sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

Como passei de 1700 subscritores para mais de 4000 em apenas 6 meses! - Escola de Ganhar Dinheiro para Blogueiros e Webmasters

Como passei de 1700 subscritores para mais de 4000 em apenas 6 meses! - Escola de Ganhar Dinheiro para Blogueiros e Webmasters


Como passei de 1700 subscritores para mais de 4000 em apenas 6 meses!

Posted: 11 Dec 2009 10:12 AM PST



Como passei de 1700 subscritores para mais de 4000 em apenas 6 meses!

Agora que terminámos a nossa série de Exercícios para Blogueiros, é altura de voltarmos aos nossos casos práticos de rentabilização, crescimento e profissionalização de blogs. O artigo de hoje tem como objectivo ajudá-lo a compreender como passei de 1700 subscritores para mais de 4000 em apenas 6 meses, recebendo actualmente cerca de 30 a 50 novos subscritores por dia.

Como já referi em outros artigos aqui no blog sobre como conseguir mais subscritores para o seu blog, este dado métrico é uma das formas mais interessantes de avaliar o potencial de um blog, especialmente e porque os subscritores são a audiência mais viável e mais fiel que um blog pode ter. São estes leitores que representam a massa comunitária que consome irreversivelmente todos os seus conteúdos, e portanto, a mais importante e relevante do seu blog. Daí a importância de fazer com que esta métrica aumenta gradualmente e à medida que o seu blog vai chegando a todos os cantos da internet.

POP-UP DE SUBSCRIÇÃO

Para quem visita regularmente o blog, já deve ter reparado que se encontra há algum tempo um pop-up activo, apelando à subscrição da newsletter de RSS para angariar novos subscritores para o blog. Embora este pop-up seja um pouco aborrecido para todos aqueles que já subscrevem o blog e/ou para aqueles que não estão interessados em assinar os conteúdos, a verdade é que ele tem sido um sucesso enorme no crescimento da audiência base do blog.

Dado o sucesso que tenho obtido com a utilização do Pop-Up, obviamente recomendo-o a todos aqueles que pretendam, tal como eu, fazer crescer a audiência base e fiel dos seus blogs. O plugin que utilizo para o Pop-Up é um exclusivo para plataformas Wordpress e chama-se MaxBlogPress Unblockable Pop-Up e é na verdade muito simples de configurar, vejamos:

Comece por definir o seu Pop-Up por defeito, ou então em formato de caixa simples. Poderá experimentar ambas as versões e analisar qual delas se enquadra melhor no estilo do seu blog. Depois disso, configure o título que pretende dar à sua caixa de Pop-Up, que embora na minha opinião não seja realmente importante, faz parte do processo.

Depois, para configurar o conteúdo da sua caixa de Pop-Up, recomendo-lhe vivamente alterar o editor visual para a visão HTML, para que possa posicionar os seus elementos de uma forma mais prática e elegante. Se desejar, poderá guiar-se pelo meu próprio código. Para quem pretende inscrever ainda mais leitores nos seus RSS Feeds, aconselho vivamente a criação de uma conta na Feedburner, a partir da qual poderá oferecer conteúdos de RSS por email automaticamente.

Na sua conta da Feedburner, visite o menu Publicize > Email Subscriptions, altere a língua para Português ou para outra de acordo com o seu blog, e copie o código HTML da caixa de subscrição por email. É este código que você deverá colocar no editor HTML do seu Pop-Up, para que os seus leitores possam subscrever o seu blog por email automaticamente. A Feedburner depois tratará de enviar automaticamente por email os conteúdos publicados no seu blog.

Ao nível de opções de apresentação, o plugin oferece-lhe uma série de formas de apresentar o plugin aos seus leitores. O método que escolhi para este blog passa por apresentar o pop-up apenas uma vez por cada sessão de browser iniciada pelo leitor, fazendo com que os leitores que visitem o blog tenham de ler o pop-up apenas uma vez, podendo posteriormente navegar pelo blog sem que este volte a aparecer. Existem outras formas de configuração, pelo que caberá a si decidir qual a melhor opção a adoptar no seu próprio blog.

