Hoje damos continuidade à nossa série de Blogging para Principiantes, desta feita com o tema “Como escolher um domínio para o seu novo projecto?” e depois de já termos publicado vários artigos dentro da série, nomeadamente:
Escolher um bom domínio para um novo projecto pode parecer por momentos um processo simples e bastante fácil de conseguir, mas a verdade é que este envolve uma série de questões e ideologias que devem ser colocadas em causa e analisadas bem antes de começar a bloggar.
Escolher um nome para o seu próximo projecto, deverá ser algo extremamente bem pensado, quer o seu objectivo seja bloggar por 3 meses, como por 30 anos. Nunca se esqueça que estamos a falar de uma das imagens de marca do seu projecto, pelo que a escolha não deverá ser leviana.
PORQUE RAZÃO VOCÊ DESEJA UM DOMÍNIO PRÓPRIO?
Ter um domínio próprio é para muitos blogueiros um desejo enorme. Quando se pretende transmitir alguma credibilidade e profissionalismo, um domínio pode ser uma das formas mais eficientes para o transmitir aos seus leitores. Similarmente, um bom domínio poderá ser também um impulsionador na comercialização de produtos, serviços, negócios, ou mesmo de um freelancer ou de um blogueiro pessoal.
A compra de um domínio pessoal pode ser também uma forma de começar a utilizar um endereço de email personalizado: email[at]dominio.com, o que acaba por estar relacionado também com o profissionalismo e branding que um domínio próprio oferece.
FACTORES A TER EM CONTA NA ESCOLHA DE UM DOMÍNIO
Nunca se esqueça que por mais teorias que leia na internet sobre a escolha acertada de um domínio, o seu gosto pessoal deverá vir sempre em primeiro lugar. Se nada valerá a pena comprar um domínio para um site ou para um blog, que não lhe agrade, somente porque tem as palavras-chave necessárias aos motores de busca. Nada justifica isso, e com menor ou maior trabalho, é possível rankear para termos específicos mesmo não tendo esses termos no nome do domínio.
Tenha em mente também que os factores e regras que colocamos neste artigo, são apenas pontos que poderá levar (ou não) em consideração. São apenas guidelines para ajudá-lo a tomar a melhor decisão.
OBJECTIVOS
Definir objectivos para a escolha de um determinado domínio é um processo que quanto a mim me parece lógico, uma vez que determinados domínios podem servir para objectivos completamente distintos. Sendo assim, é preferível definir primeiros algumas coisas. Vejamos:
- Qual é o assunto do seu blog?
- Que objectivos pretende atingir com o seu blog?
- Qual será o estilo editorial do blog? Múltiplos autores? Artigos densos ou curtos?
- Qual será o tipo de escrita? Descontraída, cómica, agressiva, profissional?
- Qual será a audiência principal do seu blog?
Tal como acontece nos negócios, é necessário delinear uma estratégia completa para a escolha do seu nome. Tal como acontece com as empresas, determinados nomes são funcionais para determinados objectivos, e vice-versa.
FONTES DE TRÁFEGO
Um dos pontos mais importantes deste artigo é seguramente este. Muitas vezes quando definimos um nome para um projecto, raramente temos em conta as fontes de tráfego que nos esperam. Regra geral e por norma, poucos ou nenhuns blogueiros/webmasters pensam no tipo de tráfego que o seu novo projecto irá receber.
De entre os vários tipos de tráfego que o seu novo blog poderá receber, estão os leitores assíduos e leais, os motores de busca, as redes sociais, o tráfego directo, e o tráfego enviado por outras fontes indirectas.
Nunca se esqueça que uma das coisas que poderá influenciar o volume de tráfego do seu blog, é precisamente o nome e domínio do mesmo. Tal como referi em cima, se você pretende um blog que receba muito tráfego dos motores de busca, provavelmente o seu nome deverá ser muito distinto de um outro que recebe muitos visitantes repetidamente. Existem casos para tudo no mundo da blogosfera, inclusivamente blogs que obtiveram sucesso com nomes extremamente complexos e que provavelmente poucos lhes dariam valor.
PALAVRAS-CHAVE E BRANDING
Na escolha de um domínio existem duas importantes estratégias a ter em conta. Ou domínios com palavras-chave associadas, para conseguir concorrer rapidamente no mercado dos motores de busca em palavras-chave específicas, ou então domínios que na verdade são marcas (brands). Ambas as estratégias deverão ser definidas pelo tipo de tráfego que pretendem receber, tal como referi em cima. Vejamos:
DOMÍNIOS COM PALAVRAS-CHAVE
Os domínios com palavras-chave associadas visam normalmente o tráfego dos motores de busca. É quase crónico ver domínios com determinadas palavras-chave, em que o seu objectivo é praticamente sempre o de conseguir tráfego vindo dos motores de busca.
