quinta-feira, 25 de junho de 2009

Fique-Rico - Escola para Blogueiros e Webmasters

Fique-Rico - Escola para Blogueiros e Webmasters


100 dicas rápidas sobre o Google Adsense (manual de bolso)

Posted: 24 Jun 2009 01:09 PM PDT

O Google Adsense é para muitos webmasters e blogueiros uma fonte de rendimentos incrível e extremamente estável. É também um dos programas mais fortes e estabilizados do mercado, um dos que paga melhor e um dos que paga sempre a tempo e horas. Qualquer webmaster ou blogueiro poderá inscrever-se no programa Google Adsense, sendo que este publica anúncios de texto ou imagem, que são pagos ao clique e sempre que um visitante do seu blog clicar nesse mesmo anúncio.
Para ajudá-lo a compreender melhor como funciona, o que pode e não pode fazer, e de que forma o Google Adsense pode mudar a sua vida, resolvi compilar uma lista com cerca de 100 dicas rápidas, que poderá imprimir e utilizar como manual de bolso. Fique à vontade e se não desejar perder pitada dos nossos conteúdos aproveite para subscrever o nosso blog por RSS ou seguir-nos no Twitter!

1. Ganhos do Adsense = Número de Impressões x CTR x Custo por Clique x Factor Smart Pricing.

2. O Número de impressões está directamente relacionado com o volume de tráfego do seu blog. Ele significa o número de vezes que o bloco de anúncios Google apareceu no seu website ou blog.

3. O CTR é o rácio de cliques por impressão. Ele pode variar entre 0.1% e 30%, mas na maioria dos casos ronda os 1% até 10%.

4. O custo por clique (CPC) é o valor que você recebe por cada clique. Embora signifique tradicionalmente o valor que você vai receber por clique, pode também servir como comparativo ao valor que o cliente paga por cada clique.

5. O Smart-pricing do AdSense é uma forma que a Google tem de atribuir um valor justo aos seus cliques. Se os cliques no seu site não providenciam valor acrescentado aos anunciantes, teoricamente você só recebe uma parte do valor estipulado para CPC.

6. Faça o pedido de conta AdSense através de um blog blogger.com. É mais rápido.

7. Depois de receber o seu código de editor AdSense, você poderá colocar spots publicitários em todos os seus sites e blogs sem que seja requerida uma nova aprovação.

8. Leia e releia o programa de policiamento do Google AdSense e os termos e condições do serviço.

9. Não clique nos seus próprios anúncios e não peça a amigos para o fazer mesmo estando a usar proxies. O Google vai apanhá-lo e fechar a sua conta.

10. Não use click-bots. Nunca.

11. Não encoraje os seus visitantes a clicar nos seus anúncios. O único texto possível de anexar aos seus anúncios Google Adsense é: "Links Patrocinados" e "Publicidade".

12. Não coloque outros anúncios contextuais concorrentes na mesma página onde corre o seu AdSense, por exemplo: Yahoo Publisher Network, Clicksor, etc. Redes não contextuais não tem qualquer problema. Experimente a Netaffilition juntamente com o seu Adsense por exemplo.

13. Não coloque anúncios Google em sites indevidos, como por exemplo sites de conteúdo adulto, de jogo, de downloads, de mp3, etc.

14. Basicamente, nunca tente enganar o AdSense. O Google irá apanhá-lo, mais tarde ou mais cedo.

15. Visualizar a sua publicidade no seu próprio site ou blog não fará com que seja banido do programa. No entanto tenha em conta que nunca deverá clicar nos seus próprios anúncios.

16. Se tentar aumentar o número de impressões de página do seu blog propositadamente, poderá ser banido do programa.

17. Se tiver alguma dúvida relacionada com a sua conta, não hesite em contactar imediatamente a equipa do AdSense.

18. Tente escolher sempre um nicho de mercado rentável e onde existam poucos competidores.

19. Poderá escolher as palavas-chave mais bem pagas, mas tenha sempre em mente que irá sofrer de imensa competição para vingar nesse mesmo mercado.

