sexta-feira, 30 de outubro de 2009

Fique-Rico - Escola para Blogueiros e Webmasters

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Exercícios para bloggers – interligue os conteúdos e artigos do seu blog (7)

Posted: 30 Oct 2009 08:14 AM PDT

Exercícios para bloggers – interligue os conteúdos e artigos do seu blog (7)

Hoje damos continuidade à nossa série de artigos com exercícios para bloggers, que irá durar algumas semanas, com o objectivo de ajudar todos os blogueiros e webmasters que acompanham regularmente este blog a encontrarem formas práticas de melhorarem os seus blogs. Considere imprimir estes exercícios, enviá-los aos seus amigos, ou simplesmente guardá-los para futura consulta. O objectivo desta série de artigos é providenciar exercícios, objectividade e prática no melhoramento do seu blog, para que num futuro próximo (quando a série terminar) você possa sentir que levou o seu blog ao próximo nível. Os artigos já publicados são:

Entenda que ganhar dinheiro com blogs é muito interessante, mas quando se falha no campo da produção e objectividade, dificilmente se consegue atingir um objectivo como os seis dígitos anuais de que falámos recentemente. Considere participar activamente nestes exercícios colocando comentários, dúvidas, sugestões, exemplos, ou simplesmente para deixar a sua opinião acerca do exercício e da forma como pretende cumpri-lo no seu próprio blog. A sua participação é extremamente importante para nós e também para todos os leitores que posteriormente terão acesso a todos estes artigos e exercícios práticos.

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A TAREFA DE HOJE
A tarefa de hoje é bastante menos interactiva que as últimas 7 aulas apresentadas, mas é no meu ponto de vista uma das mais importantes de todo o processo. A interligação de conteúdos e artigos é uma das formas mais naturais e eficientes de fazer com que o seu blog cresça organicamente e naturalmente, e embora seja relativamente aborrecido trabalhar neste sentido, a verdade é que os resultados são no mínimo impressionantes a longo prazo. Se por ventura você tiver tempo, considere ocupá-lo ferozmente com o exercício que hoje lhe propomos.

Se por ventura nunca teve o hábito de interligar conteúdos e artigos já publicados, comece a dedicar pelo menos 30 minutos por dia para colocar o seu blog completamente interligado a todos os níveis. Obviamente, nem todos os conteúdos são interligáveis entre si, todavia, deverá preocupar-se essencialmente em ligar aqueles que de alguma forma se complementam entre eles.

VANTAGENS DA INTERLIGAÇÃO DE CONTEÚDOS
Existem pelo menos três razões muito fortes para interligar conteúdos num blog, tenham eles sido publicados há pouco tempo ou há imenso tempo. A interligação de conteúdos deverá ser sempre feita de uma forma contextualizada e que ofereça ao leitor valor acrescentado sobre aquilo que está a consumir naquele momento. Se tiver dúvidas sobre como ser contextual ou aplicar correctamente estas técnicas, leia o exercício nº 6. Vejamos:

  • Utilidade extra para os seus leitores – você sempre motivar-se pelo simples facto de querer oferecer aos seus leitores uma experiência de navegação e consulta acima da média. Quanto melhor for a experiência de navegação dos seus leitores, maior é a probabilidade de estes gerarem dinheiro a médio/longo prazo. Quando um leitor visita o seu blog, encontra conteúdo útil e de qualidade, e ainda lhe é recomendada uma série de conteúdos relacionados, dicas práticas e exercícios que o irão ajudar a continuar a sua investida naquela área, a probabilidade de ele ficar satisfeito com o blog é muito maior. Você deverá desejar sempre criar uma ligação com os seus leitores. Quanto mais satisfeitos eles estiverem com o conteúdo do seu blog, maior é a probabilidade de eles regressarem para consumir nova informação, comprar um ebook ou simplesmente subscrever um serviço.
  • Optimização para motores de busca – muitos blogueiros questionam-me sobre as razões dos conteúdos deste blog estarem quase sempre bem posicionados nos resultados de pesquisas dos motores de busca. Além de receber muitos links de outros blogs, uma das estratégias fundamentais para um bom rankeamento é precisamente a interligação interna de conteúdos. Nunca se esqueça de utilizar texto âncora de qualidade e procure o rankeamento pela qualidade e não por forçar essa tentativa.
  • Aumento das páginas lidas (pageviews) – quando um leitor do seu blog aterra numa página qualquer e você não lhe oferece links de qualidade para o direccionar para outros conteúdos relacionados, existe uma grande probabilidade de ele fechar a janela e nunca mais voltar. Essa é também uma das razões que leva a uma taxa de rejeição elevada. Quando você coloca links e direcciona os seus leitores, a probabilidade de eles lerem várias páginas numa única visita é incrível. Outra grande vantagem é que um leitor que visita o seu blog e lê várias páginas de conteúdos, terá muito mais tendência para se lembrar do seu blog, subscrevê-lo e comentar activamente do que um tipo de leitor que numa primeira instância não vê qualidade acrescida nos seus conteúdos.

É incrível a quantidade de blogueiros que nos dias de hoje não dão a devida importância à interligação de conteúdos. Esta prática é uma das melhores formas de melhorar os seus posicionamentos nos resultados de pesquisas em motores de busca, atrai novos leitores para o consumo de mais conteúdos, cria fidelização, faz reduzir a taxa de rejeição do seu blog, entre outras vantagens directas e indirectas.

