terça-feira, 9 de junho de 2009

Fique-Rico - Escola para Blogueiros e Webmasters

Fique-Rico - Escola para Blogueiros e Webmasters
Add to Google


Blogging para Principiantes - Como escrever títulos de qualidade para os seus artigos?

Posted: 09 Jun 2009 09:45 AM PDT

A nossa série de Blogging para Principiantes está praticamente a terminar, pelo que hoje iremos falar sobre quais os aspectos a ter em conta na escrita de títulos de qualidade para os seus artigos. Provavelmente você saberá que os títulos dos seus posts representam um papel muito importante na dinâmica e crescimento do seu blog, pelo que quanto mais eficientes forem, melhor.
Também saberá certamente, que a primeira impressão é sempre aquela que fica, estejamos a falar de sites, blogs, ou de um outro qualquer negócio…

Esta série de artigos para Principiantes conta já com outros treze artigos introdutórios, que poderá ler também se assim o desejar. São eles:

Escrever títulos para artigos em blogs, pode muitas vezes parecer uma estratégia simples, mas na verdade pode tornar-se bastante complexa dependendo da importância que você dá aos títulos e ao seu objectivo. Existem pelo menos 3 objectivos na escrita de títulos de qualidade, que passo a citar:

ESCREVER TÍTULOS PARA OS MOTORES DE BUSCA
Uma das ferramentas que gosto mais de utilizar quando tento perceber quais os termos e pesquisas mais utilizadas na internet em Portugal e no Brasil, é o Google Insights, uma ferramenta que permite saber quais as palavras-chave mais eficientes em determinados mercados específicos.
Se por ventura abrir o Google Insights para procurar qual a pesquisa relacionada e mais procurada com ‘criar blog’ no Brasil, seguramente irá descobrir algumas coisas interessantes, vejamos:

Colocando vários termos em comparação, nomeadamente ‘criar blog’, ‘como criar um blog’, ‘criação de blogs’ e ainda ‘onde criar um blog’, ficamos rapidamente com uma noção de como funciona o mercado de pesquisas no Brasil para pesquisas desse tipo. Seleccionado do lado direito apenas o Brasil, em todas as subcategorias, percebemos rapidamente que o termo mais procurado no Google é ‘Criar Blog’.

Este resultado pode ser extremamente importante para quando você decide escrever um novo título para um artigo seu, onde provavelmente estava a pensar escrever ‘aprenda sobre criação de blogs em wordpress’, mas que na verdade deveria ser algo do tipo ‘como criar blog em wordpress passo a passo’, por exemplo.

Como se não fosse suficiente, o Google Insights oferece ainda um organigrama com informação MUITO importante acerca das maiores pesquisas relacionadas com os termos que comparámos, e também as pesquisas que mais crescem diariamente no motor de busca. Ficamos então a perceber que as duas maiores pesquisas relacionadas são por exemplo ‘blog criar um’ que poderia muito bem funcionar com um título do tipo “como criar um blog”, e ainda a pesquisa ‘como criar blog’.

Do lado direito temos direito ao top das pesquisas que mais crescem no Google e que estão directamente relacionadas com os termos que comparámos inicialmente. Ficamos então a perceber que pesquisas como ‘criar blogspot’ ou ‘criar blog blogspot’ são duas pesquisas que crescem imenso todos os dias e que podem traduzir-se num volume de tráfego interessante para o seu blog.

ESCREVER TÍTULOS PARA O RSS FEED
De uma forma muito similar, para quem utiliza os agregadores de RSS Feeds, é extremamente importante produzir títulos de qualidade que garantam tráfego e visitas no meio de tantos outros conteúdos agregados. Tendo em conta o grau de concorrencialidade que existe neste tipo de serviços, só os melhores títulos produzem resultados, garantidamente!
O mesmo acontece com os subscritores do seu blog. Se por ventura os seus títulos não forem suficientemente atractivos, dificilmente os seus leitores clicam neles para visualizarem os conteúdos directamente no seu blog, o que significa menos tráfego, menos cliques e menos rendibilidade.