20. Utilize as ferramentas Overture Bid Tool e Google Keyword Tool para encontrar palavras-chave de qualidade.

21. Considere inscrever-se no AdWords e criar uma mini campanha com um orçamento baixo. Isso irá ajudá-lo a compreender melhor como trabalha o Google Adsense.

22. Coloque as suas palavras-chave no título do seu blog ou website.

23. Repita as suas palavras-chave no conteúdo.

24. Aprenda HTML.

25. Dê ênfase às suas palavras-chave colocando tags HTML do tipo <h1>…</h1>, <h2>…</h2>, <strong>…</strong>, <b>…</b>. Exemplo <strong>100 dicas para AdSense</strong> .

26. Considere adquirir um domínio que contenha as suas palavras-chave.

27. Submeta o seu website ou blog em diretórios com bom pagerank.

28. Submeta o endereço do seu blog em motores de busca para uma indexação primária.

29. Crie um sitemap para o seu blog e submeta-o na consola do Google Webmaster Tools (sitemap.xml) ou no Yahoo (urllist.txt)

30. O Google não é o único motor de busca do mundo. Optimize o seu blog para outros motores de busca também, como por exemplo o Yahoo, Bing, Ask, etc.

31. Invista o seu tempo ou o seu dinheiro na produção de conteúdo de qualidade, que possa ser facilmente convertível em cliques.

32. Preocupe-se quando alguém roubar o seu conteúdo. Procure sempre que lhe seja creditada a autoria do texto.

33. O Article marketing é uma das melhores estratégias de captação de tráfego. Submeta os seus conteúdos a diferentes agregadores e redes sociais. Procure melhorar sempre os seus conteúdos.

34. Não utilize técnicas impróprias para o crescimento do seu website ou blog: compra de tráfego, spyware, texto escondido, page cloaking, etc. Se o fizer, a sua conta Google AdSense será fechada.

35. Novos visitantes têm maior probabilidade de clicar nos seus anúncios. Experimente mostrar os seus anúncios apenas aos seus novos visitantes e/ou aos visitantes vindos dos motores de busca.

36. Visitantes regulares têm maior probabilidade de assinar o seu RSS ou de recomendar o seu blog a outros.

37. A grande maioria dos seus visitantes irá encontrá-lo a partir dos motores de busca. Aprenda um pouco sobre Optimização para Motores de Busca, ou pague a alguém para o ajudar a fazê-lo. Recomenda-se sempre que o faça por si próprio.

38. Não crie espelhos dos seus próprios sites ou blogs. Os espelhos podem muito bem ter endereços diferentes, mas o conteúdo será precisamente o mesmo, o que prejudica-o em termos de optimização para motores de busca.

39. É mais fácil criar muitos sites que rendam pouco dinheiro em Adsense, do que criar poucos sites que rendam muito dinheiro em Adsense.

40. Os fórums de discussão têm geralmente muitas impressões mas um CTR muito baixo. Isso significa que são díficeis de converter e de rentabilizar.

41. O CTR não é tudo. Se o seu CTR for bom mas não apresentar uma elevada taxa de conversão para o anunciante, poderá activar o Smart Pricing do Google.

42. Siga boas regras ao nível do design. Evite cometer erros que prejudiquem o seu tráfego e a sua rendibilidade.

43. Ajude os seus visitantes criando uma navegação fácil. Você pretende que os seus visitantes se mantenham o máximo de tempo possível no seu blog.

44. Utilize o Google Analytics para verificar as suas estatísticas. Além de o ajudar a optimizar o seu blog, serve-lhe também como ferramenta de análise de conversão do seu Adsense.

45. O Google AdSense Heatmap funciona perfeitamente. Considere testar os melhores locais para a sua publicidade de acordo com esse mapa.

46. Os fórums de discussão apresentam um AdSense Heatmap diferente. As melhores posições são: no painel esquerdo, depois do primeiro post, e depois do último post, antes do rodapé.

47. Os fórums de discussão são ferramentas que vivem dos seus utilizadores. Tenha em conta as suas necessidades.

48. Experimente um rectângulo de 300×250, 336×280, ou um arranha-céus de 160×600. Estes são os melhores formatos para publicidade Google Adsense.

