Exercícios para bloggers – escreva um artigo com links para outros blogs
Hoje damos continuidade à nossa série de artigos com exercícios para bloggers, que irá durar algumas semanas, com o objectivo de ajudar todos os blogueiros e webmasters que acompanham regularmente este blog a encontrarem formas práticas de melhorarem os seus blogs. Considere imprimir estes exercícios, enviá-los aos seus amigos, ou simplesmente guardá-los para futura consulta. O objectivo desta série de artigos é providenciar exercícios, objectividade e prática no melhoramento do seu blog, para que num futuro próximo (quando a série terminar) você possa sentir que levou o seu blog ao próximo nível. Os artigos já publicados são:
Entenda que ganhar dinheiro com blogs é muito interessante, mas quando se falha no campo da produção e objectividade, dificilmente se consegue atingir um objectivo como os seis dígitos anuais de que falámos recentemente. Considere participar activamente nestes exercícios colocando comentários, dúvidas, sugestões, exemplos, ou simplesmente para deixar a sua opinião acerca do exercício e da forma como pretende cumpri-lo no seu próprio blog. A sua participação é extremamente importante para nós e também para todos os leitores que posteriormente terão acesso a todos estes artigos e exercícios práticos.
Se por ventura não quiser perder pitada dos exercícios que vamos publicar diariamente aqui no blog, considere seguir-nos no Twitter, ou então subscrever a nossa newsletter diária que irá enviar-lhe por email todos os exercícios que iremos publicar, de uma forma prática e construtiva:
A TAREFA DE HOJE
Para quem começa no blogging hoje e também para aqueles que nunca realizaram um exercício como este, torna-se extremamente importante compreender a natureza desta aula e as repercussões que esta pode ter no impacto e crescimento do seu blog a médio e longo prazo. Quando sou questionado pelo sucesso e crescimento do blog, muitas vezes indico uma série de aspectos que me levaram a conseguir chegar a um “estatuto” que considero interessante, mas que na realidade é reflexo de determinadas acções que temos vindo a estudar nesta série de exercícios práticos para blogueiros.
O blogging nos dias de hoje só faz sentido quando se linka para alguma coisa, sejam páginas internas, outros blogs, outros websites, etc. Se reparar, um conteúdo seu é tanto melhor e tanto mais pragmático quanto maior for o número de links e citações que o seu conteúdo recebe por parte de outros blogueiros. De que vale a pena escrever um artigo denso e de grande qualidade se ninguém o vai ler depois?
Se um determinado artigo seu recebe dezenas de links de outros blogs que de alguma forma melhoram e acrescentam qualidade ao artigo, alguns dos resultados podem ser:
- a ideia espalha-se pela blogosfera rapidamente (efeito bola de neve);
- a relação com outros blogueiros melhora à medida que eles vão linkando para si e vice-versa;
- ambas as partes (quem escreve e quem linka) ganham crescimento sustentado;
- o seu tráfego aumenta gradualmente à medida que é citado diariamente;
- você conhece novos blogueiros e blogs que nunca imaginou existirem;
- você contextualiza os seus conteúdos com links para outros conteúdos de qualidade;
- os motores de busca adoram “links” de qualidade dentro de conteúdos.
Infelizmente, nos dias de hoje, existe um estigma muito grande quanto à “linkagem” para outros blogs, especialmente relacionada com a perda de pagerank, autoridade e também pelo factor social. Hoje muitos blogueiros partilham links interessantes via Twitter ou Facebook, mas acabam por nunca partilhá-los directamente nos conteúdos dos seus blogs, o que inviabiliza parte dos pontos que referi em cima. Existe também aqueles que nunca “linkam” para blogs por sentirem que o estão a fazer de uma forma unilateral, ou seja, eles “linkam” com o intuito de receberem um link em troca no dia seguinte e quando isso não acontece ficam frustrados e sentem que estão a ajudar um competidor directo.
