terça-feira, 16 de junho de 2009

Fique-Rico - Escola para Blogueiros e Webmasters

Fique-Rico - Escola para Blogueiros e Webmasters


1º Curso de Webmarketing em Portugal - 20, 27 Junho e 4 Julho

Posted: 16 Jun 2009 09:52 AM PDT

A Frenetikpolis de Lisboa está a organizar já a partir deste sábado, dia 20 de Junho, o primeiro curso de WebMarketing e Rentabilização de Blogs em Portugal. O curso será lecionado por mim, e terá como principal foco ajudar todos os blogueiros e webmasters que pretendam retirar o máximo potencial dos seus projectos já existentes, e/ou de projectos a começar durante o curso. As temáticas em torno da rentabilização serão diversas e com o principal objectivo de ajudar todos aqueles que pretendem ganhar dinheiro com os seus blogs e websites, seja em que nicho de mercado for.

O WebMarketing trouxe muitos benefícios exclusivos de comercialização, um dos quais, menores custos para a distribuição de informação e de comunicação para um público global. Refere-se ao posicionamento dos meios de comunicação social ao longo das diferentes fases do ciclo através do envolvimento dos clientes, marketing, motores de pesquisa (SEM), optimização para motores de busca (SEO), banners em sites específicos, email marketing, estratégias e Web 2.0.

Pretende-se com esta formação, abordar em 3 sessões de 6 horas (18 horas no total), diferentes formas de rentabilização e maximização do potencial de um website ou de um blog, através do reconhecimento de múltiplas plataformas de afiliação, geotargeting, email marketing eficiente, como gerir campanhas e quais as melhores soluções para determinados nichos de mercado, text-link-ads, adsense, comercialização de publicidade, entre outras formas de rentabilização.

O preço do curso é actualmente de 325EUR, sendo que todos aqueles que pretenderem criar um blog durante a realização do curso, terão ao dispor um pacote de alojamento em servidor dedicado durante 1 ano, necessitando apenas de investir num domínio de qualidade para se lançarem na blogosfera!

A análise e os ensinamentos serão leccionados de uma forma descontraída e sempre com o intuito de uma multi-aprendizagem caso a caso, aprofundando sempre os nichos de mercado de cada um dos participantes em curso. Se pretende elevar o seu blog e torná-lo num ponto de partida para a sua presença online, inscreva-se imediatamente e viaje connosco nesta aventura do webmarketing para blogueiros!

Site: http://www.frenetikpolis.com/webmarketing-i/
Email: ask@frenetikpolis.net
Morada: Rua Dona Estefânia nº 157 5ºDtº 1000 Lisboa
Telefone: 21 192 29 70
Telemóvel: 93 260 47 83/84

Obrigado à Frenetikpolis pelo interesse em anunciar o curso de Webmarketing aqui no blog, pese embora fosse sempre da opinião de que era importante fazê-lo. Votos de grande sucesso para toda a equipa que se encontra por detrás do projecto.
Este foi um artigo patrocinado. Se desejar um também, entre em contacto connosco.

artigo patrocinado

Até Já!


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1º Curso de Webmarketing em Portugal - 20, 27 Junho e 4 Julho

Desafio: 4 semanas para melhorar os seus resultados com as redes sociais (semana 1)

Posted: 15 Jun 2009 12:19 PM PDT

Quando sou abordado por blogueiros e webmasters, seja através de comentários no blog, seja através de emails, uma das questões que mais vezes me é colocada é a seguinte: como é que consegue receber tanto tráfego das redes sociais?
Na verdade existem uma série de estratégias e dicas que podem ajudá-lo a solucionar o problema referente à falta de projecção nas redes sociais e paralelamente à falta de tráfego vindo destes meios de comunicação. Na verdade, as redes sociais são uma excelente oportunidade para todos aqueles que pretendem ganhar notariedade na internet e na blogosfera, sem que necessitem de gastar dinheiro na promoção dos seus projectos. Todavia, uma má estratégia de marketing social, poderá resultar em graves perdas de tempo e num impacto menos positivo do seu projecto na blogosfera.

Tendo em conta o quão desafiante as redes sociais podem ser, achei que seria interessante lançar um desafio de 4 semanas para ajudá-lo passo-a-passo, a ganhar a notariedade que pretende nestes meios de comunicação gratuítos e bastante poderosos. O objectivo deste desafio, é ajudá-lo num espaço de 4 semanas (1 mês) a compreender e a utilizar as redes sociais como um veículo de promoção dos seus projectos, através da notariedade, do prestígio e da popularização dos seus conteúdos.

Na primeira semana é necessário ter em conta que pouco ou nada de excitante iremos realizar. É altura de organizar as ideias e os objectivos, e preparar a nossa estrutura para as próximas 3 semanas seguintes. É necessário definir a direcção correcta para o objectivo a que nos propomos.

1. DECIDA O QUE PRETENDE DAS REDES SOCIAIS
A primeira lição de hoje, diz-nos que é extremamente importante definir primeiro qual o seu objectivo perante as redes sociais. Muitas vezes os blogueiros e webmasters vêem as redes sociais como fonte de grandes volumes de tráfego, mas na verdade o tráfego não é tudo, especialmente se não for convertível em nada. O tráfego só é importante quando é convertível em subscritores, em links, em branding, em reconhecimento, em cliques, em publicidade, em vendas, entre outras formas. Quando isso não acontece, o tráfego é apenas e basicamente uma forma de gastar largura de banda no servidor.

