terça-feira, 22 de dezembro de 2009

Aprender com os ProBloggers – 15 coisas que aprendi com Darren Rowse - Escola de Ganhar Dinheiro para Blogueiros e Webmasters

Aprender com os ProBloggers – 15 coisas que aprendi com Darren Rowse - Escola de Ganhar Dinheiro para Blogueiros e Webmasters


Aprender com os ProBloggers – 15 coisas que aprendi com Darren Rowse

Posted: 22 Dec 2009 09:08 AM PST



Aprender com os ProBloggers – 15 coisas que aprendi com Darren Rowse

Hoje gostava de iniciar uma série que considero bastante engraçada e particularmente interessante sobre todas as aprendizagens que fiz ao longo dos últimos 2 anos, acompanhando o trabalho daqueles que são realmente ProBloggers. Entenda-se por ProBlogger, alguém que vive totalmente do seu blog e dos rendimentos que este gera. Geralmente são profissionais que tiram mais de 6 dígitos anuais, e que marcam uma diferença brutal numa blogosfera cada vez mais competitiva e agressiva.

Hoje gostaria de começar pelas lições que aprendi com Darren Rowse, conceituado blogger profissional que corre os blogs Problogger.net, Digital-Photography-School e ainda o Twitip.

LIÇÃO 1: TRABALHE NO DURO!

A primeira lição que aprendi com o Darren Rowse, prende-se com o espírito de sacrifício e dedicação a um blog. Durante muito tempo admirei a capacidade de produção do Darren, que em determinados momentos alimentava 17 blogs, escrevendo 25 novos conteúdos por dia, 7 dias por semana. Produzir conteúdo de qualidade de uma forma tão agressiva e dedicada só poderá ter como sinónimo o sucesso enquanto blogueiro. Trabalhar no duro depreende espírito de sacrifício, dedicação e muitas horas de trabalho, algo que infelizmente a grande maioria dos blogueiros não tem, ou não deseja ter.

Para conseguir trabalhar dentro de um método deste tipo, é necessário ter imensa organização ao nível da redacção e publicação de conteúdos. É necessária imensa prática para conseguir atingir um nível em que você é capaz de produzir imensos conteúdos, todos eles de qualidade, em tempo recorde. A ideia prende-se precisamente com a introdução de um método de trabalho exigente, que mais tarde ou mais cedo irá ajudá-lo a encontrar os caminhos correctos para o seu futuro enquanto blogueiro.

LIÇÃO 2: ESCOLHA O SEU DOMÍNIO CUIDADOSAMENTE

A escolha de um bom domínio para o seu blog é um dos passos mais importantes antes de começar sequer a bloggar. Antes de se decidir sobre qual domínio escolher, é importante compreender se você pretende instituir uma versão mais pessoal ou profissional do seu conceito. Existem grandes diferenças quando se blogga com uma visão pessoal ou profissional. Deverá pensar também no futuro a longo prazo. Se por ventura você utilizar a palavra-chave “blog” no seu domínio, poderá estar a limitar a expansibilidade do seu projecto.

LIÇÃO 3: FOQUE-SE NA CONSTRUÇÃO DO SEU PERFIL

A construção de um perfil autoritário num determinado nicho de mercado é nos dia de hoje parte do futuro da grande maioria das carreiras dos grandes blogueiros. Quando se trabalha com autoritarismo, humildade, dedicação e arduamente, o reconhecimento acaba por surgir mais tarde ou mais cedo. Esse reconhecimento pode dar origem a novas fontes de rendimento paralelas, nomeadamente:

  • Publicar um livro através de uma editora de renome;
  • Cobrar valores mais altos para trabalhos de consultoria ou freelancer;
  • Posicionar-se melhor para potenciais join-ventures com investidores credíveis;
  • Maior credibilidade na promoção de produtos próprios;
  • Cobrar valores mais altos para a publicidade presente no blog;
  • etc.

LIÇÃO 4: NÃO DESISTA FACILMENTE

Uma das coisas que Darren Rowse cita frequentemente nos seus artigos, é o facto de muitos blogueiros desistirem rápida e facilmente dos seus projectos. Inclusivamente o Technorati quando fez um estudo do impacto da blogosfera, chegou à conclusão de que mais de 50% dos blogs criados diariamente, não passam dos 3 meses de vida. Se você não está satisfeito ou certo do rumo que o seu blog está a tomar, não desista. Adapte-se.

