quarta-feira, 21 de janeiro de 2009

Sabe porque é que os seus artigos não recebem comentários?

Posted: 21 Jan 2009 04:44 AM PST

receber comentários

Comentar em blogs é seguramente uma das acções mais importantes do acto de blogar. Leio com regularidade autores e editores frustados pelo facto de os seus blogs não receberem a quantidade de comentários que estes gostariam. Para muitos, o número de comentários é sinónimo da qualidade do trabalho que o autor desenvolve no seu blog, pelo que um blog rico em debates e discussões é seguramente um factor motivante para o seu autor e para o desenvolvimento de novos artigos.

Blogar é hoje um conceito que está envolvido claramente em comunicação e criação de comunidades. Um blog é um espaço de debate de ideias, de confrontamento de opiniões, de comunicação. Mais do que as visitas diárias, dos rendimentos ou de qualquer outro dado métrico, os comentários são uma das formas de avaliar o potencial e valor de um blog.

Ao longo do tempo sempre me fui agradecendo pela imensa interactividade que este blog tem criado ao longo do tempo, tendo já passado a marca dos 8000 comentários e muitos debates interessantes. Todos os dias o seu comentário é uma gratificação e uma fonte de inspiração e conhecimento. No entanto, hoje gostaria de falar um pouco sobre o porquê de o seu blog não receber comentários, e algumas das razões porque isso acontece.

1. NEWSLETTER DEMASIADO TARDIA

Provavelmente uma das coisas que um autor de um blog nunca equaciona, é o horário em que a sua newsletter de RSS é enviada diariamente. Quanto mais tardio for o envio da newsletter, menor será a probabilidade de o leitor se interessar por comentar, pelo simples facto de que o artigo que ele pretende comentar, foi publicado há 5 ou 10 horas atrás. Para muitos utilizadores esse facto deixa de fazer sentido e comentar deixa de ser uma necessidade. Quanto mais comentários um artigo tiver, menos motivante é para um novo leitor comentar. Infelizmente há muitos leitores que gostam de ser os primeiros a opinar sobre determinadas matérias.

Para resolver esse problema, e tendo em conta que você utiliza uma conta Feedburner, é possível definir manualmente o fuso horário a utilizar no lançamento das suas newsletters, bem como o intervalo horário em que o serviço libera a informação para os leitores.
Para o fazer, siga os seguintes passos:

1. Faça login na sua conta Feedburner
2. Clique no nome do Feed RSS que pretende modificar
3. Clique no separador ‘Publicize’

publicize

4. Clique no separador ‘Email Subscriptions’

email subscription

5. Clique no separador ‘Delivery Options’

delivery options

6. Defina as suas opções de envio

delivery options

2. ARTIGOS FORA DE HORAS

Uma das coisas mais importantes do acto de blogar é colocar artigos online dentro de intervalos horários onde o público alvo terá possibilidade de ler os conteúdos. É impossível agradar a gregos e troianos, mas utilizando as suas ferramentas de análise métrica é possível saber quais os horários em que o seu blog recebe mais tráfego, e então direccionar os seus artigos e a sua estratégia editorial com o objectivo de potenciar ao máximo essa massa de leitores.

Procure sempre publicar os seus artigos nos intervalos considerados bons e rentáveis. Analise bem a informação que tem ao dispor, e procure fazer alguns testes com a sua audiência, servindo artigos em diferentes horários. Depois analise o impacto das suas acções, e encontre o intervalo horário perfeito para o seu blog. Quanto mais ele for encaixado no seu público alvo, maior será a probabilidade de os seus leitores comentarem aquilo que você escreve. Se por ventura escrever fora de horas, é seguro que muitos artigos vão passar ao lado.

3. FALTA DE HUMILDADE TÉCNICA

Uma das razões que levam muitos leitores a não comentarem em blogs, deve-se especialmente ao facto de estes sentirem que o autor se considera efectivamente uma pessoa com mais conhecimento e/ou com um nível de altruismo muito baixo. Um autor que não utiliza a humildade como uma arma e uma forma de persuadir os seus leitores, acaba rapidamente por cair em esquecimento. Nenhum leitor gosta de sentir que o autor se julga superior, pelo que isso irá seguramente retrai-lo a comentar, ou quando o fizer, será provavelmente de uma forma mais agressiva.

4. FALTA DE DIRECÇÃO

Muitos dos artigos publicados aqui no blog geralmente terminam com uma ou várias perguntas. Isso é uma forma segura e eficiente de oferecer ao leitor uma direcção pela qual este se irá guiar ao longo do seu pensamento e também do seu comentário. Se uma linha de ajuda, o leitor irá chegar à conclusão de que se sente confuso acerca do que comentar e acaba por abdicar dessa possibilidade.
Se um dia perguntar aos seus leitores a razão pela qual eles comentam em blogs, seguramente irá se aperceber que muitos fazem-no por impulso e em reacção a uma questão deixada pelo autor.

5. OBRIGAÇÃO DE REGISTO

Hoje em dia não faz qualquer sentido que um utilizador tenha de se registar num blog para comentar. Tendo em conta a liberalidade sobre a comunicação nos dias de hoje, comentar num blog deve ser o processo mais simples e básico possível. Quanto mais simples esse processo for, maior será a probabilidade de o seu leitor querer interagir consigo e com o seu blog.

6. SPAM NOS COMENTÁRIOS

Hoje em dia o Wordpress é um dos maiores alvos de SPAM no que toca às plataformas de blogging. No entanto, existem alguns plugins extremamente competentes para o ajudar a lidar com o SPAM, nomeadamente o Askimet que vem de origem com o Wordpress e outros como Bad Behaviour e o Defensio, por exemplo.

7. NÃO OBTER RESPOSTA

Se há coisa que um leitor gosta quando comenta num blog e/ou coloca questões, é receber uma resposta. Dificilmente comento em blogs com estatuto e em que os seus autores não respondem aos comentários dos leitores. Isso torna a atmosfera do blog numa completa anarquia, em que os utilizadores comentam os comentários uns dos outros, e seguramente reclamam a falta de eficiência e prestatividade do autor.
Portanto, lembre-se que cada comentário do seu blog conta e é importante conseguir agradar e agarrar esse leitor.

 

Estas são apenas algumas das inúmeras razões que podem levar os leitores a não comentarem no seu blog. Obviamente que existem mais e seguramente cada caso é um caso. É portanto nesta altura que você comenta e deixa a sua opinião relativamente às razões que levam os seus leitores a não comentarem no seu blog! Força!

Até Já!


Se gostou deste post, considere subscrever o nosso RSS Feed Completo!
Ou então Subscreva o Fique Rico por Email!

Leia também estes artigos:



a

Sabe porque é que os seus artigos não recebem comentários?

Sem comentários:

Enviar um comentário

Sabias que