quinta-feira, 22 de outubro de 2009

Fique-Rico - Escola para Blogueiros e Webmasters

Fique-Rico - Escola para Blogueiros e Webmasters


Exercícios para bloggers – escreva um artigo em formato de lista (2)

Posted: 22 Oct 2009 07:05 AM PDT

Exercícios para bloggers – escreva um artigo em formato de lista (2)

Hoje damos continuidade à nossa série de artigos com exercícios para bloggers, que irá durar algumas semanas, com o objectivo de ajudar todos os blogueiros e webmasters que acompanham regularmente este blog a encontrarem formas práticas de melhorarem os seus blogs. Considere imprimir estes exercícios, enviá-los aos seus amigos, ou simplesmente guardá-los para futura consulta. O objectivo desta série de artigos é providenciar exercícios, objectividade e prática no melhoramento do seu blog, para que num futuro próximo (quando a série terminar) você possa sentir que levou o seu blog ao próximo nível. Os artigos já publicados são:

Entenda que ganhar dinheiro com blogs é muito interessante, mas quando se falha no campo da produção e objectividade, dificilmente se consegue atingir um objectivo como os seis dígitos anuais de que falámos recentemente. Considere participar activamente nestes exercícios colocando comentários, dúvidas, sugestões, exemplos, ou simplesmente para deixar a sua opinião acerca do exercício e da forma como pretende cumpri-lo no seu próprio blog. A sua participação é extremamente importante para nós e também para todos os leitores que posteriormente terão acesso a todos estes artigos e exercícios práticos.

Se por ventura não quiser perder pitada dos exercícios que vamos publicar diariamente aqui no blog, considere seguir-nos no Twitter, ou então subscrever a nossa newsletter diária que irá enviar-lhe por email todos os exercícios que iremos publicar, de uma forma prática e construtiva:

Endereço de Email:

A TAREFA DE HOJE
Para quem nunca pensou nisso, as listas são dos conteúdos mais comuns e mais virais actualmente presentes na internet. Se reparar, os blogs como o Smashing Magazine geralmente têm muito sucesso nas suas publicações, especialmente quando os artigos são em formato de listas. Este conceito tem o objectivo de ser não apenas mais prático, mas também uma forma de levar a informação a um leitor que posteriormente a leva até outro. Se você visitar agregadores de conteúdos irá perceber rapidamente que os artigos mais votados são geralmente compilações em formato de lista.

8 RAZÕES PARA VOCÊ ESCREVER UM ARTIGO EM FORMATO DE LISTA
Existem inúmeras razões para escrever artigos em formato de lista. Infelizmente ainda existem muitos blogueiros que escrevem artigos apenas de texto, sem utilizar qualquer tipo de formatação que facilite a leitura. No entanto, vamos dar-lhe 8 fortes razões para escrever um artigo em formato de lista, que nada têm a ver com isso. Vejamos:

  • Mais fácil de “scannar” – Todos sabemos que muitos dos leitores que navegam regularmente pela internet são relativamente preguiçosos no consumo da informação. Muitos consomem a informação na diagonal ao invés de a lerem palavra a palavra e tentarem aplicar conceitos, ideias e objectivos. Se o seu artigo for publicado em formato de lista, a informação torna-se mais simples de consumir e dá também ao leitor uma ideia base sobre se vale a pena consumir a informação toda ou não.
  • Informação sucinta – A grande vantagem do formato lista é que “obriga” o blogueiro a manter a informação o mais sucinta e directa possível, evitando entrar em discursos redundantes e que não trazem objectividade ao assunto. Cada ponto tem o seu início e fim, o que torna o consumo da informação mais simples e interessante.
  • As listas estimulam a leitura – Como referi na introdução deste capítulo, os textos não formatos geralmente afastam rapidamente os leitores e visitantes. No entanto, um artigo organizado em formato de lista torna-se extremamente atractivo e estimula a leitura dos seus visitantes.
  • As listas são compreensivas – Embora muitos refiram que as listas acabam por quebrar a lógica de uma matéria, a verdade é que as listas, quando escritas com eficiência, são tão compreensivas como qualquer outro estilo de escrita.
  • As listas são persuasivas – Se você pretende persuadir os seus leitores a tomarem uma determinada atitude, as listas são uma das melhores formas de o conseguir. Se você imaginar que escreve um artigo onde ensina as vantagens de comprar uma caixa de papel, se redigir a sua opinião num formato de lista, a probabilidade de ser persuasivo é muito maior.
  • As listas são mais fáceis de escrever – Para quem tem dificuldade em escrever textos densos e objectivos, as listas são excepcionais. Muitas vezes utilizo o formato de lista para repartir pequenas ideias e pensamentos que tenho, e isso ajuda-me a compilar a informação de uma forma mais eficiente e simples.
  • As listas tornam-se mais facilmente virais – Como referi na introdução do artigo, as listas são muito mais propícias à viralidade do que propriamente outro estilo de artigos. São as chamadas epidemias de tópicos/ideias. Independentemente das razões, as listas geralmente têm grande sucesso nas redes sociais e nos sites de partilha de conteúdos.
  • As listam quebram a complicação – Uma das grandes razões pelas quais as listas funcionam muito bem, prende-se com o facto de estas quebram a complicação que uma matéria mais densa poderia apresentar. Isso funciona muito bem nos tutoriais por exemplo, onde os autores quebram tarefas complexas em métodos passo-a-passo.

