionados por mim, e que têm como objectivo manter um elevadíssimo padrão de qualidade no blog. Num nicho de mercado onde já existem centenas de milhares de concorrentes, o RandomWalls introduziu o conceito de wallpapers handpicked, seleccionados para uma comunidade global, sendo que o blog está escrito em Inglês simplificado.

  • Ideias para o futuro
    Tenho inúmeras ideias para o futuro deste blog, sendo que a maior delas todas é mesmo a produção de um novo template único, desenhado e personalizado à medida as exigências do mercado que agrega. Tenciono focar o conceito ainda mais na selecção criteriosa de wallpapers de qualidade, mas também direccionar o blog para outros conceitos interessantes.
  • Fontes de receita
    As maiores fontes de receita do blog são actualmente o Google Adsense e a venda de publicidade directa.
  • Tráfego e páginas lidas
    Desde a sua abertura a 24 de Junho de 2008, o blog recebeu cerca de 850,000 visitantes e mais de 3,270,000 páginas lidas. São número quanto a mim fantásticos!
  • Horas de trabalho
    Este blog representa actualmente cerca de 30 minutos de trabalho diário, divididas entre a selecção criteriosa de wallpapers e a sua publicação. A alimentação do Twitter é automatizada.

4. CORPOSENSUAL

No início do ano de 2009 tive a felicidade de puder adquirir um blog chamado CorpoSensual. Estava em condições interessantes mas precisava urgentemente de um facelift geral, um novo conceito e também uma aproximação muito diferente aos conteúdos. Lancei novamente o blog em Março com o intuito de o tornar num dos locais mais interessantes para a procura de conteúdos relacionados com magazines masculinas, e o resultado foi no mínimo excelente.

  • Ideias para o futuro
    Este projecto ainda tem poucos meses nas minhas mãos, mas representa já um modelo muito interessante de blog, que poderá vir a dar frutos realmente interessantes quando for devidamente organizado e orientado para o conteúdo. Gostava de lhe reformular também o design, utilizando novas técnicas de publicação e automatizando ainda mais a produção dos conteúdos. A newsletter é algo em que também estou a trabalhar para lançar num futuro muito próximo.
  • Fontes de receita
    As maiores fontes de receita do blog são actualmente a Unibet Afiliados e os programas adultados da Easy-Flirt e da Adult Friend Finder.
  • Tráfego e páginas lidas
    Desde que peguei no blog e o lancei oficialmente a 8 de Março de 2009, o blog recebeu cerca de 420,000 visitantes e mais de 2,120,00 páginas lidas.
  • Horas de trabalho
    Este blog representa actualmente cerca de 4 a 6 horas de trabalho semanais, divididas entre a selecção de magazines e conteúdo editorial.

.OUTROS PROJECTOS PARALELOS

Actualmente trabalho também em outros projectos paralelos que vão consumindo parte do meu tempo diariamente. Alguns requer mais manutenção que outros, embora todos eles sejam extremamente gratificantes a vários níveis.

  • PontoBit.com
    Este projecto que anunciei aqui no blog é uma das minhas mais recentes tarefas diárias. Embora ainda seja um peixinho no meio de imensos tubarões, está aos poucos a ganhar o seu espaço num mercado altamente competitivo. Este é um projecto que mantenho em parceria com a Portugalnet e o qual esperamos possa vir a ser uma autêntica referência no que toca ao mercado da tecnologia, informática e gadgets em Português.
  • GaleriadeBlogs.com
    Este projecto pessoal foi anunciado aqui no blog a 14 de Julho e a 30 de Julho foi feito o rescaldo dos primeiros quinze dias de vida do projecto. Actualmente a galeria recebe cerca de 15,000 visitantes únicos por mês, tendo já mais de 700 blogs em português inscritos e online, e também mais de 1700 blogueiros inscritos na plataforma. É um projecto muito interessante e no qual estou a trabalhar para providenciar mais opções e acima de tudo automatizar ao máximo a experiência de utilização.
  • MagnetBlogs
    O curso online MagnetBlogs foi anunciado aqui no blog também e é um projecto no qual trabalhei intensivamente durante 2 meses com o amigo e profissional Silvio Fortunato. É hoje uma referência para todos aqueles que pretendem criar um blog de sucesso e também para todos aqueles que pretendem alavancar os seus blogs ao próximo nível. Neste momento estamos a trabalhar em novos conteúdos gratuitos e também no suporte ao clientes através da rede social MagnetSystem.