AS MELHORES PRÁTICAS PARA ADICIONAR LINKS AOS SEUS CONTEÚDOS
Não sou propriamente fã daquele tipo de blogs que oferece 8 links a cada 10 palavras. Na grande maioria destes casos, o autor apenas promove programas de afiliados e esquemas que o beneficiam a ele próprio e nunca ao leitor. É possível ganhar dinheiro na internet utilizando uma abordagem muito mais compreensiva e profissional, e que do meu ponto de vista, oferece valor acrescentado ao leitor. Vejamos alguns exemplos de boas práticas:

  • Links dentro dos seus artigos – esta é daquelas técnicas extremamente comuns no blogging de hoje. Quando você está a escrever um determinado conteúdo que por qualquer razão se enquadra com um outro que você já escreveu, deverá seleccionar a porção de texto que considera contextual e linkar esse mesmo texto para o artigo explicativo, tal como eu fiz no ponto anterior com a “taxa de rejeição” em blogs. Se gosta de promover programas para ganhar dinheiro, considere não abusar dos links nesse caso, uma vez que eles não oferecem directamente valor acrescentado ao leitor e podem levá-lo a questionar-se acerca da sua seriedade.
  • Actualizações de artigos – se você “blogga” há alguns meses, provavelmente já terá alguns conteúdos no seu blog que se tornaram obsoletos ou pelo menos desactualizados face à realidade actual. A melhor forma de os actualizar é escrevendo um novo conteúdo dentro do mesmo assunto, linkando para o conteúdo publicado primeiramente. Poderá também, se desejar, actualizar o artigo mais antigo e adicionar uma série de links para novos conteúdos que você entretanto publicou no seu blog.
  • Leitura extra (leia mais) – muitos blogueiros utilizam hoje aquilo a que se chama a leitura extra, ou seja, a recomendação de outros artigos adicionais que podem servir de auxílio ao leitor para continuar a sua investigação sobre um determinado assunto. Um dos plugins Wordpress que mais gosto para este tipo de recomendação é o Wordpress Related Posts 23, pese embora por vezes os conteúdos possam não ser contextualizados. Nesses casos, recomendo vivamente ao blogueiro a recomendação manual de conteúdos que este considera importantes para complementar a leitura do tópico em questão. Da experiência profissional que tenho, este tipo de recomendação mais pessoal funciona bastante melhor que a utilização de plugins automatizados.

DICA: tal como referi nos pontos assinalados, é extremamente importante que você “linke” para os seus conteúdos com textos âncora interessantes e que de alguma forma o ajudem a subir nos resultados de pesquisas dos motores de busca. Procure sempre a contextualização, mas aproveite para beneficiar directamente dela.

FAÇA DESTE EXERCÍCIO UMA TAREFA DIÁRIA
Embora pareça relativamente complicado realizar uma tarefa destas, a verdade é que não é. A técnica que utilizo actualmente é de manter uma página do blog aberta e à medida que vou redigindo um novo conteúdo, vou procurando links que me ajudem a complementá-lo eficientemente. Fazendo isto diariamente, num espaço de 1 ano tenho o blog praticamente interligado na sua totalidade.

Procure relembrar-se dos tipos de conteúdos que escreveu e vai escrevendo, para tornar o processo de “linkagem” mais natural e eficiente para si. Se por ventura não conseguir fazer este exercício mental, abra uma segunda página do seu blog e faça pesquisas sobre os assuntos que está a debater na procura de outros conteúdos que já tenha redigido nessa área. Se você forçar este tipo de tarefa numa primeira instância, irá perceber que no futuro estará a fazê-lo de uma forma natural e sem ter de pensar na importância que um acto destes tem para o seu blog. Isso foi o que me aconteceu e obviamente uma das grandes razões porque hoje recomendo imenso a interligação de conteúdos e páginas.

DICAS PARA INTERLIGAR OS CONTEÚDOS E ARTIGOS DO SEU BLOG
Depois de tudo aquilo que falámos como sendo a tarefa de interligação de conteúdos e artigos do seu blog, aproveito ainda para lhe deixar umas dicas rápidas para desenvolver a sua ideia assim que o desejar:

  • Considere utilizar esta técnica de hoje em diante e sempre que escrever novos conteúdos no seu blog. Embora seja uma prática que exija um pouco de disciplina numa primeira fase, ela tornar-se-á mais natural e eficiente a longo prazo, e você vai claramente beneficiar disso mesmo.
  • Para quem já “blogga” há algum tempo e não faz a mínima ideia do tipo de artigos que já escreveu desde que abriu as portas do seu blog, recomendo vivamente a utilização de um plugin de recomendação de conteúdos como aquele que referi no tópico em cima. Ainda assim, considere manter-se mais atento de hoje em diante e sempre que escrever novos conteúdos, preocupe-se em recheá-los de alguma forma como links e outros conteúdos importantes.
  • Outra forma de fazer este exercício mais facilmente passa por exemplo por abrir o seu Google Analytics e procurar os conteúdos mais populares de sempre do seu blog. Faça uma lista dos conteúdos que recebem regularmente mais tráfego e depois procure no seu blog outros conteúdos passíveis de interligar com esses. Interligue os artigos mais recentes com os artigos mais populares, e posteriormente adicione links extra aos conteúdos mais populares para outros conteúdos relevantes e de qualidade presentes no seu blog.

Considere participar activamente nestes exercícios colocando comentários, dúvidas, sugestões, exemplos, ou simplesmente para deixar a sua opinião acerca do exercício e da forma como pretende cumpri-lo no seu próprio blog. A sua participação é extremamente importante para nós e também para todos os leitores que posteriormente terão acesso a todos estes artigos e exercícios práticos.

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