O resto das opções estão directamente ligadas à estilização de cores e dimensões do pop-up, embora lhe recomende vivamente a realizar testes antes de definir o produto final. Não lhe aconselho também a apresentar o seu pop-up com efeitos de transparência ou outros, uma vez que tornam o blog mais lento e o próprio encerrar do pop-up mais aborrecido. Ofereça aos seus leitores a versão “standard” para que seja fácil lê-lo e ao mesmo tempo encerrá-lo.

SUBSCRIÇÃO EM ARTIGOS

Outra forma de angariar novos subscritores para o blog passa pela caixa de subscrição directamente num artigo. Esta é uma técnica que tenho utilizado frequentemente e com resultados muito positivos. Partindo do princípio de que o seu leitor está a consumir o seu artigo e gostou da informação, à partida, ele estará interessado em subscrever o blog e começar a receber os seus conteúdos automaticamente por email. Esse foi também um dos princípios que falámos exercício de chamar os seus leitores para a acção, retirando-os da passividade e levando-os a cumprir objectivos dentro do seu próprio blog.

No seu editor do Wordpress, mude o seu artigo para vista HTML e introduza no seu artigo o meu código do Feedburner que lhe explicamos em cima. Altere os campos que estão por defeito em Inglês no código (Enter your email adress, subscribe, etc) e quando publicar o seu artigo, terá disponível uma caixa de subscrição dentro do próprio artigo. Aconselho-o a utilizar esta técnica sempre de uma forma inteligente, levando os seus leitores a subscreverem o blog pelo facto de terem gostado dos conteúdos, por exemplo. Um exemplo desta técnica pode ser visto neste artigo.

O ANTES E O DEPOIS

É verdade que em Junho deste ano ainda não tinha o Pop-Up em funcionamento, e embora o número de subscritores já ascendesse a mais de 1700, a verdade é que com a introdução destas duas técnicas consegui inscrever mais 2300 subscritores em apenas 6 meses, tendo actualmente um crescimento de 30 a 50 novos subscritores por dia sempre que o blog é actualizado com um novo conteúdo. Quando o blog não é actualizado o número de novas subscrições desce um bocadinho.

A 16 de Junho deste ano, o blog contava com 1761 subscritores, e tal como pode analisar no gráfico, o crescimento até então tinha sido bastante lento e gradual e desde então disparou completamente num prazo muito curto de tempo. Se considerarmos que o blog nasceu a 6 de Fevereiro de 2008 e a 16 de Junho de 2009 ainda só tinha 1700 subscritores, este número é manifestamente baixo.

Entretanto e à data de ontem, o número de subscritores do blog ascendia a 4076, o representa já um número bastante mais interessante e que faz juz ao crescimento e sustentabilidade que o blog tem vindo a apresentar no último ano. Este crescimento aconteceu tal como referi, pelas duas técnicas de acção que levei a cabo para angariar e atrair novos subscritores para o blog, levando a audiência a sair da passividade e a passar à acção. Esta é também uma forma inteligente de converter o tráfego social e dos motores de busca em novos leitores para o blog.

CONCLUSÃO

Para quem pretende fazer dispara o número de subscritores de um blog, a utilização destas técnicas é na minha opinião fantástica e com resultados muito positivos. São apenas chamadas de atenção relevantes para fazer com que os seus leitores tomem acções que de alguma forma os beneficiam a eles próprios e também ao seu blog.
Depois de construir uma audiência de qualidade, poderá utilizar os seus RSS Feeds para promover os programas de Ganhar Dinheiro, especialmente a Netaffiliation, a minha empresa de marketing de afiliados preferida e também aquela que foi a minha maior fonte de rendimentos em 2009.

Até Já!

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