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Como iniciar a sua carreira de Freelancer em 2009 em apenas 5 passos Posted: 13 Jan 2009 07:27 AM CST Faz algum tempo que cheguei à conclusão de que existem duas formas de viver completamente livre numa sociedade moderna e profissional como a de hoje. A primeira é seguramente o ProBlogging enquanto que a segunda se resume ao Freelancing. Embora este seja provavelmente o sonho de muitos empreendedores online, a verdade é que são poucos aqueles que conseguem adaptar-se ao estilo de viver e trabalhar num meio onde estão sozinhos e por sua conta e risco. Muitos (e provavelmente você também) não se vêem a ser empreendedores de uma outra forma que não a tradicional, e pese embora a grande maioria tenha o sonho de um dia puder vir a viver dos seus rendimentos na internet ou dos seus trabalhos enquanto Freelancer, a verdade é que poucos são os que sabem o caminho para lá chegar. Antes de explicar os 5 passos que considero essenciais para quem pretende entrar numa carreira de Freelancer com alguma estabilidade e sucesso, deixe-me dizer-lhe que não estou de alguma forma a dizer que esta é a carreira ideal por excelência. Longe disso. O facto de ter funcionado comigo não significa que funcione consigo ou com qualquer outra pessoa. É apenas uma visão e um ensinamento que retiro da minha experiência profissional, e que logicamente deverá ser adaptada à realidade de cada um. 1. PRIMEIRO PREPARE-SE Quando se sentir realmente preparado, confiante, e com o seu plano devidamente traçado, desista do seu emprego e não mais volte a olhar para trás. De nada valerá a pena fazer contas e/ou estar a lamentar-se pelas suas atitudes. Dedique-se a pensar no futuro e nos seus objectivos a curto e médio prazo. Tenha sempre em mente que cada cliente é uma peça fundamental da sua vida e da sua resistência enquanto profissional. Tenha sempre a certeza de que presta um serviço de primeira qualidade e acima de tudo que o cliente fica satisfeito com o resultado final. 2. COMECE POR DEFINIR O SEU PREÇO/HORA Se orçamentar um trabalho para um cliente novo, coloque sempre o número de horas que estima irá dedicar ao projecto, e apresente sempre o valor hora como forma de marcar a sua posição. Ao ínicio e tendo em conta que está a começar, ofereça um bónus ou um desconto final ao cliente, ajustando o sempre valor aquilo que você considera ser um resultado aceitável. Dessa forma você apresenta um projecto com o seu tempo/hora devidamente definido, e rapidamente o seu cliente se irá aperceber disso de uma forma indirecta e discreta. Há medida que o seu negócio for crescendo e você for ganhando confiança, vá diminuindo o valor dos descontos que produz nos projectos finais, mantendo sempre o custo/hora que você desejou para si. Seguramente os seus clientes compreenderão os seus objectivos e irão valorizá-lo essencialmente pela qualidade do seu trabalho e não pelos descontos que você aplica. 3. NÃO RECUSE TRABALHOS RENTÁVEIS Evite recusar trabalhos nos primeiros tempos e foque-se na construção da estabilidade profissional que você procura. No futuro haverá tempo, confiança e disponibilidade, para seleccionar com quem você pretende trabalhar ou não. Neste momento não. 4. DEFINA HORÁRIOS E EVITE A CRISE Evite trabalhar mais do que 10h por dia e procure não dedicar-se em excesso à sua profissão nos fins-de-semana. Mantenha alguma qualidade de vida que irá fazer com que você se sinta bem e acima de tudo seja produtivo nas horas em que está em frente do PC. O essencial é definir o seu pacote de horas semanais e evitar sair desse registo. Da minha experiência, recomendo-lhe que comece com um horário definido, tal como tinha no seu emprego, e se por ventura não tiver trabalho para o preencher durante todo o dia, procure realizar outras tarefas como actualizar a sua página, escrever alguns conteúdos, enviar alguns emails de marketing, entre outras tarefas mundanas que marcam a diferença. 5. DIRECCIONE A SUA CARREIRA PARA O QUE PRETENDE Se por ventura não se encontra tão ocupado quanto desejaria, volte ao passo nº4. Se não está a ganhar dinheiro suficiente, corte nos descontos que está a fazer aos seus clientes, mantendo sempre o seu preço/hora definido inicialmente.
CONCLUSÃO Até Já!
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