terça-feira, 5 de maio de 2009

Fique-Rico - Escola para Blogueiros e Webmasters

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Blogging para principiantes - como escolher o nicho de mercado correcto?

Posted: 05 May 2009 04:52 AM PDT

Depois de termos introduzido esta série de blogging para principiantes com o artigo de ontem ‘15 perguntas para fazer antes de começar a bloggar‘, hoje damos continuidade a esta série que pretende orientar todos aqueles que estão agora a começar na blogosfera e/ou pretendem elevar os seus blogs a um nível mais profissional e mais exigente.

A escolha de um nicho de mercado é um processo muitas vezes complexo e que depende de múltiplos factores associados não só ao autor, mas também aos meios e ao mercado. Por vezes recebo emails de leitores do blog a perguntarem-me qual a melhor forma de escolher um nicho de mercado rentável e/ou se um determinado nicho onde entraram é rentável ou não, o que me leva a crer que muitos blogueiros e webmasters ainda sentem dificuldade em reflectir e decidir quais os melhores mercados onde investir.
Tal como ontem, vamos analisar de um ponto de vista simples alguns factores e questões importantes a fazer antes de arrancar com um novo projecto.

nicho de mercado

1. ESCOLHER UM ASSUNTO DO SEU INTERESSE
Embora seja bastante lógico nos dias de hoje, iniciar um blog sobre um assunto que atrai massas, um blog comercial e/ou um blog que renda teoricamente mais dinheiro, a verdade é que a longo prazo o blogueiro acaba por desistir destes projectos por não se sentir à vontade e/ou apaixonado por aquilo que faz.
Bloggar tem tudo a ver com paixão e gosto pessoal, pelo que a primeira regra de ouro é escolher um assunto que seja do seu agrado e/ou relacionado com as suas paixões e desejos.

Para quem escreve diariamente num ou vários blogs, a pergunta primária que deverá realizar é: “conseguirei eu bloggar durante 6 meses ou mais sobre este assunto?”. Se por ventura se sentir reticente, o melhor mesmo será escolher um outro assunto para o seu blog. Procure algo que se identifique consigo e com os seus gostos, e procure adaptar isso a um estilo mais comercial e/ou que vá de encontro com os seus objectivos. Além disso, tenha em mente que o seu público rapidamente se irá aperceber que você não é apaixonado por aquilo que faz, e acabará por desistir de o seguir a longo prazo…

2. É UM ASSUNTO POPULAR?
Quando se inicia um blog, seja ele do que for, o principal objectivo é ter o máximo número de leitores possível. Embora você não necessite propriamente de escrever para uma audiência global, é importante ter em mente a escolha de um nicho de mercado com uma boa audiência base, caso contrário o seu crescimento poderá levar muito tempo a confirmar-se.
Analise bem o mercado onde pretende entrar, analise a concorrência e verifique até que ponto existem massas ou grupos de leitores dentro desses mesmos tópicos. Se você escrever sobre nanotecnologia aplicada a circuitos electrónicos, a probabilidade é que a sua audiência seja reduzida, o que invariavelmente poderá levá-lo a um crescimento muito mais lento. Se não é isso que procura, mude de assunto!

3. QUAL É O NÍVEL DE COMPETIÇÃO?
Embora os seus competidores tenham sempre algo para lhe ensinar, a verdade é que é extremamente importante analisar a competição antes de entrar nela de cabeça a fundo. Quanto mais popular for um assunto, maior será o nível de competição. Entrar na blogosfera para falar de um assunto só porque é um assunto que “está na berra”, poderá muito bem ser um tiro no pé.

Embora muitas vezes pareça díficil inovar no mercado, porque os tópicos quentes estão todos preenchidos e a concorrência é extremamente agressiva, a verdade é que você não necessita propriamente de falar sobre os mesmos assuntos. Por vezes nichos de mercado mais pequenos acabam por se tornar mais rentáveis a longo prazo. Se você imaginar um blog sobre séries de televisão, provavelmente chegará à conclusão de que este mercado tem bastante concorrência actualmente. No entanto, se você extrair desse núcleo, uma série de que você gosta mesmo muito, e bloggar apenas sobre ela, o mercado muda bastante de figura. Os nichos dos nichos geralmente são boas apostas!

4. ONDE É QUE OS SEUS CONCORRENTES FALHAM?
Uma das vantagens que os seus concorrentes levam é o facto de estarem devidamente estabelecidos no mercado. No entanto, muitos blogueiros e webmasters adormecem junto da fama que criaram, e geralmente isso dá espaço para a criação de falhas que você poderá preencher com o seu novo blog.
Tente compreender onde é que a sua concorrência falha, e introduza novidades no sector a partir das falhas que os seus competidores apresentam. Lacunas devidamente preenchidas, são uma forma agressiva de entrar no mercado pela porta grande.

5. VOCÊ CONSEGUE PRODUZIR CONTEÚDO REGULARMENTE?
Uma das coisas que geralmente está associada aos blogs de sucesso, é o facto de estes estarem sempre actualizados a tempo e horas, e com uma grande regularidade. Se pretende competir, você deverá ser capaz de pelo menos ser regular na sua escrita, produzindo conteúdos com regularidade e mantendo os seus leitores satisfeitos e com conteúdo fresco sempre nas mãos.

6. EXISTEM FORMAS DE RENTABILIZAR ESSE ASSUNTO?
Muitos blogueiros não se preocupam com a rentabilizam dos seus projectos numa fase inicial. No entanto, com o passar do tempo, a sua tendência é para encontrar formas de minimizar os custos que têm com o blog, e tentar justificar ainda mais o prazer que têm ao escreverem conteúdos regularmente, sobre um assunto de que realmente gostam. Existe algo melhor do que ser pago para fazer uma coisa de que se gosta realmente?

Tenho referido desde sempre que existem múltiplas formas de ganhar dinheiro com blogs, e que um blogueiro não se deverá limitar aquelas que conhece e/ou que funcionam instantaneamente. Existem seguramente muitas outras que funcionam a longo prazo e que podem, e devem, ser testadas.
Procure verificar se existem programas de afiliação para esse assunto, formas de rentabilizar o blog através da venda de publicidade a empresas, entre outras coisas. Se considerar que esse nicho de mercado não é fácil de rentabilizar, talvez seja melhor procurar outro.

7. ESCOLHA O NICHO!
O nicho de mercado ideal seria seguramente aquele que rendesse bom dinheiro, que fosse do seu interesse e que não tivesse grande concorrência. No entanto, encontrar algo desse tipo nos dias de hoje não é fácil, pelo que é necessário que você se adapte e trabalhe nesse sentido. O segredo do sucesso está sempre relacionado com a paixão e dedicação, pelo que independentemente de todos os factores externos, se você desejar ter sucesso, é assim que irá acontecer!

Agora aproveite para escolher um nicho de mercado que reuna todas as condições em cima descritas, e nunca se esqueça que é importante ser-se apaixonado por aquilo que se faz, caso contrário irá cair no erro de escrever sobre um assunto que não domina e/ou que não lhe dá prazer, transmitindo precisamente essa imagem aos seus leitores e seguidores!

E agora diga-nos, qual é para si o ponto essêncial na escolha de um nicho?

Até Já!


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