terça-feira, 19 de maio de 2009

Fique-Rico - Escola para Blogueiros e Webmasters

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Blogging para Principiantes - Como ganhar dinheiro com o seu blog usando métodos directos!

Posted: 19 May 2009 09:07 AM PDT

A nossa série de Blogging para Principiantes está de volta, com um dos temas mais atractivos para todos aqueles que pretendem ganhar dinheiro online com blogs e websites: formas de rentabilizar o seu blog através de métodos directos.
Se por ventura nunca lidou com a rentabilização online, é necessário perceber que existem várias formas de rentabilizar o seu blog, incluindo os métodos directos e indirectos.

Esta série de artigos para Principiantes conta já com outros seis artigos introdutórios, que poderá ler também se assim o desejar. São eles:

Para quem pretende rentabilizar um blog, existem duas formas de o fazer: ou ganha dinheiro a partir do seu blog, ou então ganha dinheiro por causa do seu blog. Ambas as estratégias são exequíveis em determinados nichos de mercado, e são seguramente uma porta aberta à criatividade e à estratégia de cada um dos blogueiros.
Não existe nenhuma regra que o impeça de experimentar todos estes métodos, até encontrar aquele que o satisfaz mais e que lhe rende mais dinheiro também. Há também blogueiros que acabam por adoptar uma rentabilização mista, ou seja, ganham dinheiro através do seu blog de uma forma directa, e ganham dinheiro por causa do seu blog de uma forma indirecta. Vamos então analisar alguns dos melhores métodos de rentabilização directa para blogs:

ganhar dinheiro com blogs

1. PUBLICIDADE
Existem muitas formas de ganhar dinheiro com publicidade no seu blog, incluindo a venda ou aluguer de banners publicitários, por exemplo. No entanto, existe uma grande oferta ao nível de webmarketing para o seu blog, com campanhas extremamente rentáveis ao nível do clique, da venda ou da acção. Vejamos:

PUBLICIDADE CONTEXTUAL
A publicidade contextual está muitas vezes directamente relacionada com programas como o Google Adsense ou a ExoClick, sendo que ambos os programas têm a particularidade de analisar o conteúdo do seu blog, e apresentar anúncios contextualizados com aquilo que você escreve. Este tipo de publicidade é das mais rentáveis ao nível dos blogs de conteúdo escrito, uma vez que têm capacidade de levar o leitor a clicar em anúncios contextualizados com os seus interesses.
O pagamento é feito por clique, sendo que cada um dos cliques tem um valor completamente distinto e baseado no leilão das palavras-chave que o compõem.

PUBLICIDADE CPC
Existem muitas empresas de rentabilização CPC (custo por clique) no mercado, embora as mais marcantes sejam provavelmente as estrangeiras, que tendem a necessitar de tráfego estrangeiro para mostrar resultados de qualidade. A grande maioria destes programas CPC não são contextualizados, ou seja, apresentam anúncios genéricos, pagos ao clique, sem que haja qualquer tipo de relação com o conteúdo do blog.

PUBLICIDADE CPM
Para quem tem muitos milhares de impressões de páginas por mês, as campanhas CPM (Custo por Mil Impressões) são uma forma extremamente rentável de ganhar dinheiro com o seu blog. De entre algumas das melhores empresas da área, destaco a Zedo Network e a ValueClickMedia, sendo que ambas obrigam apenas à utilização de conteúdo escrito em inglês, pese embora ofereçam campanhas CPM para Portugal e Brasil.

ANÚNCIOS EM BLOGS
Neste momento existem várias empresas que o ajudam na comercialização de publicidade no seu blog, nomeadamente a BlogAds e a BuySellAds. Ambas oferecem uma plataforma de qualidade que ajuda à comercialização de publicidade junto de um público alvo baseado em empresas e profissionais.
As plataformas ficam com uma percentagem do aluguer do banner, pese embora o ajudem rapidamente a comercializar publicidade no seu blog. Em qualquer um dos casos, é sempre preferível ter um projecto com conteúdo em Inglês.

