terça-feira, 15 de dezembro de 2009

12 coisas que aprendi sobre bloggar em 2009 – e você? - Escola de Ganhar Dinheiro para Blogueiros e Webmasters

12 coisas que aprendi sobre bloggar em 2009 – e você? - Escola de Ganhar Dinheiro para Blogueiros e Webmasters


12 coisas que aprendi sobre bloggar em 2009 – e você?

Posted: 15 Dec 2009 07:52 AM PST



12 coisas que aprendi sobre bloggar em 2009 – e você?

Com a chegada cada vez mais acelerada do ano de 2010, é altura de fazer uma paragem para reflectir um pouco sobre o que aprendi com o acto de bloggar durante o ano de 2009. Este foi seguramente um ano de afirmação para mim enquanto blogueiro, e também para este blog enquanto ferramenta de ajuda e auxílio a profissionais e amadores que desejem aprender um pouco mais sobre construir blogs de sucesso. Ganhar dinheiro com blogs é nos dias de hoje uma tarefa cada vez mais simples, mas que no entanto não deveria ser a principal razão que movimenta muitos autores. A rentabilização é importante, sim, mas não é tudo num blog. Existem outros factores muito mais importantes, na minha opinião, e alguns deles estão definidos nos pontos seguintes.

1- Antecipar Tendências Crescentes

Quando criei este blog em Fevereiro de 2008, tinha perfeita noção de que rentabilizar blogs seria algo cada vez mais comum num meio onde o crescimento era tão acentuado, que sinceramente qualquer pessoa conseguiria ter essa percepção. A criação e sustentabilização deste blog ao longo dos últimos 22 meses foi precisamente o meu posicionamento face a uma tendência e uma necessidade cada vez mais comum. Em 2009 acentuei o meu interesse pela rentabilização de websites e blogs, e hoje acredito que foi a aposta correcta. Existem cada vez mais novos blogueiros interessados em rentabilizar o tempo e conhecimento que têm, e estar bem posicionado nesse mercado é uma vantagem muito grande.

A minha sugestão: Analise os mercados emergentes e tente de alguma forma antecipar as tendências de mercado existentes, posicionando-se favoravelmente face a outros potenciais concorrentes. O ideal é começar de imediato, embora encontrar nichos de mercado favoráveis neste momento seja mais difícil do que era há 2 anos atrás.

2- Resolva problemas

Se por ventura reparar, a grande maioria dos blogs de topo são blogs que resolvem problemas. Por vezes pequenas dicas e orientações que levem os utilizadores a chegarem aos seus objectivos, é o suficiente para o catapultar para a blogosfera de topo. Este blog tem sido cada vez mais orientado para as necessidades dos blogueiros em melhorarem os seus blogs e websites, através de vários conteúdos temáticos como por exemplo a série de artigos Blogging para Principiantes, as análises de rentabilização de nichos de mercado específicos, ou mais recentemente os Exercícios e Aulas para Blogueiros. Todos estes grupos de conteúdos visam a resolução de eventuais problemas e/ou dificuldades que sejam comuns a autores de blogs.

A minha sugestão: A minha recomendação passa por resolver problemas aos seus leitores e visitantes. Esse tipo de estratégia geralmente faz com que esses mesmos leitores tenham tendência para voltar ao seu blog à procura de respostas para novas perguntas.

3- Escreva sobre algo que gosta

Quando comecei este blog, muitos dos conteúdos que redigi não foram mais do que a gravação de lições e aprendizagens que fui fazendo ao longo do caminho. É verdade que sempre tive muito interesse por blogs, pela sua estruturação e rentabilização, e ao longo dos últimos 2 anos fui partilhando com os meus leitores e comigo mesmo, todas as aprendizagens que fui fazendo. Se por ventura não tivesse tanto interesse na área como tenho, há muito que este blog tinha morrido na passividade das minhas acções. Já tentei por inúmeras vezes alimentar outros tipos de gostos que tenho, mas quase sempre sempre sucesso. É extremamente importante você bloggar para si e sobre algo de que realmente gosta, e no futuro isso irá revelar-se a estratégia perfeita.

A minha sugestão: Procure sempre bloggar sobre assuntos que domina e/ou sobre os quais tem imenso interesse pela aprendizagem. Evite ao máximo bloggar por razões pouco profundas, como por exemplo por dinheiro, necessidade, ou simplesmente porque o seu vizinho tem um blog de sucesso. Se você escrever sobre algo que gosta e para si, os seus leitores irão compreender que você é um apaixonado pela área, e isso cria maior entrosamento entre o seu blog e os seus leitores.