ESCREVER TÍTULOS PARA OS SEUS LEITORES
Títulos de grande qualidade influenciam também a forma como os seus leitores interajem com o seu blog. Já referi por diversas vezes que a tendência de hoje é um leitor fazer um scan geral pelo seu blog à procura de algo que lhe chama à atenção. Esse ‘algo’, é na verdade um título de qualidade que o deixe intrigado e interessado em perceber sobre o que se trata. Só nesse momento é que o leitor faz uma pausa para ler profundamente aquilo que você escreveu, e quiçá traduzir isso em rendibilidade.

COMO UTILIZAR TÍTULOS DE QUALIDADE EFICIENTEMENTE?
Existem várias estratégias para produzir títulos de qualidade para os seus artigos, sendo o factor qualidade algo muito subjectivo no que à blogosfera diz respeito. Ainda assim, existem algumas técnicas e algumas formas de criar títulos mais atractivos, sendo que poderá tentar adaptar essas técnicas ao seu próprio blog. Vejamos:

  • KEEP IT SIMPLE
    O conceito americano do ‘keep it simple’ é na verdade e quase sempre, sinónimo de sucesso. A grande maioria dos blogueiros nacionais e internacionais concorda certamente que os melhores títulos são aqueles que se apresentam curtos, directos e simples de compreender. No entanto, utilizar títulos maiores pode ser uma forma de captar mais a atenção do público (ver em baixo), criando confusão, polémica ou mesmo frustração por vezes.
    Outra grande vantagem dos títulos curtos (menos de 40 caracteres) é o facto de eles aparecerem completos nos resultados dos motores de busca, facilitando a leitura de quem procura conteúdos neste meio.
  • CAPTAR A ATENÇÃO
    Existem muitos autores que utilizam técnicas de captação de leitores através de títulos que na sua essência são chocantes, controversos, confusos ou grandes afirmações. Na verdade este tipo de técnicas atrai muito público a curto prazo, mas provavelmente acaba por destruir mais o seu blog do que ajudá-lo a crescer. É de evitar também captar a atenção dos seus leitores utilizando títulos enganosos, que têm como objectivo atrair o leitor para um assunto que na realidade não corresponde ao título.
  • PREENCHA UMA NECESSIDADE
    Regra geral todos sabemos que o tipo de artigos mais eficientes da blogosfera são seguramente os tutoriais e as dicas que preenchem necessidades específicas dos leitores. Se prentende direccionar grandes quantidades de tráfego para o seu blog, procure preenche necessidades e dúvidas dos seus leitores, recorrendo a artigos e títulos de qualidade.
  • UTILIZE PALAVRAS-CHAVE
    Do ponto de vista da optimização para motores de busca, é essencial a utilização de palavras-chave no título dos seus artigos. Ao mesmo tempo, torna-se complicado manter o título ’simples’ e ‘captar a atenção’ do leitor, utilizando ainda assim palavras-chave. Quando você consegue reunir estes três princípios num único título, tenha em mente que este será seguramente um sucesso.
    Do ponto de vista do SEO, é também importante colocar as palavras-chave no ínicio do título preferencialmente.
  • DEDIQUE ALGUM DO SEU TEMPO
    O título dos seus artigos tem um papel extremamente importante na estratégia do seu blog. Provavelmente mais do que tudo o resto. Pese embora você se dedique imenso à criação de conteúdo de qualidade, é muito importante que você dedique algum do seu tempo ao desenvolvimento de títulos de qualidade.

Resumindo tudo, é muito importante que você veja os títulos dos seus artigos como anúncios publicitários. São eles que vendem tráfego e visitantes, pelo que é primordial que você invista neles da mesma forma que investe no seu conteúdo. Antes de carregar publicar, tenha a certeza de que o seu título fará o máximo pelo seu próprio conteúdo.

Até Já!


Se gostou deste post, considere subscrever o nosso RSS Feed Completo!
Ou então Subscreva o Fique Rico por Email!

Leia também estes artigos:



a

Blogging para Principiantes - Como escrever títulos de qualidade para os seus artigos?

Vencedor do livro PROBLOGGER para o mês de Maio 2009!

