segunda-feira, 26 de janeiro de 2009

Como utilizar o Orkut para promover o seu blog eficientemente?

Posted: 26 Jan 2009 04:14 AM PST

orkut blogs

Hoje em dia e tendo em conta que 100% da audiência deste blog fala Português, seja ele de Portugal, do Brasil, ou de qualquer outra comunidade lusofona, torna-se extremamente importante utilizar isso como uma forma de marketing para o seu blog. O Orkut, uma rede social lançada pela Google em Janeiro de 2004, é hoje a rede social com mais expressão na américa latina, sendo que é utilizada maioritariamente pelos nossos colegas e amigos Brasileiros. A comunidade já tem mais de 19 milhões de perfis brasileiros online, e aos poucos os portugueses de Portugal começam também a aderir à rede social e a entrar na onda.

Com esta quantidade de informação online, o Orkut torna-se rapidamente numa plataforma apetecível para os marketers e para os empreendedores online com visão. Além de puder criar o seu perfil e comunicar com os outros utilizadores, o Orkut permite-lhe usufruir de uma acção bastante mais abrangente e capaz de comunicar com os seus leitores e potenciais leitores.

CRIAR UM GRUPO NO ORKUT

Uma das primeiras coisas que fiz quando cheguei ao Orkut, foi criar um grupo de discussão acerca de um tema que estivesse directamente relacionado aqui com o blog. Se pensar bem, os seus leitores lêem o seu blog porque estão interessados no seu assunto. Se eles têm capacidade de subscrever o seu blog, terão também capacidade de se juntar ao grupo de discussão do Orkut.

A 30 de Agosto de 2008 criei o grupo de Rentabilização de Blogs e hoje, com mais de 200 membros inscritos, a comunidade está aos poucos a crescer e a ganhar algum movimento regular.
Uma das minhas estratégias foi não direccionar a criação do grupo para o meu blog. Poderei facilmente ter criado um grupo ‘Fique-Rico.com’, mas ai iria com toda a certeza perder a possibilidade de atrair novos leitores interessados na temática da rentabilização de blogs.

A ideia é encontrar uma temática paralela ao assunto do seu blog, e tentar potenciar o seu grupo de discussão através da atracção de novos leitores e da promoção do grupo pelos canais e redes do Orkut, como irei explicar de seguida.

PUBLICITAR O GRUPO DO ORKUT

orkut

Uma das coisas mais importantes após criar um grupo de discussão, seja ele no Orkut, no Facebook, ou em qualquer outra rede social, é promovê-lo!
Para promover o meu grupo no Orkut, comecei por desenhar um banner publicitário e colocá-lo em destaque na sidebar aqui do blog. Embora não seja um banner que sobressaia em demasia, é seguramente um canal que direcciona um fluxo muito interessante de leitores para o grupo de discussão.

Outra das formas de promover o grupo, passa seguramente por escrever artigos acerca dele no seu próprio blog. Embora deva sempre fazê-lo de uma forma contextualizada e não apenas porque quer angariar novos membros, é importante que o faça. Apresente aos seus leitores as mais-valias de estar participando na comunidade, quais os assuntos mais interessantes em debate, entre outros pontos positivos, que possam levar o seu leitor a subscrever o grupo e a participar activamente nele.

Se nenhuma das duas dicas anteriores lhe soa bem, considere uma terceira abordagem, um pouco mais agressiva. Se imaginar que tem um blog, ou uma comunidade sobre filmes de humor, procure por exemplo, negociar publicidade nos maiores grupos de cinema do Orkut. Por vezes existem comunidades com milhares e milhares de utilizadores, capazes de o ajudar a promover a sua própria comunidade.
Há utilizadores que alugam esse tipo de publicidade, mas há também outros que o fazem gratuitamente e de boa vontade.

ESTRUTURAÇÃO DO GRUPO NO ORKUT

Uma das coisas mais importantes de um grupo de discussão, é existir uma equipa de moderadores (ou então você sozinho) capaz de manter os debates com um nível acima da média. Além do controlo editorial, é necessário também dedicar algum do seu tempo a criar novos debates interessantes e os chamados tópicos ’sticky’, que são nada mais, nada menos, que os tópicos de bandeira do grupo.

Uma das razões pelas quais os seus leitores estarão provavelmente interessados em frequentar a sua comunidade no Orkut, é porque lá eles conseguem debater e conferenciar directamente uns com os outros, algo que não acontece por exemplo no seu blog, mesmo utilizando os comentários.
Este sentido de comunidade e comunicação faz com que a sua audiência crie sinergias e laços profissionais mais eficientes, fazendo obviamente com que os próprios frequentadores tenham interesse e vontade de promover a comunidade.

CONTROLO DO TEMPO vs RESULTADOS

O Orkut é uma ferramenta de marketing extremamente poderosa, quando utilizada com eficiência, cautela e muito profissionalismo. Não vale a pena encher a caixa dos utilizadores com SPAM, ou estar constantemente a convidar os seus amigos para participar das suas comunidades.
Concentre-se em ser eficiente e acima de tudo, a transmitir uma mensagem subliminar eficiente. Com uma estratégia deste tipo, você deverá gastar não mais do que 10 a 20 minutos do seu tempo diário, e a curto prazo terá criado uma comunidade de peso dentro da rede, capaz de direccionar milhares de novos visitantes para o seu blog. É tudo uma questão de querer e empreender!

 

Até Já!


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