quinta-feira, 22 de janeiro de 2009

Menos actualizações podem aumentar a popularidade do seu blog

Posted: 22 Jan 2009 04:35 AM PST

Faz algum tempo que venho a testar diferentes modelos de actualização em blogs, nomeadamente aqui neste blog. Quando comecei este projecto em 2008, o volume de actualizações fixou-se nos 2 artigos por dia, com actualizações inclusivamente aos fins-de-semana. Durante vários meses mantive essa estratégia editorial, e mais tarde viria a iniciar então alguns testes que considerei relativamente importantes de partilhar.

Já falei aqui no blog inúmeras vezes sobre como encontrar o ritmo ideal para escrever, ou como actualizar mais regularmente o seu blog, mas a verdade é que não existe uma fórmula falível, e cada caso é um caso.
Um dos erros mais crassos dos blogueiros de hoje, é pensarem que um determinado visitante irá subscrever o blog porque ele é actualizado várias vezes ao dia, ou porque tem imensos conteúdos e informação a tempo e horas. Na verdade isso não acontece.

A primeira regra básica sobre blogs diz-me que um visitante só subscreve um blog se ele for efectivamente de qualidade, e independentemente de ele ser actualizado 1 vez por dia, 1 vez por semana ou 1 vez por mês, o importante é que quando isso acontece, a qualidade esteja inerente. Isso é o que faz um determinado visitante subscrever um blog, e provavelmente nada mais do que isso.

popularidade

Ao longo dos últimos meses fiz inúmeros testes sobre a actualização de blogs, e cheguei a algumas considerações interessantes, que reflectem hoje, um pouco do que se passa aqui neste blog. Vejamos…

1. MENOS ARTIGOS SIGNIFICA MAIS QUALIDADE
Quando se vive com a pressão da actualização regular num blog, é certo que em determinado momento o autor irá escrever algo que não faz o mínimo sentido na audiência para quem ele escreve. Quando se tenta escrever 60 ou mais artigos por mês, abre-se o espaço para o decréscimo da qualidade, o que invariavelmente leva à publicação de artigos com qualidade no mínimo duvidosa.
Se por ventura é um autor que tem constantemente ideias a fervilhar, aproveite para seleccionar apenas aquelas que são realmente de grande qualidade, e actualize o seu blog com menor frequência.

2. REVISÕES SIGNIFICA MAIS QUALIDADE
Quando se demora 2 dias a escrever um artigo de qualidade, é certo que esse artigo irá melhorar com o tempo. Quando se começa a desenvolver uma ideia no papel, e no dia seguinte se volta a rever tudo o que já foi escrito, existe a tendência de melhorar alguns pontos, acrescentar novas ideias, e acima de tudo, aumentar a qualidade daquilo que já considerava ser perfeito.
Quando existe a pressão de actualizar o blog várias vezes ao dia, perde-se a noção e a necessidade de rever tudo antes de publicar, sendo que na grande maioria das vezes, os blogueiros publicam artigos não revistos e com inúmeras falhas técnicas ao nível línguistico e de sintaxe por exemplo.

3. MAIS COMENTÁRIOS POR ARTIGO
Um dos problemas dos blogs que são actualizados várias vezes ao dia, é que eles próprios dividem as opiniões dos seus leitores, dividindo igualmente o número de comentários que os artigos recebem. Isso acontece porque um determinado leitor, geralmente, não comenta em todos os artigos publicados. Isto sem falar na divisão de interesse que existe entre o artigo A e o artigo B.
Actualizando menos o seu blog, você dá aos seus leitores a possibilidade e o tempo necessários para que estes formulem uma opinião acerca do assunto em debate, aumentando consideravelmente o número de comentários por artigo.

4. EXCESSO DE INFORMAÇÃO
Um dos problemas que os leitores deste blog sempre referiram no passado, é que as actualizações permanentes e várias vezes ao dia, não lhes davam tempo e disponibilidade para consumir e colocar em prática os ensinamentos que aqui recolhiam. Além do mais, muitos dos seus leitores, são ávidos consumidores de informação, subscritores de dezenas de blogs, e quanto mais informação você lhes apresentar, maior será a probabilidade de eles deixarem parte de lado por falta de tempo.
O excesso de informação leva a que muitas vezes os seus leitores abdiquem da leitura de alguns artigos, em detrimento do tempo que isso exige.

5. A HOMEPAGE DITA AS REGRAS
Quando alguém aterra no seu blog, o impacto que a sua homepage e os seus conteúdos têm, dita as regras que irão fazer com que esse mesmo leitor sinta necessidade de permanecer ou ir embora. O impacto da sua escrita, da qualidade dos seus conteúdos e acima de tudo, da sua homepage, é crucial no sucesso do seu blog.
Se por ventura diminuir um pouco a regularidade com que actualiza o seu blog, irá libertar tempo na sua agenda para produzir conteúdos de maior qualidade, para receber mais comentários nos seus artigos, para restruturar e organizar o seu blog, e para ser você a definir as regras do jogo!

6. NINGUÉM VAI REMOVER A SUBSCRIÇÃO
Uma ideia errada que os blogueiros têm é que se deixarem de actualizar o blog com enorme frequência, irão ver todos os seus subscritores a ir embora. Errado. Na verdade a frequência com que actualiza o seu blog é o factor menos importante dessa equação. Quando um leitor o subscreve, ele está assumir para si que aquilo que você escreve é inspirador e realmente interessante. Você tem de criar nos seus leitores, a vontade de eles ficarem à espera do seu próximo artigo.
Menos actualizações significam maior qualidade, pelo que é precisamente esse o caminho que você deverá seguir. Providencie qualidade e inspiração nos seus artigos, e verá que a sua audiência irá crescer a um ritmo forte.

7. MAIS TEMPO PARA OUTRAS COISAS IMPORTANTES
O facto de você actualizar o seu blog com menos regularidade, liberta-o para fazer outras coisas extremamente importantes do ponto de vista estratégico, nomeadamente escrever guest-posts em outros blogs, melhorar o SEO do seu próprio blog, restruturar a forma e estilo do seu blog, entre outras coisas.

 

Boas actualizações e até já!


Se gostou deste post, considere subscrever o nosso RSS Feed Completo!
Ou então Subscreva o Fique Rico por Email!

Leia também estes artigos:



a

Menos actualizações podem aumentar a popularidade do seu blog

Sem comentários:

Enviar um comentário

Sabias que