Posted: 09 Jun 2009 03:17 AM PDT

Chegámos ao final de mais um ciclo de 30 dias, pelo que é altura de oferecer novamente mais um livro “PROBLOGGER - Blogging your Way to a Six Figure Income” a um dos subscritores do blog. Para quem ainda não subscreveu o blog por email, fique sabendo que em Janeiro lançámos uma promoção, a partir da qual passámos a oferecer todos os meses um livro 'ProBlogger' a um dos dos subscritores do blog. No entanto, apenas os subscritores por email são válidos, uma vez que se torna possível saber quem são e formalizar um contacto directo. Se por ventura subscreve o blog por leitor de RSS, poderá também subscrevê-lo por email e aproveitar a oportunidade.

livro problogger

Como já havia referido nos últimos meses, não irei contabilizar nunca, subscritores que tenham os feeds em pausa ou que não tenham confirmado o endereço para recebimento dos Feeds diários. Se por ventura ainda não recebe diariamente os conteúdos do blog no seu email, procure verificar se tem o seu endereço confirmado.

Como havia também referido, o vencedor é escolhido sempre no ínicio do mês seguinte, recorrendo à listagem de subscritores de email do blog, e devidamente retirado aleatoriamente da lista através do software online Random.org. A listagem conta com os primeiros 10 escolhidos pelo sistema, sendo que o primeiro é o vencedor do livro e terá 7 dias para responder ao meu email reclamando o seu prémio. Se por ventura não o fizer dentro do prazo, será enviado um email ao segundo classificado e assim sucessivamente até alguém reclamar o prémio. Na imagem que publicamos em baixo, os listados a vermelho são leitores que têm os feeds em pausa ou sem confirmação ainda efectuada. Como consideramos que estes não lêem os conteúdos do blog regularmente, não se encontram classificados para receber o livro.

O livro é enviado para a morada do vencedor, sem qualquer custo acrescido e para qualquer parte do mundo.
No mês de Junho todos os subscritores actuais e novos entrarão em concurso novamente, sendo que no final do mês é exportada a lista de subscritores regulares e decidido novamente qual o vencedor do mês seguinte. Existe a pequena probabilidade de a mesma pessoa ganhar o livro mais do que uma vez, embora as 'odds' sejam relativamente baixas para uma situação desse tipo.

O Fique-Rico é hoje lido por mais de 4500 pessoas únicas por dia, e representa um espaço de aprendizagem e troca de opiniões acerca da blogosfera, da criação e rentabilização de blogs, entre outros assuntos extremamente importantes e essênciais para quem pretende ganhar dinheiro e notariedade na internet.

Se por ventura não estiver interessado no livro PROBLOGGER, poderá sempre subscrever-nos para receber os nossos conteúdos diários, comodamente, no seu email!
Aproveite também para seguir-nos no Twitter e ficar a par da rotina e dia-a-dia do autor do blog!

Boa Sorte e Até Já!


Se gostou deste post, considere subscrever o nosso RSS Feed Completo!
Ou então Subscreva o Fique Rico por Email!

Leia também estes artigos:



a

Vencedor do livro PROBLOGGER para o mês de Maio 2009!

Blogging para Principiantes - Como instalar o Wordpress num servidor próprio?

Posted: 08 Jun 2009 01:18 PM PDT

Continuamos a nossa série de blogging para principiantes, para falar um pouco de coisas mais técnicas, nomeadamente a instalação do Wordpress num servidor próprio. Esta é ainda uma das grandes dificuldades de muitos blogueiros, que acabam por alojar os seus blogs em serviços gratuítos como o Blogger, entre outros. Obviamente, antes de tudo é necessário decidir qual a melhor plataforma para o seu blog

Esta série de artigos para Principiantes conta já com outros doze artigos introdutórios, que poderá ler também se assim o desejar. São eles:

Partindo do príncipio de que você já tem alojamento/hospedagem e domínio próprios, iniciamos então o nosso tutorial simples, para compreender como instalar o Wordpress nesse mesmo servidor, recorrendo à instalação de bases de dados mySQL e posterior instalação e conecção do código do Wordpress a essa mesma base de dados.
Existem planos de hospedagem que oferecem instalador automático para muitas plataformas, inclusivamente para o Wordpress, mas que na maioria dos casos oferecem versões retardadas dessas mesmas plataformas. Para evitar isso, opte pela instalação manual, seguindo este tutorial passo a passo.