LIÇÃO 5: DEIXE O SEU BLOG DESENVOLVER-SE

Uma das coisas que mais admiro no Darren Rowse é a sua capacidade de deixar os blogs evoluírem e desenvolverem-se naturalmente. Nenhum dos blogs do Darren tem objectivos demasiado concretos ao ponto de este não os deixar evoluir de uma forma natural. Todos os seus blogs nascem e crescem a um ritmo acelerado, mas sempre baseados na qualidade dos seus conteúdos e na mais-valia que atribuem aos leitores que consomem regularmente a sua informação. Embora o Darren defina objectivos e métricas para todos os seus projectos, elas servem apenas de linha condutora para o levar até ao sucesso que almeja com o projecto.

Se você focar-se exageradamente na conquista de objectivo, poderá dar consigo a tornar-se um blogueiro inactivo e incoerente. A ideia prende-se com encontrar o balanceamento perfeito entre definir estratégias e objectivos para os seus blogs, e deixá-los crescer de uma forma natural e espontânea.

LIÇÃO 6: FOQUE-SE NUM NICHO ESPECÍFICO

Embora os blogs generalistas sejam interessantes, a verdade é que todos eles falham na especificidade de um nicho de mercado. Quanto mais específico o seu nicho de mercado for, maior é a probabilidade de você conseguir focar-se no desenvolvimento desse mesmo nicho, da mesma forma que os seus níveis de tráfego e reconhecimento aumentam gradualmente.

Quando você está presente num nicho de mercado durante 5 anos, você começa a dominar claramente os motores de busca devido à quantidade de conteúdos presentes no seu blog. Os subscritores RSS e navegação deixam de ser objectivos primários, quando comparados com o potencial de rentabilização do seu blog.

Quando você escolhe um nicho de mercado específico, existem duas possibilidades:

  • Concentrar-se num nicho de mercado extremamente específico, com o intuito de criar uma audiência apaixonada pela matéria. Poderá beneficiar de uma elevada rentabilização através de afiliados e daqueles que interagem directamente com os seus conteúdos.
  • Concentrar-se num nicho de mercado perdido, onde impera a optimização para os motores de busca e a publicidade contextualizada.

LIÇÃO 7: DIVERSIFICAR

Foi no blog Problogger do Darren Rowse que li pela primeira vez, que um blogueiro nunca deverá colocar os seus ovos todos na mesma cesta. Este pensamento extremamente inteligente é nos dias de hoje cada vez mais uma realidade, sendo que existem na actualidade inúmeras formas de diversificar os seus rendimentos:

  • Tenha uma receita de backup sempre activa. Esta pode derivar de um trabalho em part-time ou de investimentos que você realiza.
  • Adicione várias formas de rentabilização ao seu blog (adsense, netaffiliation, linkworth, etc).
  • Trabalhe com vários blogs em nichos de mercado diferentes. Nem todos têm de ser um sucesso incrível, mas podem servir como fonte de receita numa hora de aperto.
  • Procure fontes indirectas de receita, como a consultoria, freelancer, etc.

Diversificar as suas fontes de receita é apenas um método de garantir que você está protegido para a eventualidade de alguma das suas fontes de receita comuns falhar. O que é que você faria se ficasse sem a sua conta do Google Adsense neste momento? Pense nisso…

LIÇÃO 8: GUEST-POSTS

O Darren é daqueles Probloggers que recorre desde sempre aos Guest-Posts para conseguir de alguma forma sobressair sobre a concorrência. Tal como já referi aqui no blog por inúmeras vezes, os guest-posts são uma das formas mais interessantes de colocar o seu nome e a sua imagem em frente de uma nova audiência, aumentando progressivamente o potencial do seu blog e dos seus conteúdos. Esta é seguramente a melhor técnica para todos aqueles blogueiros que aspiram um dia a tornarem-se autênticos Probloggers.

