terça-feira, 23 de junho de 2009

Fique-Rico - Escola para Blogueiros e Webmasters

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Desafio: 4 semanas para melhorar os seus resultados com as redes sociais (semana 2)

Posted: 23 Jun 2009 08:58 AM PDT

Na semana passada iniciei aqui no blog um desafio para melhorar os resultados do seu blog nas redes sociais, e hoje damos continuidade a esse mesmo desafio, partindo do príncipio de que assimilou toda a informação e todas as dicas apresentadas na semana passada. O objectivo desta série de artigos é fazer com que a sua participação social seja activa, prática e relevante para si e para os seus projectos. Dessa forma e com esse objectivo, resolvi apresentar este desafio em múltiplos passos que não são mais que aulas e desafios para você cumprir ao longo da semana.

1. CONTINUE A UTILIZAR AS REDES SOCIAIS ESCOLHIDAS DIARIAMENTE
Na semana passada falámos sobre escolher 2 ou 3 redes sociais, específicas, e a partir das quais você irá tentar retirar determinados dividendos, sendo você próprio a definir quais são esses mesmos dividendos. Ao invés de tentar obter rendimentos a partir de todas as redes sociais existentes, o objectivo é “atacar” apenas 2 ou 3, também pelo simples facto de que ninguém tem tempo para conseguir abordar todas as redes sociais de uma forma eficiente.

Conforme havia referido, é importante que você continue a visitar estes sites diariamente, votando em novos artigos, comentando artigos de outros autores, basicamente participando activamente.
O objectivo nesta fase passa essencialmente por ser mesmo social. Participe nas redes como se estas representassem um espaço seu, um espaço onde você tem amigos, onde você cria novas amizades, onde você dispende algum do seu tempo em prol de outros e de si próprio.
Dificilmente você precisa de dispender muitas horas neste tipo de sites, pelo menos até ter o seu perfil devidamente estruturado e com qualidade. Continue a tomar atenção ao tipo de conteúdo que se torna popular, bem como ao modo de funcionamento dessas redes. Só assim será possível você marcar a diferença no futuro próximo.

2. UTILIZE UMA IDEIA E CRIE UM NOVO ARTIGO
Na primeira semana falámos sobre a criação de um brainstorming em prol de novas ideias. Nesta altura você já deverá ser capaz de perceber quais os conteúdos que funcionam melhor nas redes onde participa, pelo que deverá ter capacidade de desenvolver uma ideia para si próprio e com o objectivo de a desenvolver nas redes sociais. Não é aconselhável que você copie ideias de outros utilizadores que tiveram sucesso nas redes sociais, mas é importante que você perceba quais os tipos de conteúdos que funcionam melhor. Determinadas redes sociais funcionam bem com listas de recursos, artigos controversos ou outros tipos de conteúdos.

Ao desenvolver a sua ideia em formato de artigo, considere dispender algum do seu tempo no seu desenvolvimento. Não tente ganhar o máximo fazendo o mínimo. Procure dedicar-se à sua ideia, transmitindo-a de uma forma clara e pragmática. Faz uso de espaços em branco, de uma leitura facilitada recorrendo a títulos, sub-títulos, listas, parágrafos, negritos, imagens e outros tipos de conteúdos que possam fazer o seu conteúdo tornar-se mais atractivo.

3. PUBLIQUE O SEU ARTIGO E ESPALHE-O NAS REDES SOCIAIS
Depois de ter relido o seu artigo e de o ter publicado no seu blog, é altura de o marketizar nas redes sociais escolhidas. Tenha em conta que ao fim-de-semana o volume de tráfego na internet é quase sempre mais reduzido, e que as segundas e terças são seguramente os dias mais atractivos para a publicação de conteúdos deste tipo, tendo em mente a exposição que você procura.

Tendo em conta que os seus conteúdos podem levar algumas horas até atingirem a popularidade necessária para saltarem para a homepage, é importante que os publique à segunda-feira, para beneficiar dessa exposição na terça ou na quarta, onde o volume de tráfego da rede é ainda bastante elevado.
Se estiver com dificuldades em criar uma rede de amigos poderosa, que o possa levar rapidamente para a homepage, considere pedir a um colega ou a um outro blogueiro que submeta o seu conteúdo por si numa primeira fase.

4. DÊ UM EMPURRÃO
Agora que você já sabe qual o tipo de conteúdos que funciona melhor em determinadas redes sociais, é primordial marketizar os seus conteúdos. No entanto, por muito bons que estes sejam, se ninguém os ler, proavavelmente você nunca vai receber votos, e provavelmente nunca vai chegar à homepage.

Tenha em consideração que os votos aos seus artigos podem surgir de muitas formas diferentes, nomeadamente da sua rede de amigos interna, de leitores casuais da rede social, de leitores do seu blog, entre outros. Por vezes coloco aqui no blog botões de redes sociais para que os leitores e visitantes tenham a possibilidade de enviar com apenas um clique o seu voto, ajudando-me a subir rapidamente nas redes sociais onde participo.

Se pretende marketizar rapidamente o seu conteúdo, considere enviá-lo para todos os amigos que já constituem a sua rede interna. Muitas redes sociais apresentam a possibilidade de enviar os conteúdos para amigos, o que acaba por ajudar na marketização e popularização desses mesmos conteúdos. Muitos blogueiros ajudam outros com o objectivo de serem ajudados também. É um ciclo muito presente nas redes sociais, sendo que ao ajudar um blogueiro, você tem sempre a possibilidade de ser ajudado no futuro também.
Não cometa no entanto o erro de estar constantemente a bombardear os seus amigos com os mesmos pedidos. Faça no máximo um pedido por artigo, com espaçamento suficiente para este o ler, comentar e votar em caso de interesse.

5. VERIFIQUE AS SUAS ESTATÍSTICAS
Com o objectivo de melhorar os seus resultados no futuro, é primordial que você compreenda o que resulta e aquilo que não resulta numa rede sociail. Para o fazer, deverá manter-se atento às estatísticas da sua participação, analisando o número de comentários e o número de votos recebidos em cada uma das suas submissões.
Visualize também o tráfego do seu blog, de onde ele veio, quanto tempo esses leitores permaneceram no seu blog, quantas páginas visualizaram, quantos subscritores converteu, etc.
As estatísticas podem dizer-lhe muito sobre a sua participação, mas essencialmente podem dizer-lhe se você está na rota correcta ou nem por isso…

6. TENHA PACIÊNCIA…….MUITA PACIÊNCIA
Na verdade este ponto não é bem uma tarefa para cumprir, é mais um objectivo pessoal. Sem paciência rapidamente você vai desistir de tentar melhorar a sua participação nas redes sociais. Tenha em mente que no ínicio é sempre díficil marketizar quase todo o tipo de conteúdos, especialmente porque a sua rede de amigos ainda é relativamente pequena e o seu nome é desconhecido no meio. Aprenda com a sua participação a extrair o máximo que for possível, com paciência e muita ponderância…

 

 

Na próxima semana voltamos a esta temática para continuarmos a melhorar os seus resultados com as redes sociais! Entretanto se não desejar perder pitada dos conteúdos que vão sendo publicados no blog, considere subscrever o blog ou seguir-nos no Twitter.

Até Já!


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