1º - CRIAR BASE DE DADOS MYSQL ATRAVÉS DO CPANEL
A grande maioria das hospedagens comercializadas hoje em dia, oferecem o Cpanel, que é na sua essência, um software de backoffice que permite gerir e executar uma série de ferramentas de uma forma intuitiva e bastante simples. Para aceder ao seu Cpanel, deverá ter consigo o login e password previamente fornecidos pelo seu provedor de serviços, os quais deverá digitar depois de aceder ao endereço do seu cpanel, que deverá estar localizado em www.website.com/cpanel

wordpress

Como referi em cima, é necessário colocar login e password quando se tenta entrar no servidor de Cpanel. Estes dados são geralmente os mesmos que fazem a ligação via FTP e são fornecidos pelo seu provedor de serviços aquando na compra do pacote de hospedagem.

Depois disso, deverá procurar a secção ‘Databases‘ ou ‘Bases de Dados‘, onde encontrará o botão de criação de bases de dados mySQL, tal como apresentado na imagem em baixo. Deverá clicar no botão que se encontra na imagem seguinte:

wordpress

Quando clicar nesse botão, irá deparar-se com o criador automático de bases de dados mySQL. Algo deste tipo:

wordpress

Este é o primeiro quadro que lhe aparecesse à frente. Nele deverá registar o nome que pretende dar à sua base de dados, sendo que esse nome é aleatório e não tem qualquer influência no processo todo. Dê-lhe um nome do tipo ‘blog1′ ou outra coisa qualquer. Depois disso, registe os dados num bloco de notas.

Após criar a base de dados, é necessário criar um utilizador para ela:

Este é o segundo quadro que lhe aparecesse em frente após você fazer scroll down na página onde se encontra. Neste quadro deverá criar o utilizador para a sua base de dados, sendo que deverá utilizar um nome aleatório e uma password forte. Recomendo-lhe que utilize o ‘Generate Password’ para criar uma password realmente forte. Anote estes dados também num bloco de notas.

Depois de ter a base de dados criada e o utilizador também criado, é necessário ligar ambos, sendo que um utilizador poderá estar ligado a mais do que uma base de dados e vice-versa. Neste caso, deverá seleccionar a base de dados que criou e o utilizador também, e clicar em ‘Add’.

Depois disso, ser-lhe-ão pedidas as permissões desse mesmo utilizador face a essa mesma base de dados. Deverá seleccionar ‘All Privileges” para que esse utilizador tenha acesso completo à base de dados. Veja a imagem:

Como referi em cima, deverá seleccionar todos os previlégios e clicar em ‘Make Changes’ de forma a salvaguardar as alterações que acabou de fazer. Depois disso, irá receber um ecrã que confirma que esse utilizador tem agora todas as permissões possíveis para essa mesma base de dados.

2º - CONFIGURAR OS FICHEIROS DO WORDPRESS
Tendo agora a base de dados criada e os dados consigo (não se esqueça que os dados são algo do tipo: “nomeblog_blog1″. O nome que você dá à base de dados tem sempre o sufixo agregado. Se utilizar apenas o nome que lhe deu, não conseguirá executar a ligação.) é altura de começarmos a pensar na instalação do Wordpress dentro do seu próprio servidor.

Para começar, visite o site correspondente para fazer o download da última versão do Wordpress que lhe interessa. Vejamos quais são as opções disponíveis:

Depois de ter feito o download do seu Wordpress, descompacte todos os ficheiros e procure pelo ficheiro PHP com o nome wp-config-sample.php e edite-o usando o Bloco de Notas ou um programa similar. Se você utiliza Windows, recomendo o Notepad++, se usa Mac OSX, recomendo o Taco HTML Editor.

Depois de descobrir o ficheiro, comece por renomeá-lo para wp-config.php e edite-o com um dos softwares indicados em cima. Dentro dele iremos colocar as chaves que guardámos num bloco de notas logo no primeiro passo. Abra o ficheiro e procure algo idêntico a isto:

Legendando a informação contida no ficheiro, você passa a necessitar de preencher os seguintes campos com a seguinte informação: DB_NAME com o nome da base de dados, DB_USER com o username da base de dados, DB_PASSWORD com a password criada juntamente com o username.