.OUTROS DADOS INTERESSANTES

Como nem tudo tem literalmente a ver com blogs, existem alguns dados interessantes que gostaria de partilhar também acerca da minha actividade online. O tempo que dispenso à minha actividade geralmente está associado a múltiplas tarefas que nem sempre têm a ver com a produção directa de conteúdos. Vejamos:

  • LinkedIn - 70 contactos directos e 1,392,400 contactos indirectos
  • Facebook - 330 amigos
  • Dihitt - 4570 amigos
  • Twitter - 1400 seguidores
  • Formação Profissional - Tenho sido recentemente convidado para dar formação profissional em várias áreas, nomeadamente na criação e rentabilização de blogs, criação de sites, iniciação informática, internet, entre outras. Formar outros profissionais é seguramente motivante para mim e algo que adoro fazer directamente e indirectamente.
  • Domínios - Actualmente mais de 120 domínios em portfólio, praticamente todos eles com o intuito de serem utilizados em futuros projectos associados directamente à internet e à rentabilização de conteúdos, produtos e serviços.

.O FUTURO PRÓXIMO

Durante a próxima epóca de 2009/2010 há uma série de coisas muito importantes que irão seguramente aparecer. Estou a trabalhar fortemente em várias frentes, para introduzir novos conceitos, novos produtos, novos serviços, e acima de tudo, orientar ao máximo todos os leitores e visitantes deste blog para o sucesso. Conseguir ganhar dinheiro na internet não é seguramente um esquema de ficar rico rapidamente, mas é perfeitamente exequível num curto espaço de tempo, recorrendo as técnicas e opções correctas.

Como ainda tenho tempo livre para muita coisa, deixo aqui um pequeno preview do que tenho em mãos actualmente, sendo que não posso revelar grandes segredos infelizmente:

  • Desenvolvimento do novo Fique-Rico v3.0 - esta novidade irá mudar muita coisa não só em termos directos para o blog, mas também ao nível da blogosfera. Espero sinceramente que esta mudança possa trazer uma grande mais-valia a todos os leitores e blogueiros que nos frequentam regularmente. O investimento será bastante avultado, mas trará novidades incríveis.
  • Ebook SuperBlogueiro - Estou a trabalhar há algum tempo num eBook que será uma autêntica bíblia para todos aqueles que mexem regularmente com blogs. Não posso revelar grandes pormenores, mas será seguramente um marco histórico. O lançamento está previsto para Outubro/Novembro.
  • Construção de duas novas redes de projectos - Estou a trabalhar em duas novas redes de projectos que irão integrar cerca de 3 portais e mais 5 ou 6 sites. Estas redes de projectos não estarão associadas directamente a nada do que faço actualmente, mas serão um caso de estudo interessante no futuro.
  • Dois projectos ultra-secretos - Estou também a trabalhar e a investir actualmente na produção de dois projectos ultra-secretos. Este sim trarão impacto directo a este blog e também a toda a blogosfera. Prometem ser duas grandes soluções para todos os blogueiros e webmasters de Portugal e do Brasil.
  • Curso de Engenharia Informática - Vou iniciar este ano também a minha segunda tentativa na Faculdade. Já estive na faculdade cerca de dois anos e infelizmente tive de abandonar por falta de tempo. Desta feita vou ingressar novamente e no curso de Engenharia Informática na vertente de Tecnologias de Informação e Comunicação, um curso orientado essencialmente para linguagens de programação web e conteúdo para a internet. Acredito que poderá ser uma mais-valia muito importante em termos técnicos, já que o “diploma” pouco ou nada irá influir no meu dia-a-dia.

Ufa, parece que afinal estou ocupado! Felizmente trabalhar na internet é um enorme gozo e também uma grande realização pessoal. Espero que ao longo dos próximos meses surjam novas oportunidades interessantes a vários níveis, que possam de alguma forma enrriquecer-me profissionalmente e pessoalmente. Estou sempre aberto a sugestões, dúvidas e projectos que de alguma forma tragam valor acrescentado à internet e ao mundo!

Se por ventura gostar de partilhar o seu dia-a-dia também, força! Utilize os comentários e deixe a sua opinião, sugestão ou relato! Gostaria de ouvi-lo!

Se gostar deste depoimento, considere subscrever o nosso blog por RSS Feed ou Email, ou seguir-me no Twitter. Estou sempre aberto a perguntas, sugestões, dúvidas e partilha regular de conhecimentos!

Até Já!


Se gostou deste post, considere subscrever o nosso RSS Feed Completo!
Ou então Subscreva o Fique Rico por Email!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Sabias que