quarta-feira, 17 de junho de 2009

Fique-Rico - Escola para Blogueiros e Webmasters

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6 estratégias para competir com um concorrente já estabelecido no mercado!

Posted: 17 Jun 2009 04:57 AM PDT

Uma das razões que leva a que muitos empreendedores, sejam eles virados para a internet, quer não sejam, a não construir novos negócios e/ou a retrairem-se na construção de novos empreendimentos, é o facto de estes acreditarem que praticamente já existe de tudo, ou seja, já alguém teve a ideia de construir aquele site, aquele blog ou aquele empreendimento, primeiro.
Embora isso aconteça em muitos casos, tanto online como offline, a verdade é que não é uma regra. Existem sempre excepções e casos que provam isso mesmo.

Já deparei muitas vezes com o facto de ter pensado em novos projectos, projectos que eu considerava muito bons, e mais tarde dar de caras com algum empreendedor que teve a mesma ideia e a colocou em prática, resultando num modelo de negócio de grande sucesso. Embora seja interessante verificar que a ideia é efectivamente muito boa, acaba por ser frustrante ver alguém a usufruir dela por si. Todavia, até que ponto deverá você desistir da sua ideia?

Encontrar um competidor devidamente estabelecido no mercado não significa que você tenha de desistir daquilo que considera ser um objectivo, antes pelo contrário. Um competidor significa mais qualidade, mais atenção, mais risco e mais motivação. Além disso, um competidor prova-nos que o mercado de facto existe e pode ser explorado, ainda que o próprio seja um player de grandes dimensões na área. O primeiro exemplo que me surge é a Google, que entrou no mercado quando já existia a Yahoo e a Microsoft, entrou num segmento de mercado idêntico e conseguiu ainda assim marcar a diferença.

Nem todos os negócios são iguais, nem todos os competidores são idênticos. Consideremos para este artigo, que todos os seus competidores directos são considerados os melhores nas suas áreas de acção. Considere que Digg.com como o melhor agregador de conteúdos, o Twitter como a melhor plataforma de microblogging, e por ai adiante. Assumimos também que você pretende entrar num modelo de negócio onde existem ‘tubarões’ deste tipo, mas que você não tem qualquer conhecimento sobre o mercado.

Vejamos então 6 estratégias que poderá ter conta na altura de competir com um concorrente já estabelecido no mercado, seja ele um site ou um blog:

1. ESPECIALIZAÇÃO / SUBNICHO DE MERCADO
Em mercados de grandes dimensões, existe sempre espaço para a criação de subnichos de mercado. Poderemos considerar uma ou várias áreas/temáticas de acção por exemplo. Quando se fala em motores de pesquisa, fala-se essencialmente do Google, mas existem outros nichos de mercado explorados, como por exemplo o Technorati, que se tornou um motor de pesquisa para blogs e blogueiros.
Ao nível das notícias, que é uma área de grande envergadura, têm surgido projectos em subnichos de praticamente tudo, desde sites e blogs sobre notícias de futebol, notícias sobre celebridades, notícias sobre automóveis, notícias sobre finanças e economia, e por ai adiante.

A especialização por uma área de trabalho específica é uma forma de minimizar o trabalho no seu global, ao mesmo tempo que cria espaço para o desenvolvimento de um produto segmentado e com vista a necessidades específicas.

Existem muitos blogueiros e webmasters que procuram desmultiplicar um nicho de mercado em vários subnichos, e aos poucos vão procurando ganhar reconhecimento nesses mesmos subnichos. Em tempo, o autor começa a dominar vários subnichos e rapidamente se encontra numa posição favorável à competição directa.
A grande vantagem desta estratégia, é que permite que você ganhe o seu reconhecimento e crescimento através de um subnicho de mercado específico, evitando entrar numa guerra inglória que exige muito de si e que provavelmente não conseguiria ganhar.

2. ALTERAR AS QUALIDADES DO PRODUTO/SERVIÇO
Fazendo sempre uma analogia directa ao mercado de blogging em Portugal e no Brasil, uma das formas de criar alguma competição num momento de entrada no mercado, é oferecendo um mesmo produto/serviço, mas com qualidades diferentes. Existem muitos blogs e websites que falam de praticamente dos mesmos temas, mas a verdade é que uns distinguem-se dos outros precisamente por esse valor acrescido.

Quando procurar entrar num mercado novo, assegure de que o produto/serviço que está a promover, oferece algo de novo face aos seus competidores. Se for um blog sobre um determinado nicho de mercado, ofereça conteúdos de maior qualidade, mais tutoriais, mais exemplos, mais videos, videoposts, video aulas, subscrições e newsletters, entre outros serviços. Procure sempre inovar, ainda que participe num nicho de mercado já explorado por outros players de grandes dimensões.