Guarde o ficheiro, já renomeado, e prepare-se para agora fazer a ligação ao seu servidor para instalar o Wordpress localmente na máquina e instalá-lo através do seu browser web…

3º - INSTALAR O WORDPRESS NO SERVIDOR VIA FTP
Se por ventura nunca utilizou um programa de FTP, recomendo-lhe vivamente o FileZilla FTP, que além de ser gratuito é extremamente eficiente e muito seguro. Instale o software no seu sistema operativo e depois arranque com ele para iniciar este último processo.

Comece por entrar em Ficheiro » Gestor de Sítios, para inserir os dados do seu Blog, que ficam posteriormente guardados para sempre no programa. De seguida, configure a sua conta de acesso utilizando os dados providenciados pelo seu prestador de serviços, que deverão ser idênticos aos que utilizou para aceder ao Cpanel. Vejamos:

Nesta página deverá clicar em ‘Novo Sítio’ para iniciar a configuração dos dados de acesso de FTP do seu blog. Dê-lhe à esquerda o nome que desejar, para posteriormente se orientar se utilizar mais do que uma conta e/ou múltiplos websites e blogs.

Depois disso, deverá preencher o ‘Anfitrião’ com o endereço do seu blog, sendo que deverá colocar sempre o ‘ftp.’ antes do endereço, tal como apresentado na imagem. Depois disso, escolha o tipo de sessão ‘normal’, e coloque o username e password que tem consigo e que utilizou posteriormente no acesso ao Cpanel. Depois disso faça OK para guardar. Poderá também clicar em ‘Ligar’ para entrar automaticamente no servidor FTP do seu blog!

Partindo do príncipio de que já se encontra ligado, procure pela pasta ‘public_html’ e entre nela. É ai dentro que você deverá depositar todos os ficheiros do seu Wordpress. Aqueles ficheiros que descompactou no primeiro passo, devem ser agora arrastado para dentro do ‘public_html’, tal como neste exemplo:

Este é apenas um exemplo. Os ficheiros encontram-se todos dentro da pasta ‘public_html’, sendo que depois são ordenados automaticamente pelo software. O importante é ter todos os ficheiros dentro dessa pasta, para que possamos correr o nosso Wordpress e instalá-lo com sucesso!

4º - EXECUTAR O WORDPRESS VIA BROWSER
Depois de tudo carregado no servidor de FTP, é altura de testar a instalação do nosso Wordpress. Se seguiu à risca todos os passos e executou-os com precisão, a instalação deverá correr às mil maravilhas e de uma forma muito simples.

Para instalar agora o seu Wordpress, apenas necessita de correr o endereço do seu blog no browser. Ex.: http://www.website.com e irá aparecer-lhe automaticamente o ecrã de configuração do Wordpress. Irá aparecer-lhe uma imagem seguramente idêntica a esta:

Apenas necessita de colocar o Título do seu Blog e o seu endereço de email, e clicar em ‘Instalar Wordpress’ para que ele configure tudo automaticamente e em segundos. Depois disso, ser-lhe-á fornecida uma chave automatica para você ligar-se no painel de administração do seu blog. Anote-a, faça login e posteriormente altere essa mesma password para uma que consiga recordar-se com facilidade.

5º - PARABÉNS! É ALTURA DE BLOGGAR!
Se conseguiu chegar até este 5º passo é porque seguramente já tem o seu blog Wordpress online e pronto a receber novas configurações, templates de qualidade, entre outras coisas. É agora altura de começar a bloggar e de mostrar ao mundo todo o seu conhecimento!

Se tiver dúvidas durante o processo de instalação, por favor utilize os comentários do blog. Tentaremos ajudá-lo sempre que possível!

Até Já!


Se gostou deste post, considere subscrever o nosso RSS Feed Completo!
Ou então Subscreva o Fique Rico por Email!

Leia também estes artigos:



a

Blogging para Principiantes - Como instalar o Wordpress num servidor próprio?

Sem comentários:

Enviar um comentário

Sabias que