Faz algum tempo que não crio uma série de artigos aqui no blog, e uma das razões que mo leva a fazer novamente, é o facto de que muitos blogueiros queixam-se da falta de dinheiro para a construção de projectos de sucesso. Embora o dinheiro não deva ser um problema para nenhum blogueiro, a verdade é que em determinados momentos ele é-o. Vamos portanto analisar sucintamente, como é possível criar um blog de sucesso com um orçamento completamente estrangulado.
A minha experiência ao longo dos últimos anos, diz-me que é perfeitamente possível criar blogs e websites de qualidade, recorrendo a um investimento extremamente diminuto. Nem todos os projectos exigem um investimento avultado, e obviamente, nem todos são feitos para serem blogs de bandeira.
Há ainda aqueles projectos que são possíveis de colocar no ar sem investir um único cêntimo, e ainda assim apresentam um retorno extremamente interessante. Vamos analisar então os passos necessários à criação de um blog de sucesso, recorrendo ao mínimo investimento possível.
PASSO Nº1: A ESTRATÉGIA
A primeira coisa a fazer antes de iniciar um novo blog, é definir a estratégia com a qual se pretende atingir o sucesso. Sem uma estratégia devidamente definida, torna-se complicado conseguir rentabilizar o seu trabalho e as suas acções. Procure analisar a sua concorrência, fazer pesquisas, analisar palavras-chave, domínios, nomes, conteúdos, concorrência, entre outros factores essenciais ao ínicio do seu novo blog.
Nesta primeira fase, não se preocupe com o dinheiro e/ou com o investimento. É possível criar um blog de sucesso, investindo apenas tempo e conhecimento. Provavelmente irá necessitar de alguns euros/reais por ano, mas nada de extraordinário.
Provavelmente os meus ensinamentos não se adaptarão sempre às suas circunstâncias, pelo que deverá procurar o seu caminho sempre que necessário. Além do mais, se já estiver estabelecido no mercado, saberá seguramente como o fez e quais os melhores caminhos a tomar.
PASSO Nº2: ESCOLHER O ALOJAMENTO/HOSPEDAGEM GRATUITO
Hoje em dia existem alguns serviços de criação de blogs gratuitos com alguma qualidade, que seguramente se apresentam como opções válidas para quem pretende construir projectos de sucesso, sem investimento. De entre aqueles que já experimentei e conheço, listo os seguintes:
De todos os serviços listados, aquele que se apresenta à cabeça como a melhor opção, é seguramente o Blogger.com. Digo isto por duas razões muito simples: fiabilidade e possibilidade de utilizar publicidade Adsense.
Pese embora não seja grande fã das plataformas de alojamento gratuitas, a verdade é que o Blogger tem-se mostrado como uma mais-valia para todos os blogueiros que pretendem entrar neste mundo, sem necessitarem de investir 1 cêntimo. Aproveite também para ler este artigo com 19 locais onde encontrar templates e recursos para a plataforma Blogger.
PASSO Nº3: ESCOLHER O ALOJAMENTO/HOSPEDAGEM PAGO
Para os mais cépticos acerca dos alojamentos gratuitos, existem também opções de alojamento pago muito interessantes. Embora este tipo de alojamento exija sempre um investimento por parte do empreendedor, ele oferece condições mais versáteis e flexíveis, especialmente para quem gosta de ter acesso a bases de dados, FTP e Cpanel.
No entanto, aconselho-o a ter cuidado relativamente aos alojamentos de baixo custo. Nem sempre o serviço é de qualidade, e da experiência que fui tendo nos últimos anos, se há coisa importante na estratégia de desenvolvimento de um blog, é seguramente o alojamento.
Um dos locais de culto que utilizo para a procura de alojamentos de qualidade e também para a troca de opiniões, é o fórum Mais-Tráfego.info. Não faço recomendação de empresas, por razões óbvias, mas existem hoje em dia pacotes de alojamento a partir dos 20EUR/ano, suficientemente capazes de lidar com um blog de sucesso.
A realidade no Brasil é precisamente a mesma. Existem empresas, preços e serviços, para praticamente todos os gostos. Uma das vantagens de algumas dessas empresas, é que oferecem programas de afiliação de qualidade, que poderá inclusivamente utilizar no seu futuro blog, para promover alojamentos e domínios, e com isso rentabilizar o seu próprio alojamento.
PASSO Nº4: COMPRAR DOMÍNIOS A BOM PREÇO
Embora o Blogger.com comercialize domínios por cerca de $10 dólares, a verdade é que esse está longe de ser o melhor preço do mercado. Geralmente e por norma, adquiro os meus domínios na www.domainsite.com, que tem preços a rondar os $8 dólares. Para ser sincero, não ando propriamente à procura dos domínios mais baratos do mercado, pelo que me interessa mais um serviço de qualidade e um suporte à medida, algo que consigo ter na Domainsite.
No entanto e para quem procura domínios a baixo custo, existem ofertas muito interessantes no mercado, nomeadamente empresas Norte Americanas, que até se tornam pontos rentáveis dado o valor em que o dólar se encontra. A GoDaddy é apenas um dos exemplos que poderia dar.
Ao nível da venda e do parqueamento de domínios, recomendo seguramente a NameDrive e a Sedo.
Antes de adquirir um qualquer domínio, numa qualquer empresa, tenha em conta alguns procedimentos e também algumas especificações que no futuro lhe poderão ser muito importantes para o futuro do seu modelo de negócio online:
- Tenha a certeza de que pode mudar os DNS’s dos seus domínios livremente, sem que tenha de pedir auxílio técnico, abrir um ticket, ou sempre cobrado pela alteração. Existem empresas que cobram valores elevados para a troca de um simples DNS.
- Tenha a certeza de que é alertado sempre que o seu domínio estiver para expirar. É importante que não se esqueça das datas de renovação dos seus domínios, caso contrário alguém poderá aproveitar a sua ingenuidade.
- Analise se a empresa em questão lhe oferece contrapartidas na compra de domínios, nomeadamente pacotes da Google, alojamento grátis, ou outro tipo de softwares ou cupões promocionais.
Este é o primeiro artigo de uma série de artigos sobre como criar um blog de sucesso com um orçamento baixo. A compra de domínios e alojamento para os seus blogs pode tornar-se rapidamente num buraco orçamental de grandes proporções para o seu negócio, especialmente se você não considerar algumas das ideias em cima descritas. Não o aconselho a preocupar-se em excesso com o preço, mas sim com o equilibrio entre o preço praticado e a qualidade do serviço oferecido.
Fique atento à segunda parte desta série de artigos. Se não pretende perder pitada, subscreva-nos por email e ainda se habilita a um livro PROBLOGGER por mês!
Até Já!
Se gostou deste post, considere subscrever o nosso RSS Feed Completo!
Ou então Subscreva o Fique Rico por Email!
Leia também estes artigos:
a
Como criar um blog de sucesso com um orçamento muito baixo - Parte I