3. POSICIONE-SE COMO UMA ALTERNATIVA
Na área do marketing, seja ele directamente relacionado com a web ou não, é unânime pensar-se que existe sempre espaço para dois concorrentes de peso. Pense por exemplo na Coca-Cola e Pepsi, no MacDonalds e Burger King, ou na Microsoft e Apple. Algo deste tipo representa bem a dualidade que existe em termos de concorrência no mercado, sendo que muitas vezes o consumidor é que faz a sua própria triagem, definindo para si aquele que é o líder, e o outro.

A ideia basicamente é simples. Se pretende entrar no mercado, terá de procurar inicialmente o seu espaço como sendo ‘o outro’. Pese embora o consumidor tenha sempre tendência para achar que você é ‘o outro’ e que existe acima de si um líder, a verdade é que esta situação pode igualmente alterar-se. A Google foi um exemplo disso.

Ser ‘o outro’ não é do ponto de vista comercial e estratégico a melhor solução a longo prazo, mas é seguramente a melhor forma de ganhar terreno para uma competição mais acesa e directa com o seu competidor alvo. Ainda assim, ser o segundo líder de mercado é também uma oportunidade rentável para conseguir construir uma audiência de qualidade e ainda assim gerar riqueza e conhecimento.
No mundo da blogosfera e da internet estão a surgir novidades praticamente todos os dias, o que significa que se você se mantiver atento e apresentar alguma versatilidade, poderá a qualquer momento derrotar o seu competidor.

4. INTERNACIONALIZAÇÃO / MULTI-MERCADOS
Uma forma de conseguir superar rapidamente um competidor numa luta de entrada no mercado, é procurando rapidamente uma forma de atingir outros mercados onde esse mesmo competidor ainda não está presente. Aqui no blog por exemplo, um dos objectivos primários foi conseguir direccionar o blog para os mercados de Portugal e do Brasil, aumentando rapidamente a área de acção e o número de potenciais visitantes/leitores.

Existem muitos exemplos de blogs e websites que foram traduzidos eficientemente para outras línguas, dinamizando não só a versão original, mas produzindo prestigio e consequentemente elevando os volumes de tráfego e o branding da marca. Isso produz não só efeitos ao nível estatístico, mas também ao nível financeiro.
Se pretende destacar-se da sua concorrência, equacione uma abordagem a outros mercados que falem a mesma língua. Se escreve em Português existem vários, se escrever em Inglês existem ainda mais, se escrever em Francês ou Espanhol outros tantos…

5. GENERALIZAÇÃO / SUPERNICHO
Da mesma forma que é possível derrotar um concorrente sectorizando ao máximo, é possível também derrubá-lo com a estratégia oposta: o supernicho. Num determinado nicho de mercado, é possível criar um produto que abranga muito mais áreas e muito mais opções do que aqueles que o seu concorrente apresenta actualmente. Embora seja uma estratégia que exiga meios e muita dedicação, nem sempre é viável do ponto de vista técnico. A generalização de uma área de negócio é sempre um desafio em grande escala.

A grande desvantagem desta estratégia é que ela exige muito de si. Basta falhar uma pequena área de interesse, e toda a sua estratégia pode cair por terra. Não se esqueça que ao invés de ter um pequeno nicho para explorar, você tem agora múltiplos nichos e subnichos entre mãos, o que poderá envolver um corpo de trabalho, vários colaboradores, ou trabalho em excesso.

6. NICHOS PARALELOS
Os nichos paralelos ou por sector são também uma oportunidade de negócio muito interessante. Se tivermos em conta o Twitter, surgiram depois dele várias outras versões alocadas a nichos de mercado específicos e paralelos. Embora a tecnologia seja semelhante, eles centram-se em comunidades de interesses específicos, evitando a tal generalização. Já existe um Twitter para Economia, um Twitter para Educação, entre outros nichos paralelos ao representado pelo projecto original.

Tenha em mente que estes não são subnichos do Twitter. São na verdade mercados alternativos, nichos paralelos. Este tipo de estratégia é muitas vezes colocada em prática por empresas, blogueiros e webmasters, que procuram mercados paralelos e nichos de mercado específicos, onde com o uso da mesma tecnologia, é possível criar um novo mercado.

CONCLUSÃO

Na minha opinião tudo se resume à diferenciação. Ser diferente é criar espaço e oportunidade para vencer, seja em que área de negócio for. Esta é a minha opinião e a minha visão sobre a batalha dos blogs e dos competidores, qual é a sua? Qual é para si a melhor estratégia para competir com concorrente já estabelecido?

Até Já!


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