Na verdade os objectivos perante as redes sociais são sempre diferentes de blogueiro para blogueiro e de site para site. Não existe nenhuma fórmula específica para a definição desses mesmos objectivos, sendo que a sua única preocupação deverá ser decidir qual o seu objectivo principal ao utilizar redes sociais. Se não definir um objectivo, é muito provável que nunca chegue a atingir um resultado significante com a sua utilização.

2. ESCOLHA ATÉ 3 REDES SOCIAIS PARA UTILIZAR
Uma das maiores razões associadas à falta de sucesso com as redes sociais, prende-se geralmente com o facto de tanto os blogueiros como os webmasters procurarem múltiplas redes sociais (ou praticamente todas), todas elas com o mesmo objectivo: tráfego. Na verdade recorrer a muitas redes sociais não significa que se consigam resultados incríveis. Na verdade, a tendência acaba por mostrar-nos que um blogueiro não tem disponibilidade para todas essas redes, e acaba por apresentar resultados muito fracos em todas elas, não conseguindo sequer atingir os objectivos a que se propôs.
Recomenda-se portanto, a utilização de um máximo de 3 redes sociais, sendo que na minha opinião, as melhores opções deveriam recair essencialmente sobre o Dihitt.com.br, Uêba.com.br, DigaCultura e ainda o Orkut. Na verdade, o Orkut insere-se num tipo de rede social bastante diferente dos outros três exemplos, podendo ser equiparado ao Hi5 e ao Facebook no tipo de estratégia e no potencial que apresenta.

A minha recomendação prende-se sempre com a construção de uma comunidade de amigos, eu mais tarde irá ajudá-lo a projectar o seu website/blog de uma forma eficiente. Projectos como o Dihitt ou como o DigaCultura, funcionam muito bem nessa base, pelo que sem amigos é praticamente impossível conseguir reconhecimento dentro de ambas as redes.

3. UTILIZE ESTAS REDES SOCIAIS DIARIAMENTE
Para começar e se ainda não tem conta em nenhum dos sites, deverá começar por se registar e entrar nas comunidades. Depois disso, deverá começar a visitar cada um dos 3 sites todos os dias e torná-los uma rotina habitual no seu dia-a-dia de blogueiro/webmaster. Comece por visitar os sites, visualizar os novos conteúdos em destaque, votar naqueles que lhe interessam realmente, deixar um comentário se existir essa opção, e ao mesmo tempo adicionar novos amigos na comunidade e interagir com outros tantos à medida que vai construindo um grupo de amigos.

Quando se inicia numa rede social, é sempre preferível ir inserindo conteúdos de outros sites e blogs mais reconhecidos, ao invés de começar a poluir a rede com conteúdos unicamente do seu blog. Torne-se um alvo vísivel comentando conteúdos de outros blogueiros, votando nos tópicos mais quentes e criando uma participação activa e predominante. Muitas vezes existem comunidades que reagem menos bem quando um novato começa a entupir a rede com conteúdos do seu blog….

Uma vez que você está a começar nas redes sociais, fique sabendo que existem alguns critérios para que os seus conteúdos se tornem populares e saltem rapidamente para a primeira página. São eles:

  • Tipo de conteúdo e assunto;
  • Títulos e descrições;
  • Quem submeteu o conteúdo;
  • Número de votos conseguidos no menor tempo possível;
  • Número de comentários obtidos no menor tempo possível;
  • Autoridade do autor dentro da rede social.

Torna-se extremamente importante conhecer profundamente o tipo de sites em que você navega, as suas audiências e os seus gostos. Sem conhecer os terrenos onde pisa, é bem provável que você se limite a enviar conteúdos sem qualquer tipo de critério, obtendo resultados muito abaixo das suas expectativas. Provavelmente e em determinadas comunidades, muitos leitores poderão inclusivamente achar que você se encontra a fazer spam.
Preocupe-se em analisar o comportamento dos outros blogueiros, que tipo de conteúdos submetem, que tipo de conteúdos saltam mais rapidamente para as primeiras páginas, quais os conteúdos mais votados de sempre, etc.

4. EFECTUE UM BRAINSTORMING DE IDEIAS
Para terminar o exercício da semana, deverá concentrar-se num brainstorming de ideias para artigos a submeter nas redes sociais que escolheu para atacar. Partindo do princípio de que faz uma análise de qualidade sobre as redes onde pretende actuar, deverá perceber rapidamente quais os tipos de conteúdos mais virais e mais populares neste tipo de redes, angariando provavelmente ideias para artigos seus a desenvolver nos próximos dias.

Se desejar uma pequena ajuda no seu brainstorming, considere ler como desenvolver o hábito de agendar artigos? e ainda 39 ideias fantásticas para escrever artigos no seu blog.

 

Na próxima semana voltamos a esta temática para continuarmos a melhorar os seus resultados com as redes sociais! Entretanto se não desejar perder pitada dos conteúdos que vão sendo publicados no blog, considere subscrever o blog ou seguir-nos no Twitter.

Até Já!


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