segunda-feira, 5 de janeiro de 2009

2009, o ano de expandir o seu blog e o seu negócio online!

Posted: 05 Jan 2009 07:37 AM CST

Recomeçamos a publicação de artigos regulares aqui no blog a partir do dia de hoje, 5 de Janeiro de 2009. Hoje começo também uma nova fase na minha vida de empreendedor online. Estou a blogar a partir de um café bem interessante e aconchegante aqui na cidade de Leiria, com vista para o Castelo e para o centro da cidade. Esta é seguramente uma das vantagens de trabalhar sozinho e à minha maneira.

2009 começa com uma crise económica mundial, com uma enorme retracção global e com um péssimismo exacerbado, na minha opinião. É nestas alturas que deverá ser diferente e produtivo. Ser um verdadeiro empreendedor e remar contra a corrente. A crise mundial tem vantagens para todos aqueles que souberem explorar as suas fragilidades.

COLOCAR OS OVOS EM VÁRIOS CESTOS

Se imaginarmos que você era um investidor da bolsa e tinha algum dinheiro disponível para investir, de que forma é que você investiria? Colocaria todo o dinheiro disponível num único tipo de acção (activo), correndo o risco de afundar-se com as infímes probabilidades que tinha a seu favor?

Se imaginar que a bolsa é o seu blog, e que os seus rendimentos estão dependentes por exemplo, da publicidade Google Adsense, sempre que os seus anúncios apresentarem uma atractividade menor, os seus rendimentos irão sofrer as consequências do menor número de cliques. Você fica então dependente do número de cliques e interesse que os seus anúncios proporcionam aos seus leitores.

Tendo em conta a actual conjuntura económica e de expansão, é altura de começar a diversificar os seus rendimentos e também as suas fontes de atractividade. Se por ventura ainda não oferece um modelo de negócio com vários tipos de ramificações e pontos de interesse, é altura de começar a expandir a sua marca e o seu negócio, ao invés de se retrair face à actual situação. Se por ventura já tem os seus ovos em vários cestos, é altura de criar mais ovos e mais pontos de interesse para os seus leitores e visitantes. Quanto mais pontos de interesse, maior será a probabilidade de aumentar os seus rendimentos.

expandir

EXPANDIR O SEU NEGÓCIO

Numa altura em que economia não se apresenta favorável, a verdade é que existem provavelmente mais oportunidades hoje do que existiam ontem. Para expandir o seu modelo de negócio online, é necessário começar a criar mais pontos de interesse, procurar mais formas de atrair visitantes para o seu blog, mais formas de transformar esses visitantes em dinheiro, e ainda mais formas de melhorar o seu branding e a sua imagem online.

Existem muitas formas de se expandir no ínicio deste ano, entre as quais algumas que passo a enunciar de seguida e que focam vários tipos de estratégias que podem ser aplicadas de forma cronológica ou simplesmente de forma singular e pontual. Você decide o que é mais importante para si e para os seus leitores, tendo em conta que você os conhece melhor que ninguém (ou pelo menos devia).

CRIAR UM SEGUNDO BLOG
Se por ventura ainda só tem um blog e sente que tem capacidade para administrar e gerir um segundo espaço online, considere começar o ano com mais um tentáculo na sua rede de projectos online. Depois de alguns meses, faça uma análise e veja se tem capacidade para gerir o negócio sozinho, caso contrário procure colaboradores, escritores e outros profissionais capazes de o ajudar a projectar o blog. Aproveite também para questionar-se antes de começar um segundo blog.

CRIAR UM EBOOK
Blogueiros que recebam grandes audiências são capazes de vender grandes quantidades de Ebooks se estes apresentarem valor acrescentado para os seus leitores. A chave está na promoção do Ebook, que deverá ser feita de uma forma agressiva e devidamente estruturada. Equacione também adquirir alguma publicidade online para promover o lançamento do Ebook. Aproveite para saber como escrever um Ebook de sucesso.

FREELANCERISMO
Uma das formas mais eficientes de equilibrar os seus rendimentos online, é oferecendo competências técnicas em áreas específicas. Com alguma regularidade presto serviços na área do jornalismo online, escrita de crónicas e artigos, criação de blogs e websites, entre outro tipo de serviços que ajudam a aumentar o incoming directamente. Se o conseguir compatibilizar com o seu estilo de vida, faça-o. Aproveite também para se instruir sobre os procedimentos legais de se tornar um Freelancer.