ALGUMAS DAS RAZÕES PORQUE DEVE LINKAR PARA OUTROS BLOGS
Há algum tempo escrevi aqui no blog 6 razões para linkar para fora do seu blog e hoje gostaria de fixar aquelas que são para mim as 4 razões principais para você adoptar uma postura deste tipo. Estas razões são na minha opinião fundamentais para um crescimento sustentado e de qualidade no seu blog, pelo que se pretende crescer eficientemente, considere tomá-las em consideração para o seu próprio blog:
- Dê valor acrescentado aos seus leitores – embora os seus leitores visitem o seu blog na procura de conteúdos de qualidade e pertinentes para as suas dúvidas, eles ficam igualmente agradados com a descoberta de links e outros projectos que na verdade também são pertinentes e têm conteúdos de grande qualidade. Nunca considere que você é o melhor e que mais ninguém consegue produzir conteúdos ao seu nível. Isso é um erro.
- Construa a sua credibilidade enquanto blogueiro – se você fechar o seu blog apenas dentro daquilo que você produz, os seus leitores nunca terão percepção se você estuda e acompanha regularmente o mercado onde está inserido. Ao linkar para outros blogs e conteúdos dentro do seu nicho de mercado, você está a construir a sua credibilidade enquanto blogueiro, baseada no estudo e indicação de recursos complementares de qualidade.
- Construa relações com outros blogueiros – se pretende criar uma relação interessante com outro blogueiro dentro ou fora do seu nicho de mercado, não existe melhor forma de o fazer do que enviando links e tráfego para criar uma boa impressão. Considere também linkar para outros blogs de uma forma construtiva e contextualizada, criando ideias e debates acercas de temáticas interessantes que possam levar ambos os blogueiros e o público a interacções futuras.
- Optimização para motores de busca (SEO) – de acordo com as últimas informações do mundo do SEO, considera-se que alguns motores de busca (google por ex.) valorizam bastante a linkagem contextualizada, que de alguma forma ajuda os próprios motores a contextualizar e a dar valor superior a conteúdos que realmente são superiores em termos de qualidade. Embora não seja recomendável utilizar links em todas as palavras que se escreve, por razões óbvias, fazê-lo moderadamente e quando realmente é importante traz valor ao seu blog. A chave aqui prende-se com linkar para conteúdos relevantes e de qualidade que acrescentem valor ao que o seu leitor está a ler.
Obviamente que ao “linkar” para outros blogs você precisa de estar bem integrado no meio e consumir a informação que os seus colegas de área produzem. O mesmo se aplica a conceitos generalistas onde existem diversos blogs a abordar temas globais em vez de específicos. Sendo assim, considere por em prática algumas destas opções:
- Subscreva blogs via RSS Feed ou Newsletter;
- Visite agregadores de conteúdos (dihitt.com.br, ueba.com.br, etc) e procure por tópicos quentes na sua área;
- Analise as tendências nos portais de microblogging como o Twitter, Facebook, etc.;
- Utilizar o serviço Google Alerts para definir alertas sobre a sua indústria alvo;
- Utilizar o Technorati, GaleriadeBlogs, BlogBlogs e outros agregadores de blogs para encontrar tópicos de interesse;
DIFERENTES ABORDAGENS AO LINKAR PARA OUTROS BLOGS
Embora o processo de linkar para outros blogs seja relativamente simples do ponto de vista técnico, ele pode ser executado de diversas formas completamente distintas e que oferecem valor acrescentado tanto ao seu blog que reproduz o link, como ao blog linkado que é citado por um conteúdo específico. Vejamos algumas soluções interessantes a ter em conta na sua abordagem profissional e contextual ao linkar para outros blogs:
- Melhore um conteúdo de um outro blogueiro – aproveite o facto de um outro blogueiro ter tocado num assunto que você até admira para criar novos pontos de vista e perspectivas que podem ter sido esquecidas ou não consideradas. Uma forma interessante de fazer este exercício pode ser: Imagine que alguém escreveu um artigo com 20 formas de motivar-se para o Twitter, onde você considera que existem pelo menos mais 5 formas. Dessa forma, você cria um artigo do tipo “Mais 5 formas de se motivar para o Twitter” e faz uma citação e enquadramento ao artigo do outro autor logo no início do seu próprio artigo.
