Quando se projecta um website ou um blog, seja ele para utilização própria, seja para comercialização para um cliente, existem uma série de regras que devem ser cumpridas antes de o colocar no ar. Embora a criação de blogs seja um processo bastante simples de executar, a verdade é que muitas vezes os blogueiros esquecem-se de pormenores que são essênciais à vitalidade e a usabilidade desses mesmos projectos.
Para quem como eu, se encontra constantemente a projectar novas ideias e novas formas de rentabilização, achei que seria interessante compilar uma série de aspectos que são essênciais e inerentes a todo o tipo de lançamento, seja ele um site, um blog, um fórum, ou outra coisa qualquer.
Este artigo tem em conta todos os passos essênciais a uma boa usabilidade do seu próximo blog, ou mesmo do seu blog actual, pelo que deverá tê-los sempre em consideração à medida que vai mexendo e evoluindo no seu projecto. Tendo todas estas 14 verificações validadas, é meio caminho andado para o sucesso do seu projecto!
1. FAVICON
O favicon representa o ícon que aparece na barra de navegação do seu browser, geralmente indicativo do site ou blog que estamos a visualizar naquele momento. É também o ícon que fica registado na barra de favoritos, sempre que um determinado site é guardado. Alguns browsers fazem a captação automática do favicon caso ele esteja posicionado na raíz do seu servidor e no formato .ico correspondente. No entanto, é recomendável utilizar algumas linhas de código no cabeçalho do seu blog, para evitar que o seu favicon não seja anexado ao seu endereço. Vejamos:
<link rel=”icon” type=”image/x-icon” href=”/favicon.ico” />
<link rel=”apple-touch-icon” href=”/favicon.png” />
O primeiro exemplo é para puxar o favicon típico de um website ou blog, que deverá ser colocado na raíz do seu servidor (geralmente dentro da pasta public_html), e o segundo exemplo é o código para puxar um ícon compatível com iPhone ou iPod.
2. TÍTULOS E META DATA
O título da sua página é uma das partes mais importantes do SEO do seu blog. Além de dizer aos motores de busca aquilo que se trata nessa mesma página, diz também aos seus leitores qual o conteúdo e qual a área que o seu blog trata. Considere sempre que o seu título altere de página para página, de acordo com as regras da optimização para motores de busca.
<title>14 verificações essênciais para fazer antes de lançar o seu próximo blog! | Gestão de Blogs e Websites | Fique-Rico</title>
A meta descrição e as meta tags deixaram de ter o peso que tinham em termos de SEO e aos olhos dos motores de busca especialmente, mas ainda assim são recomendáveis de utilizar. Considere sempre utilizar uma descrição para cada uma das suas páginas. Além de ser benéfico em termos de SEO, é também essa descrição que o Google coloca nos resultados das suas pesquisas. Para quem utiliza o Wordpress, o plugin All in One SEO faz isso automaticamente de uma forma eficiente.
<meta name=”description” content=”Saiba quais são as verificações que deverá realizar sempre antes de lançar os seus blogs na internet. Pequenos truques e dicas que vão melhorar imediatamente a usabilidade do seu blog” />
3. VERIFICAÇÃO CROSS-BROWSER
Quando se programa um template para um site ou blog, geralmente esse processo é feito no browser com que geralmente se trabalha. Existem muitos programadores que desenvolvem templates e sites em Firefox, e quando pensam que o seu projecto estava perfeito, abrem-no no Internet Explorer e todo o site se encontra destruído. É portanto primordial, testar o seu blog em múltiplos browsers, à medida que o vai construíndo e principalmente, antes de o lançar ao público.
Actualmente os browsers mais utilizados do mercado são: Internet Explorer 6, 7 e 8, Firefox 3, Safari 3, Chrome, Opera e ainda o iPhone.
Para testar eficientemente os seus projectos em cross-browser, utilize um dos seguintes sites:
4. PROVA DE LEITURA
Uma das coisas essênciais no pré-lançamento de um website ou blog é a prova de leitura. Antes de lançar o seu novo blog, considere ler todos os conteúdos, todos os botões, todos os pormenores escritos. Existe sempre alguma coisa que falha, pelo que é importante verificar tudo antes do lançamento.
Procure também remover as quebras de linha existentes, diminuir os espaçamentos desnecessários nos seus textos, entre outras coisas. Tenha em conta também as caixas de chamada de atenção e tudo o resto…
5. LINKS
Outra coisa muito importante e que geralmente muitos webmasters se esquecem de verificar, são os links presentes no blog. Nunca assuma que todos os seus links se encontram correctos. Por vezes a utilização incorrecta das aspas ou mesmo o http podem levar a links quebrados e a perdas de visitantes desnecessárias.
Considere também verificar se o logotipo do seu blog linka automaticamente para a homepage. Geralmente um visitante não tem por norma procurar pelo botão “home” quando pretende voltar à primeira página. O seu primeiro impeto será sempre o de carregar no logotipo para esse efeito.
Tenha em conta também a visibilidade dos seus links. A cor que utiliza para links, a cor que utiliza para links já visitados, entre outros pormenores muito importantes. Para ajudá-lo nesta tarefa, poderá ter também em conta a ferramenta W3C Link Checker.
