No passado dia 31 de Dezembro foi lançada a publicação semanal ‘Região de Leiria’, considerado por muitos como o melhor jornal presente na cidade de Leiria (Portugal), de quem é detentor o famoso Grupo LENA, prestigiada empresa em Portugal ao nível da construção e empreendedorismo.
Dada a data de lançamento do semanário coincidir com o facto de não estar perto do scanner, não me foi possível colocar esta notícia mais cedo, embora seja mais uma nota de redacção para que quem visita o blog saiba que este está a ser falado fora da blogosfera, por boas razões, ao mesmo tempo que adiciona valor acrescentando aos anunciantes que mensalmente investem em publicidade aqui.
A entrevista realizada por mim foi compilada num artigo bastante pequeno, infelizmente, mas que surtiu alguns efeitos locais e entretanto fui inclusivamente contactado por alguns leitores do semanário que pretendem investir na internet e rentabilizar mais eficientemente os seus blogs e websites.
Dado que a entrevista seria a parte mais interessante de todo o processo, e dado que a tenho comigo, decidi que seria interessante colocá-la online para que todos os leitores e novos leitores possam conhecer o ponto de vista acerca de algumas das matérias questionadas.
Dado que o jornal tem dimensões superiores a uma página A4, foi-me impossível colocar o scan da página integral. O título da notícia é ‘Leirienses ensinam a ganhar dinheiro na Internet’. Logicamente e caso ainda não tenha lido a página sobre mim, fique sabendo que nasci e vivo actualmente na pacata cidade de Leiria, em Portugal. Uma cidade que fica a apenas 130km da capital Lisboa.
Que empresas / sites e que actividades desenvolvem? Historial.
Actualmente a Web Industries é promotora de uma série de projectos online, dos quais se destacam o Fique-Rico (www.fique-rico.com), Wordpress-Love (www.wordpress-love.com), RandomWalls (www.randomwalls.com) e a TipFactory (www.tipfactory.net). A rede embora seja maior e contemple mais sites, tem como objectivo a produção de conteúdos de qualidade, e a sua rentabilização através de contratos de publicidade.
A actividade principal da ‘empresa’ é baseada nos conteúdos para a web, relacionados com temáticas como a rentabilização de blogs, construção de blogs de qualidade, como potenciar blogs e autores, como optimizar páginas para os motores de busca, entre outras áreas como a monetização de sites e blogs, programas de afiliação, formas de ganhar dinheiro na internet, entre outras.
Que retorno monetário mensal proporcionam, em média?
Esta rede de 4 sites/blogs proporciona actualmente um rendimento base mensal variável entre os 1500 e os 2000EUR, dependendo do volume de tráfego e contratos de publicidade em vigor. Além da rentabilização directa através da comercialização de espaços publicitários, os blogs são rentabilizados com programas de afiliados que pagam à comissão, através da venda de links de texto, entre outras formas de monetização existentes. Obviamente existem outras fontes de rendimento provenientes de outros trabalhos na web, mas isso fica no segredo dos deuses
Como é que se ganha dinheiro na net? Como se aumenta o tráfego? (imagino que as duas estão associadas)
O tráfego nem sempre está directamente relacionado com a monetização de um site, mas é seguro que quanto maior for o volume de tráfego, maior será a rentabilização global do mesmo. No entanto, o CTR (click trough rate) pode ser bastante dispare em ambos os casos.
Se imaginarmos que um blog de um nicho muito específico recebe 100 visitas por dia e converte 5 através de um programa de afiliados, isso representa um CTR de 5%. No entanto, um outro blog que recebe 5000 visitas por dia, só consegue converter 100 leitores através de programas de afiliados, o que resulta num CTR de 2%. Isto significa que nem sempre muito tráfego significa mais dinheiro por pessoa, mas sim na sua globalidade.
Relativamente ao ganhar dinheiro na internet, existem muito métodos, uns mais eficientes que os outros. É extremamente abstracto falar sobre como ganhar dinheiro na internet sem entrar em grandes pormenores, mas basicamente resume-se ao seguinte:
- comercialização de espaços publicitários;
- rentabilização de sites e blogs com programas Pay-per-Click (Google Adsense, por ex.);
- rentabilização de sites e blogs através de programas de afiliação que pagam por comissão;
- comercialização e aluguer de links de texto;
- produção e venda de conteúdos (artigos, textos, tutoriais, etc.)
- venda de produtos e/ou serviços;
- revenda de produtos e/ou serviços baseado num programa de comissões;
- etc.
O aumento do comércio electrónico e do uso da internet vai beneficiar principalmente as empresas grandes (e incluímos aqui as grandes nacionais e internacionais, mas também as grandes à escala do distrito, por exemplo) ou há dinheiro para ser ganho por individuais, com blogues, sites pequenos, etc.?
Da realidade actual, eu diria que qualquer pessoa neste momento tem capacidade de se tornar no próximo milionário da internet. Não é preciso ter conhecimento técnico, saber programar ou desenhar, é simplesmente necessário conhecer o meio e as pessoas certas. Qualquer pessoa com espírito empreendedor é capaz de colocar no ar rapidamente, 2 ou 3 blogs e 2 ou 3 sites, investindo valores muito reduzidos que provavelmente lhe trarão um rendimento mensal considerável após uma boa estratégia de promoção.
A única vantagem que vejo actualmente nas grandes multinacionais é a sua capacidade económica, nada mais. Muitas delas inclusivé quando chegam à internet adquirem projectos já devidamente estabelecidos, como a PT fez com o Sapo e a Impresa com o Aeiou, a título de exemplo.
De um modo geral, parece-me que a internet é rentável, por enquanto, para uma pequena minoria. Mesmo redes como o you tube ainda não são lucrativas. É assim? Quando vai mudar?
A internet é definitivamente rentável para uma minoria. Aquela que está disposta a aprender e a procurar rentabilizar os recursos que tem disponíveis.
O que acontece muitas vezes, é que as pessoas e profissionais julgam que ganhar dinheiro na internet é um processo instantâneo, quando na verdade não o é. Após criar um blog, existem meses e meses de dedicação, investimento e prospecção, para que este se torne uma referência dentro do seu nicho de mercado. Além do mais, um projecto desse tipo necessita de ser vivido com paixão, dedicação e muita paciência, algo que infelizmente 95% dos internautas não estão dispostos a fazer. Dai que seja apenas para uma minoria, sim.
Relativamente a redes como o Youtube, elas de facto ainda não são rentáveis, mas estão em vias de ser. O próprio Youtube já começou a pagar nos Estados Unidos e Canadá por cada 1000 visualizações de um video, a todos os editores que possuem os direitos de autor das suas publicações. Isso faz com que anúncios e videos virais, se tornem extremamente rentáveis a curto e médio prazo. Imaginando que o Youtube paga $2 dólares por cada 1000 visualizações, um video viral com 2 milhões de visitas, poderia muito bem render $4000 dólares.
Até Já!
Se gostou deste post, considere subscrever o nosso RSS Feed Completo!
Ou então Subscreva o Fique Rico por Email!
Leia também estes artigos:
a
Fique-Rico no Semanário ‘Região de Leiria’ (31Dez a 7Jan)
Sem comentários:
Enviar um comentário