4- Escreva a longo prazo e regularmente

Quando iniciei este blog um dos primeiros objectivos que defini para mim foi bloggar a longo prazo e regularmente. Durante o primeiro ano alimentei o blog com 2 conteúdos por dia, e mais tarde adaptei a regularidade das actualizações para uma vez por dia, dando aos leitores tempo de assimilar a informação e colocá-la em prática. O facto de estar presente na vida de todos estes leitores durante os últimos 22 meses, tendo publicado quase 700 artigos, faz com que estes se sintam, dia após dia, mais entrosados e identificados com o meu tipo de trabalho. Bloggar a longo prazo faz também com que você seja noticiado e acabe por dar nas vistas. É perfeitamente lógico que você consiga construir uma audiência de maior peso e relevância se bloggar a longo prazo, do que propriamente o inverso.

A minha sugestão: Se você pretende ser bem sucedido com o seu blog, comece por dizer a si próprio que o seu blog é um projecto a longo prazo. Quanto mais dedicado e fiel você se mantiver ao seu princípio de trabalho, melhores serão os resultados no futuro. Eu próprio, só hoje, passados praticamente dois anos, é que estou a conseguir levar o blog ao próximo nível.

5- Seja interactivo

Ao longo de 2009 percebi também a real importância de um blog ser interactivo. É extremamente importante você manter-se em contacto directo com os seus leitores, seja através de comentários, videos, votações, blogagem colectiva, exercícios práticos, ou outra. O importante é que os seus leitores possam comunicar e interagir directamente consigo. Esta é uma daquelas áreas que desejo melhorar em 2010, mas a qual tenho percepção de que é actualmente uma das mais importantes da blogosfera.

A minha sugestão: Tenha em mente que muitos internautas não andam pela blogosfera apenas com o intuito de consumirem informação. Muitos pretendem associar-se a marcas, comunidades e instituições, participando, interagindo e contribuindo para o seu crescimento.

6- Esteja presente onde todos estão presentes

Muito do tempo que passo online longe da produção de novos conteúdos para os meus blogs, passo-o a interagir com outros blogueiros e profissionais. Utilizo regularmente o Twitter e Facebook para estabelecer ligações, mas dou também bastante importância ao Orkut e ao Dihitt. Este último representa também uma boa percentagem do tráfego anual do blog, e é também o local onde este blog se encontra em 1º lugar no ranking de blogs de Portugal e Brasil. É também a comunidade onde tenho mais amigos e ligações estabelecidas (quase 5000), e aquele que mais dividendos me traz do exercício que diário que faço.

Se você pretende aumentar a audiência do seu blog, é natural que comece a tentar estabelecer mais ligações, dar a conhecer a sua imagem e o seu blog, e estar presente nos locais onde o seu público potencial está presente e reunido. Escrever e participar de outros blogs é também uma forma eficiente de estabelecer ligações e manter-se próximo de uma audiência que potencialmente lhe interessa.

A minha recomendação: Evite ao máximo ser demasiado egocentrista e concentrar-se apenas no seu blog. Saia um pouco do seu blog e participe nas redes sociais, em blogs e fórums de discussão, estabeleça novos contactos, faça novas amizades e dê-se também a conhecer.

7- Construa uma marca

Ainda estávamos em 2008 e já eu falava aqui no blog da importância de trabalhar o seu branding, como promover a sua marca nas redes sociais, ou como destruir a sua imagem facilmente com pequenos erros desnecessários. O meu objectivo desde que este blog abriu foi o de construir uma imagem de marca sólida e que transmita confiança a quem visita regularmente o blog. Durante os últimos 2 anos trabalhei imenso para que a imagem da Escola de Ganhar Dinheiro se torna-se num ícone, fosse facilmente reconhecida pela blogosfera e aceite pela qualidade do seu empreendimento.

Esta marca está no entanto ainda longe daquilo que pretendo para mim e para o blog propriamente dito, pelo que no futuro próximo haverão grandes alterações aqui no blog, sempre com o intuito de construir uma marca de peso numa blogosfera cada vez mais concorrencial.

A minha sugestão: Não pense apenas em aumentar o tráfego do seu blog. Existem coisas mais importantes do que o tráfego, nomeadamente o impacto da sua imagem de marca em todos os visitantes e leitores que interagem pela primeira vez consigo e com o seu blog. Você por ventura tem noção se a sua imagem tem impacto?

8- Aproveite as oportunidades e conselhos

Recentemente descobri uma oportunidade grande e importante aqui no meu blog, por intermédio de recomendações de leitores. Já não é a primeira vez que tenho em consideração este tipo de conselhos, ainda para mais quando são os leitores que sabem o que eles próprios gostam e/ou desejam. Seguir os conselhos dos seus leitores é a forma mais prática de ir ao encontro das suas necessidades. Foi também por intermédio dos leitores que deixei de escrever 2 artigos por dia e passei para apenas 1. Embora ao início tivesse sido reticente quanto a esta estratégia, a verdade é que ela permitiu-me concentrar o meu tempo no desenvolvimento de outras tarefas, e da mesma forma permitiu aos leitores uma maior assimilação dos conteúdos e participação por intermédio de comentários.

