domingo, 27 de fevereiro de 2011

Santocas: O actual carnaval angolano incorpora o tradicional e o moderno

Luanda - O músico António Sebastião Vicente “Santocas” afirmou hoje, em Luanda, que o Carnaval da actualidade é aquele consubstanciado na conivência salutar entre os grupos tradicionais e os modernos.

Em declarações à imprensa, à margem do ensaio geral do grupos carnavalescos na Nova Marginal de Luanda, Santocas explicou que no Entrudo de hoje vêem-se a desfilar  blocos de animação, grupos com uma apresentação mais moderna  como o Unidos do Caxinde, do município da Ingombota, assim como os União Kiela e União  Kabocomeu (todos do município do Sambizanga).

“É esta convivência saudável entre o moderno e o tradicional que nós temos vivido no Entrudo, durante estes anos, pelo que penso estarmos num processo evolutivo muito considerável, onde se denota crescimento dos grupos em aspectos como a maneira de dançar”, asseverou.

Anteriormente, recordou Santocas, tinha-se um Carnaval onde a plateia era formada por pessoas provenientes dos bairros suburbanos, hoje está imagem foi modificada, pois vários extractos da sociedade fazem parte activa nesta maior festa popular.

Apesar de reconhecer a nova dinâmica do Carnaval, o músico apela aos fazedores e amantes do Carnaval a manter sempre viva os aspectos tradicionais que identificam o povo angolano.

Angop, Edç. GL

Sem comentários:

Enviar um comentário

Sabias que