6. TESTE A FUNCIONALIDADE
Depois de verificar todos os 5 passos anteriores, é altura de testar a funcionalidade do seu novo blog. Considere chamar um amigo para perto de si, e peça-lhe que navegue no seu novo projecto como se estivesse interessado em visitá-lo e explorá-lo. Analise a forma como este se movimenta no seu novo blog, quais os locais que ele visita, quais as dificuldades que ele encontra. Procure também testar a ficha de contactos, e todos os formulários presentes no seu blog. Se necessitar de ajuda, utilize a ferramenta Silverback.
7. TESTES EM JAVASCRIPT
Tenha em mente que o seu blog deverá funcionar correctamente com o Javascript desligado no browser. Existem muitos utilizadores que desabilitam o Javascript como manobra de segurança, pelo que é importante testar o seu projecto com esta funcionalidade desligada. Para surpresa de muitos programadores, por vezes quando se desliga o Javascript o projecto que até então era perfeito, deixou de o ser…
8. VALIDAÇÃO
Os testes da validação de código da W3C são actualmente um dos melhores cartões de visita para leitores e visitantes de um website ou blog. Não é o fim do mundo se o seu blog contiver alguns erros, mas é importante que você procure resolvê-los assim que possível. Além de melhorar a usabilidade do seu blog, irá também torná-lo mais amigo dos motores de busca e dos crawlers que fazem a indexação dos seus conteúdos. Por vezes a falta de pequenos atributos como o “title” ou o “alt” podem levar a pequenos erros que são solucionáveis em poucos minutos. Faça o seu teste no W3C Validator.
9. LINK PARA RSS FEED
Quando se tem um blog de conteúdos dinâmicos, é extremamente importante ter-se um RSS Feed que os seus leitores e visitantes possam subscrever. A melhor forma de providenciar esse link de subscrição é oferecendo-o juntamente com o endereço do seu blog, na barra de navegação do seu browser. Para o fazer, basta utilizar o seguinte código:
<link rel=”alternate” type=”application/rss+xml” title=”Site ou título do RSS” href=”link-do-feed” />
Considere sempre colocar também um botão de subscrição na sua homepage, bem vísivel de preferência. Recomenda-se que esse botão seja incluido no header ou na barra lateral do blog, para que esteja sempre presente enquanto o leitor navega pelo site.
10. ESTATÍSTICAS
Integrar um software de estatísticas no seu blog é extremamente importante para medir eficientemente o crescimento do seu blog, a forma como os seus visitantes se comportam, entre outras informações essenciais à análise do seu blog. Considere utilizar o Google Analytics ou então uma das 12 alternativas ao Google Analytics.
11. SITEMAP
Criar um sitemap.xml para o seu website ou blog, é nos dias de hoje uma prática comum e extremamente importante do ponto de vista da indexação de conteúdo. Se por ventura utilizar um website não dinâmico, considere utilizar o XML-Sitemaps para criar um ficheiro com o mapa do seu website. Depois, coloque-o na raíz do seu servidor para que os motores de busca possam fazer uma indexação mais eficiente do seu conteúdo.
Se por ventura utiliza o Wordpress, instale o plugin Google XML Sitemaps, que cria-lhe um sitemap dinâmico automaticamente. Esse sitemap passa a ser actualizado dinamicamente e sempre que você adiciona novo conteúdo ao seu blog. Depois disso, considere criar uma conta no Google Webmaster Tools, onde deverá adicionar o seu novo blog e indexar o seu sitemap, acelerando o processo de indexação do site.
12. DESIGN DEFENSIVO
Um dos maiores exemplos do design defensivo, é a criação e utilização de páginas de Erro 404. Estas páginas representam endereços que estão quebrados e/ou foram alterados, pelo que é importante apresentar informação de qualidade para não perder esse visitante. Considere ler os 11 passos para criar uma página de erro 404 fantástica e tenha sempre em atenção as dicas referidas, para evitar ao máximo a perder de tráfego e visitantes que lhe podiam estar a render dinheiro.
13. OPTIMIZAÇÃO
Existem várias formas de optimizar ao máximo o seu blog, recorrendo à redução de pedidos HTTP, colocando atributos nas suas imagens, reduzindo o peso dessas mesmas imagens, optimizando o seu código CSS, e tornando tudo o mais simples e mais eficiente possível. Considere fazer o teste a partir do WebAnalizer, e verifique o que de mal vai com o seu blog, e de que forma poderá acelerá-lo.
Se por ventura utiliza o Wordpress, considere estas 25 formas de acelerar o seu blog Wordpress já hoje!
14. BACKUP
Se o seu website ou blog faz uso de uma base de dados, é primordial ter em conta a protecção da sua informação. Se por ventura utiliza o Wordpress, considere instalar o plugin Wordpress Database Backup, que faz-lhe cópias de segurança automáticas, enviando-as posteriormente por email.
Se desejar, poderá pedir à sua empresa de alojamento que lhe crie um plano de backup num servidor à parte. O custo deste tipo de serviço é mínimo quando comparado com o estrago possível.
QUE OUTRAS COISAS VERIFICAÇÕES DEVEREI FAZER?
Considere deixar o seu comentário com a sua experiência e aquilo que considera ser o mais importante a verificar antes de lançar um novo projecto na internet!
Até Já!
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