A minha sugestão: Antes de tudo mais, você nunca deverá ficar satisfeito com as coisas que faz ou produz. O querer mais e melhor, geralmente leva a um sucesso muito mais interessante e imediato. Aqueles que se dão por satisfeito regra geral caem no erro de estagnarem. Outro dado importante é manter-se sempre atento ao que os seus leitores têm para lhe dizer. Eles, melhor que ninguém, sabem o que é importante para o seu blog e para o seu crescimento.

9- Desenvolva parcerias

O futuro do seu blog depende muito da sua capacidade de percepcionar os seus próprios erros. Muitas vezes um blogueiro acha que consegue lidar com tudo sozinho, quando na verdade não consegue. Delegar funções, encontrar parceiros, abrir o blog a artigos de convidados, ou simplesmente criar parcerias ao nível de tráfego são importantes para levar o seu blog ao próximo nível. Como já referi noutros artigos, um dos blogueiros com quem mais prazer tenho tido a trabalhar, tem sido o Celso Lemes do Criar Sites, com quem tenho aprendido imenso e com gosto crio sinergias bastante interessantes.

A minha recomendação: Embora seja perfeitamente possível você lidar com tudo o que esteja directamente relacionado com o seu blog, a verdade é que o sucesso irá obrigá-lo a procurar ajuda ou parceiros para lidar com a infindável quantidade de pormenores que vão surgindo. A minha recomendação passa por começar a criar ligações com outros blogueiros, e partilhar pequenos pormenores. Ao longo da relação vá investindo um pouco nessas sinergias. Tente, sempre que possível, trabalhar com pessoas de que gosta.

10- Mantenha-se fiel aos seus objectivos

No final do ano passado, escrevi aqui num blog um artigo com os meus objectivos para 2009. Este artigo foi um comprometimento comigo mesmo e com os meus leitores, e ao mesmo tempo serviu de guia durante o ano que decorreu. Ele ajudou-me a manter-me fiel a esses mesmos objectivos, a encontrar formas de os ultrapassar mais rapidamente, e ao mesmo tempo a não sair da linha condutora que criei para mim próprio.

A minha recomendação: Esta tarefa não tem de passar por um planeamento formal ou algo do género. A ideia passa por você definir objectivos tangíveis para o seu blog, manter-se fiel a esses objectivos e ao mesmo tempo não desvirtuar a sua actividade em prol de situações que em nada o beneficiam. Ser rigoroso na selecção do seu tempo é primordial.

11- Trabalhar no duro

É verdade que existem muitos blogueiros e webmasters a ganharem bom dinheiro com blogs criados para Adsense, programas automatizados, email marketing que é na verdade puro spam, entre outras estratégias. No entanto, nenhum deles terá sucesso a longo prazo ou durante muito tempo. Se você pretende ser bem sucedido com o seu blog, tornar-se uma referência no seu nicho de mercado, ser reconhecido como uma autoridade ou gerar receitas a longo prazo, terá forçosamente de trabalhar no duro!

Não posso falar por outros blogueiros, mas a minha experiência diz-me que o sucesso na blogosfera está em muito dependente do trabalho e dedicação do blogueiro, pelo que esta será seguramente a minha visão durante os próximos tempos. Em 2009 continuei a trabalhar forte e duro no blog, construindo conteúdos e tentando resolver problemas aos leitores, e isso está de alguma forma a levar-me ao caminho que pretendo.

A minha sugestão: Se pretende um dia ter um blog de topo, tenha em mente que irá necessitar de muitas horas de trabalho, muita dedicação e esforço, sacrifício e um pouco de sorte. O resto você já tem.

12- O Adsense não é tudo

É verdade que o Google Adsense é uma das melhores plataformas de rentabilização do mundo. No entanto, está longe de ser a única capaz de produzir resultados significativos num blog. Em 2009 aprendi que a empresas de afiliação, como a Netaffiliation, conseguem produzir receitas fantásticas, e em alguns casos particulares, superiores à rendibilidade apresentada pelo Google Adsense. Quem ainda não experimentou o marketing de afiliados, provavelmente está a perder uma das melhores oportunidades da actualidade. Recomendo-lhe vivamente a dar uma vista de olhos sobre a nossa lista de programas de rentabilização recomendados.

A minha sugestão: Diversificar os ganhos do seu blog é algo que já deveria ter aprendido por aqui há algum tempo. Ganhar dinheiro apenas com Adsense já não é funcional nos dias de hoje, especialmente e com as ofertas que existem na actualidade. Você está a perder dinheiro desnecessariamente!

QUE LIÇÕES APRENDEU COM O SEU BLOG EM 2009?

Adorava saber que lições você aprendeu ao longo do último ano com os seus blogs ou websites. Deixe a sua opinião nos comentários que se encontram em baixo, para que possamos todos aprender com as experiências de cada um.

Até Já!

Se gostou deste post, considere subscrever o nosso RSS Feed Completo!
Ou então Subscreva o Fique Rico por Email!

Leia também estes artigos:

Sem comentários:

Enviar um comentário

Sabias que