sexta-feira, 23 de janeiro de 2009

Biovolts

Biovolts

Maior exportador tecnológico português abre falência

Posted: 23 Jan 2009 04:40 PM CST

  A empresa produtora de RAM Qimonda abriu hoje o seu processo de falência no tribunal de Munique, na Alemanha. O efeito da crise na Qimonda já era conhecido, a empresa é a maior exportadora tecnológica em Portugal e emprega cerca de 1800 trabalhadores no nosso país, no entanto a fábrica que a empresa alemã tem em Portugal vai continuar a operar, pelo menos para já.

 No final de 2008 a empresa anunciou que precisava de 1,2 mil milhões de euros para continuar em actividade, parte dessa quantia foi garantida com a venda de activos (600 milhões). "O restante viria do governo alemão, que entraria com 280 milhões de euros, do estado federal da Saxónia, com 150 milhões, da Infineon (maior accionista da Qimonda), com 75 milhões, e dos bancos portugueses Caixa, BCP e BES, que concederiam um empréstimo de 100 milhões à maior exportadora nacional" Diário Económico.

 Tanto quanto se sabe o plano de salvamento falhou devido a um desentendimento com as autoridades alemãs. Qimonda fabricante de chips para computadores tem uma fabrica em Vila do Conde que emprega cerca de 1800 trabalhadores que vêm o seu futuro incerto, no entanto os governos alemão e português garantem que farão tudo para impedir a falência da empresa.

 

 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Sabias que