- Utilize um ponto de vista contrário – embora este tipo de exercício possa ser muitas vezes ofensivo para quem é citado, é uma excelente forma de produzir debates interessantes para a blogosfera. Se você leu um conteúdo específico e acha que o autor dessa contribuição não está correcto e/ou o seu ponto de vista faz mais sentido, escreva um artigo citando a opinião do outro autor e explicando as razões por detrás da sua contradição ao que já foi escrito. Tente sempre fazê-lo de uma forma amistosa e simpática, caso contrário o outro autor poderá considerar o seu exercício uma ofensa.
- Construir uma lista de recursos sobre algo - quando você decide escrever sobre uma determinada área, poderá sempre fazer o exercício de pesquisar o que outros blogueiros já escreveram sobre esse assunto. Foi precisamente essa estratégia que utilizei no artigo com 79 recursos sobre optimização e marketing para motores de busca, onde coloquei uma série de artigos de outros blogueiros, juntamente com recursos que eu próprio já havia criado. Você poderá fazer isto em formato de tópicos, ou então desenvolvendo um pouco as ideias chave de cada um dos links que está a oferecer.
- Linkagem rápida – a linkagem rápida foi um exercício que fiz com alguma regularidade aqui no blog (veja este exemplo), mas que na verdade deixei de fazer por vários motivos, especialmente porque agora posso fazê-lo via Twitter e/ou prefiro enquadrar os links directamente nos conteúdos de uma forma mais profissional. No entanto, este tipo de artigos é uma forma muito interessante de linkagem rápida que promove conteúdos de qualidade de outros autores e ajuda a formalizar relações de “link exchange” mais facilmente.
- Perguntas directas a outros blogueiros – este tipo de exercício funciona geralmente quando você dispara uma pergunta directamente a um blogueiro rival e/ou a um grupo de blogueiros de uma área específica, com o intuito de obter a sua perspectiva acerca de um determinado assunto. Este tipo de abordagem pode ser feita de diversas formas, embora a mais eficiente na minha perspectiva seja delinear as questões, apresentá-las a diferentes blogueiros e posteriormente publicar um artigo compilado com todas as opiniões dos intervenientes, enviando logicamente links de agradecimento.
- Leitura complementar e exemplos – outra forma eficiente de enviar links para outros blogueiros prende-se com os exemplos de leitura complementar que você pode utilizar no fim dos seus conteúdos numa base diária, por exemplo. Você escreve um artigo sobre um determinado assunto e no final linka para determinados artigos de outros autores. Pode também utilizar esta técnica para exemplos de determinados exercícios, tutoriais, dicas, visões, opiniões, etc.
DICAS PARA LINKAR PARA OUTROS BLOGS
A chave para ser eficiente e produtivo na “linkagem” para outros blogs é manter-se acima de tudo atento ao que vai sendo escrito no seu nicho de mercado. Tal como mencionado no Exercício Nº4 desta série, é muito importante saber não só o que os seus concorrentes estão a produzir, mas essencialmente conhecer as tendências da indústria. Isso faz-se subscrevendo blogs e websites que você considere interessantes.
Uma das coisas ideias para recordar artigos interessantes e utilizá-los como exemplos e boas práticas é recorrer a serviços de bookmarking como o Delicious.com ou simplesmente um bloco de notas. Quando você escrever sobre um determinado assunto, terá consigo um suporte de recursos interessante para utilizar e para o qual linkar, sendo que na verdade você irá oferecer valor acrescentado aos seus leitores. A ideia é manter um sistema eficiente a partir do qual você tenha sempre recursos importantes para os quais linkar frequentemente.
Considere participar activamente nestes exercícios colocando comentários, dúvidas, sugestões, exemplos, ou simplesmente para deixar a sua opinião acerca do exercício e da forma como pretende cumpri-lo no seu próprio blog. A sua participação é extremamente importante para nós e também para todos os leitores que posteriormente terão acesso a todos estes artigos e exercícios práticos.
Se por ventura não quiser perder pitada dos exercícios que vamos publicar diariamente aqui no blog, considere seguir-nos no Twitter, ou então subscrever a nossa newsletter diária que irá enviar-lhe por email todos os exercícios que iremos publicar, de uma forma prática e construtiva:
Até Já!
Se gostou deste post, considere subscrever o nosso RSS Feed Completo!
Ou então Subscreva o Fique Rico por Email!
Leia também estes artigos: