terça-feira, 20 de outubro de 2009

Fique-Rico - Escola para Blogueiros e Webmasters

Fique-Rico - Escola para Blogueiros e Webmasters


Será que o seu próximo artigo interessa realmente?

Posted: 20 Oct 2009 03:00 AM PDT

Será que o seu próximo artigo interessa realmente?

Uma coisa é certa: se o seu próximo artigo não interessar realmente, não o publique até sentir que ele possa mexer de alguma forma com o seu blog. Há algum tempo que não falo de escrita aqui no blog, e hoje gostaria de abordar um tema directamente relacionado com a escrita e publicação de artigos em blogs. Já falámos sobre como escrever títulos atractivos, como escolher temas, como escrever artigos de qualidade, e hoje vamos aprofundar a questão relacionada com o artigo que você está à beira de publicar.

Antes sequer de você publicar o seu próximo artigo, alguma vez lhe passou pela cabeça questionar os porquês de você ir publicar esse artigo imediatamente? Vejamos:

  • Qual é o objectivo do artigo?
  • O que é que você está a tentar comunicar?
  • Que impacto é que você pretende ter nos seus leitores?
  • De forma você pretende beneficiar os seus leitores?

O seu trabalho mais duro prende-se com a escolha de tópicos/temas, títulos e introduções, embora ele possa ser completamente arrasado caso o conteúdo do seu artigo não seja objectivo e interessante, se ele não comunicar rigorosamente nada, se ele não tiver impacto junto dos seus leitores, na verdade, se ele não interessar para nada.

Se você pretende que os seus artigos sejam autênticos hinos ao conhecimento, ao invés de serem simplesmente informação consumida na diagonal e muitas vezes nem consumida, você terá de questionar-se obrigatoriamente. Eu dou conta muitas vezes de mim próprio a questionar-me sobre o que os meus leitores gostariam de ler a seguir. Embora o blog não siga uma linha editorial demasiado agressiva, procura sempre introduzir valor nas palavras que escrevo e no tempo que consumo.

PORQUE É QUE NEM TODOS OS SEUS ARTIGOS FUNCIONAM?

A realidade é que uma grande percentagem dos artigos que leio diariamente em blogs (e eu por vezes cometo esse erro também, logicamente) não oferecem pontos de vista e realidades interessantes (ou neste caso são imperfeitos ou pouco claros). Algumas das razões que vejo para que isso possa acontecer incluem:

  • preguiça – por vezes o autor está a escrever sem sentido, não se preocupando com a linha de pensamento que leva
  • ocupações e distracções – a vida, especialmente em part-time, é complicada para muitos autores, e a grande maioria dos blogueiros acaba por ter sempre em mãos milhares de tarefas que tenta cumprir em simultâneo – levando esse mesmo autor a não cumprir a sua tarefa com a eficiência desejada.
  • pressão da publicação – a pressão que muitos blogueiros exercem sobre eles próprios, para publicarem um artigo num determinado dia, faz com que muitas vezes o blogueiro não chegue sequer a equacionar se a matéria era interessante o suficiente

Deixo-lhe de imediato três momentos em que deverá questionar tudo o que puder:

1. Antes de começar a escrever - Já cheguei à conclusão de que os meus melhores artigos são aqueles que na realidade eu projectei com o intuito de atingirem um objectivo na mente do leitor, bem antes de os começar a escrever. Na altura em que me questiono sobre o que escrever a seguir, geralmente quando penso num objectivo para o leitor, o artigo acaba por sair bastante melhor do que quando coloco em cima da mesa apenas títulos ou temas.

2. Enquanto você escrever - é importante que há medida que você escreve o seu artigo, tenha sempre presente o objectivo que este representa para os seus leitores. Muitas vezes é interessante colocar dentro do artigo uma frase que diga directamente ao leitor aquilo que o artigo se compromete a fazer ou a responder, embora muitas vezes essa seja uma forma de o próprio autor nunca se esquecer do objectivo principal a atingir com o seu artigo. Obviamente que esta tarefa nem sempre é fácil (e às vezes alguns artigos podem divergir completamente do objectivo inicial) embora quando se tem um objectivo prático e directo, seja bastante fácil produzir o conteúdo posteriormente.

3. Antes de você acabar – se você é um bocadinho como eu, então os seus artigos por norma envolvem o leitor numa rede que os obriga de certa forma a ficarem atentos aos conteúdos, e muitas vezes a lê-los até ao fim. Muitas vezes início os meus artigos com um objectivo claro na apresentação e posteriormente desenvolvo a ideia deixando sempre o leitor entusiasmado com o facto de puder vir a atingir aquele objectivo. Obviamente, isto funciona melhor quando o leitor se identifica com o objectivo, logicamente. Embora o início e o meio sejam imprescindíveis, é importante você voltar a questionar perto do terminus do seu artigo.

Você escreveu algo que realmente irá despertar interesse nos seus leitores? Você escreveu algo que responde às perguntas/dúvidas de alguns dos seus leitores? Será que você aprofundou o tópico em questão? OU…. Será que você escreveu simplesmente para publicar alguma coisa hoje e não deixar o seu blog “vazio”? Será que o seu artigo tem um ponto de vista objectivo?

NÃO COMETA O ERRO DE TENTAR ATINGIR TUDO!

Um dos problemas que muitas vezes ocorre, especialmente comigo que tenho tendência em escrever artigos densos e recheados de informação e pontos de vista dispersos, é tentar atingir tudo num único artigo. Muitas vezes escrevo artigos com o objectivo de apresentar vários pontos de vista ao leitor, informá-lo acerca de determinadas ferramentas, ao mesmo tempo entreter e inspirar, entre outras coisas que normalmente tento que o leitor sinta. A verdade é que muitas vezes este tipo de artigos apresenta-se muito bem, mas acaba por não atingir do ponto de vista prático.

Se por ventura você encontrar vários objectivos para um único artigo, porque não dividir esses objectivos todos numa série de artigos de qualidade?

QUAL É O OBJECTIVO DESTE ARTIGO?

O objectivo deste artigo é ajudá-lo a pensar com objectividade sempre que você agarra no computador para escrever um artigo. Este exercício não necessita de muito tempo da sua parte, muito menos é uma tarefa que deverá ter um horário ou um tempo definido para você cumprir em cada um dos seus artigos, mas é seguramente algo que fará com que os seus conteúdos dêem um salto para o próximo nível com toda a certeza.

O benefício de você encontrar objectivos para os seus artigos é também uma das melhores formas de você motivar os seus leitores a participarem activamente no seu blog através dos comentários, redes sociais e outras formas de comunicação presentes.

E você? Qual é o objectivo que você coloca nos seus artigos?

Até Já!

Se gostou deste post, considere subscrever o nosso RSS Feed Completo!
Ou então Subscreva o Fique Rico por Email!

Leia também estes artigos:

Sem comentários:

Enviar um comentário

Sabias que