NEWSLETTER
O ano de 2008 ficou marcado pela criação de Newsletters semanais em vários dos maiores blogueiros do mundo. Personalidades como o Darren Rowse, o Shoemoney ou o John Chow, começaram a oferecer semanalmente Newsletters com conteúdos específicos e com vista a uma rentabilização extra. Este tipo de negócio poderá ser uma segunda fonte de rendimento passiva para si, bem como uma forma de criar uma relação e uma conectividade especial entre si e os seus leitores. Considere-o mesmo que lhe dê um pouco de trabalho a compilar a informação.

PRODUTOS
Hoje em dia a internet é o palco ideal para a comercialização de produtos. No futuro quem não tiver nada para vender ou oferecer dificilmente se conseguirá aguentar num mercado tão competitivo. Além da comercialização de Ebooks, você poderá equacionar a comercialização de outro tipo de produtos, digitais ou não, como por exemplo audio-aulas, video-aulas, DVDs, livros técnicos, referências, guias, tutoriais, cursos, entre outros.

SERVIÇOS
Embora o freelancerismo possa incluir alguns destes tipos de serviços, a verdade é que estes incluem-se mais na visão da rentabilização de blogs. Serviços como consultoria online, optimização para motores de busca, desenvolvimento web, edição, entre outros, podem muito bem ajudá-lo a criar um estatuto e uma marca online.

LIVRO
Editar um livro é hoje um processo bastante mais simples do que o era há uns anos atrás. No entanto e para criar um livro físico é necessária experiência e também uma audiência capaz de o consumir. O marketing marca uma posição extremamente dominante neste campo e uma boa promoção torna-se imprescindível.

CLUBE
Hoje em dia vê-se cada vez mais a criação de clubes online (membership) com vista à obtenção de produtos e/ou serviços de caracter especial e de acesso restrito. São serviços geralmente pagos e que proporcionam aos seus autores um rendimento extra mensal ou anual. Dependendo da qualidade do clube e da oferta, esta poderá ser seguramente uma fonte de rendimentos muito interessante.

EXPANSÃO = SUBCONTRATAÇÃO

Um dos maiores problemas dos blogueiros de hoje é o facto de não conseguirem executar todas as suas valências e objectivos em simultâneo. Eu próprio tenho por vezes dificuldades em por em prática todos os planos que prevejo para mim e para o meu modelo de negócio, embora muitas vezes recorra à subcontratação de serviços para me auxiliar no crescimento.

Existem várias formas de expandir o seu modelo de gestão através da subcontratação de serviços que podem ir desde execuções complexas a pequenos auxilios na sua gestão. Tome nota:

SUBCONTRATAÇÃO PESSOAL
Embora a subcontratação de um profissional para o ajudar envolva investimento em dinheiro, ela poderá ser bastante rentável se o trabalho lhe custar menos do que o rendimento que retira dele. Faça os cálculos antes de colocar a hipotesse de lado. Poderá subcontratar pessoal para desenhar, desenvolver novos blogs e websites, executar e administrar a sua rede de projectos, gerir a sua rede de publicidade, ou simplesmente ajudá-lo de uma forma activa e directa. Quanto maior a multiplicação das suas funções, mais produtivo e rentável você se torna.

CRIAR UMA EQUIPA
Se não tem capacidade para investir em novos profissionais para o ajudar a crescer enquanto empreendedor online, procure construir uma equipa em seu redor, dividindo os retornos dos seus projectos e procurando criar parceiros e novos empreendedores. Uma boa equipa tem sempre a capacidade de se potenciar e projectar.

SIMPLIFICAR
Se por ventura analisar as suas grandes perdas de tempo, irá aperceber-se de que consegue simplificar as suas acções online e produzir mais no mesmo espaço de tempo. Elimine as tarefas que não lhe trazem benefícios, evite estar constantemente a verificar os seus lucros e as suas estatísticas e foque-se na construção de projectos e acções que o levam à projecção do seu negócio e dos seus blogs.

2009 - O ANO DA EXPANSÃO!

Estas são as guidelines para começar a expansão do seu negócio agora que o ano novo começou. Aproveite para construir e para crescer enquanto autor e enquanto pessoa. Projecte-se e verá que daqui a uns meses será capaz de administrar tudo em prol do sucesso!

Até Já!


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