EXERCÍCIO: CRIAR UM ARTIGO EM FORMATO DE LISTA
A sua tarefa para hoje é preparar um artigo para o seu blog em formato de lista. Poderá obviamente não sentir-se confortável para publicá-lo hoje, mas deverá fazê-lo num prazo de 2 ou 3 dias para sinta a pressão da tarefa que hoje lhe coloco. Organize bem as suas ideias e a forma como pretende atingir o objectivo de hoje.

Deixo-lhe de seguida três tipos de listas que poderá ter em conta:

  • O artigo como uma lista – Neste caso o artigo é a própria lista de tópicos e assuntos em debates. O tópico do artigo descreve e introduz o conteúdo, e depois a lista propriamente dita desenvolve esse mesmo conteúdo por si só.
  • Lista estendida – Esta é a forma como eu geralmente trabalho aqui no blog mais frequentemente. Este tipo de lista é basicamente um artigo onde são inúmerados diversos pontos e depois desenvolvidos de acordo. Geralmente existe um sub-título para cada um dos pontos, a informação numérica e depois um corpo de desenvolvimento.
  • Listas inseridas em artigos – O artigo de hoje é provavelmente o melhor exemplo deste tipo de artigos. A ideia deste método é redigir um artigo de informação, onde dentro do conteúdo alguma da sua informação é quebrada em forma de lista.

Já muitas vezes fui criticado pelo facto de utilizar recorrentemente o formato de lista. Há quem diga que é uma forma mais preguiçosa de escrever, embora eu não concorde com esse tipo de informação. No entanto, é recomendável que não o faça com excesso de regularidade, obviamente, mantendo vários estilos dentro do seu blog e criando ao mesmo tempo dinamismo na leitura.

O formato de lista nem sempre é enquadrável com todo o tipo de leitores que o seu blog tem, e dificilmente agrada a gregos e troianos. No entanto, é primordial você ter em mente que um artigo em formato de lista é uma forma eficiente de estilizar e enquadrar pedagogicamente e estrategicamente a sua informação.

DICAS PARA CRIAR UM ARTIGO EM FORMATO DE LISTA
Depois de tudo aquilo que falámos como sendo a tarefa de desenvolvimento de um artigo em formato de lista para o seu blog, aproveito ainda para lhe deixar umas dicas rápidas para desenvolver a sua ideia assim que o desejar:

  • Se por ventura está com dificuldade em ter ideias para o seu próximo artigo, considere visitar um site social de agregação de conteúdos como o Dihitt.com.br ou o Ueba.com.br. Procure pelos conteúdos mais populares e tome nota de todos os artigos e pontos chave.
  • Enquanto você está no Dihitt.com.br ou no Ueba.com.br, faça uma pesquisa por palavras-chave relacionadas com o seu blog e analise o que os outros autores produziram e quais as razões de terem obtido sucesso com os seus conteúdos.
  • Antes de iniciar o desenvolvimento do seu artigo em formato de lista, recomendo-lhe sentar-se em frente do computador e começar a efectuar o brainstorming de pontos relevantes para esse mesmo artigo. Obviamente que você não vai utilizá-los todos, provavelmente, ao mesmo tempo que algumas ideias acabam por aniquilar ou fundir-se com outras. O importante é que o seu método o leve rapidamente ao desenvolvimento do seu artigo.

Considere participar activamente nestes exercícios colocando comentários, dúvidas, sugestões, exemplos, ou simplesmente para deixar a sua opinião acerca do exercício e da forma como pretende cumpri-lo no seu próprio blog. A sua participação é extremamente importante para nós e também para todos os leitores que posteriormente terão acesso a todos estes artigos e exercícios práticos.

Se por ventura não quiser perder pitada dos exercícios que vamos publicar diariamente aqui no blog, considere seguir-nos no Twitter, ou então subscrever a nossa newsletter diária que irá enviar-lhe por email todos os exercícios que iremos publicar, de uma forma prática e construtiva:

Endereço de Email:

Até Já!

Se gostou deste post, considere subscrever o nosso RSS Feed Completo!
Ou então Subscreva o Fique Rico por Email!

Leia também estes artigos:

Sem comentários:

Enviar um comentário

Sabias que