Uma das grandes vantagens deste tipo de domínios é a forma como estes comunicam com os motores de busca e com os seus leitores. De uma forma quase abstracta e indirecta, este tipo de domínios dizem aos seus leitores e também aos motores de busca, qual o assunto em debate no seu blog. Um domínio que contenha por exemplo as palavras ‘ganhar dinheiro’, diz rapidamente aos seus leitores que o tema principal do blog representa formas de ganhar dinheiro, seja dentro ou fora da internet.
DOMÍNIOS QUE SÃO MARCAS
Um domínio criado com o intuito de funcionar como uma marca geralmente prevê não só o fluxo de tráfego orgânico vindo dos motores de busca de uma forma natural, como tem como principal objectivo criar uma comunidade em seu redor. São domínios criados com o intuito de agarrar uma grande massa de leitores regulares, e não pretendem propriamente criar alicerces baseados somente nos motores de busca e nas palavras-chave que o seu nome implica.
Projectos como o Facebook, Hi5, Engadget, Gizmodo e outros, são exemplos de marcas que cresceram pela qualidade dos seus conteúdos e pela fidelização dos seus leitores, e não propriamente porque tinham palavras-chave no seu domínio.
O QUE FAZER?
Existem muitos outros factores a ter em conta na escolha de um domínio. Não me querendo alongar em demasia na teoria, é necessário ter em conta outros factores que fazem a diferença imediata, e/ou poderão vir a fazê-la num futuro próximo. Um simples erro poderá deitar abaixo anos e anos de trabalho, simplesmente porque alguém tinha um domínio .com quando você resolveu registar o .net. Vejamos alguns dados importantes:
OPTIMIZAÇÃO PARA MOTORES DE BUSCA
Não vale a pena falar muito sobre a optimização para motores de busca, quando na generalidade, todos assumimos que um domínio ‘.com’ é mais poderoso do que um outro com uma terminação qualquer. Em termos de motores de busca a indexação de um ‘.com’ poderá ser idêntica à de um ‘.net’, mas a verdade é que os seus leitores terão sempre a tendência para digitar o ‘.com’ na barra de endereço, julgando que este é o domínio principal do blog.
Se pretende criar um blog direccionado por exemplo para Portugal ou para o Brasil, então os chamado “Country Codes”, são a escolha ideial. Domínios ‘.pt’, ‘.com.pt’ ou ‘.com.br’ funcionam perfeitamente para este tipo de estratégia, e acabam por ter um peso e um branding muito melhor do que um ‘.com’.
DISPONIBILIDADE
Quando um determinado domínio está ocupado, é necessário ter em conta diversos tipos de estratégias. Se estiver ocupado um domínio ‘.com’, tenha em mente que a utilização do ‘.net’ poderá acabar por se tornar frustrante, uma vez que a tendência dos seus leitores será sempre a de digitar ‘.com’, uma vez que é considerada a terminação mais poderosa da actualidade.
Por outro lado, poderá sempre optar por um domínio com hífen, tornando a leitura do mesmo mais fácil e criando espaço para o registo provável de um domínio ‘.com’.
Uma terceira opção poderão ser os números. A utilização de 1 ou mais números num determinado endereço web, facilita a leitura e também o registo de domínios. Nomes como o Hi5, representam hoje marcas de grande peso no mercado, que nunca em momento algum, perderam importância pelo tipo de caracteres utilizados.
NOMES FÁCEIS
Os mais entendidos nesta matéria de domínios para a internet dizem que um bom endereço é aquele que é fácil de pronunciar, fácil de ler, fácil de relembrar e acima de tudo, fácil de escrever. Se por ventura o seu endereço reunir estas 4 vertentes, então provavelmente estará diante de um endereço extremamente interessante para o tipo de trabalho que pretende desenvolver.
Nunca se esqueça que ser preguiçoso na hora da escolha de um domínio poderá custar-lhe imenso volume de tráfego e/ou simplesmente a falta de branding e presença no seu nicho de mercado.
MÚLTIPLOS DOMÍNIOS
Os webmasters mais experientes da web, são os primeiros a referir a importância de segurar vários domínios para o mesmo nome. Se por ventura você registar o seu endereço com a terminação ‘.com’, aproveite também para segurar a terminação ‘.net’ e quiçá a ‘.org’. Você nunca sabe até que ponto o seu projecto cresce e você irá necessitar de expandir a sua marca. Se reparar no caso do Wordpress, neste momento estão em utilização os endereços Wordpress.com, Wordpress.org, Wordpress.tv, entre outros.
Tenha também em mente que ao registar múltiplos domínios, você estará a assegurar que o seu nicho de mercado é liderado pela sua marca e não por cópias da mesma.
CONCLUSÃO
A escolha de um domínio deverá representar sempre algo relacionado com gosto pessoal. Por mais técnicas e teorias que existam, é extremamente importante que você se sinta agradado com o domínio que adquiriu e acima de tudo que tenha objectivos associados a ele. Comprar um domínio só porque é tecnicamente bom, ou porque alguém lhe recomendou comprar domínios com 3 palavras-chave e 2 hífens, é pura loucura!
Tenha sempre consciência de que fez uma boa escolha!
Aproveite para deixar a sua opinião e também o endereço do seu blog!
Até Já!
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