49. Coloque os seus anúncios com cores idênticas às dos seus websites ou blogs.

50. Coloque o seu bloco de anúncios dentro do seu próprio conteúdo.

51. Coloque imagens antes ou depois dos seus blocos de anúncios AdSense. Isso poderá melhorar o CTR dos seus anúncios. Faça-o de forma natural. Não tente de alguma forma enganar os seus leitores. 

52. Utilize os canais da sua conta Adsense para filtrar mais eficientemente a performance dos seus anúncios, dos formatos ou das cores.

53. Escolha sempre o formato misto de anúncios de texto e anúncios de imagem. O Google irá escolher sempre quais os anúncios mais adequados e mais rentáveis para o seu conteúdo.

54. O AdSense faz uso de anúncios em formato CPM (custo por mil impressões) e CPC (custo por clique), mas ele próprio irá decidir o que é melhor para o seu conteúdo.

55. Tanto os anúncios de imagem como de texto podem ser CPM ou CPC .

56. Utilize anúncios text-link-ads. Os anúncios de links são extremamente rentáveis quando bem posicionados.

57. Experimente a pesquisa personalizada do Google. Ela providencia qualidade aos seus leitores quando utilizada eficiente. Aprenda a criar a sua pesquisa Google personalizada.

58. Faça um esforço enorme em produzir conteúdo de qualidade para o seu blog e em promovê-lo eficientemente. O Google Adsense não é um esquema para ficar rico.

59. Quando utilizar links nos seus conteúdos, tenha em atenção que deverá fazê-lo sempre e apenas quando estes apresentam valor acrescentado para o seu leitor. O que você pretende mesmo é que os seus visitantes saiam a partir de anúncios Adsense.

60. Pesquise por "Dicas Adsense" aqui no Blog. Existe muita informação de grande qualidade sobre optimização e rentabilização de anúncios Adsense que poderá ser-lhe útil.

61. Procure outros blogs de qualidade sobre Adsense no Google.

62. O Inside AdSense é o blog oficial do AdSense, onde você poderá ficar a saber tudo em primeira mão.

63. Se necessitar de ajuda ou dicas, poderá consegui-lo no AdSense Help Group.

64. Se desejar mesmo ganhar dinheiro com o AdSense, considere adquirir alguns livros já escritos sobre Adsense e formas de rentabilização com Adsense.

65. Não coloque demasiados anúncios no seu website ou blog. Considere deixar apenas o bloco de anúncios mais rentável e elimine os outros. Poucos cliques no anúncio de 1$ são melhores que muitos cliques em anúncios de 0,03$.

66. Faça testes, testes e testes. Nunca deverá deixar de testar todos os formatos, cores e opções disponíveis na sua conta Google Adsense. Mesmo quando você acha que já não é possível optimizar mais, uma pequena mudança pode trazer-lhe um incremento na rendibilidade incrível.

67. Remova o anúncio "Advertise on this site" que aparece juntamente com o seu bloco de anúncios AdSense. Poderá fazê-lo no seu painel de controlo da sua conta Adsense.

68. Utilize a ferramenta AdSense Preview Tool para testar os blocos de anúncios que irão aparecer no seu blog. Poderá clicar nesses anúncios uma vez que o Google não os cobra aos anunciantes.

69. O Adsense faz uso de geolocalização para contextualizar ao máximo os seus anúncios. Isso significa que os anúncios que você vê no Brasil, não são os mesmos que os seus visitantes vêem em Portugal. Utilize a ferramenta AdSense Preview Tool para visualizar os seus anúncios aos olhos de outros visitantes.

70. Utilize o filtro AdSense Competitive Ads para remover websites e blogs que sejam indesejáveis no meio do seu conteúdo. Existem muitos sites que pagam mal e/ou apresentam anúncios Flash extremamente irritantes para os seus visitantes. Aproveite para os bloquear.

71. Utilize o filtro AdSense Competitive Ads para remover anúncios não relevantes.

72. O AdsBlackList.com apresenta uma boa lista de endereços URL indesejáveis. Experimente dar uma vista de olhos primeiro.

73. Experimente novas variações nas cores, formatos, e posicionamento dos seus anúncios. Experimente testá-los em diferentes páginas. Quanto menos previsíveis eles forem para os seus visitantes, melhor.