LIÇÃO 9: PROCESSOS DE ESCRITA

O Darren é provavelmente o melhor Problogger da actualidade ao nível do conceito dos processos de escrita. Definir horários e métodos para escrever vários conteúdos em simultâneo é uma forma extremamente inteligente de manter os seus blogs sempre actualizados e ao mesmo tempo não desmotivar com a falta de atitude. Quando você trabalha com métodos extremamente eficientes e organizados, você consegue cumprir as suas tarefas de uma forma muito mais eficiente, especialmente aquelas que são aborrecidas de cumprir.

LIÇÃO 10: PROCESSOS DE IDEIAS

Aprendi também com o Darren a importância de ter processos para gerar novas ideias para novos conteúdos. Uma das estratégias que coloquei em prática nos primórdios da minha jornada pela blogosfera, foi colocar todas as novas ideias em blocos de notas, ficheiros no computador, emails na caixa de correio e ainda anotar potenciais ideias no Moleskine que me acompanha diariamente. Se você colocar no papel todas as ideias que lhe surgem diariamente, ou encontrar diferentes processos de gerar novas ideias, como lhe recomendei no artigo “desenvolva entre 5 a 10 novas ideias para artigos“, nunca terá de conviver com o bloqueio de inspiração porque muitos blogueiros passam.

LIÇÃO 11: COMEÇAR COMO UM PART-TIME

O Darren explica no seu blog constantemente a sua história enquanto blogueiro, e tal como eu, recomenda os seus leitores a começarem na blogosfera como um part-time. Primeiro é necessário cimentar devidamente as ideias, os processos e analisar até que ponto você se consegue comprometer com a tarefa de bloggar diariamente e de uma forma exigente. Ao longo do tempo, você será capaz de aumentar gradualmente a rendibilidade do seu blog, e quiçá num futuro a médio prazo, deixar o seu emprego. Fazer o processo inverso pode ser claramente um “tiro no pé”, especialmente se você não tiver noção das suas competências enquanto blogueiro.

LIÇÃO 12: ESCREVA AO SEU RITMO

Outro dado muito importante para um blogueiro, é instituir um ritmo de trabalho com o qual consiga lidar. Muitos blogueiros começam na blogosfera de uma forma entusiasmada e com um ritmo demasiado agressivo, e a médio prazo acabam por desistir ou por não se conseguir adaptar ao ritmo instituído. É importante que você adopte um ritmo de trabalho com o qual consiga lidar a médio/longo prazo.

LIÇÃO 13: PRIMEIRO O CONTEÚDO DEPOIS A PROMOÇÃO

O sucesso do Darren enquanto Problogger iniciou-se numa altura em que o próprio autor não se auto-promovia. Darren é um individuo que aposta essencialmente na qualidade do seu trabalho, e no reconhecimento que surge derivado dessa actividade. Essa foi também a postura que decidi adoptar para este blog, por exemplo, o qual não requer qualquer tipo de investimento, uma vez que a sua popularidade faz-se a partir da qualidade dos seus conteúdos e não a partir da qualidade do seu marketing.

LIÇÃO 14: VISÃO A LONGO PRAZO

Nos dias de hoje é perfeitamente possível tornar um blog num modelo de negócio. No entanto e como o Darren refere constantemente no seu blog, é necessário ter uma visão a longo prazo, trabalhar no duro, oferecer alguma criatividade e genuinidade, e o sucesso mais tarde ou mais cedo irá surgir.

LIÇÃO 15: DÊ ENTREVISTAS SEMPRE QUE POSSÍVEL

O Darren ensinou-me também que dar entrevistas é uma forma bastante interessante e rentável de colocar a sua imagem a trabalhar a seu favor. Quando contactado para entrevistas, geralmente nunca recuso as propostas e tento extrair delas o máximo de protagonismo possível. São oportunidades únicas de você dar-se a conhecer a um novo público, falar um pouco de uma forma mais pessoal e cativar novos leitores com a sua visão do mundo e da blogosfera.

Algumas entrevistas que já dei na blogosfera:

Até Já!

Se gostou deste post, considere subscrever o nosso RSS Feed Completo!
Ou então
Subscreva o Fique Rico por Email!

Leia também estes artigos:

Sem comentários:

Enviar um comentário

Sabias que