No final do ano passado, o Google apresentou um novo serviço intitulado de Google Search Wiki. Este serviço integrado nas pesquisas do Google, foi colocado em prática nos Estados Unidos, e só neste momento foi aplicado ao Google de Portugal e do Brasil.
Basicamente, o Google Search Wiki é uma forma de você próprio definir quais as páginas mais importantes para determinadas pesquisas efectuadas no motor de busca da empresa, bem como quais os resultados que não são credíveis e/ou não contêm informação importante sobre esse assunto.
Do ponto de vista técnico, passa a ser possível elevar para primeiro lugar um resultado que se encontre na 2ª ou 3ª páginas dos resultados por exemplo, relegando os primeiros resultados para outras posições.
Passa a ser possível também criar notas de referência para as pesquisas que você encontra, permitindo-lhe posteriormente decidir e ler quais as anotações que você fez para uma determinada pesquisa.
A reacção de vários experts na matéria nem sempre foi positiva acerca desta nova funcionalidade. O Techcrunch por exemplo, não gostou da ideia por detrás do novo Google Search Wiki, e fez questão do o relatar aos seus 3 milhões de visitantes mensais.
O FUNCIONAMENTO
O novo Google Search Wiki é um sistema de modificação dos resultados de pesquisas orgânicas que mexe exclusivamente com as suas próprias pesquisas. Se por ventura você colocar um resultado no topo dos resultados, remover outro da listagem de pesquisas e ainda colocar uns comentários em alguns dos resultados que encontrou, todas essas alterações ficam disponíveis apenas e somente na sua conta Google e após você fazer o login. Isto significa que uma grande parte dos utilizadores que recorrem regularmente ao Google, irão continuar a pesquisar da mesma forma que sempre fizeram.
OPTIMIZAÇÃO PARA MOTORES DE BUSCA (SEO)
Neste momento colocam-se algumas questões interessantes do ponto de vista da optimização para motores de busca e sobre o impacto que um serviço deste tipo poderá ter no volume de tráfego de sites e blogs de renome, habituados a grandes quantidades de tráfego orgânico.
Algumas perguntas que se colocam neste momento são por exemplo:
- até que ponto a escolha dos utilizadores não altera o padrão das pesquisas?
- até que ponto determinados sites removidos constantemente, não são retirados do index?
- até que ponto o utilizador poderá voltar a ter os resultados apresentados de forma natural?
Estas perguntas equacionam-se uma vez que a partir do momento em que o utilizador faz alterações nos resultados orgânicos, sempre que ele voltar a fazer a mesma pesquisa, os resultados serão apresentados da mesma forma que o utilizador os colocou da última vez.
Se por ventura um webmaster se posicionar em primeiro lugar para uma pesquisa orgânica, depois de um utilizador ter alterado o ranking dessa pesquisa, esse webmaster será colocado em que posição? Debaixo dos resultados que o utilizador definiu como os melhores? Por cima desses resultados uma vez que é mais recente e/ou ainda não tinha aparecido?
Do ponto de vista técnico, o Google Search Wiki coloca-se como uma ferramenta interessante, mas ao mesmo tempo uma grande desvantagem para todos aqueles que procuram tráfego orgânico de qualidade e bons posicionamentos nos motores de busca.
COMO FUNCIONA?
A Google tem um video extremamente interessante sobre a forma como o Search Wiki funciona. É interessante perceber o funcionamento desta nova funcionalidade, que agora saiu de uma fase beta para uma versão final aplicada ao motor de busca do nosso dia-a-dia. Se visitar o Google.pt ou o Google.com.br já poderá ver o Search Wiki em funcionamento.
QUAL A SUA OPINIÃO?
Até que ponto o Search Wiki poderá vir a afectar a forma como os websites e blogs se posicionam nos resultados orgânicos das pesquisas nos motores de busca? Até que ponto a mão do utilizador poderá alterar a forma como os resultados são apresentados? Deixe o seu comentário e aproveitemos para debater um pouco sobre este assunto, que na verdade é uma forma bastante ingrata de ver os seus resultados menosprezados e relegados para posições com menor destaque.
Até Já!
Se gostou deste post, considere subscrever o nosso RSS Feed Completo!
Ou então Subscreva o Fique Rico por Email!
Leia também estes artigos:
a
Google Search Wiki - uma forma de ganhar ou de perder tráfego?