74. Aprenda um pouco de CSS.

75. Se está a colocar múltiplos blocos de anúncios no seu website ou blog: Coloque o bloco de anúncios mais clicado no topo do seu HTML. Posição superior no HTML = anúncios mais bem pagos. Poderá fazê-lo através do seu CSS.

76. Procure falar de vários assuntos diferentes no seu website ou blog. Se um determinado assunto atrai mais tráfego para o seu blog, procure escrever sobre ele mais vezes.

77. Se faz uso de páginas dinâmicas, procure utilizar endereços URL com o título dos seus artigos. Poderá fazê-lo facilmente se tiver um blog Wordpress, na secção de Permalinks.

78. Valide o seu HTML e CSS através do W3C Validator.

79. Quebre os seus artigos grandes em pequenos artigos; desta forma poderá usufruir de mais tráfego e mais anúncios.

80. Mantenha cada um dos seus tópicos centrado em apenas um assunto.

81. Analise as suas estatísticas e preste atenção ao tipo de artigos que direcciona mais tráfego para o seu blog.

82. Escreva mais artigos sobre assuntos que direccionam tráfego.

83. Os utilizadores conhecedores do meio não se interessam por anúncios de Adsense.

84. Tenha paciência. Construir e optimizar tráfego é um processo que leva tempo.

85. Pense sempre a longo prazo. Analise o que os seus visitantes procuram e providencie sempre ajuda e valor acrescentado.

86. Considere comprar website ou blogs já estabelecidos e com provas dadas. Se o fizer bem feito, poderá reaver o seu investimento rapidamente.

87. Verifique os seus ganhos com Adsense. Notifique a equipa do AdSense sempre que encontrar algo suspeito na sua conta. Os seus competidores poderão tentar sabotear a sua conta, ou então os seus amigos clicam consecutivamente nos seus anúncios a pensar que o estão a ajudar.

88. Utilize a secção de contextualidade do Google AdSense para ajudar o Adsense a apresentar anúncios mais relevantes.

89. Utilize anúncios AdSense Alternate Ads no caso de o AdSense não encontrar anúncios relevantes para apresentar.

90. Utilize anúncios com rotação de cores. Isso ajuda a que os seus visitantes não fiquem cegos aos seus anúncios.

91. Experimente outras redes de publicidade contextual também. O Yahoo Publisher Network é uma opção, mas a Clicksor, Bidvertising, etc, também são. Tenha somente em conta que não deverá colocar anúncios contextualizados nas mesmas páginas.

92. Poderá colocar os seus links de afiliado na mesma página onde tem publicidade AdSense. Poderá também utilizar banners publicitários e outras redes de publicidade, desde que estas não sejam contextualizadas. Experimente a Netaffiliation, a Zanox ou a Linkworth.

93. Se você não seguir os Termos e Condições do serviço, a sua conta Adsense será fechada para sempre.

94. Se você não fez nada de errado e a sua conta AdSense foi fechada: escreva ao google um email profissional e de qualidade e depois seja paciente pela resposta. Ofereça-lhes os registos do seu servidor como prova.

95. Promova os links do seu blog: coloque-o na assinatura do seu email, nos comentários que faz noutros blogs e forums, na sua conta do Twitter, etc.

96. Promova os seus artigos em sites sociais como o del.icio.us, reddit, dihitt, digacultura, entre outros.

97. Providencie uma opção de “Enviar a um Amigo” no seu blog.

98. Familiarize-se com os relatórios de ganhos do AdSense. Isso poderá ajudá-lo a perceber de onde vem o seu dinheiro e como optimizar mais eficientemente os seus anúncios.

99. Ofereça uma newsletter aos seus visitantes. Isso faz com que o seu visitante passe a visitá-lo regularmente.

100. Na página de suporte do Adsense, você poderá encontrar praticamente todo o tipo de informação necessária para uma boa optimização da sua conta Adsense.

 

Até Já!


Se gostou deste post, considere subscrever o nosso RSS Feed Completo!
Ou então Subscreva o Fique Rico por Email!

Leia também estes artigos:



a

100 dicas rápidas sobre o Google Adsense (manual de bolso)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Sabias que