ANÚNCIOS DE TEXTO
Outra das formas de rentabilização de blogs que está cada vez mais em voga, são os anúncios em links de texto. Os chamados Text Link Ads.
Regra geral, a comercialização de links de texto é feita não baseada na contextualidade do conteúdo, mas sim no pagerank do seu blog e na autoridade do mesmo. Quanto mais autoritário o seu blog for, mais rapidamente você consegue angariar clientes e ganhar algum dinheiro na comercialização dos links de texto.
Existem várias empresas na área extremamente rentáveis, nomeadamente a Linkworth, a Teliad, entre outras.

OUTRAS FORMAS DE RENTABILIZAÇÃO
Além de todas estas formas de rentabilização, existem muitas mais disponíveis no mercado, tanto ao nível de áreas como de oferta. Existe imensa concorrência na área do webmarketing internacional, pese embora, as empresas que tenhamos recomendado sejam na nossa opinião as melhores e as mais fiáveis.

2. PROGRAMAS DE AFILIADOS
Os programas (plataformas) de afiliados são geralmente aqueles que pagam ao blogueiro/webmaster sempre que um leitor clica num banner e efectua uma compra/aquisição de um produto/serviço. Geralmente os pagamentos são feitos em valor fixo (ex.: 1,50 por registo) ou então por percentagem (ex.: 35% comissão).
Da nossa experiência, as melhores plataformas de affiliate marketing em Português são seguramente a Netaffiliation, a Zanox e a ThemeForest. Todas elas oferecem uma vasta gama de soluções, com comissões muito atractivas e extremamente rentáveis. Se tiver dúvidas, procure por elas aqui no blog, uma vez que já falámos e já analisámos todas elas.
Ao nível internacional, recomendamos seguramente a LinkShare, a Comission Junction e a ClickBank.

3. COMERCIALIZAÇÃO DE BLOGS
Começa a ser cada vez mais comum vermos blogueiros e webmasters a construir projectos com vista à venda imediata. Este chamado Flipping, é uma técnica que obriga à construção e indexação do blog, à criação de algum estatuto e autoridade, e posteriormente à venda por um valor bastante superior aquele que realmente custou. Embora seja uma técnica que dê algum trabalho, poderá tornar-se bastante rentável se o negócio for bem executado.

4. DOAÇÕES
Poucos são os blogs que apresentam um bom histórico de doações. As doações estão normalmente relacionadas com a paixão que os leitores têm pelo seu projecto, pelo que se não existir interactividade, díficilmente se tornará uma área rentável do seu blog.
Aqui no Fique-Rico, as doações estão abertas e dão em troca um link permanente por 10 anos, uma forma bastante prática e engraçada de apresentar valor acrescentado a todos aqueles que confiam no trabalho aqui realizado.

5. MERCHANDISING
Nos dias de hoje ainda são poucos os blogs que oferecem merchandising de qualidade para aquisição. Embora não seja uma área extremamente rentável, se existir no seu blog um sentido de comunidade e de entre-ajuda, a probabilidade de conseguir fazer dessa uma área rentável, é muito grande.
Plataformas como a CafePress permitem-lhe montar uma loja de comercialização de merchandising, sem que na verdade você tenha de investir um único cêntimo.

6. SUBSCRIÇÕES
Ao nível de subscrições, conheço muito poucos projectos em Portugal e no Brasil, que tenham tido sucesso baseados na inscrição paga de membros. Embora seja uma área e uma técnica muito interessante de rentabilização, geralmente prevê que existe um grande valor acrescentado ao acto da própria subscrição.
Serviços internacionais como a ElegantThemes ou a WooThemes, são exemplos de que é possível criar riqueza com sistemas baseados em subscrições. Ambas as empresas oferecem templates premium Wordpress, por preços muito acessíveis.

CONCLUSÃO
A rentabilização de um blog deverá estar sempre associada ao conteúdo do mesmo. Se por ventura o seu blog fala sobre sistemas de saúde, é lógico que você deverá apresentar nele campanhas e anúncios relacionados com o nicho de mercado da saúde.
A rentabilização está sempre directamente associada à contextualidade do conteúdo e dos anúncios. Quanto mais contextualizado for, maior é a probabilidade de conversão.

No próximo artigo iremos analisar os métodos de rentabilização indirectos! Fique atento e deixe a sua opinião sobre os melhores métodos para ganhar dinheiro com blogs!

Até Já!


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